Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Pesquisa Irlandesa estuda consumo de queijo


Marlon Henrique01

Posts Recomendados

Acabou de passar em um jornal do SBT sobre uma pesquisa irlandesa dizendo que não há relação da gordura animal (queijo/leite) com o LDL negativamente, procurei pela pesquisa e acredito ser essa:

 

"Uma nova pesquisa que avaliou o consumo de leite e sua relação com a saúde metabólica apresentou alguns resultados promissores para a indústria láctea. O estudo, publicado no Nutrition and Diabetes usando uma análise de padrões alimentares, examinou o impacto dos alimentos lácteos sobre os marcadores de gordura corporal e saúde metabólica em 1.500 irlandeses com idade entre 18 e 90 anos de idade.

Simplesmente olhar para os alimentos individuais não reflete a história real, disse Emma Feeney, gerente do programa de ciência da FHI (Food For Health Irlanda), e principal autor do estudo. "O que realmente afetará nossa saúde metabólica é o padrão geral no qual alimentos integrais são consumidos", disse Feeney.

O estudo também examinou o consumo individual de alimentos lácteos, com um dos resultados indicando que o consumo de queijo não foi associado com gordura corporal ou com colesterol LDL. Isso ecoa pesquisas recentes de outros países que demonstram que a gordura saturada do queijo não afeta negativamente os perfis lipídicos do sangue devido à única "matriz" de nutrientes que ela contém.

Feeney observou que os ensaios clínicos randomizados estão em andamento na University College Dublin para entender ainda mais esse efeito da "matriz" do queijo. O consumo de queijos também foi associado com maiores níveis de peptídeo C e maior sensibilidade à insulina, o que, segundo os autores, sugere que a ingestão de queijo está associada à melhora da saúde metabólica.

Embora aqueles que consumiram mais queijo tiveram uma maior ingestão de gordura dietética em comparação com os consumidores de pouco queijo, isso não afetou os perfis de lipídios no sangue, que incluiu marcadores como o colesterol LDL.

consumo de queijos

Os resultados sugerem que os alimentos lácteos podem oferecer potencial para o controle de peso, particularmente leite e iogurte. Alimentos lácteos, principalmente leite, também podem ter um papel no controle da pressão arterial e, potencialmente, no gerenciamento de glicose no sangue.

Além disso, o estudo mostrou que, embora o consumo de leite e iogurte com baixo teor de gordura tenha sido associado a uma medida mais favorável de "alimentação saudável", esses indivíduos apresentaram maiores níveis de triglicerídeos e colesterol total. Os autores sugeriram que este perfil lipídico do sangue menos favorável poderia estar relacionado a um padrão dietético de altos carboidratos e baixo teor de gordura, mas enfatizam que mais pesquisas são necessárias.

O objetivo da Food for Health Ireland (FHI) é identificar novos ingredientes provenientes do leite para desenvolver ingredientes alimentares funcionais que ofereçam benefícios para a saúde aos consumidores. Sua pesquisa foca em nutrição infantil, queijo saudável, modulação do apetite, nutrição de desempenho e envelhecimento saudável, bem como produtos que podem ser usados para gerenciar níveis elevados de glicose."

 

https://www.milkpoint.com.br/cadeia-do-leite/giro-lacteo/pesquisa-irlandesa-estuda-o-consumo-de-queijo-gordura-corporal-resultados-sao-promissores-104264n.aspx

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Publicidade

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
×
×
  • Criar Novo...