Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Reencarnação - Qual sua opinião?


Fcheic

Posts Recomendados

Salve galera!

Comecei a acompanhar mais o blog e vi que no tópico religião muita gente expõe suas idéias sejam céticas ou não a respeito de espiritualidade, de dogmas ou de teorias filosóficas, físicas ou espiritualistas conforme aquilo que acredita ou considera verdade.

 

Para mim não existe verdade absoluta, a verdade é fragmentada ou seja existem várias meias verdades que somadas podem nos fazer chegar próximos de uma verdade unificada.

Mas isso é a minha opinião e se você não pensa assim, se acredita ou não em reencarnação pra mim ta ótimo, pois não quero tentar doutrinar ninguém, lidar com minhas próprias crenças já da bastante trabalho.

 

Então fica a questão: QUAL SUA OPINIÃO SOBRE REENCARNAÇÃO? EXISTE? NÃO EXISTE? COM BASE EM QUE VOCÊ AFIRMA SUA RESPOSTA?

 

Deixem suas opiniões, mas lembrem de respeitar a opinião alheia, pois não se trata de uma disputa para ver quem está certo, se trata de somar vários pontos de vista.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Publicidade

É o tipo de tópico que nunca vai dar certo. É um assunto que consite no principal pilar das religiões ao negar, ou afirmar a sua possibilidade.

Não tem como esse debate ocorrer de forma saudável e proveitosa. 

Eu acredito na reencarnação. É a única forma de se fazer justiça de fato e a única explicação para as coisas bizarras que vemos por aí.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

É, o tópico até pode dar certo, a questão de ocorrer debates saudáveis também considero uma utopia, só coloquei a observação para instigar o freio da língua.

 

Eu acredito em reencarnação por diversos fatores.

 

Acredito que a teoria reencarnacionista é a que nos traz as melhores explicações, ou as mais próximas de que a minha razão me permite concordar com uma ideia.

 

Se for se basear na bíblia, existem trechos que citam de maneira metafórica a reencarnação, se voltarmos ao antigo Egito antes do cristianismo, o primeiro ritual ao qual um iniciado nos mistérios ocultos era submetido era a viagem astral ou se preferirem pra não soar tão místico, a projeção da consciência.

Rituais são tão antigos quanto a própria humanidade e qualquer mitologia ou tribo que se estude ou tenha registros nas civilizações possuíam seus rituais.

Esse ritual egípcio era a base para o iniciado entender que seu corpo de carne era apenas uma manifestação na dimensão mais densa onde vivemos encarnados, e que além dela existem vários outros planos de manifestação ou dimensões que nossa consciência ou mente se manifesta.

Todas as escolas ocultistas realizam esse ritual com seus iniciados, e isso não é passível de ser provado para as massas. Todo mundo sabe que para uma mente fechada, mesmo que você esfregue alguma verdade na cara dela, ela pode continuar fechada em seu próprio conceito, pois isso ameaça toda uma construção de identidade e personalidade que muitas vezes ela levou uma vida inteira para criar.

 

Mas enfim, a técnica egípcia é só um dos muitos assuntos que podem ser discutidos a respeito da reencarnação.

Existe hoje em dia a projeciologia e a conscienciologia que estudam de maneira científica esses fenomenos de projeção da consciência enquanto a pessoa dorme, essa ideia consiste na premissa de que quando nosso corpo físico entra em estado de sono, nos desprendemos energeticamente de nosso corpo físico e nos manifestamos em outro plano de consciência com um corpo mais sútil. O estudo é bem amplo e usa várias terminologias do próprio criador do instituto de pesquisa para explicar fenômenos que várias ordens iniciáticas já praticam a milênios.

Muita gente que nunca estudou ou ouviu falar dessas coisas já teve experiências fora do corpo enquanto dormiam, mas consideraram "sonhos"

Gente que no geral dorme e acorda ao lado do próprio corpo físico deitado na cama e acha que morreu, e leva um baita susto, não é pra menos.

 

Enfim, a teoria reencarnacionista e toda a base filosófica que ela apresenta, seja em qual seguimento for, me tornaram adepto dessa ideia de que existe de reencarnação.

Fora isso, tive algumas experiências e vivências que já reforçaram essa ideia.

Mas é claro que isso é uma experiência pessoal e mesmo que eu detalhasse toda ela, isso é a minha verdade e eu não posso (e nem devo) fazer alguém acreditar.

Considero esse assunto interessantíssimo ao debate! 

Editado por Fcheic
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ao meu ver funciona como a metáfora da Bíblia daquela história que todos os povos falavam a mesma língua e o espírito santo desceu e cada povo começou a usar uma língua diferente (estou citando como exemplo, não conheço a história ou a bíblia direito e nem sou cristão) 

A última civilização que segundo a história alcançou um patamar muito avançado de conhecimento foi a atlante e eles detinham o que se chamaria de verdade absoluta, pensamento alinhado e conhecendo real sobre o Universo. Alguns dizem que essa civilização acabou se destruindo sozinha e outros que o ciclo dela chegou ao fim e o pouco de conhecimento absoluto foi espalhado pelo globo terrestre pelos que restaram e iniciaram novas civilizações, mas o conhecimento antigo que era transmitido boca a ouvido foi se alterando conforme cada homem que o possuía lhe alterava conforme o que lhe convinha e assim a verdade que era como um espelho que refletia o absoluto se quebrou em muitos pedaços e cada povo ou tribo pegou alguns desses pedaços para criar suas bases.

 

 

Se você ler qualquer coisa sobre a história das religiões comparadas ou sobre mitologia comparada, consegue perceber que se for peneirado os deuses, santos ou sábios, todos eles tem similaridades. Por exemplo:

Hefestou ou Vulcano: Era o deus dos ferreiros, artesãos, escultores, fogo e dos vulcões e filho de Zeus e Hera.
Ptah ou Pta: Deus egípcio superior dos artesãos, mestre na manipulação de pedras e metais. 

Ogum: Deus africano da batalha, do ferro, das armas, dos metais e do fogo

 

Existe uma infinidade de semelhanças. A própria história de Jesus muito antes dele existir é praticamente a mesma historia de Horus, Khrisna, Mitra que existiam muito antes dele. Ou seja, a igreja condenou o paganismo mas a história de seu maior trunfo é a mesma que dos deuses sois pagãos.

 

Cada religião, seita ou ordem possui algumas partes dessa verdade absoluta, mas por estar em partes elas são meias verdades ou verdades fragmentadas, e elas usam isso conforme lhes convém e atacam as verdades de outras religiões mas possuem muita semelhança.

Quando você faz uma comparação e peneira tudo isso, junta o que sobrou de cada uma e remonta sua própria verdade, ela pode se tornar mais próximo do absoluto. 

 

O próprio Martinho Lutero quando foi até Roma mostrar que muita coisa na Bíblia era válida, mas muita coisa se contradizia, foi expulso de lá e criou sua própria base religiosa. O problema foi que ele disse aos homens que deveriam interpretar a Bíblia por eles mesmos, e se você fizer isso sem a noção de quanta linguagem figurada, quanta metáfora e quanta mensagem subliminar a Bíblia possui, você acaba se tornando um desses pastores fanáticos que leva tudo ao pé da letra e ao mesmo tempo que prega o "amai-vos uns aos outros" prega também o "homosexualismo é do demônio, quem bebe é do demônio " e assim por diante  

 

 

Editado por Fcheic
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

João Cap. 3 Versículo 1 a 12

"E havia um homem entre os fariseus, por nome Nicodemos, senhor entre os judeus. - Este, uma noite veio buscar Jesus e disse-lhe: Rabi, sabemos és mestre, vindo da parte de Deus, porque ninguém pode fazer estes milagres que fazes se Deus não estiver com ele. - Jesus respondeu: Na verdade te digo que não pode ver o reino de Deus senão aquele que renascer de novo. - Nicodemos lhe disse: Como pode um homem nascer quando já veiho, porventura pode tomar a entrar no ventre de sua mãe e nascer outra vez? - Respondeu-lhe Jesus: Em verdade, em verdade te digo que quem não renascer da água e do espírito não pode entrar no reino de Deus. - O que é nascido da carne, é carne e o que é nascido do espírito é espírito - Não te maravilhes de eu te dizer: Importa-vos nascer outra vez. - O espírito as sopra onde quer e tu ouves a sua voz, mas não sabes donde ele veio, nem para onde vai: assim é todo aquele que é nascido do Espírito. Perguntou Nicodemos : Como se pode fazer isso? - Respondeu-lhe Jesus: Tu és mestre em Israel e não sabes estas coisas? - Em verdade, em verdade te digo que nós dissemos o que sabemos, que damos testemunho do que vimos, e vós com tudo isso não recebeis o nosso testemunho. - Se quando eu vos tenho falado nas coisas terrenas, ainda assim não me credes, como me crereis, se eu falar das celestiais?

 

 

11 horas atrás, CrowleyFX disse:

Duvido que exista algo do gênero.

Qual o sentido disso? 

Ao que você se refere?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

53 minutos atrás, Fcheic disse:

João Cap. 3 Versículo 1 a 12

"E havia um homem entre os fariseus, por nome Nicodemos, senhor entre os judeus. - Este, uma noite veio buscar Jesus e disse-lhe: Rabi, sabemos és mestre, vindo da parte de Deus, porque ninguém pode fazer estes milagres que fazes se Deus não estiver com ele. - Jesus respondeu: Na verdade te digo que não pode ver o reino de Deus senão aquele que renascer de novo. - Nicodemos lhe disse: Como pode um homem nascer quando já veiho, porventura pode tomar a entrar no ventre de sua mãe e nascer outra vez? - Respondeu-lhe Jesus: Em verdade, em verdade te digo que quem não renascer da água e do espírito não pode entrar no reino de Deus. - O que é nascido da carne, é carne e o que é nascido do espírito é espírito - Não te maravilhes de eu te dizer: Importa-vos nascer outra vez. - O espírito as sopra onde quer e tu ouves a sua voz, mas não sabes donde ele veio, nem para onde vai: assim é todo aquele que é nascido do Espírito. Perguntou Nicodemos : Como se pode fazer isso? - Respondeu-lhe Jesus: Tu és mestre em Israel e não sabes estas coisas? - Em verdade, em verdade te digo que nós dissemos o que sabemos, que damos testemunho do que vimos, e vós com tudo isso não recebeis o nosso testemunho. - Se quando eu vos tenho falado nas coisas terrenas, ainda assim não me credes, como me crereis, se eu falar das celestiais?

 

 

Ao que você se refere?

Reecarnação.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Acho que a base mais sólida que tenho sobre esse tema é a seguinte explicação:

Alguns acreditam que depois da morte, tudo simplesmente acaba. O show acaba, a TV desliga e é isso.

Eu sustentei essa crença por uns 10 anos da minha vida mais ou menos, do início da minha adolescência (14 ou 15 anos) até a fase adulta (24 a 25 anos). Quando cheguei a essa idade, eu usava droga pra caralho, já tinha experimentado desde cogumelo à crack, fazia uso regular de maconha e álcool e quando eu digo regular me refiro a 10 baseados por dia em média. Nessa época, não sei como ou porque (e não é por causa das drogas) eu tive experiências extra sensoriais e a partir dai comecei a pensar que podia existir o "algo além" e fui buscar saber mais sobre espiritualidade.

 

A maioria acredita que o máximo do algo além que existe é a velha história que a ICAR enfia goela a baixo nos católicos sobre céu e inferno. Basicamente se resume em: seja bonzinho e vá para o céu, seja um menino mal e queime nos pés de satanás!

Eu não quero parecer ofensivo em relação a quem sustenta essa crença, mas para mim ela deixou de valer já na adolescência e o por isso me tornei ateu na época

Engraçado que ser ateu é não acreditar em nada, mas isso também é acreditar em algo, acreditar que não existe nada.

Essa ideia de céu e inferno não faz sentido principalmente pelo conceito que vem junto, a eternidade.

Veja bem, a eternidade é ETERNA, nunca acaba, isso é óbvio mas se a gente pensar bem sobre, cara é tipo mais que 100 bilhões de anos e por ai vai.

Agora imagine você viver 70 anos aqui, você adquiriu 70 anos de bagagem e experiências para levar para o céu contigo, você conhece bastante sobre a vida terrena, e vai para lá com isso. Lá no paraíso você não vai envelhecer né? Ai passam 10 anos e você de bobeira lá, com a família e tal... Ai passam 100 anos, 1000 anos, 1 milhão de anos e você lá, fazendo o que? e mais de um milhão de anos depois? Cara você vai querer morrer! O céu vai encher o saco em algum momento da eternidade, não?

E mesmo que você vá para o inferno, depois de 10, 100, 1000, ou um milhão de anos sendo torturado pelo capeta? acho que você já vai ter virado amigo dele.

E pior, um bebê que morre com 3 meses de vida e vai para o céu sem nenhum tipo de experiência de vida? será que o céu tem um serviço de babás eternas? 

E você acha que você, um ser imperfeito, que mesmo com 70 anos, ainda tem um monte de erros pra concertar, vai conseguir chegar perto do Criador? será que sua afinidade vibracional ou energética lhe permite isso?

 

Então suponhamos que a reencarnação exista, para que você não fique errante na eternidade coçando o saco. Sim, porque se tiver que trabalhar no céu, não é o paraíso né? Claro que isso é uma piada, mas com um pouco de sentido em si.

 

Você vem, vive 70 anos, e nessa vida sua, você é uma pessoa extremamente briguenta. Arruma confusão com todo mundo e tal. E uma das principais (porque são muitas coisas que a gente erra) missão é a de corrigir seu impulso agressivo. Você lá pelos 70 anos consegue e vai para o outro lado. Lá existirá alguém que já passou mais vidas lapidando seus defeitos e esse vai lhe instruir para que na sua próxima, você supere outro defeito, vícios por exemplo. Você vem, vive, vai e por ai vai... Temos a eternidade pra isso.

Conforme você vai lapidando seus defeitos e adquirindo mais consciência, vibrando em uma frequência mais alta, você vai se tornando mais evoluído (tudo é energia vibrando no Universo segundo a física). Chegará um tempo que você pelo seu nível de consciência poderá instruir outros seres menos conscientes a encarnar e melhorar aspectos que você já superou, e por isso pode auxilia-los. Como uma hierarquia consciencial.

Chegará o tempo que você não precise mais encarnar, pois sua vibração estará elevada a ponto de não ser mais compatível com um corpo físico (matéria condensada) e você ficará mais presente em dimensões mais sutis. E assim, quem sabe um dia, de tanta lapidação, pureza e frequência elevada você consiga realmente chegar próximo da força criadora do Universo. Mas isso por seu próprio mérito e não porque ele pediu ou exigiu.

 

Essa é a minha teoria, não uma verdade absoluta. Como eu disse é o que faz sentido para mim.  

  

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
×
×
  • Criar Novo...