Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Monarquia Parlamentarista no Brasil. Qual sua opinião?


Johnn

Restauração da Monarquia Parlamentarista no Brasil. Qual sua opinião?  

20 votos

  1. 1. Restauração da Monarquia Parlamentarista no Brasil. Qual sua opinião?



Posts Recomendados

4 horas atrás, Torf disse:

Exatamente. A mentalidade do povo é algo muito mais relevante do que república ou império. Ou vai dizer que os EUA só teriam a ganhar se colocassem algum estadunidense descendente da família real britânica no poder?

 

Confesso que me equivoquei sobre a monarquia parlamentarista ser a única solução para os países. Não tem como manter essa tese com o exemplo dos Estados Unidos e demais repúblicas de sucesso no globo. No entanto, não se pode assumir a ponta diametralmente oposta àquilo, isto é, a nação constitui sim papel precípuo no desenvolvimento de um país, bem como o sistema de governo. Não é apenas um ou outro que assegurará a prosperidade, mas a harmonia entre ambos.

 

O Brasil, aliás, está longe de ser uma nação. Ao menos no conceito da ciência política, é claro. Para esta propedêutica jurídica, há distinção entre povo e nação. Aquele trata-se da população subjugada por um governo, unida tão somente por aspectos geográfico-territoriais, língua e cultura. A nação, por sua vez, possui um sentido muito mais amplo. Ela, como dizia Darcy Azambuja, tratar-se-ia de "um sentimento ininterrupto que une os destinos cumpridos aos destinos a cumprir". Envolve o amor pela história do própria país (como amar sem ao menos conhecer?), a identidade entre as pessoas, entre diversos outros requisitos.

 

A tese que concluo ser mais viável após esta breve discussão é a de que cada nação (ou povo) adapta-se a um sistema de governo. Nem todo sistema de governo foi feito para todo e qualquer povo. O Brasil, por exemplo, nasceu mergulhado na corrupção, desde as Capitanias Hereditárias. Não obstante, por motivos citados em outros posts, creio que, para o Brasil, o sistema monárquico-parlamentarista seja o que melhor se adapta à nossa - triste -realidade. 

 

Fique livre para discordar.

Editado por Minato Namikaze
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Publicidade

6 horas atrás, NewbieTrack disse:

Os EUA é diferente, lá depois da guerra da independência eles implantaram direto a república, lá a guerra foi em prol da liberdade. Aqui no Brasil tivemos a figura de Pedro I, os regentes que sucederam-no foram os responsáveis por manter o território unido, por isso que as diversas revoltas falharam e hoje nós temos este imenso país. 

Não sei qual o problema da linhagem da família real ser Portuguesa, afinal fomos colonizados por Portugueses, nossa cultura ainda hoje se assemelha com a deles, você queria destituir o rei só porque ele não nasceu aqui? Lembrando que Pedro II foi criado no Brasil.

Me responda, o golpe de 1889 foi apoiado pela população? A princesa Isabel era impopular? 

 

PS: Concordo que, para que haja uma possível restauração da monarquia, é necessário que o povo apoie.

 

E se não for possível a restauração da monarquia, o que sugere?

A independência do Brasil entäo foi um golpe. Ou tinha apoio popular?

 

Daí, logo após a independência, várias regiöes buscaram, através de revolta popular, sua independência do recém criado Império do Brasil, mas foram duramente reprimidos pelo imperador golpista, como aconteceu aí onde você mora na Confederacäo do Equador.

 

Enfim, que legitimidade tem a família real brasileira, se o império foi instaurado num golpe contra Portugal?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

11 horas atrás, Torf disse:

A independência do Brasil entäo foi um golpe. Ou tinha apoio popular?

 

Daí, logo após a independência, várias regiöes buscaram, através de revolta popular, sua independência do recém criado Império do Brasil, mas foram duramente reprimidos pelo imperador golpista, como aconteceu aí onde você mora na Confederacäo do Equador.

 

Enfim, que legitimidade tem a família real brasileira, se o império foi instaurado num golpe contra Portugal?

A proclamação da independência foi impopular? O golpe de 1889 foi apoiado pela população? Princesa Isabel era impopular?

E se não for possível a restauração da monarquia, o que sugere?

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

O que eu acho curioso é que ninguém da América hispânica reconhece a família real espanhola como detentora de qualquer coisa. Basta ver como os nossos vizinhos "amam" a Espanha.

Enquanto aqui no Brasil há pessoas que acham que a família real portuguesa seria a "dona" de facto do nosso país. Piada, né?

 

Mas, enfim, vai ver que se países como Canadá, Austrália e Nova Zelândia, que têm até hoje ligacäo fortíssima com a família real britânica, voltassem a "obedecer" a coroa, muitos dos problemas desses países se solucionariam.

Editado por Torf
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, Torf disse:

O que eu acho curioso é que ninguém da América hispânica reconhece a família real espanhola como detentora de qualquer coisa. Basta ver como os nossos vizinhos "amam" a Espanha.

Enquanto aqui no Brasil há pessoas que acham que a família real portuguesa seria a "dona" de facto do nosso país. Piada, né?

 

Mas, enfim, vai ver que se países como Canadá, Austrália e Nova Zelândia, que têm até hoje ligacäo fortíssima com a família real britânica, voltassem a "obedecer" a coroa, muitos dos problemas desses países se solucionariam.

Como se a família real fosse portuguesa.

 

Não sei se tu sabes, mas apartir de Dom Pedro II ela se separou da portuguesa.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

40 minutos atrás, Staffen disse:

Como se a família real fosse portuguesa.

 

Não sei se tu sabes, mas apartir de Dom Pedro II ela se separou da portuguesa.

"Se separou"??? É assim é? "Ah, meu pai faz parte da família real portuguesa, mas a partir de mim näo, entäo desconsidere todo o meu passado e minha linhagem".

 

Além do mais, por que a família real brasileira é a família real brasileira? Criou-se do nada? Ou é porque é um "desmembramento" da família real portuguesa? 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Engraçado, depois que as colônias espanholas foram ficando independentes, surgiram monarquias diversas, no fim prevaleceu os interesses dos grandes senhores rurais.

 

2 horas atrás, Torf disse:

O que eu acho curioso é que ninguém da América hispânica reconhece a família real espanhola como detentora de qualquer coisa. Basta ver como os nossos vizinhos "amam" a Espanha.

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

11 horas atrás, NewbieTrack disse:

Engraçado, depois que as colônias espanholas foram ficando independentes, surgiram monarquias diversas, no fim prevaleceu os interesses dos grandes senhores rurais.

 

 

No Brasil deveria entäo, no fim, prevalecer os interesses da família real portuguesa ou de um "desmembramento" dela?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
×
×
  • Criar Novo...