Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Queda brusca de repetições: motivo(s)?


thewomanizer

Posts Recomendados

Bom, já faz um tempo que venho sofrendo com um “problema”, no primeiro set de um exercício eu faço um numero X de repetições, ao iniciar o segundo set (mesmo utilizando um tempo de descanso médio-longo) acabo sofrendo uma queda brusca de reps, normalmente menos da metade. Eu sei que é normal ter uma diminuição no número de repetições conforme se passam os sets mesmo mantendo o peso, mas creio que meus valores estão desproporcionais, vou deixar como exemplo quando faço barra fixa:

 

1º set - 14 reps

2º set - 4 reps

3º set - 3 reps

4º set - 3 reps

 

Isso não tem acontecido só na barra-fixa, mas em

quase todos exercícios mais intensos, porém a barra-fixa é o mais desproporcional.

 

O quê poderia estar causando isto e/ou o quê poderia ser feito para melhorar? 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Publicidade

11 minutos atrás, JSFREAK disse:

Qual é sua dieta atual?

Estou em manutenção, embora não esteja fazendo nada criterioso. O problema é que eu estava sofrendo com a mesma coisa mesmo em bulking ou cutting, como eu disse no tópico, já faz um bom tempo que estou com esse “sintoma”. 

 

Uma questão interessante é que nos treinoa de força (quando faço uns FB 5x5) isso não ocorre. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Supermoderador
44 minutos atrás, thewomanizer disse:

 

 

O quê poderia estar causando isto e/ou o quê poderia ser feito para melhorar? 

Não chegue tão perto da falha na primeira série.

 

Quanto tempo de descanso você considera medio-longo?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 horas atrás, mpcosta82 disse:

Não chegue tão perto da falha na primeira série.

 

Quanto tempo de descanso você considera medio-longo?

Normalmente 2 min, mas já tentei 3-5 min para ver se sentia alguma melhora e não fui bem sucedido. Na verdade, me parece mais prudente começar a diminuir o tempo de descanso, já que com descanso menores a quantidade de reps não diminuiu (usando 40 segundos) o que daria maior “intensidade” ao treino. 

 

Entrando em uma área que não possuo domínio algum, poderia ser justificado por alguma deficiência vitamínica e/ou hormonal? Poderia ser algo relacionado com glicogênio tbm? 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 horas atrás, thewomanizer disse:

Bom, já faz um tempo que venho sofrendo com um “problema”, no primeiro set de um exercício eu faço um numero X de repetições, ao iniciar o segundo set (mesmo utilizando um tempo de descanso médio-longo) acabo sofrendo uma queda brusca de reps, normalmente menos da metade. Eu sei que é normal ter uma diminuição no número de repetições conforme se passam os sets mesmo mantendo o peso, mas creio que meus valores estão desproporcionais, vou deixar como exemplo quando faço barra fixa:

 

1º set - 14 reps

2º set - 4 reps

3º set - 3 reps

4º set - 3 reps

 

Isso não tem acontecido só na barra-fixa, mas em

quase todos exercícios mais intensos, porém a barra-fixa é o mais desproporcional.

 

O quê poderia estar causando isto e/ou o quê poderia ser feito para melhorar? 

Tenho certeza q depois da 10 rep na barra vc já está roubando muito, fazendo meia amplitude etc.

experimenta fazer 10 séries de 5 repetições perfeitas na barra e depois volta aqui pra contar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

26 minutos atrás, thewomanizer disse:

Normalmente 2 min, mas já tentei 3-5 min para ver se sentia alguma melhora e não fui bem sucedido. Na verdade, me parece mais prudente começar a diminuir o tempo de descanso, já que com descanso menores a quantidade de reps não diminuiu (usando 40 segundos) o que daria maior “intensidade” ao treino. 

 

Entrando em uma área que não possuo domínio algum, poderia ser justificado por alguma deficiência vitamínica e/ou hormonal? Poderia ser algo relacionado com glicogênio tbm? 

Vc já teve anemia?  

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Supermoderador
54 minutos atrás, thewomanizer disse:

Normalmente 2 min, mas já tentei 3-5 min para ver se sentia alguma melhora e não fui bem sucedido. Na verdade, me parece mais prudente começar a diminuir o tempo de descanso, já que com descanso menores a quantidade de reps não diminuiu (usando 40 segundos) o que daria maior “intensidade” ao treino. 

 

Entrando em uma área que não possuo domínio algum, poderia ser justificado por alguma deficiência vitamínica e/ou hormonal? Poderia ser algo relacionado com glicogênio tbm? 

Tudo bem, perguntei do descanso porque algumas pessoas consideram descanso longo 1 minuto....

 

Duvido que seja alguma deficiência, o mais provável é que você esteja falhando na primeira série. É muito comum reduzir as repetições quando isso acontece, principalmente na barra fixa.

Também não tem a ver com glicogênio; com este descanso você conseguiria repor facilmente o ATP mobilizando ácidos graxos, se não houvesse glicogênio disponível.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Você se aquece antes de fazer os exercícios? aquecimento que digo, não é alongamento, e sim realmente aquecer o músculo fazendo algum exercício com menos peso. As vezes pode ajudar.. fora isso, como o mpcosta82 já comentou ali em cima, tenta não chegar tão perto da falha no primeiro exercício, se você faz 14 reps na primeira, faz sei lá, 8, e tenta manter as 8 repetições de forma constanet em todas as séries

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

20 horas atrás, JSFREAK disse:

Vc já teve anemia?  

Cara, não que eu saiba. Faz tempinho que não faço exame de sangue e tals.

 

20 horas atrás, surf disse:

Tenho certeza q depois da 10 rep na barra vc já está roubando muito, fazendo meia amplitude etc.

experimenta fazer 10 séries de 5 repetições perfeitas na barra e depois volta aqui pra contar.

Eu faço com amplitude total, estico completamente o braço na descida e depois subo totalmente até a minha cabeça ultrapssar a barra. 

 

20 horas atrás, mpcosta82 disse:

Tudo bem, perguntei do descanso porque algumas pessoas consideram descanso longo 1 minuto....

 

Duvido que seja alguma deficiência, o mais provável é que você esteja falhando na primeira série. É muito comum reduzir as repetições quando isso acontece, principalmente na barra fixa.

Também não tem a ver com glicogênio; com este descanso você conseguiria repor facilmente o ATP mobilizando ácidos graxos, se não houvesse glicogênio disponível.

Então, eu faço quantas eu aguento, até mesmo pq quero progredir, né? Mas eu não forço tanto nas últimas, diria que vai bem natural. Se eu vejo q vou falhar na próxima eu já nem faço.

 

Será q pode ser falta de condicionamento? Levando em conta  q parei de fazer aeróbicos há um bom tempo...

19 horas atrás, victorv5 disse:

Você se aquece antes de fazer os exercícios? aquecimento que digo, não é alongamento, e sim realmente aquecer o músculo fazendo algum exercício com menos peso. As vezes pode ajudar.. fora isso, como o mpcosta82 já comentou ali em cima, tenta não chegar tão perto da falha no primeiro exercício, se você faz 14 reps na primeira, faz sei lá, 8, e tenta manter as 8 repetições de forma constanet em todas as séries

Eu vou a pé à academia, são 15 min andando. Faço alongamento bem básico e sem forçar mt, antes de efetivamente iniciar o exercício —os sets que contam- realizo um aquecimento sim. Normalmente no seguinte esquema:

 

1 set de 8 reps só com a barra

1 set de 5 reps com 30-35% da carga total que irei realizar —não é do meu 1RM, é da carga x que utilizarei para fazer y reps-

1 set de 3 reps com 50-55% da carga max

ENTÃO COMEÇO OS SETS PRA VALER MESMO.

 

Editado por thewomanizer
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
×
×
  • Criar Novo...