Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Avaliar benefícios Multivitamínico Growth


Alysson Elias

Posts Recomendados

Amigos, bom dia.

 

Queria discutir com vocês sobre os benefícios do multivitamínico, mais especificamente da Growth Suplemments.

 

Sabemos que os multivitamínicos ou packs feitos fora do Brasil costumam ter dosagens muito maiores que os 100% travado pela Anvisa, é difícil comparar qualquer nacional com um Opti-men da vida. Meu foco aqui é entender, dentro da minha necessidade e que pode servir para os demais, a necessidade realmente de se suplementar com o Opti-men ao invés de um multivitamínico nacional.

 

Meu quadro:

1,80 de altura

72kg

7% gordura corporal

Ectomorfo

Treino focado em hipertrofia, 5x semana, 1h cada treino

Sem pretensão para fisiculturismo

Alimentação equilibrada: não bebo, não fumo, quase nada "besteiras" (biscoito, salgados, etc), frutas e verduras diariamente

Suplementos: whey protein, creatina, glutamina e leucina

 

Entendo que dificilmente qualquer pessoa consegue atingir todas as vitaminas e minerais somente com alimentação, acho que é possível mas não é uma busca que desejo seguir. Como o objetivo é complementar a alimentação, o multivitamínico cairia bem. Portanto vamos assumir que tenho interesse em usar um multivitamínico.

 

Sabemos que a dieta padrão de 2000 kcal definida pela Anvisa não é a realidade para quem é praticamente de atividade física. Por isso, pensar apenas em consumir 100% de uma vitamina ou mineral com base em 2000 kcal é furada. Segue a tabela nutricional do multi Growth:

 

TABELA NUTRICIONAL

INFORMAÇÕES NUTRICIONAIS MULTIVITAMÍICO
PORÇÃO: 1 CÁPSULA (700MG)
CONTEÚDO: 120 CÁPSULAS

QUANTIDADE POR PORÇÃO

% IDR *

Cromo

35mcg

100

Ferro

14mg

100

Magnésio

87mg

33

Zinco

7mg

100

Iodo

130mcg

100

Cobre

900mng

100

Selênio

34mcg

100

Molibdênio

45mcg

100

Manganês

2,3mcg

100

Vitamina A

600mcg

100

Vitamina C

45mg

100

Vitamina D

5mcg

100

Vitamina E

10mg

100

Vitamina B1

1,2mg

100

Vitamina B2

1,3mg

100

Vitamina B6

1,3mg

100

Vitamina B12

2,4mcg

100

Niacina

16mg

100

Ácido Pantotênico

5mg

100

Biotina

30mcg

100

Vitamina k

65mcg

100

Ácido Fólico

240mcg

60

Sódio

12mg

1

 

Minha primeira dúvida é: existe alguma proporção média do QUANTO é necessário de vitaminas/minerais para um praticamente de musculação com o meu quadro? Ex.: as 45mcg da Vitamina C para uma pessoa sedentária mudaria pra quanto em um praticante de musculação???

Esta pergunta é importante para avaliar se faz sentido suplementar com o multi Growth ou não. Caso as quantidades ideais sejam o triplo, por exemplo, é tranquilo tomar 3 comprimidos Growth. Porém, caso seja 10x mais, fica mais complicado.

 

O valor do multi Growth é 33 reais. De todos que pesquisei é o melhor nacional, tanto pelo preço quanto pela abrangência.

 

Outro ponto a ser avaliado é em relação a suplementar mais algumas vitaminas específicas. A Growth tem vitaminas isoladas também, se for o caso daria para consumir o multi e suplementar em mais quantidade alguma vitamina/mineral. A segunda dúvida seria: compensa suplementar especificamente uma vitamina/mineral em mais quantidade ao invés de todas juntas?

 

Obrigado 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 6 meses depois...

Publicidade

Queria ver explicações aqui tbm. Nós importados observo que a quantidade de complexo B é absurda comparado com os nacionais. Queria saber se dá pra consumir o multivitaminico junto com outras vitaminas isoladas como vitamina C e complexo B.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 08/05/2018 em 10:41, Alysson Elias disse:

Minha primeira dúvida é: existe alguma proporção média do QUANTO é necessário de vitaminas/minerais para um praticamente de musculação com o meu quadro? Ex.: as 45mcg da Vitamina C para uma pessoa sedentária mudaria pra quanto em um praticante de musculação???

Aqui entram varios fatores, mas supondo que ambos se alimentem igualmente, acredito que o "atleta" necessitará de uma qtde maior, porem nao sei dizer como que funcionaria o calculo dessa proporção, se é que tem....talvez o @tmz possa explicar melhor, manja mto mais que eu.

Em 08/05/2018 em 10:41, Alysson Elias disse:

Caso as quantidades ideais sejam o triplo, por exemplo, é tranquilo tomar 3 comprimidos Growth. Porém, caso seja 10x mais, fica mais complicado.

Talvez fosse interessante manipular de acordo com as suas necessidades e nao necessariamente todas essas vitaminas

Em 08/05/2018 em 10:41, Alysson Elias disse:

segunda dúvida seria: compensa suplementar especificamente uma vitamina/mineral em mais quantidade ao invés de todas juntas?

Depende da situação, eu por exemplo tenho deficiência em vitamina D, entao pra mim compensaria tomar uma isolada + o blend, vai de cada caso.

 

Eu faço uso do multi da Growth pelo CxB e pq nem sempre como legumes etc, mas tenho ciencia que são qtdes baixas de cada um dos micros, porém como citei em outros topicos, como é um custo dentro do meu orçamento optei por fazer o uso.

 

45 minutos atrás, WELLBASS disse:

Queria saber se dá pra consumir o multivitaminico junto com outras vitaminas isoladas como vitamina C e complexo B.

Dar ate da, mas tenha ctz que de fato vc precisa de todas essas vitaminas, pois caso consuma em excesso poderá ter uma hipervitaminose daí é arrumar dor de cabeça

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Richard Thomas infelizmente não tenho conhecimento amplo do assunto em questão, porém uma coisa que sabemos é que devido ao treinamento intenso nós precisamos REPOR essas vitaminas, porém deve ser analisado a dieta como um todo para que não haja ingestão desnecessária de vitaminas. ALGUNS estudos apontam que o excesso de vitaminas podem causar  desenvolvimento de cálculo renal e/ou cálculo de vesícula. Isso se a pessoa já tiver pre-disposição.

 

Eu como faço acompanhamento médico, faço exames de tempo em tempo, como minha dieta possui uma média de 800g de vegetais/dia, tenho uma boa ingestão de vitaminas e não faço uso de multivitamínicos. Porém no inicio do ano eu estava com a vitamina C bem baixa, mandei manipular e fiz ingestão exclusiva dela, acho mais eficiente pois assim o consumo é exclusivo para a necessidade.

 

Se você tem uma dieta pobre em legumes/frutas, é interessante suplementar porque É necessário, agora tem que ter bom senso em analisar o melhor uso, 1g de vitamina C/dia é mais do que suficiente, pois o uso constante vai elevar SEM que você excrete na urina essa vitamina, entende? 

 

Tem gente que quer tomar o máximo por dose e o corpo não funciona assim tão simples.

 

O @RDU pode nos "presentear" com uma informação mais completa do assunto.

 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

16 minutos atrás, tmz disse:

infelizmente não tenho conhecimento amplo do assunto em questão

Humildade pura, parabéns mano...vamos aguardar o RDU dar o ar da graça.

 

E assim disseminamos o conhecimento....um pouco de um com o pouco do outro e do outro e assim todos evoluem.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Atividade física demanda mais. A questão de quando cada pessoa precisa é muito individual pois é multifatorial, mas no geral, pra ter algum benefício vc precisa de doses fracionadas(dos hidrossolúveis) e maiores que o RDA da anvisa.

 

Questão de  tudo junto ou separado é a biodisponibilidade, em outras palavras o q vc vai absorver. Por isso tem pouco Mg e nada  de Ca. Eu gosto de usa multi pq nem todo dia consigo ter variedade de vegetais, mas não é algo obrigatório. Se eu comesse fora em buffet livre não teria necessidade.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Supermoderador
Em 08/05/2018 em 10:41, Alysson Elias disse:

existe alguma proporção média do QUANTO é necessário de vitaminas/minerais para um praticamente de musculação com o meu quadro? Ex.: as 45mcg da Vitamina C para uma pessoa sedentária mudaria pra quanto em um praticante de musculação???

Todos supomos que sim, mas não existe nada muito exato quanto a isso (nenhum calculo específico, pesquisa determinando média, etc).

 

pra questão de performance em específico, não adianta se entopir de multi-vitaminico (ou tomar gringo com seus 99999%) mesmo sendo praticante de esportes

 

Em 08/05/2018 em 10:41, Alysson Elias disse:

A segunda dúvida seria: compensa suplementar especificamente uma vitamina/mineral em mais quantidade ao invés de todas juntas?

 

Ao meu ver isso só faz sentido se está tendo alguma deficiencia bem severa nesta vitamina/mineral em específico e o resto supostamente está ok com a dieta.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Serei humilde como nosso guerreiro @tmz e também aponto que meu conhecimento é muito mais prático/experiência mesmo que teórico acerca do assunto.

 

Vamos lá:

 

- Se sua dieta é pobre em alimentos que contenham bons micros, vegetais, saladas, castanhas, gemas etc... é interessante você sim mandar um multi-vitaminico na medida em que o seu "corpo pede", cansaço em excesso, problemas de pele, cabelo/unha frageis, etc., porém para o público que treina, especial atenção principalmente na deficiência de vitamina D, deficiência da vit D pode gerar vários quadros que podem deixam sua performance abaixo do esperado, então se você não consegue tomar aquele banho de sol diário de qualidade, invista em vit D de qualidade e encontre seu spot para viver bem.

 

- Algumas vits/minerais são aquelas "práticas" para melhor performance no geral, vit C e ZMA são o que diria de essencial de se complementarem mesmo com multi-vitaminico, pois a quantidade é baixa do produto para pessoas que treinam

 

- Se você tem uma dieta balanceada de vegetais, saladas, frutas, castanhas etc... não vejo uso prático para utilização do multi-vitaminico, mas continuaria com vit D, vit C e ZMA mesmo assim, visto dificuldade de se obter uma quantidade bacana desses componentes somente através de dieta e bons habitos.

 

Eu já passei por deficiência de vit D, e depois de atingir bons patamares dela, senti uma boa diferença na qualidade de vida no geral, claro que é dificil quantificar e exemplificar, mas eu diria que passei de uma quadro não tão bom, para um quadro bom no geral, e pelos meus marcadores era um que estava bem ruim, e ao cuidar dela senti a diferença - já mantinha bons habitos antes.

 

É interessante também se formos pensar pelo sistema imunológico, são várias vits/minerais que podem ajudar e dificilmente atingimos com a dieta, use, veja a melhora ou placebo e alinhe os objetivos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

5 horas atrás, RDU disse:

Serei humilde

é disso que o mundo precisa...galera zika

 

5 horas atrás, RDU disse:

Eu já passei por deficiência de vit D

depois de colocar essa parada nos eixos, o que vc sentiu melhorar exatamente? pergunto pq eu tenho deficiencia de vit.D....nao curto sol/calor e ainda trampo em escritorio dai ja viu

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

 

 

14 minutos atrás, Richard Thomas disse:

depois de colocar essa parada nos eixos, o que vc sentiu melhorar exatamente? pergunto pq eu tenho deficiencia de vit.D....nao curto sol/calor e ainda trampo em escritorio dai ja viu

 

Em mim melhorou disposição e sentia muito sono durante o dia, porém fiz reposição injetável (1 aplicação/semana) 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
×
×
  • Criar Novo...