Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Vale a pena complicar a rotina de emagrecimento?


Zé Ninguém

Posts Recomendados

Acompanho aqui no fórum o diário virtual de várias pessoas e notei que muitas delas, visando o emagrecimento, mergulham fundo em várias abstrações/métodos na tentativa de potencializar seus resultados com uma dieta e treino de maior complexidade. Tiram inúmeras medidas de seus corpos, fazem vários cálculos que nem sei para que servem, montam treinos refinados, dietas super elaboradas (muitas vezes são dietas flexíveis acompanhadas de jejum intermitente e o caralho) anotadas em tabelas e pesadas em balanças digitais e... tudo isso para fazerem merda praticamente todo mês. Quem também acompanha esses diários sabe que é extremamente comum ver essas pessoas dizendo que em tal dia comeram o que não deveriam, deixaram de fazer isso e aquilo, etc. Os resultados disso? Uma perca de peso "normal". Nada de um puta emagrecimento advindo de uma dieta superior por levar em conta mais variáveis. Eles ficaram tão imersos em abstrações que se esqueceram do básico: a disciplina.

 

É óbvio que cada um é cada um e o fracasso de determinado indivíduo em seguir determinada dieta não diminui sua eficiência. Mas o que eu vejo é que o stress dessas pessoas em tentar fazer tudo da forma mais perfeita possível é o que as atrapalha. Inúmeros desabafos revelaram isso. Não estou aqui, de modo algum, tentando menosprezar determinado protocolo e/ou indivíduo (faça o que você quiser, meu filho). O lance é que eu, sem fazer nada disso, estou obtendo os mesmo resultados que essas pessoas. Sigo uma dieta tradicional sem neurose e sem balança, faço meus exercícios com um par de halteres de 5 quilos e só.

 

"Ah, mas isso depende muito da idade, genética e tudo mais!". Concordo. Mas não estou somente tomando a mim próprio como parâmetro. Acompanho no YouTube várias pessoas que fazem dietas tradicionais (nem sempre idênticas, mas seguindo aquele protocolo básico de se manter em déficit calórico comendo alimentos comuns de qualidade, tendo pelo menos 4 refeições ao dia e fazendo exercícios físicos), sem muitas frescuras, e que também obtiveram bons resultados. Nada de sistematizar quanto carboidrato deve ser consumido ou tabelinhas sobre o que comer. A pessoa se vira com o que tem mesmo.

 

Enfim, a discussão aqui não é sobre indivíduos, mas sim se vale ou não a pena optar por uma rotina mais "complicada".

 

E que fique claro novamente, não estou querendo discutir aqui sobre dieta A ou B. Quero discutir somente se vale a pena montar uma dieta tão metódica e bem calculada.

Editado por Zé Ninguém
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Publicidade

Essas coisas fazem diferença sim, por numeros muitas vezes pode não parecer, mas alguns detalhes influenciam bem. Vou falar do meu caso.

No inicio do emagrecimento eu resolvi ir só no olhometro, e quando vc ta com vontade de emagrecer acaba colocando menos do q vc deveria em tudo, principalmente se vc não contar seu GCD. Resultado, perdi bastante peso, mas foi uma grande quantidade de MM junto que eu me arrependo até hj.

Sobre os tipos diferentes de dieta, elas acabam fazendo diferença sim, mas depende da individualidade. O mais importante, na minha opinião é manter um deficit aceitavel quando pretende-se emagrecer.

 

Eu particularmente uso uma dieta tradicional. Mas JI, dieta flexivel entre outros podem ajudar ainda mais alguem a seguir a dieta, entao se optam por isso e as ajudam, não vejo pq nao fazer.

 

Agora se for pra fazer merda a pessoa vai fazer com qlq dieta, da mesma maneira q acontece se for pra seguir.

Editado por Brunob0797
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

15 minutos atrás, Brunob0797 disse:

Agora se for pra fazer merda a pessoa vai fazer com qlq dieta, da mesma maneira q acontece se for pra seguir.

 

Então, é exatamente isso que eu quero discutir. A partir do momento em que esquematizar tudo em tabelinhas e calcular isso e aquilo não irão impedir o sujeito de fazer bosta, por que não simplificar o bagulho? Por que se sujeitar a tanto stress?

Editado por Zé Ninguém
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Supermoderador

Em linhas gerais, é necessário o seguinte:

- um treino bem montado, voltado para manutenção de massa muscular (este tópico explica bem isso)

- uma dieta com déficit razoável e proteína em quantidade suficiente para manter a massa muscular

- ter aderência na dieta

 

O terceiro ponto é o mais importante, e no qual as pessoas mais falham. Neste ponto entra a "individualidade biológica" - algumas pessoas se dão melhor com high carb, outras high fat; algumas com poucas refeições por dia, outras com muitas. Experimente para saber o que é melhor para você.

 

Para quem não se segura e acaba exagerando um dia ou outro, o ideal é levar esses dias em conta na hora de montar a dieta (ou seja, usar um déficit calórico um pouco maior para compensar os exageros).

 

Não precisa ter tudo calculado até a segunda casa decimal... Você pode fazer isso se te ajuda, mas não é algo estritamente necessário.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

10 minutos atrás, mpcosta82 disse:

Em linhas gerais, é necessário o seguinte:

- um treino bem montado, voltado para manutenção de massa muscular (este tópico explica bem isso)

- uma dieta com déficit razoável e proteína em quantidade suficiente para manter a massa muscular

- ter aderência na dieta

 

Simples assim. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

22 minutos atrás, Zé Ninguém disse:

 

Então, é exatamente isso que eu quero discutir. A partir do momento em que esquematizar tudo em tabelinhas e calcular isso e aquilo não irão impedir o sujeito de fazer bosta, por que não simplificar o bagulho? Por que se sujeitar a tanto stress?

Acho que dependendo de como a pessoa simplificar, é mais fácil dela meter o pé no balde.

Por exemplo, se um cara ta iniciando e decidir montar uma dieta só com frango e batata doce por ser mais simples, quando ele fugir da dieta para outras coisas que ele gosta, talvez seja muito mais difícil de voltar do q se tivesse seguindo uma dieta flexível.

Ou mesmo, a pessoa esta emagrecendo e não sabe com certa precisão o que come. De repente ela para de perder peso e corta um monte de coisas e a ingestão vai la pras 900kcal e caga tudo, se soubesse o quanto comia antes ficaria mais facil de mudar a dieta, ou mesmo se decide mudar algum alimento por ter cansado dele, tipo trocar entre batata e macarrão, é a mesma coisa do exemplo anterior.

As vezes algo que é mais difícil no inicio facilite sua vida no futuro.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu acho que o que o maior problema é a pessoa escolher um método de emagrecimento totalmente diferente daquilo que ela é acostumada a fazer pro ganho ou manutenção de peso (sabemos que a diferença é basicamente o déficit calórico) só porque viu por aí que dá resultado.

Por exemplo: eu como tudo pesadinho porque ganho peso fácil demais e preciso manter um certo controle, 2 ou 3 vezes no dia normalmente bem limpo (exceto fds e feriados) porque nao tenho tempo sobrando pra ficar comendo de x em x horas e acho uma besteira total (mas isso aí já é pessoal). Se eu for do nada começar o meu plano de emagrecimento metendo refeições a cada 3 ou 2 horas, e blablabla, e porque não sei quem lá na puta que pariu come 8 refeições por dia e tá ficando mais seco que o Saara, com certeza vai ter uma maior probabilidade de eu fazer merda. Eu assumo que enquanto praticante não profissional, ou seja, to fazendo isso no máximo pra ser saudável e ter um corpo legal, é a minha dieta que tem q se adequar a minha rotina, meu estilo de vida que já vivo e estou satisfeito, e nao o contrário. 

 

Mesma coisa: o pessoal vem ha 10 meses felizão no bulk, fazendo 6 ou 7 refeiçoes no dia e tal, aí do nada para e diz" vou começar a fazer jejum intermitente porque vi ali que dá bastante resultado e blablabla" sendo que a pessoa é satisfeita nesse estilo de vida, comendo 7 refeições/dia, com hora regrada etc. Resultado: não aguenta! Porque IF ou comer 2, 3 vezes só é muito puxado? Não, porque esse estilo de alimentação não é pra ela! Não se encaixa no perfil da pessoa!

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Caí de bandeja nesse post enquanto pesquisava algumas coisas e ele se encaixa perfeitamente ao meu caso..

Hoje estou com 26 anos, 1,83cm e 107kg. Eu definitivamente não estou conseguindo vencer a compulsão alimentar, ansiedade e etc para frequentar a academia 5x por semana e manter uma alimentação saudável. Meus grandes problemas são a bendita cerveja sempre combinada com petiscos, snacks e quando tenho que comer na rua, faço aqueles pratos gigantescos no self service..

Quando tinha 18 anos comecei a praticar musculação, sempre li bastante, até entendo um pouco de dieta e tal. Somando todo o tempo, devo ter uns 2 anos de treino porém a grande maioria no início, após isso só gasto dinheiro com planos em academia e dietas que não duram 1 semana..

A última foi há 2 semanas e já estou inventando desculpas para não estar indo a academia e fazendo a dieta.. Isso me deixa EXTREMAMENTE mal pois perdi praticamente todas as minhas roupas, tenho vergonha de tirar a camisa em publico e o pior de tudo é que a saúde com certeza está indo pro saco..

Essa última dieta optei pelo JI justamente pela simplicidade com os horários mas mesmo assim parei de seguir..

Segue uma foto da dieta, e se alguém tiver algum conselho ou direção pra me dar, serei eternamente grato.. abraços

DIETA.xlsx

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

24 minutos atrás, vtr1991 disse:

Caí de bandeja nesse post enquanto pesquisava algumas coisas e ele se encaixa perfeitamente ao meu caso..

Hoje estou com 26 anos, 1,83cm e 107kg. Eu definitivamente não estou conseguindo vencer a compulsão alimentar, ansiedade e etc para frequentar a academia 5x por semana e manter uma alimentação saudável. Meus grandes problemas são a bendita cerveja sempre combinada com petiscos, snacks e quando tenho que comer na rua, faço aqueles pratos gigantescos no self service..

Quando tinha 18 anos comecei a praticar musculação, sempre li bastante, até entendo um pouco de dieta e tal. Somando todo o tempo, devo ter uns 2 anos de treino porém a grande maioria no início, após isso só gasto dinheiro com planos em academia e dietas que não duram 1 semana..

A última foi há 2 semanas e já estou inventando desculpas para não estar indo a academia e fazendo a dieta.. Isso me deixa EXTREMAMENTE mal pois perdi praticamente todas as minhas roupas, tenho vergonha de tirar a camisa em publico e o pior de tudo é que a saúde com certeza está indo pro saco..

Essa última dieta optei pelo JI justamente pela simplicidade com os horários mas mesmo assim parei de seguir..

Segue uma foto da dieta, e se alguém tiver algum conselho ou direção pra me dar, serei eternamente grato.. abraços

DIETA.xlsx

 

Eu não manjo muito de dieta pra perder tanto peso assim, então posso estar enganado, mas acho que sua ingestão de calorias está muito baixa. 1900kcal pra um cara de 1,80 e 107 kg deve causar um choque muito grande no seu corpo, mesmo com boa parte do peso sendo gordura. Talvez se voce subisse isso pra umas 3200 ou até um pouco mais e focasse mais na intensidade e frequencia dos exercícios facilitaria muito tanto na sua adaptação à dieta quanto à reação do seu corpo aos exercícios e a dieta. Aí QUANDO voce estagnasse no peso com essa quantidade de kcal, tipo seu peso nao descer por 8, 10 dias voce ir descendo aos poucos as calorias ingeridas (retirando a quantidade mínima pra qual seu corpo responde com queima de gordura, pode ser tirando 100 ou 300 calorias, depende de cada um) e assim vai indo. A pressa é inimiga da perfeição. Quanto mais rápido voce aumentar o déficit, mais rápido seu corpo vai parar de responder aos estímulos e voce vai pensar "Poxa, mas meu peso nao desce pq? to comendo 1000 kcal e nao saio de 95kg". Por isso é importante ter paciencia e nao cair na ideia de que "quanto mais déficit, mais vou queimar" pq chega uma hora que seu corpo para de reagir.

Editado por Reidascoxinhas
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
×
×
  • Criar Novo...