Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Bicarbonato de sódio e a lactacidemia


Sodexo

Posts Recomendados

Salve rapaziada, alguem que manja de bioquimica ai poderia me responder o por que da ingestao de bicarbonato de sodio apresentar um aumento  da concentracao de lactato sanguineo e da performance?

 

**O bicarbonato eh impermeável ao sarcolema entao ele só diminuiria a acidemia formando acido carbônico e que posteriormente formara água e gás carbônico. Nao havendo relacao com o lactato formado dentro da célula, entretanto o estudo diz que com o aumento da alcalose sanguínea eh gerado um gradiente de concetracao de íons H+, o que promoveria um aumento do efluxo destes e dos ácidos.

 

-Segue o artigo Os efeitos do bicarbonato de sódio na concentração de lactato e na performance de corredores de meio-fundo e fundo. AQUINO, David et al, 2009.

 

 

grafico lactato e rendimento.png

grafico lactato e rendimento2.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Publicidade

Não lembro mais muito de cabeça sobre lactato, só que ele é acido. Quando vc treina muitas reps e sente arder é o lactato gerado não lembro se na aero o anaerobiose (Krebs ATP), não lembro muito de cabeça. O bicarbonato (base) entra como tampão pra vc não morrer por acidose sanguinea. Mais bicarbonato, provavelmente mais lactato vc aguenta. Existem outros tampões tbm.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 horas atrás, surf disse:

Não lembro mais muito de cabeça sobre lactato, só que ele é acido. Quando vc treina muitas reps e sente arder é o lactato gerado não lembro se na aero o anaerobiose (Krebs ATP), não lembro muito de cabeça. O bicarbonato (base) entra como tampão pra vc não morrer por acidose sanguinea. Mais bicarbonato, provavelmente mais lactato vc aguenta. Existem outros tampões tbm.

Será que com limão acontece a mesma coisa?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Entao meus amigos, a relacao com o aumento da performance e a concentracao de lactato eu consegui compreender.

 

O lactato nada mais eh do que a molecula de piruvato oxidada, acoplado a reducao de NADH em NAD+ catalisada pela LDH. E com a reducao de NADH em NAD+ a glicolise podera ocorrer pois  esta coenzima "NAD+" eh essencial em alguma de suas 10 etapas q eu n lembro kkkk

 

mas agr onde q o bicarbonato entra eu n sei

Editado por Sodexo
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 6 meses depois...

O bicarbonato de sódio é uma base, ou seja, ela consegue neutralizar ácidos. No meio aquoso, as bases liberam íons OH-, enquanto os ácidos liberam íons H+, ambos as moléculas se atraem formando água e liberando uma sal derivado das outras moléculas presentes na base e no ácido.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.
×
×
  • Criar Novo...