Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

SII e suplementação


cafk

Posts Recomendados

Olá, sou intolerante à lactose e tenho SII (síndrome do intestino irritável), mesmo sem ter doença celíaca eu não posso comer glúten e alimentos como pães, massas e bolos com farinha de trigo. Encontrei apenas alguns tópicos datados sobre SII e suplementação e nenhum falando sobre proteína de arroz. Como não posso tomar whey acabei encontrando esta proteína, então gostaria saber de outras opções de proteína que eu posso ingerir (posso comer ovos e frango). Tomo a proteína depois do treino com maltodextrina (ambos da growth), mas não sei se devo tomar em outros horários também, pois como tenho SII tenho muitas restrições alimentares e dificuldade em ganhar massa e sobrevivo a base de arroz, frango, tapioca e ovos. É melhor tomar outra dose ao acordar por causa das horas sem comer ou vocês tem alguma outra sugestão?

 

Obrigado. :)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Publicidade

Suplementação quase sempre é desnecessária, mesmo no seu caso com estas restrições.

Coma comida, tem muita proteína aí pra você comer, ovos e frango, como você disse, e carne, peixe, etc, se puder.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

cara, fiz inclusive hj um colonoscopia(c medo mas fiz kkk) pq to com medo de ter algum problema, como SII por exemplo. O que voce sente?

 

Eu com 5000kcal/dia vou ao banheiro em 2-3x, normal, mas sai mt pastoso. Mas nao sinto enjouo, nem dor.

 

ja tentou albumina?

Editado por gmds
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu tenho sintomas de SII há mais ou menos uns 2 anos, mas meu primeiro médico achava que era apenas falta de fibra e me deu alguns suplementos para suprir isso e recomendou que eu comesse mais frutas como mamão, melão e ingerisse aveio e outros alimentos do gênero. Continuei mal até que descobrimos que eu era intolerante à lactose. Nessa fase eu sentia muitos gases e tinha diarreia uma vez por semana, minhas fezes eram meio que muito moles e pastosas. 

 

Ano passado esses problemas voltaram, só que eu acordava com diarreia e durante o dia ficava constipado, tava sempre nesse ciclo, e como não gostei do primeiro médico decidi ir no segundo. Esse levou do mesmo jeito, indicou fibras e beber mais água. Fiz e continuei mal, até que fui num terceiro médico. Ele passou uns exames (de glúten e uns outros) e indicou que eu fizesse acompanhamento com psicóloga, além de me dar um remédio para ansiedade. Fiz o tratamento com a psico e continuo tomando o remédio. Cortei tudo com lactose e lacticínios em geral (não como sorvete, lasanha, quase nunca como pizza e molhos com leite, sobremesas e doces), glúten (não como massa, pães nem nada do tipo. Bolos minha mãe faz com farinha de arroz), evito refrigerante, coisas muito industrializadas ou porcarias em geral. Atualmente eu to me sentindo super bem, meu intestino funciona normalmente e não me sinto mais tão ansioso. Mas qualquer alteração (tomar muito refri, comer doces ou coisas do tipo) eu já posso acordar mal. To tentando evitar mudar minha dieta e focar apenas em alimentos "seguros", como arroz, frango (carnes gordurosas ou churrasco eu quase não como) e não beber cerveja, mais destilados mesmo. 

 

Com a SII (na minha experiencia e de algumas pessoas que conheci em blogs) qualquer alimento que tem efeito no intestino pode ter bem mais efeito no nosso corpo, então se eu como aveia, por exemplo, eu passo muito mal. Açúcar, lacticínios (mesmo as versões sem lactose) também me atacam o intestino. O ruim é que é uma doença bastante imprevisível, tem vezes que eu como pizza e fico normal e tem vezes que dependendo o que eu ja comi no dia eu não me sinto tão bem assim. Enfim, cada corpo é um corpo. Minha dica para ti é anotar o que tu come e ir removendo aos poucos o que te faz mal. Pelo que eu li alimentos seguros são arroz, frango, tapioca, ovos, banana, queijo sem lactose (sem exageros) e coisas assim. Pesquisa sobre dietas FODMAP e sobre SII em outros sites. Normalmente as pessoas dizem que se tu tem SII é  melhor não investir em suplementos como o whey por causa da lactose e porque, como nosso intestino é sensível, esses suplementos vão acabar gerando um trânsito e um estresse intestinal que vai acabar te fazendo perder ou ganhar pouco, então é melhor nem tomar e focar numa alimentação que não atrapalhe teu intestino. 

Desculpa o textão, hehe. Espero ter ajudado! SII é uma doença bem chata, não tem cura nem remédio mas se tu controlar melhor o que come e cortar determinados alimentos pode ter uma vida normal. 

 

Sobre albumina: não tentei ainda porque não conheço muito sobre suplementos. Eu tomava whey há uns anos atrás e parei por causa da lactose, então fiquei sabendo da proteína de arroz e to tomando para substituir. Albumina tem absorção mais lenta ne? A gente toma de noite ou quando acorda? 

 

 

Editado por cafk
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Supermoderador

Antes de pensar em suplementos, organize sua dieta e calcule os macros. Com isso em mãos você vai saber se e o quanto precisa de suplementos.

Quanto a qual usar, tanto faz. Proteina do arroz, da ervilha, da maconha (existe), albumina ... É tudo proteina em pó. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

4 horas atrás, cafk disse:

Eu tenho sintomas de SII há mais ou menos uns 2 anos, mas meu primeiro médico achava que era apenas falta de fibra e me deu alguns suplementos para suprir isso e recomendou que eu comesse mais frutas como mamão, melão e ingerisse aveio e outros alimentos do gênero. Continuei mal até que descobrimos que eu era intolerante à lactose. Nessa fase eu sentia muitos gases e tinha diarreia uma vez por semana, minhas fezes eram meio que muito moles e pastosas. 

 

Ano passado esses problemas voltaram, só que eu acordava com diarreia e durante o dia ficava constipado, tava sempre nesse ciclo, e como não gostei do primeiro médico decidi ir no segundo. Esse levou do mesmo jeito, indicou fibras e beber mais água. Fiz e continuei mal, até que fui num terceiro médico. Ele passou uns exames (de glúten e uns outros) e indicou que eu fizesse acompanhamento com psicóloga, além de me dar um remédio para ansiedade. Fiz o tratamento com a psico e continuo tomando o remédio. Cortei tudo com lactose e lacticínios em geral (não como sorvete, lasanha, quase nunca como pizza e molhos com leite, sobremesas e doces), glúten (não como massa, pães nem nada do tipo. Bolos minha mãe faz com farinha de arroz), evito refrigerante, coisas muito industrializadas ou porcarias em geral. Atualmente eu to me sentindo super bem, meu intestino funciona normalmente e não me sinto mais tão ansioso. Mas qualquer alteração (tomar muito refri, comer doces ou coisas do tipo) eu já posso acordar mal. To tentando evitar mudar minha dieta e focar apenas em alimentos "seguros", como arroz, frango (carnes gordurosas ou churrasco eu quase não como) e não beber cerveja, mais destilados mesmo. 

 

Com a SII (na minha experiencia e de algumas pessoas que conheci em blogs) qualquer alimento que tem efeito no intestino pode ter bem mais efeito no nosso corpo, então se eu como aveia, por exemplo, eu passo muito mal. Açúcar, lacticínios (mesmo as versões sem lactose) também me atacam o intestino. O ruim é que é uma doença bastante imprevisível, tem vezes que eu como pizza e fico normal e tem vezes que dependendo o que eu ja comi no dia eu não me sinto tão bem assim. Enfim, cada corpo é um corpo. Minha dica para ti é anotar o que tu come e ir removendo aos poucos o que te faz mal. Pelo que eu li alimentos seguros são arroz, frango, tapioca, ovos, banana, queijo sem lactose (sem exageros) e coisas assim. Pesquisa sobre dietas FODMAP e sobre SII em outros sites. Normalmente as pessoas dizem que se tu tem SII é  melhor não investir em suplementos como o whey por causa da lactose e porque, como nosso intestino é sensível, esses suplementos vão acabar gerando um trânsito e um estresse intestinal que vai acabar te fazendo perder ou ganhar pouco, então é melhor nem tomar e focar numa alimentação que não atrapalhe teu intestino. 

Desculpa o textão, hehe. Espero ter ajudado! SII é uma doença bem chata, não tem cura nem remédio mas se tu controlar melhor o que come e cortar determinados alimentos pode ter uma vida normal. 

 

Sobre albumina: não tentei ainda porque não conheço muito sobre suplementos. Eu tomava whey há uns anos atrás e parei por causa da lactose, então fiquei sabendo da proteína de arroz e to tomando para substituir. Albumina tem absorção mais lenta ne? A gente toma de noite ou quando acorda? 

 

 

 

Po, texto grande traz mais informacao, obrigadao!! To com puta medo de ter isso, nos ultimos meses piorou, tive que cortar aveia e abacate mas continua um pouco. Eu preciso de 5000kcal/dia pra bater peso que quero, ai muito dificil ficar sem alguma besteira ou derivado de gluten/leite nesse meio. Medico tambem me fez exame de gluten e lactose e aparentemente normal.

 

Sobre a albumina, teoricamente um pouco mais lento que whey, mas whey dizem nao ser tao rapido como a ideia que vendem. Meu treinador trocou todo meu whey por albumina antes mesmo de ter problema intestinal. Creio que pela quantidade de proteina que ingerimos, dificilmente precisar de algo rapido por ja ter sempre algo disponivel. É um raciocinio raso, mas talvez faca sentido.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

SII é uma condição complicada e dificil até de diagnosticar. O diagnóstico ocorre normalmente por eliminação de outras doenças ou inflamações no intestino. Eu sei como a gente fica nervoso e tudo mais, mas algo que me ajudou muito foi iniciar esse tratamento psicológico. Tem coisas que nosso corpo sente em função de estresse e ansiedade que a gente nem percebe num primeiro momento porque não associa processos psicológicos com o intestino. Pelo que conversei a maioria das pessoas melhorou bastante com isso. Eu to levando uma vida normal, só to cuidando bastante o que como. Pão e leite fazem falta para bater as calorias, mas no final das contas vale muito mais a pena ter um processo de ganho mais lento e estar saudável do que se entupir de calorias que teu corpo não vai aproveitar ou que vai ferrar teu intestino. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 5 anos depois...
Em 07/03/2018 em 16:06, cafk disse:

Eu tenho sintomas de SII há mais ou menos uns 2 anos, mas meu primeiro médico achava que era apenas falta de fibra e me deu alguns suplementos para suprir isso e recomendou que eu comesse mais frutas como mamão, melão e ingerisse aveio e outros alimentos do gênero. Continuei mal até que descobrimos que eu era intolerante à lactose. Nessa fase eu sentia muitos gases e tinha diarreia uma vez por semana, minhas fezes eram meio que muito moles e pastosas. 

 

Ano passado esses problemas voltaram, só que eu acordava com diarreia e durante o dia ficava constipado, tava sempre nesse ciclo, e como não gostei do primeiro médico decidi ir no segundo. Esse levou do mesmo jeito, indicou fibras e beber mais água. Fiz e continuei mal, até que fui num terceiro médico. Ele passou uns exames (de glúten e uns outros) e indicou que eu fizesse acompanhamento com psicóloga, além de me dar um remédio para ansiedade. Fiz o tratamento com a psico e continuo tomando o remédio. Cortei tudo com lactose e lacticínios em geral (não como sorvete, lasanha, quase nunca como pizza e molhos com leite, sobremesas e doces), glúten (não como massa, pães nem nada do tipo. Bolos minha mãe faz com farinha de arroz), evito refrigerante, coisas muito industrializadas ou porcarias em geral. Atualmente eu to me sentindo super bem, meu intestino funciona normalmente e não me sinto mais tão ansioso. Mas qualquer alteração (tomar muito refri, comer doces ou coisas do tipo) eu já posso acordar mal. To tentando evitar mudar minha dieta e focar apenas em alimentos "seguros", como arroz, frango (carnes gordurosas ou churrasco eu quase não como) e não beber cerveja, mais destilados mesmo. 

 

Com a SII (na minha experiencia e de algumas pessoas que conheci em blogs) qualquer alimento que tem efeito no intestino pode ter bem mais efeito no nosso corpo, então se eu como aveia, por exemplo, eu passo muito mal. Açúcar, lacticínios (mesmo as versões sem lactose) também me atacam o intestino. O ruim é que é uma doença bastante imprevisível, tem vezes que eu como pizza e fico normal e tem vezes que dependendo o que eu ja comi no dia eu não me sinto tão bem assim. Enfim, cada corpo é um corpo. Minha dica para ti é anotar o que tu come e ir removendo aos poucos o que te faz mal. Pelo que eu li alimentos seguros são arroz, frango, tapioca, ovos, banana, queijo sem lactose (sem exageros) e coisas assim. Pesquisa sobre dietas FODMAP e sobre SII em outros sites. Normalmente as pessoas dizem que se tu tem SII é  melhor não investir em suplementos como o whey por causa da lactose e porque, como nosso intestino é sensível, esses suplementos vão acabar gerando um trânsito e um estresse intestinal que vai acabar te fazendo perder ou ganhar pouco, então é melhor nem tomar e focar numa alimentação que não atrapalhe teu intestino. 

Desculpa o textão, hehe. Espero ter ajudado! SII é uma doença bem chata, não tem cura nem remédio mas se tu controlar melhor o que come e cortar determinados alimentos pode ter uma vida normal. 

 

Sobre albumina: não tentei ainda porque não conheço muito sobre suplementos. Eu tomava whey há uns anos atrás e parei por causa da lactose, então fiquei sabendo da proteína de arroz e to tomando para substituir. Albumina tem absorção mais lenta ne? A gente toma de noite ou quando acorda? 

 

 

 

Sei que o post é antigo, mas gostaria de compartilhar dos mesmos sentimentos do nosso amigo aqui. Por vários anos eu sempre comi muita besteira, até que lá pelos meus 22 anos eu tive um problema muito sério no estômago, precisando readaptar toda minha alimentação. Por um período precisei me tratar com coquetéis de remédios, que deram um bom resultado mas que ainda assim, alguns alimentos me fazem extremamente mal.

 

Para piorar, no ano passado eu tive outro problema relacionado ao labirinto, o que me fez perder parte do meu progresso, onde eu pesava 60kg e cheguei até os 76kg, hoje estou com 69kg, tenho 1,73 de altura, ectomorfo.

 

Estou em uma tremenda dificuldade de readaptar minha alimentação, pois não sinto fome e ao mesmo tempo não posso inserir alimentos "não seguros", pelo medo de voltar a ter os sintomas de antes. Os suplementos que não tem me feito mal são a creatina e o blend vegan da growth (arroz+ervilha), mas sinto que este blend, mesmo sendo em pó, demora pra sair aquela sensação de cheio, mas não me sinto mal. 

 

Minha alimentação é bem restrita como a dele, comendo o "básico" que não me faz mal: arroz, frango, azeite, ovos, tapioca, salada em geral, farinha de arroz, amido de milho, azeitonas, oleaginosas, pasta de amendoim, pão de forma integral, suco de uva, frutas em geral. Basicamente alimentos saudáveis.

 

Não sei se existe algum tópico ou espaço específico para pessoas com o mesmo problema, mas seria interessante compartilhar experiências com outros.

 

Obrigado pelo seu relato!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
×
×
  • Criar Novo...