Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Água mineral é tudo igual? Saiba o que procurar no rótulo além do H2O


Torf

Posts Recomendados

O-que-preciso-para-abrir-uma-ind%C3%BAst

Não é só H2O que tem dentro da garrafa de água que compramos. Há muitos outros componentes, como sais minerais, cálcio, carbonatos, sulfatos, sódio, magnésio, entre outros. Essa composição depende muito da fonte de qual é retirada. Assim, uma mesma marca pode ter características diferentes dependendo o estado em que é vendida se as fontes forem diferentes.

 

Os minerais são responsáveis pelo gosto da água. Luciano Peske Ceron, professor de engenharia química na PUC-RS, diz que águas com grande quantidade de cálcio e magnésio, por exemplo, são consideradas "duras", e têm um sabor pouco agradável.

 

As principais características a se observar na água são a composição de sódio e o pH, que determina se a água será ácida ou alcalina.

 

Mas é melhor para a saúde tomar água com mais sais minerais? A quantidade de sais minerais na água é baixa e não deve ser levada em conta no valor nutricional, explica Renato Zilli, endocrinologista do Hospital Sírio-Libanês.

 

"Uma alimentação rica em frutas e verduras fornece todos os minerais necessários para a manutenção do corpo", diz.

 

Sódio

 

Algumas águas têm muito sódio, outras têm menos sódio. A quantidade na água em si não é muito grande, mas somada ao sódio que se ingere nos alimentos gera impacto no final do dia.

 

"O grande problema é que a população brasileira já consome muito sódio", diz Ceron. Portanto, ele recomenda consumir uma água com baixo teor de sódio, abaixo de 30 mg/l

 

Zilli explica que a escolha é especialmente importante para hipertensos, pessoas com problemas renais e portadores de doenças cardiovasculares. "Deve-se dar preferência a águas com menor quantidade de sal, porém a maior fonte do sal da alimentação vem principalmente de alimentos processados e embutidos."

 

Segundo a Anvisa, se a água tem mais de 200 mg/l de sódio é necessário constar no rótulo um aviso. Ou seja, até essa quantidade, é considerado normal. No entanto, Ceron aponta que acima de 100 mg/l já apresenta algum perigo devido à alta ingestão de sódio pela população.

 

pH

 

Outro parâmetro muito importante a ser observado é o pH da água, índice que aponta a acidez. Para se ter uma ideia, refrigerantes têm um pH próximo de 2,5, bastante ácido. O leite tem pH entre 6,5 e 6,8.

 

O pH varia de 0 a 14 e 7 é considerado neutro, o que seria ideal para a água.

 

"Um pH mais baixo (mais ácido) pode levar a irritação da mucosa gástrica com sintomas de azia e dor de estômago", diz o médico.

 

Para quem acha que águas alcalinas funcionam como antioxidantes, ele alerta: "não existe comprovação científica desse resultado".

 

"Embora seus defensores alegam que a água com pH básico pode ajudar a manter o pH do sangue, impedindo assim certas doenças e promovendo a perda de peso, o fato é que nosso corpo regula cuidadosamente o pH no sangue e não é a água que você toma que vai mudá-lo substancialmente", diz. Se bem não faz, mal também não.

 

Água da torneira

 

Sabemos que a água da torneira é tratada com cloro, que é ácido, mas os filtros são capazes reduzir a quantidade do elemento e aproximar o pH da água do neutro.

 

Os filtros de carvão ativado ou de barro funcionam da mesma forma e são eficazes para equilibrar o cloro, diz Ceron.

 

Água com gás

 

Há dois tipos: a gaseificada naturalmente e a artificialmente. Na segunda, coloca-se gás carbônico (CO2) dentro da água sob pressão.

 

O pH da água com gás é mais ácido, entre 5 e 6 e ela fica mais protegida contra proliferação de bactérias por causa da ação do CO2. Mas para pessoas com problemas gástricos, ela tem o mesmo efeito da água comum ácida, podendo irritar a mucosa.

 

E aí, concordam? Discordam? Opiniöes? Comentários?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Publicidade

Acho que é bom analisar à água em seu estado original quando encontrado na natureza (na sua nascente por exemplo), acho que o PH deve variar entre 6,6~6,8 dependendo do rio, a quantidade de sódio eu não faço ideia.

Acredito que, quanto mais próximo do natural for, melhor.

 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 horas atrás, Filósofo.moderno disse:

Existe uma água chamada Ibirá com vanádio , dizem haver apenas 2 fontes no mundo essa , e outra na França c não me engano.

Em relação aos benefícios p saúde dizem ser muitos, não sei sobre estudos, alguém conhece?

Citar

O vanádio é um mineral encontrado em uma grande variedade de alimentos. Os cientistas não tem certeza sobre se você realmente precisa de vanádio ou quais os benefícios exatos que o mineral pode fornecer.

Se o seu corpo exige vanádio, no entanto, você precisaria apenas quantidades muito pequenas. Vanádio parece ter alguns benefícios de saúde para as pessoas certas, especialmente para os diabéticos. Antes de começar a tomar suplementos de vanádio por qualquer razão, consulte o seu médico sobre a quantidade segura de dosagem e potenciais riscos à saúde.

 

Ajuda a controlar o açúcar no sangue

O principal benefício potencial de vanádio é ajudar a controlar os níveis de açúcar no sangue em pessoas que têm diabetes, de acordo com a University of Pittsburgh Medical Center. Doses de suplementos de vanádio são normalmente benéficos para controlar os níveis altos de açúcar no sangue.

A pesquisa preliminar sobre a possibilidade de vanádio controlar os níveis de glicose em diabéticos surgiu a partir de alguns estudos bem sucedidos em um mineral similar conhecido como cromo, segundo as notas dos Institutos Nacionais de Saúde do Centro Nacional para Medicina Complementar e Alternativa, ou NCCAM. O Vanádio também pode melhorar a sensibilidade à insulina, bem como dominuir o LDL, ou "mau colesterol", em pessoas com diabetes tipo 2, as notas da Universidade de Maryland Medical Center.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
×
×
  • Criar Novo...