Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Derrota de mestre chinês em desafio no MMA cria debate sobre artes marciais


Torf

Posts Recomendados

9 minutos atrás, tallesgck disse:

yuuuriiii, sim, não é impossível mesmo, mas leva tempo e treinamento.

Foi o que eu disse. O cara era uma máquina de treino, treinava todo dia... por horas.

 

10 minutos atrás, tallesgck disse:

Ele treinou Wing Chun dos 13 aos 18 anos, ao meu ver é impossível ele não ter aprendido

Eu treino wing chun há uns 5 anos (parei por um tempo) e não aprendi quase nada ainda. Acho que preciso de pelo menos o dobro pra ficar "bom". Mas, como eu disse, o cara treinava pra caralho, então longe de mim me comparar a ele. Só fiz uma observação.

 

11 minutos atrás, tallesgck disse:

Discordo de você sobre o Yip Man, não foi por causa do Bruce Lee que o mesmo ganhou fama.

Ele era muito conhecido em sua época, como um lutador extraordinário e com um Wing Chun muito maduro.

Diferente do Bruce Lee, Yip Man participou de incontáveis lutas e venceu "quase" todas.

Ta, mas e aqui no ocidente? Aqui quase ninguém sabe quem é o cara, os que conhecem é porque se interessa por wing chun ou conheceu através do Bruce Lee.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Publicidade

Acredito que a principal força do Bruce Lee era a mental e é isso que inspira muito as pessoas.

 

Ele foi um cara de sucesso e realmente mudo a sua vida por causa da sua filosofia de vida.

 

Muitas das frases que ele dizia ou escrevia, em um documentário sobre ele, é falado que não eram de autoria dele, porém ele a adaptava a maneira que o convinha e principalmente, aplicava.

 

Quem nunca aqui ouviu falar do bilhete/carta de 10 milhões de dólares onde ele colocou o seu objetivo e concretizou?

 

"MINHA PRINCIPAL META DEFINIDA Eu, Bruce Lee, serei o o primeiro e mais bem pago Superstar Oriental nos Estados Unidos. Em troca disso, farei as performances mais entusiasmadas, e vou entregar o melhor da minha qualidade como ator. Começando em 1970 atingirei fama mundial, e a partir daí até 1980 terei em minha posse 10 milhões de dólares. Viverei do jeito que eu quero e atingirei paz interna e felicidade. Bruce Lee, jan. 1969"

 

Em 73 ano da sua morte, ele já tinha quase essa quantia de dez milhões.

 

A discussão sobre se ele era ou seria um lutador foda nem cabe aqui, nem ele queria isso.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 minutos atrás, yuuuriiii disse:

Foi o que eu disse. O cara era uma máquina de treino, treinava todo dia... por horas.

 

Eu treino wing chun há uns 5 anos (parei por um tempo) e não aprendi quase nada ainda. Acho que preciso de pelo menos o dobro pra ficar "bom". Mas, como eu disse, o cara treinava pra caralho, então longe de mim me comparar a ele. Só fiz uma observação.

 

Ta, mas e aqui no ocidente? Aqui quase ninguém sabe quem é o cara, os que conhecem é porque se interessa por wing chun ou conheceu através do Bruce Lee.

 

Você está certo sobre isso, Yip Man nasceu em 1893, sua época de ouro foi aos 20 e poucos anos, ou seja, década de 20, ele só era conhecido no oriente mesmo e onde o mesmo habitava, naquela época o disseminamento da informação era muito arcaico. Ele só veio a ficar conhecido no ocidente após a treinar Bruce Lee.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bruce foi acima de tudo um cara de sucesso midiático, financeiro e e como estrela de cinema. Claro isso devido a sua qualidade física e movimentos de luta, mas fato que sua expansão se dá ao sucesso nos filmes, igual Van Damme e Norris, ambos perebas no cenário mundial marcial, Bruce obviamente mais respeitado que os dois. 

A época de Bruce cruza coma época Aurea do Culturismo, não duvido se ele teve acesso a umas paradas mais, visto que ele no fim passou a treinar como culturista e admirar fisicos grandes. Sua genética, cultura mãe, idade, propósito e rotina talvez não permitisse ser um Arnold Chines. Mas era a época que Winstrol (com esse nome mesmo) e Anavar (com esse nome mesmo) rolavam soltos. Justificaria muito a capacidade dele de treinar muito e se recuperar rápido.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 minuto atrás, Wesley Pinto disse:

Bruce foi acima de tudo um cara de sucesso midiático, financeiro e e como estrela de cinema. Claro isso devido a sua qualidade física e movimentos de luta, mas fato que sua expansão se dá ao sucesso nos filmes, igual Van Damme e Norris, ambos perebas no cenário mundial marcial, Bruce obviamente mais respeitado que os dois. 

A época de Bruce cruza coma época Aurea do Culturismo, não duvido se ele teve acesso a umas paradas mais, visto que ele no fim passou a treinar como culturista e admirar fisicos grandes. Sua genética, cultura mãe, idade, propósito e rotina talvez não permitisse ser um Arnold Chines. Mas era a época que Winstrol (com esse nome mesmo) e Anavar (com esse nome mesmo) rolavam soltos.

 

Tem sempre a chance né, pode ser que ele tenha usado algum AES, o que podemos evidenciar era que o mesmo tinha um físico e condicionamento físico muito bom pra época, tanto que o mesmo tinha um BF muito baixo também.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sobre o tópico.

 

Acredito que um mestre de verdade de qualquer arte marcial não se submeteria a algum tipo de luta como essa a fins "recreativos"

 

Um mestre de verdade lutaria por necessidade e muito do mestre é ensinar, não querer provar que a arte dele é melhor que outra.

 

Se um mestre se submete a isso por motivos banais, tem mais é que apanhar mesmo.

 

Eu, como praticante de wing chun, entendo a essência da arte que não é sair tretiando com qualquer um que seja, magine um mestre.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Agora, Julio Weiguert disse:

Sobre o tópico.

 

Acredito que um mestre de verdade de qualquer arte marcial não se submeteria a algum tipo de luta como essa a fins "recreativos"

 

Um mestre de verdade lutaria por necessidade e muito do mestre é ensinar, não querer provar que a arte dele é melhor que outra.

 

Se um mestre se submete a isso por motivos banais, tem mais é que apanhar mesmo.

 

Eu, como praticante de wing chun, entendo a essência da arte que não é sair tretiando com qualquer um que seja, magine um mestre.

 

Foi o que eu disse sobre os monges shaolin, tem um lutador de MMA - Yi Long que diz ser um monge shaolin, mas de fato não é.

Li uma vez que o mesmo é repudiado ao extremo pelos monges shaolin, porque ele ridicularizou o estilo de luta e filosofia dos monges.

Os monges shaolin repudiam usar a luta para o entretenimento e para ganhar dinheiro, assim como qualquer mestre de verdade.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Detectei um certo anacronismo que chega a ser injusto.

 

Não vou citar, mas como li ainda agora até um meste lá do século XIX, passando por Bruce Lee precisar lutar com o Fedor (daqui a pouco alguém solta aí um "volta PRIDE", no estilo "Toca Raul"), é preciso colocarmos algumas coisas nas proporções que elas se dispõem.

 

Quantas vezes eu vi meninos que assistem a expoentes de MMA atual ridicularizarem lutas de Vale-Tudo, como por exemplo lutas do Carlson contra o Waldemar Santana? E as lutas do Marco Ruas láaáá no começo do "Muay Thai Brasileiro", com abusos de chutes giratórios, enfim um kickboxe taekwondizado, sem rasteiras? 

 

Da mesma maneira que ninguém diria que Garrincha conseguiria aplicar as mesmas fintas atualmente, também não acho prudente nós colocarmos todos sob um mesmo gabarito. Cada um teve seu tempo.

 

Rolls Gracie, por exemplo, viajou mundo afora estudando diversas artes marciais. Dali nasceu o "pisão", que é uma mistura de chute com empurrão na altura da virilha em que o jiu-jiteiro aplicava lá no começo da década de 90 para afastar strikers. Enfim, as artes vão requerendo uma dinâmica.

Outro exemplo, esse o Wesley vai gostar, é um cabrunco chamado Nakayama, que reformulou diversos aspectos do karatê de Funakoshi e dele o shotokan explodiu para o mundo. Uma contraprova disso foram os que ficaram de fora dessa reforma, que foram uns caras que chamaram seu caminho de karatê shotokai. E quem conhece esses caras hoje?

 

Eu sou daqueles que acredita que Bruce Lee deixou seu legado, lutou na vida real, foi um perfeccionista nos filmes e vou adiante:  quero cre que o que hoje vemos no San Da Sanshou (kung fu com luvas, caneleiras, etc) muito se deve às ideias dele. Enfim, foi um revolucionário e que estudou essa necessidade de dinamizar a luta com o passar do tempo.

 

Muitos não gostam do Rorion Gracie, mas ele é dono da máxima que eu mais gosto: "quer saber se a minha luta é mais foda que a sua? Junta dez daí que eu trago dez daqui, fechamo a academia e vamo vê quem fica de pé no final... é só contar..."

Essa coisa visceral, direta, faz a gente sempre se lembrar pra o que serve uma luta: pra lutar. Ponto.

 

Por isso eu penso também que, ao se escolher uma arte marcial, busca-se vários outros fatores, além da necessidade de se aprender a lutar.

Mais uma vez volto ao exemplo do karatê: há pelo menos três formas de lutas, antes do karateca qualificar-se para a chamada luta livre ou jyu-kumite, que são: 0) kata; 1) sanbon ou gohon kumite; 2) ippon kumite; 3) jyu-ippon kumite. Cada uma destas fundamenta gradualmente o praticante em diversos aspectos que ele precisa se apegar antes de partir pro tapa na cara. O kata (é aquela lutinha que a gente faz com o Joe, o inimigo imaginário) está com índice zero porque um praticante faixa "fiapo" (faixa preta de tão velha que tá só nos fiapos) ainda reclama que precisa melhorar. E olha que "só" são 26 katas. Aí vem a pergunta: uma pessoa que se entrega de corpo e alma a essa prática está mesmo preocupada com o 10x10 que o Rorion esbaforido quer?

 

Portanto, volto a insistir há o mundo da lutas (boxe, briga de rua, MMA e artes marciais) e o mundo das artes marciais. Quero continuar acreditando que são coisas diferentes.

 

Vou parar de escrever essa porra porque eu vou ficando agitado e me dá vontade de voltar a treinar. Mal dou conta de ter tempo pra um 5/3/1 vagabundo na minha home-gym e vou querer apanhar dos muleks...kkk 

 

Eu sabia que o tópico ia gerar polêmica AINDA NOS DIAS DE HOJE

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
×
×
  • Criar Novo...