Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Hora De Abandonar O Refrigerante


LeandroTwin

Posts Recomendados

Veja neste Post os motivos para você tentar ABANDONAR o consumo de Refrigerantes.

1- A sacarose (açúcar comum) contida na bebida pode provocar hipoglicemia e fome compulsiva.

2- Quando abrimos um vasilhame de refrigerante há uma liberação rápida de bolhas de gás. Essa substância produz uma alteração da mucosa do estômago e pode levar à gastrite.

3- O açúcar comum, por ser de absorção muito rápida, gera intenso estímulo no pâncreas que pode secretar insulina além do normal.

4- Mesmo não contendo calorias, os refrigerantes Diet e Light têm muitas substâncias que prejudicam a saúde. Os sucos de frutas têm calorias, é verdade, mas são muito mais saudáveis.

5 - O uso constante de bebidas gaseificadas provoca a sensação de peso no estômago, além de azia e queimação.

6- Os refrigerantes, assim como os fast-foods, são os grandes responsáveis pelo sobrepeso e a obesidade.

7- O consumo em demasia também é culpado pelo aumento das gorduras no sangue (colesterol e triglicérides).

8- A cafeína, ingrediente de alguns refrigerantes, pode aumentar a ansiedade, a excitação e desencadear insônia.

9- As crianças têm dificuldade para metabolizar a cafeína, e muitos adultos também. Ela é uma das vilãs dos problemas gástricos.

10- Em relação aos adoçantes artificiais usados nas versões Light ou Diet, há ainda controvérsias, assim como os corantes e outros componentes químicos, ainda mal estudados. Portanto, o efeito a longo prazo ainda é desconhecido.

Abandonar o refrigerante para muitos é uma tarefa MUITO DIFICIL.Pois saiba que, mesmo tomando as versões Light ou Zero, a bebida pode prejudicar e muito, os resultados do seu treino.

Doses diárias de refrigerantes à base de cola fazem seus músculos murcharem, segundo uma pesquisa que acaba de ser publicada na revista de Prática Clínica, no Reino Unido. Segundo os médicos, isso acontece porque a bebida provoca a eliminação excessiva de potássio pelo organismo, mineral envolvido em todos os processos de contrações musculares.

O problema torna-se crônico quando o consumo atinge dois litros por dia. Nesses casos, os pacientes precisam de suplementação oral ou venosa para repor o mineral perdido, além de interromper totalmente a ingestão do refrigerante.E não é só nos músculos que o prejuízo dos refrigerantes pode ser sentido.

Nos dentes: A bebida provoca o que os dentistas chamam de erosão ácida, ou seja, o desgaste dos minerais que compõem o esmalte dos dentes. O refrigerante em excesso pode gerar muita sensibilidade, além de possibilitar fraturas, já que o dente fica mais fino e sem proteção.

Na digestão: O refrigerante dilata seu estômago, fazendo você comer mais do que precisa para se sentir satisfeito. Com o excesso, a digestão demora e a dieta acaba prejudicada.

No hálito: Por aumentar a acidez do estômago, o refrigerante pode levar a gastrites e úlceras. Além da dor que essas doenças provocam, há o desconforto social de ter de conviver com o mau hálito.

Para quem consome o refrigerante em excesso, a nutricionista Cláudia Montianéle de Castro faz um alerta. “A bebida causa obesidade e provoca cáries. Os tipos cola, que contém cafeína e ácido fosfórico, roubam cálcio do organismo, provocando perda de massa óssea ou diminuição da densidade mineral óssea. Além disso, por conter corante caramelo, os tipos cola podem aumentar a resistência à insulina e, consequentemente, o risco de desenvolver diabetes tipo 2.”

Segundo a nutricionista, os refrigerantes possuem calorias vazias, ou seja, têm calorias, mas não nutrientes. Cláudia afirma que o limite de consumo não deve passar de dois copos por dia. “A bebida não deve fazer parte da alimentação diária das pessoas. Existem substitutos muito mais saudáveis, como os sucos naturais, bebidas à base de soja, água, água de coco e chá.”

A Pró-Teste – Associação Brasileira de Defesa do Consumidor - divulgou uma pesquisa realizada com 24 refrigerantes. Em sete, constatou-se a presença de benzeno. Cláudia explica que se trata de uma substância cancerígena encontrada no ar, pela queima de carvão e óleo.

“O benzeno pode ser formado em substâncias que contêm benzoato de sódio e ácido ascórbico (vitamina C) na composição. As temperaturas elevadas e a luz podem estimular a conversão do benzoato de sódio juntamente com o ácido ascórbico em benzeno.”

A nutricionista diz que o benzeno pode ser encontrado na maioria dos refrigerantes à base de laranja e limão, devido à vitamina C, e também naqueles do tipo Light e Diet. “O açúcar inibe a formação de benzeno e a restrição dele na bebida tipo Light e Diet pode favorecer a sua formação.”

Foram descobertos ainda dois corantes impróprios para as crianças: O amarelo crepúsculo, proibido em países europeus por aumentar a hiperatividade, e o amarelo tartrazina, que pode causar alergias. Em relação à higiene, não foram encontrados microrganismos nos refrigerantes, nem qualquer problema que pudesse comprometê-los.

Conforme a Pró-Teste, para resolver o problema basta aos fabricantes a substituição do conservante ácido benzóico por outro que não reaja formando benzeno. O órgão irá notificar a Anvisa e o Ministério da Agricultura para que estabeleçam uma legislação proibindo a presença de benzeno nas bebidas, em quantidade superior à permitida na água potável, e de corantes impróprios para as crianças, nos alimentos e bebidas em geral.

“Os consumidores devem estar atentos aos rótulos das bebidas e verificar se elas possuem benzoato de sódio e vitamina C na composição. Devem ainda procurar armazenar em locais frescos e fora da incidência da luz”, aconselha Cláudia.

Na pesquisa também foram medidos o teor de açúcar das bebidas para checar se as que se denominam diet, light e zero realmente o são e para verificar se as tradicionais abusam do açúcar. Não foram constatados problemas na denominação, mas todos os refrigerantes têm açúcar demais para que o consumo por crianças seja tolerável.

Ao final do teste no laboratório, os consumidores degustaram as bebidas sem identificação para apontar se eram versões tradicionais, diet, light ou zero. Em vários casos, as pessoas não souberam que versão lhes foi oferecida.

De acordo com a nutricionista, não só os refrigerantes diet e light são confundidos no mercado, os alimentos também. Ela esclarece que light é o alimento que apresenta redução mínima de 25% em determinado nutriente comparado com o convencional. “É ideal para quem está fazendo dieta para redução de peso.”

O diet é recomendado apenas para pessoas diabéticas, pois há restrição de açúcar na composição nutricional. Segundo Cláudia, não é necessariamente menos calórico que o alimento comum, já que é possível acrescentar outro nutriente para compensar a restrição do açúcar.

No refrigerante zero, não há calorias ou há em quantidade insignificante. Porém, tem acréscimo de sódio na composição e não deve ser consumido por pessoas hipertensas. “O mineral eleva a pressão arterial, além de possuir um gosto residual de adoçante maior do que o light.”

Cláudia afirma que as crianças devem evitar consumir os refrigerantes. A bebida prejudica no processo de absorção de cálcio, substância importante para a meninada que ainda está em fase de formação óssea. Os refrigerantes também contribuem para aumentar o índice de sobrepeso e obesidade infantil. “Os refrigerantes diet ou zero não são recomendados para crianças.”

musclemassablog

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Publicidade

Boa!

Eu não bebo refri ja tem mó cota..

E quando bebo é 1 copo no domingo , mais ja perdi o gosto.. EU bebo e começo a soluçar pra k7

Uma coisa que não fala ai , mais sem duvida é o mais importante..

é o Aspartame , todos refri´s diet , light e o caraio a 4 tem..

Aspartame "sufoca" a celula e causa uma morte celular..

alguma coisa assim..

Mais um motivo pra voce esquecer refri =D

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Estou sem botar essa merda dentro de mim desde setembro/2008. Não sinto a mínima falta.

Aqui em casa eu vivo pedindo pra minha irmã: "Vc pode comer as porcarias que quiser, só corte o refrigerante da sua vida que já está excelente". Ela não consegue, coitadinha, é do tipo que tem vontade de refrigerante e sabe como é... criança é um bicho fragilizado... Já ouvi dizer que uma criança adoeceu pq estava com contade de comer uva e ninguém deu uva nenhuma à ela. Dias depois, de tanta vontade, ficou doente. Não sei se é verdade, mas não duvido.

O cérebro libera uma grande quantidade de dopamina 45 minutos após terem ingerido refrigerante, o que causa aquela sensação de bem estar e de mais vontade. Fígado, pâncreas, estômago e ossos são as partes mais prejudicadas.

EDIT: Agora que lembrei, tem mais uma matéria falando a respeito dos malefícios do refrigerante que foi postada há um tempão no fórum, é de 2008 se não me engano. Quem se interessar dá uma procurada ae.

Editado por pedroviski
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.
×
×
  • Criar Novo...