Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

TENIS PARA AGACHAMENTO


Joãocunha19

Posts Recomendados

O calçado pra agachamento, na minha opinião, depende fundamentalmente do objetivo do praticante.

 

Com relação ao objetivo, caso seja a prática do powerlifting ou do LPO, como já mencionado acima, não há a menor condição de se praticar o esporte com vistas a competir sem um calçado apropriado e, à exceção de alguns modelos chineses exóticos, continuam sendo o Adidas Adipower e o Nike Romaleos as grandes opções, ao custo módico de R$ 1200,00 a R$ 1300,00 pra receber em mãos aqui no BR, após todas os custos pagos (preço, conversão do dólar, frete e imposto a ser pago pela Receita). O que tais calçados têm é um sobressalto sem o qual os movimentos competitivos acabam sendo comprometidos, geralmente afetando as marcas do competidor. Ponto.  

Há no Brasil um que tenta substituir esses fodões aí, chamado FoostLifter. Por uns 600 ou 700 chega um par em sua casa.

Combinado a isso há a trabalhosa etapa de se buscar a flexibilidade necessária para serem atingidos os níveis de profundidade de agachamento pra competição, que por muito tempo imaginou-se que era obtido com a prática de exercícios de alongamento e mobilidade (o que de fato recentemente constatou-se é que tais padrões de flexibilidade são melhor e mais permanentemente obtidos com a prática de técnicas envolvendo o próprio esporte, como por exemplo, agacho com pausa no final da concêntrica).

 

Agora se o objetivo é maromba ou qualidade de vida, tudo muda. Primeiro que o agachamento não precisa quebrar o nível das paralelas e o movimento pode se aproximar mais do agachamento quase que natural. Logo dá pra fazê-lo descalço, de All-Star, de chuteira, de sapato bico-fino-sertanejo, etc, enfim, é só alegria.

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Publicidade

12 horas atrás, Vecchio disse:

 

...

Agora se o objetivo é maromba ou qualidade de vida, tudo muda. Primeiro que o agachamento não precisa quebrar o nível das paralelas e o movimento pode se aproximar mais do agachamento quase que natural. Logo dá pra fazê-lo descalço, de All-Star, de chuteira, de sapato bico-fino-sertanejo, etc, enfim, é só alegria.

 

 

 

Só esclarecendo antes que possa ser mal interpretado: esse comentário não é um demérito. É uma característica. É possível quebrar a paralela no leg, no smith e em outros exercícios praticados pelo marombeiro ou pelo lifestyle que não lembro agora. Isso faz com que essa preocupação com calçado ou profundidade seja atenuada em comparação com o primeiro grupo que citei.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

creio eu que um um solado com uma parte mais alta no calcanhar serve apenas para compensar a falta de flexibilidade do praticante.

 

Arnold agachava com pesos monstruosos e descalço e nada me tira de cabeça que acessorios só atrapalham, se o cara não consegue agachar com 300kgs sem um cinto por exemplo, não deveria agachar com esse peso, simples, por isso que a maioria dos pls são bixados, mas também entendo que quando se compete infelizmente o cara terá que fazer uso se quiser ganhar. Mas creio que a maioria aqui não são competidores, então porque não evoluir de acordo com o que seu corpo aguenta sem se utilizar de "artimanhas", pode ter certeza que lesões passaram longe e os resultados com certeza virão.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

Os equipamentos não existem para evitar lesão... Se a técnica for medíocre não importa o equipamento que você use, você irá se machucar de qualquer forma.

Para competir você não precisa de nenhum equipamento... a não ser que você participe de competições equipado.

As regras mudam de Federação para Federação, mas em competições Raw, os equipamentos não são obrigatórios.

Quem viu o último IPF World Champion que rolou semana passada... A recordista no Deadlift e total na categoria feminina até 52kg agachou, supinou e puxou sem nenhum equipamento, sem cinto e sem joelheira... Joy Nnamani.

A sapatilha com salto, para atletas de Powerlifting, é melhor para aqueles com menor mobilidade nos tornozelos... mas é possível agachar 400kg com sapatilha com salto ou um Chuck Taylor... a única exigência é um calçado com solado rígido, sem nenhum tipo de amortecimento. Antigamente era usado sapato de couro com solado em madeira no Levantamento de Peso.

Cinturão não serve para proteger a lombar, nem a coluna... cinturão serve para aumentar a pressão intra abdominal... serve para não deixar nosso abdômen expandir quando estamos no buraco... faz com que a gente não perca a rigidez... nada fica relaxado e nós saímos do buraco com mais facilidade, consequentemente conseguimos carregar mais peso desta forma... E como o Powerlifting é um esporte de quem carrega mais peso... É só juntar lé com cré.

O mesmo para a faixa de joelho, ela servirá como uma alavanca... quando você chega no buraco a pressão da faixa te impulsiona para cima... consequentemente você consegue carregar mais peso. Ela não protege o seu joelho de uma técnica medíocre, nem fará seu agachamento pular de 120kg para 150kg.

A questão é... Se você é iniciante no esporte... No lugar de gastar dinheiro com equipamentos, pois no Brasil não são baratos... Gaste seu dinheiro contatando um técnico com foco em Levantamento de Peso... Uma periodização adequada trará muito mais resultado que qualquer cinto, macacão, faixa ou sapatilha. Se na sua cidade não tem academias com o foco em Levantamento de Pesos... Existem inúmeras consultorias online.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
×
×
  • Criar Novo...