Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Para Uma Convivência Melhor


daniel9338

Posts Recomendados

Eae galera, beleza?

Esse não é um tópico especificamente sobre treinamento, mas achei este forum o lugar mas adequado para postá-lo...

Se existe um fórum específico onde eu deveria ter colocado o tópico, peço gentilmente que movam e me desculpem.

Pois é, o assunto é o seguinte... depois de analisar vários tópicos e posts aqui do hipertrofia.org, percebi que muitas pessoas possuem pré-conceitos em relação aos instrutores (que eles não sabem de nada, que dão dicas erradas, que só servem para atrapalhar, etc.)... enquanto outros se comportam de modo anti-social na academia apenas por achar que vai "atrapalhar" seus treinos.

Primeiro, vou falar sobre os Instrutores

Na minha academia por exemplo, quando eu começei a malhar, tinha o dono (que é gordão e mtooo preguiçoso) uma moça bunitinha que não sabia de nada, e um professor de capoeira como "instrutores"... acontece, que pessoas assim não são instrutores. Eu penso neles apenas como pessoas que estão ali para ficar de olho na academia e dar umas dicas no modo de execução de alguns exercícios para iniciantes.

Depois de 4 meses me virando com esses intrutores mesmo, o Gustavo (dono da academia) contratou um cara novo... e pronto, esse era um instrutor de verdade. O cara além de ser muito gente boa, tinha conhecimento verdadeiro, e tava sempre tentando ajudar. Ele nunca era o "dono da verdade", quando ele me falava alguma coisa, ele sempre me explicava porque, e quando não falava eu sempre perguntava, e ele respondia de boa.

Por exemplo, eu cometi o grande erro da maioria dos iniciantes e enchi de peso no supino... com 4 meses tava "aguentando" 25 kilos cada lado... O instrutor veio na maior calma e na maior educação e falo: "cara, tem que descer mais, tira um poco do peso e tenta fazer a barra quase encostar no peito, porque assim você trabalha mais o peito, esticando ele mais, e joga menos esforço pro tríceps." Ele sentou e me mostrou como eu tava fazendo, e como eu deveria fazer. Eu abaixei o peso e fiz do jeito certo... e descobri que tava aguentando 15 kilos só hauhauahauh

A verdade é que existem vários "vigias de academia" por ai... mas instrutores de verdade são poucos. O melhor jeito é sempre que alguém te falar alguma coisa (qualquer um falar qualquer coisa), escute e pergunte porque. Se o cara não souber explicar, você deleta a informação na hora. Se o cara explicar, você armazena a informação, e compara com as informações e conhecimentos que você tem... pesquisa e analisa se o que ele explicou faz sentido.

Se um "vigia de academia" fala uma besteira pra voce... pergunte porque. Se discordar da explicação dele diga que discorda e porque discorda... se ele insistir que você está errado e te der explicações errôneas, faça uma cara de surpresa, como de alguém que acabou de aprender alguma coisa, e diga: "aahh... pd cre... disso eu nao sabia." E então vai embora e faz td diferente.

Os verdadeiros instrutores estão na academia para ajudar, não devemos pensar neles como pessoas que não sabem de nada, como inimigos... aqueles que são instrutores de verdade sabem muito, e é sempre bom dar ouvidos a eles. Quando discordar de qualquer um, nunca discuta, simplesmente concorde e não faça... desse jeito sua convivência com eles vai ser muito melhor, e eles vão estar muito mais dispostos a te ajudar quando você precisar.

Agora vou falar um pouco sobre os comportamentos de muitos na academia

Muitas pessoas gostam de dizer que têm o "espírito de ogro"... treinam na maior pressa, não revezam equipamentos, não conversam com ninguém, estão sempre de cara fechada, etc... Galera... não tem necessidade pra isso. Não é por conversar com alguém no intervalo das séries que você vai prejudicar seus treinos... não é por cumprimentar as pessoas dentro da academia que sua intensidade vai diminuir... Isso não tem haver com treino, isso é apenas uma questão de educação.

Uma vez na minha academia, um cara ía com MP3 e não falava com ninguém nunca... nem cumprimentava. Tentei cumprimentá-lo varias vezes, perguntar como estava, etc... mas nunca consegui. Por final desisti, e observei que todos olhavam para ele como se ele fosse o "esquisito da turma". Axo que ele pensava que se falasse com alguém o treino dele ia pro espaço...

Pessoal, isso não é "espírito de ogro" nem "determinação absoluta"... isso é apenas má educação. A única coisa que alguém vai conseguir agindo desta maneira serão olhares tortos e comentários pelos outros da academia.

Eu entendo a necessidade de um treinamento rapido e sem interrupções... mas não é necessário ignorar ninguém para isso. Eu levo comigo sempre um relógio de pulso digital, que uso como cronômetro na academia. Quando chego, comprimento todas as pessoas (até as que não conheço). Sempre que passo por algum "colega de treino", digo algo motivador, como: "vamo que vamo". E quando tem alguém querendo conversar comigo eu nunca ignoro... apenas fico de olho no meu cronômetro. assim que bate 45 seg (que é meu descanso atual) eu paro a conversa e digo: "calma ae rapidin... ", faço a série, e volto a conversar.

Lembrem-se, conversar e interagir não é catabólico... e você não precisa fazer cara de mau o tempo todo para ter um bom rendimento no treino... sorria para as pessoas sempre que puder. Se alguém quer conversar com você durante as séries, converse, ou apenas dê ouvidos... na pior das hipóteses, diga educadamente: "cara, agora não da pra conversar porque to com pressa, dexa só eu terminar aqui que ja falo com você..."

Uma convivência melhor na academia torna o ambiente mais agradável, além de garantir muitos amigos fora da academia... lembrem-se, má educação não é sinônimo de treino intenso... má educação é apenas má educação.

Ficam ae minhas dicas

abraçao

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Publicidade

Primeiro achar um instrutor é como acertar na mega sena.

Segundo se vc ta no meio de um assunto tals e falar pra pessoa espera ai rapidinho... volta o assunto... espera ai rapidinho... não da pra ficar conversando assim.

Ser mau educado tb não rola então é só comprimentar mesmo e depois shut up!

Tem gente que nem comprimenta pq a partir do comprimento já começam as conversas.

Existem pessoas que vc diz um simples oi e ela já começa de blá blá blá.

Na acadêmia onde treino mesmo. Eu estava começando com mtas conversinhas tive q cortar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pd cre...

realmente tem gente que é foda msm... mais se ta cumprimentando e num ta ignorando ta d boa

acho ridículo qm ignora na careta msm

Um truque pra evitar aqueles chatos que falam d+++ é ir afastando aos poucos... falando: "aham... aaa pode crer... é verdade" ai quando tiver mais longe sai andando hauahuahuah

Editado por daniel9338
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Vc está quase certo, uma coisa é ter espírito de ogro, outra, bem diferente, é ser mal educado.

Eu cumprimento todo mundo, mas não converso com ninguém.

Até porque, se eu parar p conversar com todo mundo que vem puxar papo e pedir dicas (que nunca seguem) eu não treino.

Verdade, eu também não gosto de conversar durante o treino não, tem gente que nao para de falar...

o que eu quis dizer é que tem pessoas que nem olham na cara de quem vem puxar papo com eles. Isso que eu não acho legal

Quando algum chato vem ficar conversando cmg eu finjo que to ouvindo e continuo treinando normalmente hauahuahuah

acho que é o melhor a se fazer :)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu comprimento todos q eu conheço na academia, normalmente os caras mais fortes nem fikam de papinho durante o treino trokam ideia, revesam de boa mais nada de ficar mto tempo conversando,issu acontence geralmente com os fragos e tals q so pensam em coversar e acaba atrapalahndo quem treina serio

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

conversar é de pessoa pra pessoa , eu nao curto acho que atrapalha e desconcentra ,mas nao sou mau educado com ninguem

concordo..

normalmente chego na academia, cumprimento os instrutores/conhecidos e soh, vou pro treino quietinho..

se fico 50seg conversando parece que não descanso, já se fico o mesmo tempo quieto parece que foram 3min hehehe

lógico que é estranho um cara que não cumprimenta ninguém, mas tmb não precisa arranjar amizades na academia, nunca consegui treinar no tempo certo com pessoas conversando.. euuu não acharia ruim se todo mundo me olhasse feio, foda-se, vou para treinar, não para ficar arranjando moral..

e sobre revezar, eu revezo, mas não gosto, prefiro sempre ir para outro exercício.. vou lá, faço certo, e enquanto descanso os 50seg o frango fica enrolando.. passa 40seg e o FDM começa a fazer 15 repetições, quando vejo já se foram 90seg, uma merda isso..

abraço!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Acho pertinente a sua abordagem.

Sobre instrutores é como a Janinha falou: Não que eles não valham nada e tenham que ser levados à cadeira elétrica, mas achar algum instrutor realmente disposto a te ajudar com seus objetivos e, principalmente, que entenda bem do assunto, é bem difícil. A maioria são estagiários de EF, pois com o que vc paga um instrutor qualificado, com CREF e tudo mais, vc consegue pagar 10 estagiários. Então, para o dono da academia, qual a melhor opção?

Sobre a conversa no treino: É algo realmente difícil. Particularmente eu nem sou antipático, comprimento quem me comprimenta. Chego na academia, comprimento os instrutores e vou para as séries. Tem só um cara que treina lá que eu converso às vezes, quase sempre ele que vem puxar assunto, e eu aceito quase sempre numa boa, o cara é gente boa. Mas quando começa a estrapolar eu vou para a série e ele continua tagarelando... daí eu tento fingir que presto atenção, mas particularmente não gosto disso, não gosto de dar uma de fingido. Gosto de ser atencioso, mas acho que tem hora pra tudo.

O que pesa mesmo é os caras que vão pra academia pra fazer social. Tem aqueles que chegam todos arrumadinhos ou que vão em grupinhos pra treinar. Os piadistas tbm não devem ficar de fora: 15 minutos de intervalo pra papo, voltam pra série e fazem com peso e execução horríveis e, no meio da série, olham pro lado pra falar com alguém, na maioria tentar rancar uma risada da pessoa, dizendo que está "morrendo".

Eu não tenho essa de "tem que ser de um jeito X pra ser ogro" e bla bla bla. Mas seria muito melhor se todos que fossem à academia pelo menos estudassem um pouco a respeito pra evitar aquele monte de merda que se vê por aí. Querendo ou não vc passa raiva de vez em quando com algumas situações e vc tem que se conformar.

Editado por pedroviski
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.
×
×
  • Criar Novo...