Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Abscessos Relacionados À Injeção De Esteróide Anabólico-Androgênico


Sr.Misterio

Posts Recomendados

Pesquisadores:

Rich JD, Dickinson BP, Flanigan TP, Valone SE.

The Miriam Hospital, Brown University, Providence RI, & Boulder County Hospital, Boulder CO.

Fonte:

Med. Sci. Sports Exerc. 31(2) 207-209, 1999

Resumo:

Neste trabalho é apresentado o caso de um indivíduo de 26 anos de idade, usuário de esteróide anabólico, que não fez uso de técnicas estéreis para aplicação e teve como resultado o desenvolvimento de abscessos, na coxa, relacionado à aplicação. Este indivíduo afirmou ter compartilhado ampolas de multidosagens com outros dois companheiros de levantamento de peso, que também desenvolveram infecções. O processo de controle da infecção e recuperação demoraram aproximadamente de 3-4 meses além de uma visita à sala de emergência.

Discussão:

Geralmente, o meu foco principal nesta secção não é o de estudo de casos isolados. Eu queria fazer uma exceção nesta instância por ter sentido a necessidade de chamar a atenção dos leitores para um dos riscos envolvidos com o uso de esteróides injetáveis.

Dois fatores colocam fisiculturistas e levantadores de peso americanos em risco de infecções relacionadas à aplicação por injeção. Primeiro, políticas governamentais severas estabelecidas nos anos 80 com respeito às conseqüências legais do uso e/ou porte de esteróides anabolizantes/androgênicos têm diminuído grandemente a disponibilidade destes através de vias médicas. Segundo, muitos usuários novatos não são familiares com os riscos envolvidos nos métodos impróprios de aplicação por injeção, além dos riscos envolvidos com o compartilhamento de agulhas e/ou ampolas.

Médicos têm sido pressionados tremendamente para não prescreverem esteróides a indivíduos com objetivos de melhora estética ou física, diminuindo assim a disponibilidade de esteróides através dos meios legais. Companhias farmacêuticas americanas também têm diminuído muito a produção de esteróides anabólicos/androgênicos. Financeiramente, já não e prático se os médicos não podem prescrever os esteróides para um mercado mais amplo. Isto tem resultado em uma grande expansão nos produtos de mercado negro, que na sua maioria são de qualidade questionável e geralmente são produzidos sob condições não estéreis. A maioria dos fisiculturistas não tem os meios ou educação necessárias para identificar falsificações ou ter todas as suas drogas testadas em laboratórios quanto à pureza. Como resultado, as pessoas estão jogando com as suas saúdes usando esteróides que elas obtém de fontes de mercado negro. Às vezes, o produto é relativamente puro e o usuário obtém os resultados esperados. No entanto, com qual freqüência você ouve falar de um fisiculturista que está fazendo um ciclo e obtendo nenhum dos ganhos esperados? Geralmente o indivíduo se sente tolo em dizer para outras pessoas, "Ei pessoal, olha que bobo eu sou. Acabei de gastar uma montanha de dinheiro em esteróides, comprei de uma pessoa que não conhecia pessoalmente, e era tudo falsificado! Alem disto, não tenho nem idéia do que acabei de injetar no meu corpo nas últimas semanas!" Isto não e o tipo da coisa que um fisiculturista iniciante fala para os outros.

Às vezes, o óleo misterioso na ampola é inócuo, às vezes ele contém agentes infecciosos tais como bactérias raras ou substâncias tóxicas. Existem vários estudos de fisiculturistas desenvolvendo abscessos de "bactérias atípicas". Bactérias atípicas estão por toda parte no ambiente, são capazes de sobreviver por períodos prolongados sem nutrientes, tal como uma ampola de esteróide, e são muito capazes de causar infecções com curas difíceis no ponto de aplicação.

Se você visitar os fóruns de fisiculturismo na internet, sem dúvida você irá encontrar várias perguntas feitas por novatos sobre uso de esteróides. O escritor anônimo geralmente quer saber, "quanto devo tomar?", "Quando vou começar a ver resultados?", ou "o que devo tomar além disto?". Não é muito comum alguém perguntar, "como evito me infeccionar com as bactérias presentes na minha pele?" ou "se esta coisa ficar infeccionada, o que o meu médico deverá procurar como tratamento?". Freqüentemente, a euforia de ter aquela pequena ampola preciosa de sonhos faz com que o usuário esqueça dos cuidados fundamentais.

Também existe o fator de segredo. Eu geralmente percebo que alguns fisiculturistas tem uma euforia juvenil só de falar de esteróides e não conseguem guardar segredo. Quando não conseguem conter a excitação de serem tão espertos e começam a falar sobre o uso de esteróides, eles raramente fazem perguntas inteligentes. Aqueles mais maduros, no entanto igualmente mal informados, têm um outro dilema, o de fazer perguntas relacionadas a auto-aplicação de esteróides injetáveis sem resultar na curiosidade do porquê o indivíduo quer saber… "Bom,…eu tenho um amigo que…", você entende, claro.

Aí existem os usuários experientes que simplesmente não tomam cuidado. É esta população que talvez esteja sob maior risco simplesmente por causa do grande volume de drogas que usam durante sua carreira de fisiculturismo. Geralmente, você não ouve falar de um fisiculturista famoso sofrendo de infecções relacionadas a aplicações. Não é que não aconteça, é simplesmente porque o assunto não é divulgado. Parafernália, como seringas e agulhas, e leis de prescrição de drogas em muitos estados, que são intencionadas a diminuir o uso de drogas ilícitas, diminui o acesso a equipamentos estéreis de injeção até para usuários experientes. Muitas vezes, quando agulhas e ampolas são escassas, elas são compartilhadas. Isto aumenta significantemente o risco de contrair doenças como HIV, hepatite C e hepatite B. Existem casos documentados de cada uma destas doenças serem contraídas após a aplicação de esteróides injetáveis.

Uma palavra de cuidado é tudo que ofereço. Existem as formas adequadas de administrar drogas injetáveis que reduzem o risco de infecção. Existem também precauções que podem salvar a vida e que devem ser tomadas por fisiculturistas usuários de esteróides, tal como não compartilhar agulhas e ampolas de multidosagens. Se você estiver disposto a fazer o esforço e pagar o preço na obtenção de esteróides injetáveis ilegais, ao menos tire um tempo para se educar sobre as formas corretas de administração, bem como os riscos envolvidos com o seu uso.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Publicidade

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.
×
×
  • Criar Novo...