Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Programação de treinamento


Abilio_Batista

Posts Recomendados

Boa noite, pessoal.

Tenho 7 meses de treino e há umas duas semanas comecei a deixar de seguir a programação de exercícios por treino, pensei bastante a respeito e não vi como isso poderia ser prejudicial, o que vocês pensam a respeito?

Por exemplo, ao invés de todo treino de peito eu seguir a mesma sequência ( supino, fly reto, pec deck e tal ) eu faço um número X de exercícios "aleatoriamente", mas claro, sempre com consiência de qual parte do grupamento estou treinando e tentando sempre não deixar nenhuma parte sem ativação. Essa rotina poderia ser ruim? Não ter uma constância por um bom tempo nos mesmos exercicios, na mesma ordem, poderiam atrasar ou prejudicar meus ganhos?

Também costumo, com menos frequencia, alterar os musculos que vou treinar no dia, por exemplo, tirar o triceps do dia de peito e fazer um dia só para braço ( sempre dando o devido descanso ao musculo )

E é isso aí, ansioso para saber a opinião de vocês.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Publicidade

Dizer que vai dar errado, não dá, mas o que, com certeza, será prejudicado é a progressão de cargas. Mas vê aí se dá certo, de repente tu inaugura um método de treinamento.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu treino mais ou menos assim,tive ótimoss results...agora,eu teria ganhos melhores sendo mais "consistente" e mantendo o MESMO treino por um maior tempo??? provavelmente?? Sim?? talvez?? , mas não faço por achar meio boringg,teimosia em geral,meu gosto HSUAJhsjsj adoro variar, ainda mais por eu curtir diversas formas de treino...mas tenta aiii, cada um é cada umm

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Cara, acredito ser possível! 

Como progressão de carga é a chave, por mais que você queira fazer os exercícios aleatoriamente, terá que ser feito com inteligência e um diário de treino é essencial!

Dar atenção especial aos exercícios compostos e almejar progredir de alguma forma todo o treino neles (variação de peso ou tempo sobre tensão), e a anotação no diário sobre isso será fundamental.

 

Aguardando o seu feedback de como anda o progresso!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Acredito que qualquer esquema de treino dá certo uma vez que se respeite o "progressive overload". O problema de fazer do jeito que tu sugere é que fica difícil acompanhar essa progressão (que em geral é feita com aumento ou diminuição de repetições, séries, cargas, etc).
Eu acho que já li pessoas aqui do forum que afirmaram treinar dessa forma que tu falou, mas eram todos hormonizados.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Existem vários pontos de vista, posso te citar dois: 

 

  • Cara, seguindo esse teu plano tem ao seu favor a teoria das pessoas que dizem que o músculo se adapta ao estímulo e é necessário mudar  o treino para quebrar a rotina. Quem segue esse pensamento geralmente alterna a ordem dos exercícios a cada treino ou até mesmo faz da maneira como tu está fazendo.

 

  • Por outro lado tem a outra vertente que é, para quebrar essa homeostase basta mudar uma das variáveis (tempo de descanso, carga, repetições, cadência) e não necessariamente mudar os exercícios. Quem defende esse modo tem o pensamento na progressão, você não vai progredir de modo eficiente em um exercício se mal o fazê-lo ou ficar alternando os exercícios auxiliares.

 

Eu defendo o segundo, viso progressão de carga e tenho exercícios básicos (Supino, terra, agachamento) como os exercícios base do meu treino, e outros são auxiliares que me ajudam a melhorar tanto pontos do meu shape, como também a melhorar minha performasse nos exercícios, os alterno de acordo com a necessidade, geralmente demora algo em torno de 3~5 meses. Mas trabalho bastante com a alternância nas variáveis. 

 

PS: Tu começou a fazer isso por causa do Léo Stronda? 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 meses depois...

Então cara, não foi por causa do Léo Stronda kkkkk Curto o cara mas pra mim ele só tem shape, não me acrescenta muita informação. Prefiro acompanhar caras como o Renato Cariani, Caio Bottura, Leandro Twin e alguns gringos, como o Jeff ( athlean x ) e Scott Hermann.

Enfim. sobre a progressão de carga, eu utilizo nos exercícios compostos somente, como o agachamento livre e supino. Nos outros exercícios eu não me apego muito às cargas, coloco oque sinto que meu músculo aguenta no dia, desde que não fique fora da faixa de 70-90% do meu 1 RM.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
×
×
  • Criar Novo...