Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Uso Contínuo de Testosterona Bioidêntica (Colaterais)


reb.ayres

Posts Recomendados

Lí em algum lugar que falta excessiva de ferro também faz parar a menstruação.

Tente utilizar pasta de dentes sem flúor e evite contato com o cloro (água sanitária, piscinas, sauna quente, etc), ambos competem com o tão necessário iodo.

Editado por stacker
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Publicidade

17 horas atrás, stacker disse:

Lí em algum lugar que falta excessiva de ferro também faz parar a menstruação.

Tente utilizar pasta de dentes sem flúor e evite contato com o cloro (água sanitária, piscinas, sauna quente, etc), ambos competem com o tão necessário iodo.

Valeu! Adorei as dicas!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 08/01/2018 em 23:48, mbcm94 disse:

********EU NÃO SOU MÉDICO********
********EU NÃO SOU MÉDICO********
********EU NÃO SOU MÉDICO********

(Queridos moderadores, creio que a importância desta informação justifique a caixa alta. Caso discordem, peço que editem meu post.)

 

Aparentemente o quê você tem se chama FHA (Functional Hypothalamic Amenorrhoea). É um fenômeno razoavelmente bem conhecido. A causa deve ser excesso de exercício e ingestão calórica insuficiente (ou possivelmente stress). Você pode resolver aumentando seu BF.

Eu *pessoalmente* **chutaria** que seus problemas intestinais podem estar relacionados com uma possível FHA.


Fontes:
Uma amigável introdução: https://en.wikipedia.org/wiki/Amenorrhea#Low_body_weight

 

Uma introdução um pouquinho melhor (Leia pelo menos "Definition" e "Epidemiology"): https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC4207953/

 

A forma na qual é mais conhecida: https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/9140913/

 

Você precisa de um mínimo de reserva de energia para um ciclo menstrual normal: https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/4469672

 

A secção 3.2 deste artigo organizado pela Endocrine Society com participação de uma galera (The American Society for Reproductive Medicine, the European Society of Endocrinology, and the Pediatric Endocrine Society) sugere a mudança de hábitos alimentares como solução. Leia a "Conclusions" com carinho. FHA é um quadro complicado e o tratamento requer uma abordagem multidisciplinar.

https://academic.oup.com/jcem/article/102/5/1413/3077281

 

Concordo!

 

Teve uma época da minha vida que queria abaixar meu BF a qualquer custo, então diminuí minha ingestão calórica (mas não foi nada radical, comia em torno de 1700 Kcal) e reduzi o carboidrato.

 

Resultado: menstruação cessou. Ela se normalizou quando reinseri o carbo na minha dieta e parei com neura de querer secar a qualquer custo. Muita gente defende a dieta low carb, pra mim, não funcionou! Por isso que dizem que cada caso é um caso.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

É isso, eu sempre fiz lowcarb, mas o problema não é a lowcarb, mas sim viver nela, quase ceto, por MUITO tempo, e eu fiquei assim na base de uns 2 anos e meio, hormônio demora para voltar né, agora estou tentando ter paciência, minha saúde está em primeiro lugar, estou fazendo as pazes com o carboidrato!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 10/01/2018 em 15:14, stacker disse:

(...) Tente utilizar pasta de dentes sem flúor (...)

ai arruma outro problema q é a desmineralização dental e vai gastar com obturação, rsrs.

https://medodedentista.com.br/2015/07/sobre-fluor-bela-gil-e-acafrao.html

Editado por BartSimpson
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 12/01/2018 em 08:22, reb.ayres disse:

É isso, eu sempre fiz lowcarb, mas o problema não é a lowcarb, mas sim viver nela, quase ceto, por MUITO tempo, e eu fiquei assim na base de uns 2 anos e meio, hormônio demora para voltar né, agora estou tentando ter paciência, minha saúde está em primeiro lugar, estou fazendo as pazes com o carboidrato!

Eu fiquei na low carb por uns 4, 5 meses e foi o suficiente pra prejudicar meu metabolismo. Além de sofrer com amenorreia, ainda fiquei com os hormônios da tireoide alterados, coisa que nunca havia acontecido, nem quando eu nem sonhava de entrar pra academia e vivia à base de comidas industrializadas e fast-foods.

 

Acho que se você reinserir os carbos na sua dieta, vc resolve o seu problema.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

23 horas atrás, Carol_Braga disse:

Eu fiquei na low carb por uns 4, 5 meses e foi o suficiente pra prejudicar meu metabolismo. Além de sofrer com amenorreia, ainda fiquei com os hormônios da tireoide alterados, coisa que nunca havia acontecido, nem quando eu nem sonhava de entrar pra academia e vivia à base de comidas industrializadas e fast-foods.

 

Acho que se você reinserir os carbos na sua dieta, vc resolve o seu problema.

Sim, e já estou fazendo isso, fazendo as pazes com o carbo! Mês passado tive uma dieta bem high carb, a gente ganha mas sabe que é para a nossa saúde, então seguro as pontas!

fico aliviada de saber que não sou a única que vive com isso!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 mês depois...
Em 24/12/2017 em 19:47, reb.ayres disse:

Boa Noite a todos, 

Criei este tópico com o objetivo de instaurar uma discussão entre as mulheres, mas claro, 

com a aceitação de opinião masculina também, principalmente no que se refere a esclarecer

algumas dúvidas acerca do assunto.

Acredito que essa situação pode estar ocorrendo não só comigo, mas também com outras mulheres, e por este motivo, resolvi

abrir a discussão e tirar as eventuais dúvidas com aqueles que talvez possuam mais experiência e sabedoria sobre o tema.

Já tenho 4 anos que tenho amenorreia (não menstruo), fazia até mês passado uso da testosterona bioidêntica de 1ml (um jatinho por dia), tenho hipotireoidismo,

e segui todos esses anos por uma dieta restrita em carboidrato (low carb quase cetose, para ser sincera).

Devido a diversos problemas de saúde, modifiquei o estilo da dieta, saí da pegada marombeira lowcarb para uma BEM mais natural, o mais limpa possível, ou seja, sem carboidratos complexos

(pois desenvolvi intolerâncias intestinais), sem ovos (no máximo um por dia), sem laticínios ou derivados de leite, somente frutas, frutas secas, whey vegano com proteína da ervilha, tilápia, saladas, boas oleaginosas, nada industrializado (só o whey).

Ademais, junto a essa nova fase, parei de utilizar a testosterona, estou comendo muito mais do que antes, e a menstruação AINDA não desceu. Porém, desde que deixei a testosterona, comecei a ganhar aquelas gordurinhas que toda mulher odeia (culote e flancos voltaram, sendo que sou bem magra e era bem barriga negativa), retenção, pernas mais pesadas...

Gostaria de saber se há alguma mulher que vem passando por algo parecido, que sofra da amenorreia, ou que passou pelo mesmo processo de "recuperação".

Desde já, meus cumprimentos a todos presentes, e espero que tenhamos uma boa discussão acerca do tema!

 

@reb.ayres

 

1. Primeiramente a dose que este médico lhe prescreveu, 5% e se foi em pentravan, é uma dose cavalar. Pra você ter uma ideia, é a dose que eu uso (tenho quase 100kg). Mulheres geralmente ficam entre 0,4 e 1%.

 

5% equivale a 50mg de testosterona. Considerando uma absorção de 55% você recebia por semana 192,5mg de testosterona. Isso é quase uma ampola de deposteron.

 

2. É perfeitamente normal a supressão da menstruação decorrente do uso de esteroides. É, na verdade, um método contraceptivo - porém nunca validado pela medicina, por questões éticas (é um hormônio equivocadamente considerado "masculino", sendo que a mulher também o produz). Num prazo de 2 a 6 meses a menstruação volta normalmente - da mesma forma que ocorreria com os contraceptivos convencionais. Para acelerar isso, o uso de progesterona bioidêntica e tamoxifeno podem contribuir.

 

3. Mulheres com pouca gordura não menstruam. A menstruação feminina depende de certa quantidade de gordura no corpo, geralmente acima de 16% de BF. É um fenômeno chamado amenorréia de atleta. Talvez seja o seu caso.

 

4. É perfeitamente natural o retorno das gordurinhas - é uma característica da mulher, sem as quais a menstruação, inclusive, não ocorrerá, conforme explicado acima. Na década de 80, por exemplo, não víamos mulheres com um glúteo massudo como vemos atualmente. E isso se deve, sim, ao uso de esteroides - ainda que alguma "musas" neguem isso.

 

É até possível manter uma forma física sem gorduras e sem uso de esteroides, mas o volume será bem menor: parecido com o de uma ginasta. Lembrando que ginastas de regra, também têm amenorréia de atleta. Outro motivo do retorno das gordurinhas pode ser a interrupção da dieta low carb. 

 

5. Intolerância ao leite você já tinha. Contudo esse tipo de intolerância ganha expressão quando se tenta retornar o seu uso. Não foi a interrupção que gerou a intolerância. Se assim o fosse, quem deixou de comer ovos, por exemplo, desenvolveria intolerância ao retornar o consumo.

 

5. Está tratando o hipotireoidismo ?

 

6. Os marcadores do uso da testosterona em mulheres devem ser os exames: a testosterona feminina deve ficar próxima do limite superior - 80ng/dl, não devendo ultrapassar 120ng/dl, sob pena de eventuais colaterais. Contudo, há mulheres "musas" fitness que atingem mais de 500ng/dl sem colaterais relevantes: retiram os pelos com laser, não ligam para o clitoris maior nem para a mudança do timbre da voz. A propósito, com 5% de testosterona os seus exames de sangue apontavam quanto de testosterona total e livre ?

 

7. Você quer saber se há alguma mulher que vem passando por algo parecido. Minha esposa. Ela usa testosterona ininterruptamente há uns 03 anos a 1% ou injetável, dia sim, dia não a 10mg (propionato). E adora os efeitos: corpo invejável, melhora de libido, supressão da menstruação, energia para o trabalho, melhora do raciocínio, ausência de celulites, ganho de massa muscular e diminuição da possibilidade de carcinoma mamário (testosterona ajuda a prevenir - existem estudos neste sentido, mas, novamente, a medicina não aceita fomentar isso por ser antiético, por se tratar equivocadamente de um hormônio "masculino").

 

 

 

 

Editado por Foston
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá, bom dia!! Vamos as respostas!

em primeiro lugar, agradeço novamente toda  atenção dos membros deste fórum, tem sido de grande valia para mim, tenho tido diversos ensinamentos e bons estudos.

 

De fato, já tenho 2 meses sem a testosterona, tenho sentido o retorno de algumas gordurinhas, nascendo espinhas, muito mais emotiva, mais sensível, mas a menstruação ainda não desceu, vamos ver!

o meu bf estava em torno de 13% no mês passado, mas não acho que esse seja o meu caso.

 

com relação ao hipotireoidismo, sim, tomo o synthroid diariamente, e da ultima vez deu uma pequena alteração no t3 livre, que minha Endocrino disse que não era anormal, que era ok isso ocorrer, decidi não discutir e manter a dosagem, visto que o TSH está normal.

 

quando eu usava a testosterona, os meus exames sempre vinham num nível normal de homens, ou seja, acima do de mulher mas normal para homens, e estava esperando 3 meses após a retirada da mesma para fazer novos exames de sangue!

 

Com relação ao leite, realmente é cruel a minha intolerância, nem remédio com lactose consigo tomar que passo mal

 

fiquei feliz de saber sobre o relato da sua esposa, achei Legal.

mas e quanto à gravidez? Não há perigo de não conseguir ter filho? Minha ginecologista acredita que eu não conseguiria ter hoje

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 meses depois...
Em 01/03/2018 em 07:40, reb.ayres disse:

mas e quanto à gravidez? Não há perigo de não conseguir ter filho? Minha ginecologista acredita que eu não conseguiria ter hoje

 

Ela está equivocada, consegue, sim! Há medicações que induzem a ovulação, como o HCG e tamoxifeno.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
×
×
  • Criar Novo...