Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Efeitos do Drop Set no treinamento para hipertrofia e força


Aless

Posts Recomendados

Publicidade

duvido que a resposta seria a mesma se continuasse descendo o peso e fazendo drop até zerar, se aumentou a hipertrofia não foi por maior estresse e sim por essa única série de drop ter contribuído pra progressão de alguma forma.ee

talvez se não tivesse feito drop e apenas adicionado mais uma série a resposta seria a mesma, até porque o grupo de drop ficou com mais volume que o do convencional.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

14 horas atrás, cosmic disse:

duvido que a resposta seria a mesma se continuasse descendo o peso e fazendo drop até zerar, se aumentou a hipertrofia não foi por maior estresse e sim por essa única série de drop ter contribuído pra progressão de alguma forma.ee

talvez se não tivesse feito drop e apenas adicionado mais uma série a resposta seria a mesma, até porque o grupo de drop ficou com mais volume que o do convencional.

Pelo que entendi - @Aless corrigi se estiver errado - o grupo do drop não fez 3sets + drop e sim 1 set com drop. Se for isso, o volume dele provavelmente foi menor que o segundo grupo...apesar que não fala em reps ali.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

17 horas atrás, cosmic disse:

duvido que a resposta seria a mesma se continuasse descendo o peso e fazendo drop até zerar, se aumentou a hipertrofia não foi por maior estresse e sim por essa única série de drop ter contribuído pra progressão de alguma forma.ee

talvez se não tivesse feito drop e apenas adicionado mais uma série a resposta seria a mesma, até porque o grupo de drop ficou com mais volume que o do convencional.

 

2 horas atrás, debew disse:

Pelo que entendi - @Aless corrigi se estiver errado - o grupo do drop não fez 3sets + drop e sim 1 set com drop. Se for isso, o volume dele provavelmente foi menor que o segundo grupo...apesar que não fala em reps ali.

 

Sem entrar no mérito do estudo, foi isso que o debew falou. Os resultados foram iguais (estatisticamente), com o drop set tendo tido menor volume e menos tempo. Isso sugere uma vantagem do drop-set sobre sets diretos convencionais. 

 

Agora entrando no mérito do estudo, o estudo teve apenas 16 participantes - faz parte, pois é difícil fazer com muita gente, mas... - e isso aumenta a dificuldade de se encontrar significância estatística nos resultados. 

 

Ahh, mas quase todos os estudos tem essas mesmas dificuldades, então não dá pra tirar conclusão de nada nessa área? Não é bem assim. Depois que vários estudos chegam à resultados semelhantes dá pra tirar uma conclusão mais concreta. Além disso, com vários estudos sobre um mesmo tema, dá pra pegar esses estudos com pouca significância e fazer uma meta-análise, que é algo como um único estudo com uma amostra maior, ou seja, maior significância estatística. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 minutos atrás, Shrödinger disse:

Os resultados foram iguais (estatisticamente), com o drop set tendo tido menor volume e menos tempo. Isso sugere uma vantagem do drop-set sobre sets diretos convencionais. 

Olhei agora de novo e parece que não foi igual não, teve uma vantagem pro drop set: aumento da CSA (cross sectional area) do tríceps de 10.0 ± 3.7% contra 5.1 ± 2.1%.

 

Ainda assim a questão estatística ali se aplica. Em todo caso, o resultado é bem interessante (e surpreendente, ao menos pra mim).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 minutos atrás, Shrödinger disse:

Olhei agora de novo e parece que não foi igual não, teve uma vantagem pro drop set: aumento da CSA (cross sectional area) do tríceps de 10.0 ± 3.7% contra 5.1 ± 2.1%.

 

Ainda assim a questão estatística ali se aplica. Em todo caso, o resultado é bem interessante (e surpreendente, ao menos pra mim).

E faltam informações também, pelo eu acho que: um set com drop e 3 sets convencionais, pouca coisa pra levar em consideração.

 

Talvez no Full text tenha

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Supermoderador
2 minutos atrás, Shrödinger disse:

 

 

Sem entrar no mérito do estudo, foi isso que o debew falou. Os resultados foram iguais (estatisticamente), com o drop set tendo tido menor volume e menos tempo. Isso sugere uma vantagem do drop-set sobre sets diretos convencionais. 

 

Agora entrando no mérito do estudo, o estudo teve apenas 16 participantes - faz parte, pois é difícil fazer com muita gente, mas... - e isso aumenta a dificuldade de se encontrar significância estatística nos resultados. 

 

Ahh, mas quase todos os estudos tem essas mesmas dificuldades, então não dá pra tirar conclusão de nada nessa área? Não é bem assim. Depois que vários estudos chegam à resultados semelhantes dá pra tirar uma conclusão mais concreta. Além disso, com vários estudos sobre um mesmo tema, dá pra pegar esses estudos com pouca significância e fazer uma meta-análise, que é algo como um único estudo com uma amostra maior, ou seja, maior significância estatística. 

Foram 6 semanas de estudo, mas não diz quantas vezes na semana. 3x10 no supino com 80kg ou 1x10 80kg + 1x10 50kg + 1x30kg não é a mesma coisa, mas não sabemos quantas séries extras foram feitas no drop set, qual foi o percentual de redução da carga e se conseguiram manter o mesmo número de repetição, quais grupos musculares e nem qual a frequência de treino. Se foi 1x na semana, talvez detonar o músculo seja melhor que apenas 'treinar bem'. Daqui a pouco o cara treina a mesma coisa a cada 3-4 dias e fazer dropset vai resultar em uma fadiga que ele não vai conseguir se recuperar... todos esses fatores podem ficar mais claros com o full text ou com mais estudos.

 

1 minuto atrás, Shrödinger disse:

Olhei agora de novo e parece que não foi igual não, teve uma vantagem pro drop set: aumento da CSA (cross sectional area) do tríceps de 10.0 ± 3.7% contra 5.1 ± 2.1%.

 

Ainda assim a questão estatística ali se aplica. Em todo caso, o resultado é bem interessante (e surpreendente, ao menos pra mim).

Eu vi uma vez um estudo avaliando os resultados da mudança de treino. Tipo pega 2 grupos grandes, daí num deles bota drop set e mede os resultados. No segundo, bota drop set por 8 semanas, e daí começa a medir os resultados. No segundo grupo, quando os dados começaram a ser medido, os caras já tinham se adaptado e não cresceram da mesma forma.

 

Eu não lembro dos detalhes, se era drop set ou quantas semanas foi, apenas chutei uma estratégia de treino. Mas o objetivo do estudo era ver se mesmo uma estratégia boa continuaria dando resultados depois de algum tempo ou se ela é sempre boa.

 

Onde eu quero chegar? Eu raramente faço dropset. Quando faço, é 1x a cada 2 meses para um supino e uma remada. Logo, eu tenho 'potencial' de crescer mais se botar 1 mês direto fazendo dropset do que um cara que usa quase todo treino. É um tipo de estímulo que o meu corpo não está acostumado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

6 horas atrás, debew disse:

Pelo que entendi - @Aless corrigi se estiver errado - o grupo do drop não fez 3sets + drop e sim 1 set com drop. Se for isso, o volume dele provavelmente foi menor que o segundo grupo...apesar que não fala em reps ali.

estranho man... pra mim drop set é série convencional + drop no final, mas acho que assim é melhor pra comparativo pela questão do volume

conseguiram full text?

sci hub n abre

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
×
×
  • Criar Novo...