Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Como conciliar fisiculturismo e faculdade?


Bruno Miguel

Posts Recomendados

Olá a todos,

 

O meu nome é Bruno, sou de Portugal tenho 22 anos e faço academia "a sério" à 6 meses. Eu levo o fisiculturismo muito a sério, é uma das minhas grandes paixões.

Treino 4 dias por semana, dou 120% em todos os treinos, treinos muito intensos com algum volume e sempre até à falha. Tenho os macros todos contados, cumpro a dieta todos os dias rigorosamente. Sou extremamente disciplinado mesmo, não é sacrifício é por amor. Tenho conseguido ganhos fantásticos para um natural e estou extremamente feliz.

 Acontece que eu não tenho tempo para estudar para a faculdade, eu ou estou na academia a treinar ou estou em casa a comer (faço 8 refeições) ou estou a cozinhar/lavar a louça/arrumar a cozinha. Estou numa faculdade muito boa aqui em Portugal num curso com nome, é preciso estudar muito para conseguir fazer as cadeiras. O semestre acabou e eu tive notas horríveis, estou muito triste mesmo. Eu tive de lutar tanto para chegar onde cheguei (em termos académicos) e sinto o meu futuro a escorregar-me por entre os dedos. Já conversei com amigos e eles aconselharam-me a largar a academia e dieta quando estiver mais apertado de exames. Mas eles não entendem, eu sou mesmo apaixonado por este esporte. Se eu não treinar ou não cumprir os meus macros começo a ficar frustrado. Eu tive de me esforçar tanto para ganhar a massa magra que já ganhei, tenho medo de perder isso, então quero sempre cumprir a dieta e ir treinar. Como os meus treinos são muito intensos eu fico bastante desgatado do SNC, muitas vezes não tenho grande cabeça para estudar. Além disto tenho namorada que me pede bastante atenção.

Eu não queria abdicar de nada, mas as coisas não estão fáceis. Ainda por cima como tenho Síndrome do Intestino Irritável, eu não posso tomar suplementos para substituir por alguma refeição e ficar com mais tempo. Como é que vocês fazem para conciliar uma faculdade difícil que envolve muito estudo, com treino e dieta regrado? Eu não quero mesmo abdicar de nada, mas eu tenho de estudar muito mais. Obrigado

Editado por Bruno Miguel
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Publicidade

Vai com calma cara, vc só tem 6 meses de treino, vc ta bem longe de ser um fisiculturista. Você tem que focar nas suas prioridades, sua faculdade parece ser muito mais importante e relevante para o seu futuro, ela deve ser o foco principal, você ta fazendo 8 refeições por dia, isso deve te fazer gastar muito tempo, tente diminuir o número de refeições e aumentar a quantidade de comida em cada refeição, ano passado eu também estava estudando e fazendo muitas refeições, fazer muitas refeições me comia um tempo desgramado, ano passado eu usava batata doce como fonte de carbo e eu demoro muito pra comer batata doce, esse ano eu troquei por batata inglesa que é muito mais rápido pra comer, mesmo que possa ter o índice glicêmico pior a diferença não é tão relevante e de qualquer forma me permite ter muito mais tempo disponível pras outras coisas que eu preciso fazer, eu diminui a quantidade de refeições e agora ta tudo infinitamente mais fácil, tente se adaptar segundo as suas prioridades, se o seu treino é muito desgastante e depois dele você não consegue estudar, tenta treinar à noite após ter acabado os estudos, mesmo que você perca desempenho por estar mentalmente cansado dos estudos, é melhor vc perder desempenho nos treinos do que nos estudos e depois reprovar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

9 horas atrás, Cpt Jack disse:

Vai com calma cara, vc só tem 6 meses de treino, vc ta bem longe de ser um fisiculturista. Você tem que focar nas suas prioridades, sua faculdade parece ser muito mais importante e relevante para o seu futuro, ela deve ser o foco principal, você ta fazendo 8 refeições por dia, isso deve te fazer gastar muito tempo, tente diminuir o número de refeições e aumentar a quantidade de comida em cada refeição, ano passado eu também estava estudando e fazendo muitas refeições, fazer muitas refeições me comia um tempo desgramado, ano passado eu usava batata doce como fonte de carbo e eu demoro muito pra comer batata doce, esse ano eu troquei por batata inglesa que é muito mais rápido pra comer, mesmo que possa ter o índice glicêmico pior a diferença não é tão relevante e de qualquer forma me permite ter muito mais tempo disponível pras outras coisas que eu preciso fazer, eu diminui a quantidade de refeições e agora ta tudo infinitamente mais fácil, tente se adaptar segundo as suas prioridades, se o seu treino é muito desgastante e depois dele você não consegue estudar, tenta treinar à noite após ter acabado os estudos, mesmo que você perca desempenho por estar mentalmente cansado dos estudos, é melhor vc perder desempenho nos treinos do que nos estudos e depois reprovar.

 

Obrigado Cpt, li tudo com muita atenção. Eu pus na cabeça que ia chegar aos 85 Kg com 9% de Bf (tenho 1.80 cm). E eu quando ponho uma coisa na cabeça foco-me a 100% nisso. Mas tem toda a razão, a minha prioridade e o meu futuro é a faculdade, eu nunca quis ser fisioculturista, embore ame o esporte não acho estético corpo de competidor, isto para mim. Respeito muito quem compete.

 O semestre aqui em Portugal já acabou e eu estou muito triste, agora são as férias e eu nem tenho vontade de ter férias, férias é para quem merece, eu não me esforcei o suficiente. Para o ano vou ter o maior desafio da minha vida na faculdade, para corrigir os erros deste semestre vou ter de me esforçar que nem um leão.  Vou ter de estudar 4h por dia + Dieta + 4 Treinos p/ Semana + Aulas. Vai ser desgastante, muito desgastante, mas eu vou ter de conseguir, não posso falhar mais. 

Como eu amo estudar à noite e é quando sou mais produtivo não vai ser possível estudar antes de treinar. Há alguma forma de ter mais energia e andar com o SNC melhor, alguma droga ou algum suplemento? Já estou por tudo!

Editado por Bruno Miguel
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

21 horas atrás, Bruno Miguel disse:

 

Obrigado Cpt, li tudo com muita atenção. Eu pus na cabeça que ia chegar aos 85 Kg com 9% de Bf (tenho 1.80 cm). E eu quando ponho uma coisa na cabeça foco-me a 100% nisso. Mas tem toda a razão, a minha prioridade e o meu futuro é a faculdade, eu nunca quis ser fisioculturista, embore ame o esporte não acho estético corpo de competidor, isto para mim. Respeito muito quem compete.

 O semestre aqui em Portugal já acabou e eu estou muito triste, agora são as férias e eu nem tenho vontade de ter férias, férias é para quem merece, eu não me esforcei o suficiente. Para o ano vou ter o maior desafio da minha vida na faculdade, para corrigir os erros deste semestre vou ter de me esforçar que nem um leão.  Vou ter de estudar 4h por dia + Dieta + 4 Treinos p/ Semana + Aulas. Vai ser desgastante, muito desgastante, mas eu vou ter de conseguir, não posso falhar mais. 

Como eu amo estudar à noite e é quando sou mais produtivo não vai ser possível estudar antes de treinar. Há alguma forma de ter mais energia e andar com o SNC melhor, alguma droga ou algum suplemento? Já estou por tudo!

Que eu conheço não, quanto melhor estiver o funcionamento do seu corpo melhor estará o funcionamento da mente, se seu sono não for bom é uma boa coisa a ser focada, meu sono alguns dias é ruim e outros é bom, te digo que a diferença em tudo que eu faço no dia é muito grande, a diferença que eu percebo no estudo e na academia é gritante, dormir 8 horas por dia é importante.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

4 horas atrás, Cpt Jack disse:

Que eu conheço não, quanto melhor estiver o funcionamento do seu corpo melhor estará o funcionamento da mente, se seu sono não for bom é uma boa coisa a ser focada, meu sono alguns dias é ruim e outros é bom, te digo que a diferença em tudo que eu faço no dia é muito grande, a diferença que eu percebo no estudo e na academia é gritante, dormir 8 horas por dia é importante.

 

O meu sono é bom, sempre tive essa vantagem, durmo que nem pedra. Nem sempre tenho é tempo para dormir tudo aquilo que quero, muitas noites não dá mesmo para dormir 8h, muitas vezes é metade disso. Tenho de ser mais disciplinado na hora a que me deito é verdade. 

Eu sei por exemplo que multivitam. ajudam a ter mais energia, mas como eu tenho SII eles causam-me diarreia tive de parar de tomar. Agora estou a pensar experimentar Vit D que também ajuda a ter mais energia. Vamos ver. Obrigado cara!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

Cara eu tenho uma rotina dessas, treino-trabalho-faculdade. Saio pela manha as 05:30 e volto às 23:30, vivo sozinho então não tem ninguem pra ajudar com nada.

Larguei mão de limpar a casa e arrumar esses detalhes, a namorada tbm tem que entrar na rotina, senão não rola namoro... qualquer tempo livre é pra descansar. 

No fim de semana preparo comida para varios dias e congelo varias marmitas, durante a semana são dezenas de ovos tampando as lacunas...

Vou muito bem na faculdade, pq me concentro muito nas aulas, o treino está ótimo tbm pq as 06 da manha não faço loucuras, treino curto e bem concentrado.

 

Não é a melhor rotina do mundo, mas dá pra manter o progresso em todos os aspectos da vida. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
×
×
  • Criar Novo...