Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Sem dor, sem ganho. É realmente ao pé da letra?


Beard Oliveira

Posts Recomendados

Dor no dia seguinte não é parâmetro para dizer que o treino foi forte ou fraco. Porém, a dor/desconforto das ultimas repetições podem ser usadas como parâmetro para mudanças no treino, se você termina as séries e vê que ainda aguenta pode aumentar a carga ou o número de repetições - o corpo que já está adaptado, não precisa se fortalecer para aguentar mais carga.

 

No entanto, e estou supondo bastante, eu diria que você está pegando leve no treino por deixar as suas séries de 3x12 terminarem em 3x15 ou até a fadiga. Se for isso que você está fazendo o seu corpo já está adaptado e os resultados serão poucos ou nulos. Visto que é um treino de 12 repetições por série - e o objetivo de 3x8 à 3x12 é o estresse mecânico - a única coisa que você pode fazer é aumentar um pouco mais a carga e se manter nessa faixa de repetições. Um treino a cima de 12 repetições - com objetivo de estresse químico - poderia ter o aumento do número de repetições ou da carga, desde que consiga manter o número de repetições a cima de 12. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Publicidade

  • Supermoderador

Deixa eu contar uma coisa pra vocês: a frase que ficou famosa 'no pain no gain' se origina dos fisiculturistas que começaram a fazer aplicações locais e a treinar esses músculos depois da aplicação. A ideia seria que isso geraria um processo inflamatório local maior e por consequência, maior construção muscular. O processo aparentemente é dolorido, e daí veio a expressão.

 

Ela não está relacionado à dor tardia, apesar de a maioria dos praticantes de atividade física acharem que sim.

 

Tendo dito isso, a dor tardia é boa parte genética. Eu praticamente nunca sinto dor tardia nas costas, e nem por isso elas deixam de crescer...

 

Não treine para sentir dor, treino com parâmetros que possam ser medidos - está conseguindo aumentar a carga? Está conseguindo aumentar as repetições? Está conseguindo reduzir o tempo de descanço? Está conseguindo aumentar o volume?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Discordo totalmente.

 

"No Pain , No Gain" é uma frase descrita, conhecida e utilizada em todo e qualquer esporte nos USA. De natação à futball...  

 

Tem a ver com treinar pesado, de maneira que faça seu corpo superar o estado anterior, procurando e visando sempre a melhoria no esporte.

É uma frase de  estímulo ao esportista, lembrando a ele que para todo bônus existe um ônus a ser transposto.

 

Nada tem a ver com fisiculturistas, bodybuilding ou similares...  é uma frase amplamente disseminada pelos preparadores físicos e professores de educação física de lá. Não é uma frase de nicho, como supõe o povo daqui.

Editado por sandrozc
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Supermoderador
Em 04/10/2017 em 09:31, sandrozc disse:

Discordo totalmente.

 

"No Pain , No Gain" é uma frase descrita, conhecida e utilizada em todo e qualquer esporte nos USA. De natação à futball...  

 

Tem a ver com treinar pesado, de maneira que faça seu corpo superar o estado anterior, procurando e visando sempre a melhoria no esporte.

É uma frase de  estímulo ao esportista, lembrando a ele que para todo bônus existe um ônus a ser transposto.

 

Nada tem a ver com fisiculturistas, bodybuilding ou similares...  é uma frase amplamente disseminada pelos preparadores físicos e professores de educação física de lá. Não é uma frase de nicho, como supõe o povo daqui.

Pois é, fui pesquisar e não sei qual a referência, nem sei onde eu vi isso, só lembro que foi num vídeo.

 

Mas ela é mais popular no esporte, com aqueles que se beneficiam do levantamento de peso sendo quem mais usa.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Esse é um conceito muito mal interpretado, que acaba prejudicando quem está começando, e ate os mais treinados. 

 

Primeiramente você ligou a frase com a dor tardia, o que acredito ser equivocado, pois o bordão é mais utilizado no treino, sentir aquela dor nas últimas repetições e continuar mesmo sendo quase que insuportável. 

 

Isso implica nos praticantes querendo chegar ate a falha em todas as séries, e se não chegarem, o treino não está bom. Porém, sabemos que esse pensamento é incorreto.

 

Voltando ao questionamento do post, sentir dor tardia, apos o treino não necessariamente significa que a sessão não foi boa, mas não deixa de ser um parâmetro. Se você nunca sente, pode ser em função de seu treino realmente não estar intenso o suficiente, ou mesmo seu corpo já está adaptado ao treino e aos estímulos atuais. 

 

Enfim, talvez vc deva rever seu treino e suas estratégias, mas não leve a dor tardia ao pé da letra, ou seja, não a leve como algo obrigatório para se ter resultado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 04/10/2017 em 09:31, sandrozc disse:

Discordo totalmente.

 

"No Pain , No Gain" é uma frase descrita, conhecida e utilizada em todo e qualquer esporte nos USA. De natação à futball...  

 

Tem a ver com treinar pesado, de maneira que faça seu corpo superar o estado anterior, procurando e visando sempre a melhoria no esporte.

É uma frase de  estímulo ao esportista, lembrando a ele que para todo bônus existe um ônus a ser transposto.

 

Nada tem a ver com fisiculturistas, bodybuilding ou similares...  é uma frase amplamente disseminada pelos preparadores físicos e professores de educação física de lá. Não é uma frase de nicho, como supõe o povo daqui.

Exatamente isso! Jogo futebol americano e tive um treinador americano que sempre falava isso. Quando a gente não aguentava mais correr, levava uma pancada no jogo ou coisas do tipo. A frase seria mais que pra conquistar algo (ganhos, vitórias, melhores resultados etc), precisa se esforçar e por consequência ter alguns ônus (dor mesmo, abrir mão de certas coisas, etc).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
×
×
  • Criar Novo...