Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Academia Profissional: dicas e discussões para abrir um negócio.


military

Posts Recomendados

(se o tópico estiver em local errado, favor indicar o local onde deveria ser criado!)

 

E ai pessoal, tudo bem?


Estou iniciando meu projeto para abertura de uma academia, a principio no estado do Rio Grande do Sul ou Santa Catarina (ainda estou decidindo e levantando hipóteses).

Sei que os desafios do empreendedorismo são inúmeros e de uma diversidade incrível, por isso já estou começando bem cedo a planejar e estruturar um modelo de negócio que atenda ao meu publico.


Enfim, o intuito desse tópico é pegar dicas com aqueles que tiverem alguns minutos para discursar sobre os seus maiores problemas nas academias que frequentam, bem como indicar caminhos a se seguir devido a experiência que já tem! 

 

Como estudante de administração, terei a dificil missão de encontrar um sócio gente boa e honesto na área da educação física para tocar esse negócio! Quem sabe ele não saia desse tópico kkk!

 

Estou fazendo o planejamento de equipamentos e acessórios ESSENCIAIS para a inauguração de uma academia, ainda não estudei qual será meu quantitativo de alunos previsto e sei que isso é bem importante, assim como o meu espaço físico disponível... Porém, estagnei no cálculo de anilhas a ser orçado... Qual seria a melhor forma de calcular a quantidade a ser comprada para atender o fluxo de uso numa academia profissional?

 

Agradeço desde já e espero que esse tópico seja útil não só para mim, mas para outros que também tenham esse sonho empreendedor e que ainda não tiveram informações suficientes para dar o primeiro passo.

 

Abraço.

 

Editado por military
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Publicidade

Em 2008 eu fiz um EVTE para analisar a possibilidade de abrir uma academia.

 

Resumindo, o bagulho começa a presentar alguma rentabilidade quando se abre um monte de aula coletiva [muita mesmo] ... Quando modelei o fluxo de caixa usando @Risk para simular o cenário mais provável, a coisa não ficou bonita considerando a sazonalidade de clientes, encargos trabalhistas, tributação, seguros etc.

 

na época academias como smart fit nem eram consideradas na análise SWOT da bagaça, e o modelo de atuação deles é abrir um monte de local, operar com algum prejuízo no intuito de quebrar as academias locais, que tornam o ambiente de negócios ainda mais "desafiador" [repare que iria usar um termo mais chulo, mas está cedo demais para isso].

 

Considere os custos de aquisição de equipamentos, horário de funcionamento, público alvo, quais os diferenciais que você teria a oferecer.

 

e sempre considere descontar o fluxo de caixa comparando com uma NTN-B da vida como taxa mínima de atratividade [ainda é uma das bagaças mais "livres de risco" para comparar] afinal seu retorno tem de ser maior do que deixar sua grana numa bagaça que vai te dar menos risco e muito menos dor de cabeça.

 

minha análise foi falha pq não considerei a picaretagem máxima que muita academia usa que são os planos anuais com um monte de clausula que ferra o infeliz do otário, digo cliente, se ele pular fora antes da hora... a maior parte das pessoas perde grana ao tentar cancelar ou fica com preguiça e larga pra lá...

 

de qualquer forma, sem querer jogar água no seu chope,  refaz as contas com carinho e cuidado com sócios e propostas do tipo "você entra com a grana que eu entro com a experiência" no final o sócio sai com a grana e você sai com experiência [ruim]

 

[]´s

 

EDIT

 

Isso posto, vale a pena pensar em algo que andou me cativando nos últimos tempos: Arrume equipamentos básicos e monte um barbell club da vida, faça um cursinho de educação física dos mais sem vergonha e baratos que achar, de preferência on line, só pra ter o CREF [grande bosta, mas legalmente por aqui só tendo isso pra operar nesse nicho sem dor de cabeça] e arrume alunos pra você... se souber vender seu peixe vai se dar bem... mas não largue sua fonte de renda principal por enquanto

Editado por Power_tr00
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 02/02/2018 em 22:32, military disse:

Porém, estagnei no cálculo de anilhas a ser orçado... Qual seria a melhor forma de calcular a quantidade a ser comprada para atender o fluxo de uso numa academia profissional?

 

faça o seguinte:

 

estime uma carga média por aluno, o número médio de alunos que você espera ter treinando ao mesmo tempo com barras e peso livre e compre esse valor...

 

outra coisa é ser xereta e fazer benchmarking em academias, vá como se estivesse interessado, peça pra pessoa te permitir dar uma volta pra conhecer, pergunte pra quem estiver dando o tour quantos alunos costumam ficar por lá no horário mais cheio [fale que é o horário que você tem disponível] converse com o instrutor que estiver no salão pra saber se o povo lá treina com muito ou pouco peso, faça uma contagem mental de mais ou menos quantas anilhas de cada tem por lá, depois use isso como base... se fizer isso em várias academias vai ter uma boa noção de ponto de partida

 

a esse quantitativo de anilhas, você aplica algum redutor, para simular quanto de espera você acha aceitável que se tenha para liberação de anilha em dias muito cheios... 

 

 

boa sorte

 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 02/02/2018 em 22:32, military disse:

(se o tópico estiver em local errado, favor indicar o local onde deveria ser criado!)

 

E ai pessoal, tudo bem?


Estou iniciando meu projeto para abertura de uma academia, a principio no estado do Rio Grande do Sul ou Santa Catarina (ainda estou decidindo e levantando hipóteses). Procure uma cidade que não tenha academia e uma população bacana. Hoje em dia é difícil, mas existe

Sei que os desafios do empreendedorismo são inúmeros e de uma diversidade incrível, por isso já estou começando bem cedo a planejar e estruturar um modelo de negócio que atenda ao meu publico.


Enfim, o intuito desse tópico é pegar dicas com aqueles que tiverem alguns minutos para discursar sobre os seus maiores problemas nas academias que frequentam, bem como indicar caminhos a se seguir devido a experiência que já tem! 

 

Como estudante de administração, terei a dificil missão de encontrar um sócio gente boa e honesto na área da educação física para tocar esse negócio! Quem sabe ele não saia desse tópico kkk! Sócio, só se for formado em ED física e estiver disposto a trampar das 6 as 22 no mínimo.

 

Estou fazendo o planejamento de equipamentos e acessórios ESSENCIAIS para a inauguração de uma academia, ainda não estudei qual será meu quantitativo de alunos previsto e sei que isso é bem importante, assim como o meu espaço físico disponível... Porém, estagnei no cálculo de anilhas a ser orçado... Qual seria a melhor forma de calcular a quantidade a ser comprada para atender o fluxo de uso numa academia profissional?

Pelo menos 500kg entre anilhas e halteres, mas o recomendado é 500 só de anilhas fora os halteres.

 

Agradeço desde já e espero que esse tópico seja útil não só para mim, mas para outros que também tenham esse sonho empreendedor e que ainda não tiveram informações suficientes para dar o primeiro passo.

 

Abraço.

 

 

Se vc tem um capital inicial de uns 30k pro investimento inicial e giro até formar a clientela ainda acho ruim de arriscar.

Os piores custos são o aluguel e os instrutores. Fique bem atento quanto a isso. Fora q vc e o sócio irão ficar TSD das 6 as 22 no mínimo. Ainda tem q sobrar uma grana pra vc fazer ED física, pra futuramente não precisar mais pagar instrutor.

Quase comprei uma academia uma vez em região nobre de CWB, mas o aluguel era 6k, mais 6k em 2 instrutores. Tinha outras 2 academias gigantes em um raio de 5km.

A única solução seria ir pro PY trazer produtinhos pra fazer um complemento e correr os riscos.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 06/02/2018 em 08:50, Power_tr00 disse:

Em 2008 eu fiz um EVTE para analisar a possibilidade de abrir uma academia.

 

Resumindo, o bagulho começa a presentar alguma rentabilidade quando se abre um monte de aula coletiva [muita mesmo] ... Quando modelei o fluxo de caixa usando @Risk para simular o cenário mais provável, a coisa não ficou bonita considerando a sazonalidade de clientes, encargos trabalhistas, tributação, seguros etc.

 

na época academias como smart fit nem eram consideradas na análise SWOT da bagaça, e o modelo de atuação deles é abrir um monte de local, operar com algum prejuízo no intuito de quebrar as academias locais, que tornam o ambiente de negócios ainda mais "desafiador" [repare que iria usar um termo mais chulo, mas está cedo demais para isso].

 

Considere os custos de aquisição de equipamentos, horário de funcionamento, público alvo, quais os diferenciais que você teria a oferecer. - Essa é mais uma preocupação, os diferenciais. Estou pegando uma base de dados no pinterest, com layout e modelo de negócio de outros paises!

 

e sempre considere descontar o fluxo de caixa comparando com uma NTN-B da vida como taxa mínima de atratividade [ainda é uma das bagaças mais "livres de risco" para comparar] afinal seu retorno tem de ser maior do que deixar sua grana numa bagaça que vai te dar menos risco e muito menos dor de cabeça.

 

minha análise foi falha pq não considerei a picaretagem máxima que muita academia usa que são os planos anuais com um monte de clausula que ferra o infeliz do otário, digo cliente, se ele pular fora antes da hora... a maior parte das pessoas perde grana ao tentar cancelar ou fica com preguiça e larga pra lá... - Essa é uma das coisas que eu não queria fazer, fugir da picaretagem ao máximo!!

 

de qualquer forma, sem querer jogar água no seu chope,  refaz as contas com carinho e cuidado com sócios e propostas do tipo "você entra com a grana que eu entro com a experiência" no final o sócio sai com a grana e você sai com experiência [ruim] - Eu estou fazendo o planejamento bem inicial ainda, pretendo refazer essas contas mais vezes!! Sobre o sócio, acho que só vou realmente ter um sócio se eu ver sangue no olho pelo negócio, mais um estorvo pra se preocupar nem da...

 

[]´s

 

EDIT

 

Isso posto, vale a pena pensar em algo que andou me cativando nos últimos tempos: Arrume equipamentos básicos e monte um barbell club da vida, faça um cursinho de educação física dos mais sem vergonha e baratos que achar, de preferência on line, só pra ter o CREF [grande bosta, mas legalmente por aqui só tendo isso pra operar nesse nicho sem dor de cabeça] e arrume alunos pra você... se souber vender seu peixe vai se dar bem... mas não largue sua fonte de renda principal por enquanto

 

Se bobear vou fazer isso. Faculdade EAD da pra fazer 2, talvez matar ADM e EF seja melhor que depender de CREF pra ter o lugar... Interessante esse conceito do barbell club, certeza que não tem nada disso aqui na cidade que to morando... Será que da mais movimento e clientela que aula particular (personal?)

 

 

Em 06/02/2018 em 09:00, Power_tr00 disse:

 

faça o seguinte:

 

estime uma carga média por aluno, o número médio de alunos que você espera ter treinando ao mesmo tempo com barras e peso livre e compre esse valor...

 

outra coisa é ser xereta e fazer benchmarking em academias, vá como se estivesse interessado, peça pra pessoa te permitir dar uma volta pra conhecer, pergunte pra quem estiver dando o tour quantos alunos costumam ficar por lá no horário mais cheio [fale que é o horário que você tem disponível] converse com o instrutor que estiver no salão pra saber se o povo lá treina com muito ou pouco peso, faça uma contagem mental de mais ou menos quantas anilhas de cada tem por lá, depois use isso como base... se fizer isso em várias academias vai ter uma boa noção de ponto de partida

 

a esse quantitativo de anilhas, você aplica algum redutor, para simular quanto de espera você acha aceitável que se tenha para liberação de anilha em dias muito cheios... 

 

 

boa sorte

 

Agora nos meses seguintes vou fazer 1 mês em cada academia da Cidade, pegar algumas dicas com o pessoal e sobre os espaços... Eu estou fazendo o plano de negócios resumido, até por isso queria estimar a quantidade agora para orçar e jogar no campo de investimento... Dá bastante trabalho kk

 

Valeu pela conversa cara!!! 

Em 06/02/2018 em 10:14, surf disse:

 

Se vc tem um capital inicial de uns 30k pro investimento inicial e giro até formar a clientela ainda acho ruim de arriscar.

Os piores custos são o aluguel e os instrutores. Fique bem atento quanto a isso. Fora q vc e o sócio irão ficar TSD das 6 as 22 no mínimo. Ainda tem q sobrar uma grana pra vc fazer ED física, pra futuramente não precisar mais pagar instrutor.

Quase comprei uma academia uma vez em região nobre de CWB, mas o aluguel era 6k, mais 6k em 2 instrutores. Tinha outras 2 academias gigantes em um raio de 5km.

A única solução seria ir pro PY trazer produtinhos pra fazer um complemento e correr os riscos.

eu tava pensado em Florianópolis, tem um lado da cidade (pelo menos no google maps) que tem 2 academias... Parecia que eles centralizaram todas as academias da cidade no outro lado... Talvez tenha motivo, mas ainda assim é bom avaliar. Eu to contando no minimo 50k de giro no inicio... O que mais fico com medo é no ponto, aluguel de predio comercial tá ridiculo, e pra comprar se vai uns 400k fácil num prédio relativamente grande em área e bem localizado. Meu amigo comprou um terreno e está construindo do 0 a dela, 750k de investimento total ele fez. 700m² de área util com estacionamento e tudo. Mas ai é planejamento

 

 

Editado por military
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

tive a curiosidade de olhar quanto custaria uma franquia de smart fit

 

Para investir em uma franquia Smart Fit, o candidato deve dispor de um capital elevado e estar preparado para investir em estrutura. Os dados a seguir foram informados pela própria empresa.

Investimento total: R$ 2,8 milhões a R$ 4 milhões
Taxa de franquia: R$ 100 mil
Royalties: a partir de 5%
Faturamento médio: não informado
Prazo de retorno: a partir de 36 meses

 

Pra entrar no jogo no esquema deles a grana é alta

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

7 minutos atrás, military disse:

 Sobre o sócio, acho que só vou realmente ter um sócio se eu ver sangue no olho pelo negócio, mais um estorvo pra se preocupar nem da...

uma forma de avaliar a vontade do sócio e o tanto que ele acredita no sucesso da empreitada é fazer o que um amigo meu, dono de construtora, fez pra testar um cara que apareceu com "uma oportunidade de negócio fantástica"

vira pra ele e fala

"rapaz, isso parece interessante mesmo, mas aqui, se for pra eu botar grana nisso, que tal você vender sua casa e botar grana tb, pra deixar uma alavancagem inical bacana?"

quando o cara desconversar, pode desconfiar que tem treta na parada

11 minutos atrás, military disse:

 Interessante esse conceito do barbell club, certeza que não tem nada disso aqui na cidade que to morando... Será que da mais movimento e clientela que aula particular (personal?)

vai depender da sua capacidade de vender a ideia/conceito, tipo atender umas 4 - 5 pessoas no máximo no horário, vendendo a ideia de exclusividade e comprometimento com resultados

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

8 minutos atrás, Power_tr00 disse:

tive a curiosidade de olhar quanto custaria uma franquia de smart fit

 

Para investir em uma franquia Smart Fit, o candidato deve dispor de um capital elevado e estar preparado para investir em estrutura. Os dados a seguir foram informados pela própria empresa.

Investimento total: R$ 2,8 milhões a R$ 4 milhões
Taxa de franquia: R$ 100 mil
Royalties: a partir de 5%
Faturamento médio: não informado
Prazo de retorno: a partir de 36 meses

 

Pra entrar no jogo no esquema deles a grana é alta

 

Pesado... E ai tu vê que tem gente com essa grana pra aportar na franquia, pois o que mais surge hoje em dia no ramo fitness é Smart Fit, pelo menos das que eu conheço... Em porto alegre tem a moinhos que também tem apostado em franquias e já são várias.

 

2 minutos atrás, Power_tr00 disse:

uma forma de avaliar a vontade do sócio e o tanto que ele acredita no sucesso da empreitada é fazer o que um amigo meu, dono de construtora, fez pra testar um cara que apareceu com "uma oportunidade de negócio fantástica"

vira pra ele e fala

"rapaz, isso parece interessante mesmo, mas aqui, se for pra eu botar grana nisso, que tal você vender sua casa e botar grana tb, pra deixar uma alavancagem inical bacana?"

quando o cara desconversar, pode desconfiar que tem treta na parada

 

Sim sim, e também é meio ridículo deixar o voto final de toda a área de musculação e afins (que é o meu foco pra querer abrir a empresa) para terceiros, já que eu entraria como Sócio Administrador (gestor)... Estou fazendo um curso de direito inicial agora na Endeavor e eles citam a importância do acordo e contrato entre os sócios, definindo porcentagens e etc. Pretendo fazer mesmo que seja dos mais brother, dinheiro sempre sobe a cabeça

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

qYTTVR.png[

 

 

A pesquisa ainda tá bem superficial, tendo em vista que não moro na região e não conheço pessoalmente... Mas me chamou atenção essa falta da opções nesses pontos. Talvez tu soubesse o motivo!! E como eu falei, parece que a concentração é toda na esquerda... Deve ter um motivo pra isso.

Editado por military
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
×
×
  • Criar Novo...