Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Baixa Libido e Ganho de Gordura - Uso de Reconter


danjr

Posts Recomendados

Bom dia pessoal do forum, esta é minha primeira postagem e espero que possam me ajudar!

 

No final de 2015, comecei a fazer um do medicamento DIELOFT (cloridrato de sertralina), no qual fiz uso até janeiro/2017, sendo que anualmente visitava minha médica pra checar se deveria ou não continuar fazendo o uso do medicamento, sendo que na minha ultima visita em janeiro/2017 comentei com ela que estava com a libido muito baixa e também com alguma dificuldade em ter relacionamentos sexuais, mas que os efeitos sumiam se eu deixa-se de tomar o medicamento por alguns dias, ela me disse que era normal pelo tipo de medicamento, mas me sugeriu substituí-lo por outro que talvez não desse tantos efeitos colaterais.

 

Em janeiro/2017 comecei então a fazer o uso de RECONTER (oxalato de escitalopram), e desde então minha libido vem cada vez pior, até pior do que com o uso do primeiro medicamento.

 

Outro fato importante, que em 2016 resolvi mudar de postura e deixar de ser aquele gordo sedentário, foi quando comecei a me empenhar mais nos treinos de musculação e nas provas de mountain bike, em aproximadamente 4 meses consegui baixar meu peso de 110kg para 85kg, somente readequando a dieta e me empenhando muito nos treinos. No começo de 2017 fiz minha primeira consulta com uma nutricionista esportiva, a qual alinhou minha dieta aos meus objetivos, que atualmente é tentar eliminar o máximo de gordura.

 

Situação em Janeiro 2017:

  • Idade: 29 anos
  • Altura: 1,82 m
  • Peso: 87 kg
  • BF: 19% (medido por bioimpedância)

 

O fato é que desde janeiro venho seguindo a dieta, e fazendo os treinos (mais musculação do que pedalando, devido as baixas temperaturas no local que moro), mas para minha surpresa meu peso atual agora é de 94 kg, e aparentemente minha BF também subiu.

 

Tenho tomado alguns suplementos por conta dos treinos:

  • 30g Whey Dimatize ISO 100 pós treino
  • 5g Glutamina Optimum Nutrition pós treino
  • 10g BCAA Ultimate Nutrition intra treino
  • 5000ui Vitamina D3 MyProtein (todo santo dia) - recomendado pela minha médica, pois no último exame de sangue constou como insuficiência, devido a região que moro ter pouco sol.
  • 2 cápsulas de Omega3 MyProtein (todo santo dia)
  • 2 cápsula de Multivitamicos da Opti-men (todo santo dia)

 

Existe alguma relação entre esses medicamentos e o ganho de gordura ? A falta de libido aparentemente é esperada por conta dos medicamentos, mas em contato com minha médica no Brasil ontem, ela sugeriu que eu suspendesse a medicação por alguns dias e analisar os ganhos, mas que seria bom eu fazer alguns exames de sangue, sendo que foi sugerido fazer estes:

 

  • Testosterona Livre
  • Testosterona Total 
  • Cortisol
  • Dhea
  • Estradiol E2
  • Prolactina
  • TSH
  • Estrógenio
  • LH
  • FSH
  • T4
  • T3
  • TGO
  • TGP
  • Gama GT
  • Bilirrubina
  • Ferritina
  • Vitamina D3
  • Vitamina B12
  • Hemograma completo
  • Glicose jejum
  • Colesterol
  • HDL Colesterol
  • LDL Colesterol
  • VLDL Colesterol
  • Triglicerides
  • Creatinina
  • Uréia
  • Sódio
  • Potássio
  • Acido Urico
  • CPK
  • VDRL

 

Algum exame a mais que eu deva solicitar ? Moro na Alemanha, e os exames serão pagos pela minha empresa de seguros médicos.

 

Alguém com experiência sobre o uso destes medicamentos ? Realmente isso pode atrapalhar tanto assim a qualidade de vida ?

 

Editado por danjr
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Publicidade

  • Moderador

Bem, vamos do começo. Qual a indicação clínica para o uso destes fármacos? Há ainda a necessidade do uso crônico deles?

Porque imagino eu, que o seu quadro clínico deve ter melhorado um pouco já depois do emagrecimento... certo? Ou não?

Sobre os exames, parabéns para sua médica. São pouquíssimos que teriam coragem de pedir esse tanto de exames. Mais raros ainda  os que sabem interpreta-los.

Pelo que eu vejo, infelizmente não há muito o que fazer quando se usa esse tipo de medicamento.

O que você deve pesar, junto de sua médica, são os prós e os contras. Os benefícios do tratamento compensam os malefícios da falta de libido?

Não há outro medicamento que você possa utilizar?

Ou ainda quem sabe começar a reduzir a dose e fazer um desmame até a eliminação total dele?

 

Converse com ela. Pelo que você disse ela aparenta ser bem esclarecida e muito solícita. Juntos vocês devem chegar numa solução.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 minuto atrás, MBD disse:

Bem, vamos do começo. Qual a indicação clínica para o uso destes fármacos? Há ainda a necessidade do uso crônico deles?

Porque imagino eu, que o seu quadro clínico deve ter melhorado um pouco já depois do emagrecimento... certo? Ou não?

Sobre os exames, parabéns para sua médica. São pouquíssimos que teriam coragem de pedir esse tanto de exames. Mais raros ainda  os que sabem interpreta-los.

Pelo que eu vejo, infelizmente não há muito o que fazer quando se usa esse tipo de medicamento.

O que você deve pesar, junto de sua médica, são os prós e os contras. Os benefícios do tratamento compensam os malefícios da falta de libido?

Não há outro medicamento que você possa utilizar?

Ou ainda quem sabe começar a reduzir a dose e fazer um desmame até a eliminação total dele?

 

Converse com ela. Pelo que você disse ela aparenta ser bem esclarecida e muito solícita. Juntos vocês devem chegar numa solução.

 

Valeu MBD pela resposta! Vamos aos fatos:

 

Comecei a utilizar esse tipo de medicamento por conta de uma crise de ansiedade devida a minha mudança pra Alemanha, não sei se ainda existe a necessidade do uso de tal medicamento, mas a médica optou por mantê-lo pois um tempo após me mudar, acabei terminando um relacionamento longo com minha ex-noiva.

 

Sim, depois do emagrecimento sinto uma boa melhora, principalmente na auto-estima! Conversando com a médica sobre os exames, ela disse que seria melhor fazer um check geral, para tentar encontrar a causa do problema, pois muitas vezes pode ser hormonal ou psicológica apenas.

 

Ela sugeriu que eu tente ficar sem o remédio por 30 dias, e ver como o corpo se comporta, caso eu sinta que alguns sintomas da crise de ansiedade voltem, ai eu tenho que voltar a tomar, em paralelo ela está checando algum medicamento que eu consiga comprar aqui sem receita, que talvez de uma amenizada no possível problema que ainda exista.

 

Sim, ela é uma excelente médica, que já cuida a anos de alguns dos meus familiares, e por isso tenho contato direto com ela, mesmo não pagando por uma consulta.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador
13 minutos atrás, danjr disse:

Comecei a utilizar esse tipo de medicamento por conta de uma crise de ansiedade devida a minha mudança pra Alemanha, não sei se ainda existe a necessidade do uso de tal medicamento, mas a médica optou por mantê-lo pois um tempo após me mudar, acabei terminando um relacionamento longo com minha ex-noiva.

 

Certo. Bom, nesse caso penso eu (posso estar errado) que cabe sim tentar o desmame do medicamento. imagino que já estejas um pouco mais adaptado à Alemanha e sua situação esteja mais estável. Existem várias coisas que tu pode fazer para controlar a ansiedade, desde práticas saudáveis como meditação, yoga, até mesmo o uso de fitoterápicos mais simples como 5 htp.

 

13 minutos atrás, danjr disse:

Sim, depois do emagrecimento sinto uma boa melhora, principalmente na auto-estima! Conversando com a médica sobre os exames, ela disse que seria melhor fazer um check geral, para tentar encontrar a causa do proble

 

Concordo com o check up geral. De fato, os exames irão apontar a o que está fazendo com que a libido esteja baixa. Todavia, você sabe que o medicamento tem esse colateral, está na bula não? 

 

Se você tivesse que escolher entre usar o medicamento e usar algum outro medicamento junto pra tratar o colateral desse primeiro medicamento, ou não precisar usar nenhum dos dois e viver bem, o que escolheria? Eu escolheria a segunda opção, sem dúvida, desde que eu não precisasse mais do primeiro medicamento. Mas como disse no comentário anterior, isso é algo que tu deve avaliar junto à médica.

 

16 minutos atrás, danjr disse:

Ela sugeriu que eu tente ficar sem o remédio por 30 dias, e ver como o corpo se comporta, caso eu sinta que alguns sintomas da crise de ansiedade voltem, ai eu tenho que voltar a tomar, em paralelo ela está checando algum medicamento que eu consiga comprar aqui sem receita, que talvez de uma amenizada no possível problema que ainda exista.

 

Beleza. Eu não sei se interromper o medicamento bruscamente é a melhor opção. Eu faria um desmame, tomando dia sim dia não primeira semana, dia sim dois dias não na segunda, e assim por diante - até onde me recordo é bem recomendado neste tipo de uso. Comente com ela sobre o 5 htp, sobre LDN (doses baixas de naltrexona - 3 a 5mg) e veja o que ela diz à respeito.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Supermoderador
Em 25/04/2017 at 06:25, danjr disse:
  • Testosterona Livre
  • Testosterona Total 
  • Cortisol
  • Dhea - Peça na forma de sulfato, já que o DHEA é instável. O sulfato é metabólito do mesmo e é melhor pra análise.
  • Estradiol E2
  • Prolactina
  • TSH
  • Estrógenio
  • LH
  • FSH
  • T4 (Livre)
  • T3 (Livre) e T3 Reverso também
  • TGO
  • TGP
  • Gama GT
  • Bilirrubina
  • Ferritina
  • Vitamina D3
  • Vitamina B12
  • Hemograma completo
  • Glicose jejum (Tente acrescencar insulina e hemoglobina glicada também)
  • Colesterol
  • HDL Colesterol
  • LDL Colesterol
  • VLDL Colesterol
  • Triglicerides
  • Creatinina
  • Uréia
  • Sódio
  • Potássio
  • Acido Urico
  • CPK
  • VDRL

Eu ainda pediria Homocisteína, Proteína C Reativa, dopamina e serotonina, se possível.

 

--

 

Indo direto na raiz do problema, deixo como sugestão o uso do magnésio. Sua deficiência é bem relacionada com a depressão e pra dar apoio nisso, deixo o artigo abaixo, caso se interesse.

 

"Case histories are presented showing rapid recovery (less than 7 days) from major depression using 125-300 mg of magnesium (as glycinate and taurinate) with each meal and at bedtime. Magnesium was found usually effective for treatment of depression in general use. Related and accompanying mental illnesses in these case histories including traumatic brain injury, headache, suicidal ideation, anxiety, irritability, insomnia, postpartum depression, cocaine, alcohol and tobacco abuse, hypersensitivity to calcium, short-term memory loss and IQ loss were also benefited." https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/16542786

 

Este é só um exemplo, mas tá cheio de material sobre o assunto que tu pode procurar. Tem outras coisas também que depois posso postar aqui com mais tempo.

 

Em 25/04/2017 at 06:25, danjr disse:

Realmente isso pode atrapalhar tanto assim a qualidade de vida ?

Sim, existem estudos que demonstram que o número de suicídio entre os usuários de antidepressivos pode ser maior do que quem não usa. O próprio artigo que citei acima diz sobre isso: "Antidepressant drugs are not always effective and some have been accused of causing an increased number of suicides particularly in young people."

 

Espero ter ajudado e espero que melhore o quanto antes pois já passei por tal situação e sei o quão complicado é.

 

 

Abraços.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Supermoderador
21 minutos atrás, danjr disse:

Valeu Hannibal!

 

Se puder me passe o artigo depois para eu dar uma lida com calma!!

 

Vou tentar incluir estes exames!

Tem muitos falando sobre várias coisas. Depois separo alguns sim e deixo aqui como sugestão de leitura.

 

Assim que sair os exames, poste aqui pra galera opinar. Caso eu não veja, peço que me chame por MP para que eu possa dar uma olhada.

 

Abração.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador
11 minutos atrás, danjr disse:

Beleza, pode deixar!!

 

To procurando uma clinica pra realizar estes exames aqui na Alemanha!

 

Abraços!

 

Fala com o @Torf, ele é brasileiro e mora na Alemanha há tempo, vai saber te indicar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
×
×
  • Criar Novo...