Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

[Artigo] Foam Roller deixa seus vasos sanguíneos mais elásticos.


leonardoamerico

Posts Recomendados

Hola!

Após quase uma década sugando conhecimento aqui do fórum resolvi criar uma conta e agregar um pouco com artigos e traduções de estudos científicos pra saúde, performance e qualidade de vida da galera.

 

Hoje vai ser sobre o Foam Roller.

 

Recentemente, bom, não tão recente [2013], cientistas da universidade Nippon - Faculdade da Ciência do Esporte - mostram que a auto massagem com foam roller deixa seus vasos sanguíneos mais elásticos, isso mesmo, não trás apenas benefícios a mobilidade como um todo mas também qualidade do sistema circulatório, e consequentemente do sistema cardíaco.

 

O nome científico da auto massagem é auto-liberação miofascial (do inglês SMR - self-myofascial release). SMR, como exercícios de flexibilidade, propõem deixar os músculos mais flexíveis, os pesquisadores ficaram curiosos se uma sessão de foam roller teria um efeito positivo nos vasos sanguíneos.

 

grid_oxy.jpg

Os pesquisadores japoneses fizeram um experimento com 10 estudantes com idade de 19. Eles mediram a velocidade de ondas de pulso dos estudantes [em outras palavras: a rigidez dos vasos sanguíneos] e a concentração de nitrato e nitrito nos vasos. Nitrato e nitrito são precursores do monóxido de nitrogênio [NO], substância que deixa os vasos sanguíneos flexíveis e os mantém jovens.

 

Após a primeira medição os estudantes passaram a usar um foam roller de 15 x 91cm por um máximo de 15 minutos. Eles massagearam seus adutores, posteriores, quadríceps e costas, incluindo trapézio. [grupo: SMR]

 

E no final da sessão os pesquisadores repetiram as medições.

 

Os pesquisadores também os mediram em outra ocasião, onde os estudantes não aplicaram o foam roller. [grupo de controle: Control]

 

foamrollerarteries.gif

 

foamrollerarteries2.gif

 

A figura acima mostra que uma sessão de foam roller deixaram os vasos sanguíneos menos duros e rígidos, e a concentração de precursores de óxido nítrico no sangue também aumentaram.
"Essas descobertas sugerem que uma sessão de auto-liberação miofascial (SMR) traz vários benefícios cardiovasculares", os pesquisadores escreveram. "Além disso, pela auto-liberação miofascial reduzir PWV e aumentar a concentração de NO no plasma, a longo prazo pode diminuir o enrijecimento das artérias".

 

-

 

Estudo completo: www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/23575360

Tradução: leonardoamerico

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Publicidade

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
×
×
  • Criar Novo...