Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Salmonella


Bizzo

Posts Recomendados

Eu estava passando pela internet aqui, e notei uma coisa que pelo menos eu não sabia...

Todos temos medo de comer ovos crus, por causa da tão dita "Salmonella"!

Enfim, nas minhas andanças aqui, achei este artiguinho, simples e que desvenda alguns mitos:

O que é salmonela?

picture Salmonela é uma bactéria que pode provocar diversas doenças gastrintestinais graves. A quantidade de bactérias ingeridas determina se a doença vai ou não se manifestar.

A salmonela está sempre presente nos ovos?

Felizmente, é raro encontrar salmonela nos ovos. Se a galinha estiver contaminada e excretar a salmonela, os germes podem penetrar no ovo através da casca contaminada. Mesmo assim, pouquíssimas bactérias contaminarão o ovo propriamente dito. Quanto mais fresco o ovo, menores as chances de proliferação das bactérias. Em temperaturas inferiores a seis graus centígrados, as bactérias dificilmente se multiplicam, mas em temperatura ambiente, elas se reproduzem rapidamente. Uma vez presentes, esses hóspedes indesejados sobrevivem intactos à refrigeração ou até ao congelamento. A única forma de destruí-los é submetê-los a temperaturas superiores a setenta graus centígrados.

Como se proteger da salmonela

* Nunca guarde os ovos para depois. Compre sempre ovos frescos e consuma-os rapidamente.

* Ao comprar ovos de galinha, guarde-os imediatamente na geladeira.

* Em pratos que levam ovos crus (por exemplo, tiramisú, zabaglione), use apenas ovos muito frescos. Não guarde as sobras.

* Cozinhe os ovos colocando-os diretamente na água fervendo e mantendo-os em fogo brando durante pelo menos cinco minutos.

* Após a data preferencial de consumo, certifique-se de que os ovos foram muito bem cozidos antes de comê-los.

* Ovos com a casca danificada devem ser muito bem cozidos e consumidos imediatamente.

* Na geladeira, conserve os ovos sempre longe de saladas e vegetais.

* Lave as mãos regularmente ao manusear alimentos.

fonte: http://www.yellow-egg.com/wPortugal/frische_eier/salmonellen.shtml?navid=8

Conclusão: A Salmonella é encontrada na CASCA do ovo, e DIFICILMENTE (li um estudo também feito com 252 ovos, por 162 horas, nao entrou salmonella dentro de NENHUM ovo (foi colocada uma solução com bactérias nas cascas dos ovos))

Solução: Cozinhar o ovo, pois ela morre em temperaturas muito altas, ou colocá-lo na geladeira, onde a temperatura normalmente é entre 2-8 graus célsius, que não permitem que a bactéria se desenvolva.

É isso! :)

ps.: Acabei de tomar uma batida com leite, aveia, banana e ovos! Uma delícia! haha!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Publicidade

Olha, não recomendo ninguem comer, mas eu comia ovo cru desde criança, meu pai sempre coloca alguns na vitamina e dava pra gente (eu e meu irmao), dizia que fazia bem e talz. Ele tambem sempre comeu ovo cru e meu avo idem, ninguem nunca teve salmonela...

Eu só to comendo cozido agora por causa da absorção que é de 90% contra 50% do ovo cru...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olha, não recomendo ninguem comer, mas eu comia ovo cru desde criança, meu pai sempre coloca alguns na vitamina e dava pra gente (eu e meu irmao), dizia que fazia bem e talz. Ele tambem sempre comeu ovo cru e meu avo idem, ninguem nunca teve salmonela...

Eu só to comendo cozido agora por causa da absorção que é de 90% contra 50% do ovo cru...

Sei que vocês vão me chamar de maluco, mas tou comendo pelo menos 1 dúzia por dia, inteiros, e a maioria crú

Já tem um tempinho isso, e até agora tá de boa!

Será que é possível o corpo desenvolver resistência a essa bactéria?

E, Leandro essa parada da absorção ser melhor no ovo cozido é científicamente provado mesmo?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

mas ele não perde nada depois de cozido?

---

edit: sabe qual é a abs da omelete?

Sei que vocês vão me chamar de maluco, mas tou comendo pelo menos 1 dúzia por dia, inteiros, e a maioria crú

Já tem um tempinho isso, e até agora tá de boa!

Será que é possível o corpo desenvolver resistência a essa bactéria?

E, Leandro essa parada da absorção ser melhor no ovo cozido é científicamente provado mesmo?

Ta tudo aqui, deêm uma olhada... http://www.hipertrofia.org/blog/2008/02/23/ovo-cru-comer-ovo-cru/

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Caara, essa informação está errada.

Minha mãe trabalha na area e me falou que pode ser encontrada na casca,gema e clara.

Na verdade é na casca mesmo. Só se a casca tiver rachada ou coisa do tipo. O ovo qdo está dentro da galinha está OK, o problema é quando passa pela cloaca, dai entra em contato com várias bacterias.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.
×
×
  • Criar Novo...