Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Dúvida levantamento terra


Jpbrun

Posts Recomendados

Vou começar o stronglifts 5x5 semana que vem e, como nunca fiz terra e sou novo nesse mundo, vou começar com 5 de cada lado. Minha dúvida é a seguinte: como a anilha de 5 é muito pequena, devo colocar um step ou algo do gênero embaixo? E tem alguma altura certa que a barra tem q ficar do chão? Desde já, agradeço. Obs: tenho 1,78 e ''pernas longas''.

Editado por Jpbrun
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Publicidade

Boa noite,

 

A Barra Olímpica possui 20kg Se eu fosse você usaria apenas a Barra neste início, desta forma você poderá aprender e aperfeiçoar o movimento.

 

Se você é iniciante de tudo, seu objetivo inicial não é levantar pesos pesados e sim aprender o movimento.

Depois de uma fase de aprendizado e adaptação motora, você focará em ciclos de hipertrofia, consolidação de força e picos de força.

 

Sendo iniciante você deveria focar 50% ou mais do seu ciclo em hipertrofia, 30% ou menos em consolidação de força e 20% ou menos em pico de força. 

 

Faça uma busca no Youtube por canais de Powerlifting, existem alguns bem interessantes que mostram a exceção correta dos exercícios.

Tem: Juggernaut Training System, Alan Thrall, Buff Dudes... 

 

E respondendo sua pergunta... sim você pode colocar a barra sobre um step ou box.

Todavia aconselho buscar informações visuais quanto a execução do movimento, pois nada do que eu te falar aqui será tão eficiente quanto assistir um vídeo. 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

17 minutos atrás, francesca disse:

Boa noite,

 

A Barra Olímpica possui 20kg Se eu fosse você usaria apenas a Barra neste início, desta forma você poderá aprender e aperfeiçoar o movimento.

 

Se você é iniciante de tudo, seu objetivo inicial não é levantar pesos pesados e sim aprender o movimento.

Depois de uma fase de aprendizado e adaptação motora, você focará em ciclos de hipertrofia, consolidação de força e picos de força.

 

Sendo iniciante você deveria focar 50% ou mais do seu ciclo em hipertrofia, 30% ou menos em consolidação de força e 20% ou menos em pico de força. 

 

Faça uma busca no Youtube por canais de Powerlifting, existem alguns bem interessantes que mostram a exceção correta dos exercícios.

Tem: Juggernaut Training System, Alan Thrall, Buff Dudes... 

 

E respondendo sua pergunta... sim você pode colocar a barra sobre um step ou box.

Todavia aconselho buscar informações visuais quanto a execução do movimento, pois nada do que eu te falar aqui será tão eficiente quanto assistir um vídeo. 

 

Entao mano, la na academia nao tem barra olimpica e eu nao sou bem um iniciante, treinava a alguns meses mas estava parado fazendo fisioterapia devido a uma lesao jogando futebol. Sobre a execução, já vi bastantes videos e dei uma bela estudada nesse tempo que estive parado, só ficaram estas duvidas pois, nos videos de deadlift sempre usam anilhas de 20 kg. Uma outra questao, tem alguma altura padrao de distancia da barra para o chao? Nem que eu tenha q marcar na canela e ajustar la, pois até as anilhas de 20kg la da academia sao diferentes, sinto que sao bem menores. 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom...

 

Na minha anatomia a barra bate a 2/3 da minha canela. Do joelho até o tornozelo se eu dividir minha canela em três partes começando no joelho a barra fica localizado a 2/3.

 

No início do lift meus pés ficam posicionados abaixo da barra na altura do laço do tênis.

 

Meu deadlift é tradicional e minha abertura de pernas é mínima. Logo, minha pegada fica na linha dos ombros.

 

Utilizo a pegada pronada e quando meu antebraço dá sinais que vai desistir, uso a pegada gancho. Em Meets sempre uso a gancho.

 

Bons treinos.

 

Sent from my ASUS_Z012DC using Tapatalk

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

14 minutos atrás, francesca disse:

Bom...

 

Na minha anatomia a barra bate a 2/3 da minha canela. Do joelho até o tornozelo se eu dividir minha canela em três partes começando no joelho a barra fica localizado a 2/3.

 

No início do lift meus pés ficam posicionados abaixo da barra na altura do laço do tênis.

 

Meu deadlift é tradicional e minha abertura de pernas é mínima. Logo, minha pegada fica na linha dos ombros.

 

Utilizo a pegada pronada e quando meu antebraço dá sinais que vai desistir, uso a pegada gancho. Em Meets sempre uso a gancho.

 

Bons treinos.

 

Sent from my ASUS_Z012DC using Tapatalk

 

 

Sem querer ser chato, mas ja sendo, hehehe. Existe algum padrao da altura da barra? Por exemplo 20 cm do chão. Por que se eu for fazer c as anilhas la da academia a barra fica um pouco acima do meu tornozelo e meu movimento fica uma merda. 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não tem altura padrão.

Somente as alturas das anilhas.

 

A diferença é que uma anilha olímpica de 5kg, 10kg ou 25kg possuem a mesma altura, o que difere é a espessura.

 

No geral a barra bate na metade da canela para baixo, na maioria dos atletas.

 

Contudo, se tu tens pernas longas e pouca flexibilidade nos tornozelos e isquiotibiais e não consegue iniciar o Deadlift tradicional, sugiro:

 

1. Comece com a barra sobre um step out box;

 

2. Treine para melhorar a a flexibilidade, isso deve ser feito com sessões especializadas de alongamento e longe do treino de força. Alongar-se antes de treinar prejudicará seu desempenho pois você perderá força. Aquecer não é a mesma coisa que alongar.

 

3. Se tudo ficar muito ruim, mesmo com o step. Tente o Sumo Deadlift, pois coloca muito mais ênfase nos quadríceps e diminui a amplitude do movimento. E num Meet, você pode puxar das duas formas.

 

Bons treinos,

FRANCESCA.

 

Sent from my ASUS_Z012DC using Tapatalk

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

18 horas atrás, Jpbrun disse:

Vou começar o stronglifts 5x5 semana que vem e, como nunca fiz terra e sou novo nesse mundo, vou começar com 5 de cada lado. Minha dúvida é a seguinte: como a anilha de 5 é muito pequena, devo colocar um step ou algo do gênero embaixo? E tem alguma altura certa que a barra tem q ficar do chão? Desde já, agradeço. Obs: tenho 1,78 e ''pernas longas''.

 

Não sei qual seu nível de força ou seu peso, mas em geral mesmo as pessoas que nunca viram uma anilha na vida conseguem fazer levantamento terra com pelo menos 70% do próprio peso na primeira vez. Se você colocar uma anilha de 20 kg de cada lado, vai ter 50 kg de carga (assumindo uma barra de treino de 10 kg), o que é extremamente baixo para qualquer adulto do sexo masculino (não estou tirando ninguém, é o que se consegue perceber ao se analisar a maioria dos iniciantes, como você pode ver na explicação da tabela que eu linkei). Com a anilha de 20 kg, a barra fica numa altura similar à "oficial", isto é, a altura utilizada em campeonatos de powerlifting (a anilha oficial tem 45 cm, então a barra fica a ~20 cm do chão). Se você não conseguir fazer o número mínimo de repetições com 50 kg, coloque anilhas de 10 kg mesmo e use outras anilhas pra aumentar um pouco a altura. Se não quiser fazer isso, tudo bem, pois o levantamento terra com deficit (geralmente feito com os pés em cima de um suporte para aumentar a amplitude) é um movimento mais difícil e mais completo, o que te trará mais resultados no início.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

31 minutos atrás, LuizLeandro disse:

 

Não sei qual seu nível de força ou seu peso, mas em geral mesmo as pessoas que nunca viram uma anilha na vida conseguem fazer levantamento terra com pelo menos 70% do próprio peso na primeira vez. Se você colocar uma anilha de 20 kg de cada lado, vai ter 50 kg de carga (assumindo uma barra de treino de 10 kg), o que é extremamente baixo para qualquer adulto do sexo masculino (não estou tirando ninguém, é o que se consegue perceber ao se analisar a maioria dos iniciantes, como você pode ver na explicação da tabela que eu linkei). Com a anilha de 20 kg, a barra fica numa altura similar à "oficial", isto é, a altura utilizada em campeonatos de powerlifting (a anilha oficial tem 45 cm, então a barra fica a ~20 cm do chão). Se você não conseguir fazer o número mínimo de repetições com 50 kg, coloque anilhas de 10 kg mesmo e use outras anilhas pra aumentar um pouco a altura. Se não quiser fazer isso, tudo bem, pois o levantamento terra com deficit (geralmente feito com os pés em cima de um suporte para aumentar a amplitude) é um movimento mais difícil e mais completo, o que te trará mais resultados no início.

Muito obrigado pela resposta, realmente muito esclarecedora.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

No SL 5x5 a recomendação é começar com 40kg no terra - 20kg da barra + 2 anilhas de 10kg. Se você entrar no site oficial, vai ver que essa é a recomendação do Medi.

A altura da barra em uma anilha olímpica oficial é de 23cm. Você pode usar anilha de qualquer tamanho e usar steps ou outras anilhas embaixo para atingir essa altura. Pese a barra da sua academia e complete a carga com as anilhas.

E 40kg é bem tranquilo. Pode começar por aí.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
×
×
  • Criar Novo...