Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Pergunta de iniciante


kerplunkboy

Posts Recomendados

Olá pessoal! Recorro à experiência de vocês para algumas dúvidas de iniciante! 

Tenho 39 anos e é a primeira vez que faço academia. Tenho 1,94 de altura. Pesava 126kg em outubro de 2016 e hoje, janeiro de 2017 estou com 110kg. Ou seja, perdi uma quantidade significativa de peso nos primeiros meses. Muito exercício aeróbico na minha nova amiga a esteira e pulei corda feito doido alegre. Não mudei muito minha alimentação que sempre foi bastante "saudável". Muita fruta, verduras, legumes e carne, tudo natural, tenho vários amigos que são produtores rurais então pego tudo fresquinho, sem agrotóxicos e direto do produtor. Incluindo as carnes. Também tomo(ou como, não sei ao certo o termo técnico correto), muito iogurte proveniente de uma cultura de kefir que tenho já há alguns anos. 

Minhas dúvidas:

- Meu peso está mais ou menos estabilizado, não estou mais perdendo como perdia nos primeiros meses. Na academia, também me "medem" com uma fita, na cintura, pernas, barriga, braços e tudo mais. Quase todas essas medidas estão aumentando, com exceção da medida da barriga que está diminuindo e estão aparecendo os músculos abdominais já(faço entre 100 e 200 abdominais variados todos os dias). A pergunta é: isso é normal ou estou fazendo algo errado?

- Alguns dos exercícios me "sugam" muito mais que os outros, são eles: coice(tríceps), elevação lateral(ombro) e agachamentos(com carga). Existem alternativas à eles?

- Meu desempenho na esteira tem diminuído um pouco. Antes, fazia 4 ou 5km numa boa em coisa de 45 minutos. Agora, para fazer 3 está ficando "penoso", o que estou fazendo errado?

- Estou notando alguns "buracos" nos meus ombros quando faço a "voadora" para peito. Bem na ligação do braço com o ombro. É alguma lesão?

- Quando sei que devo parar de fazer um determinado exercício? Atualmente meu limite é "não consigo mais levantar/puxar/empurrar". Para costas por exemplo, que fica sentado e puxa o ferro de cima para baixo, chega em um ponto que simplesmente "não consigo mais puxar" então sei que esse é meu limite. Estou errado nesse linha de raciocínio?

 

Desculpem pelas muitas perguntas, mas a experiência de vocês seria de grande valia para mim! Obrigado!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Publicidade

1:Pra quê 100~200 abdominais cara, isso é exagero, faça 4 séries de 12 reps com peso adicional (pega uma anilha).

2:Se sugam é porque funcionam, não tire.

3:Deve ser coisa da sua cabeça.

4:Se você estivesse lesionado, não aguentaria treinar. Esse feixes são as fibras do seu deltoide.

5: Fazer desse jeito vai ficar muito volumoso, faça com repetições predeterminadas, e, somente na última série você faz até a falha.

Editado por CrowleyFX
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

8 minutos atrás, kerplunkboy disse:

- Meu peso está mais ou menos estabilizado, não estou mais perdendo como perdia nos primeiros meses. Na academia, também me "medem" com uma fita, na cintura, pernas, barriga, braços e tudo mais. Quase todas essas medidas estão aumentando, com exceção da medida da barriga que está diminuindo e estão aparecendo os músculos abdominais já(faço entre 100 e 200 abdominais variados todos os dias). A pergunta é: isso é normal ou estou fazendo algo errado?

 

Você está ganhando Massa Muscular e perdendo Gordura, aproveite, isso é o melhor que pode acontecer

 

9 minutos atrás, kerplunkboy disse:

- Alguns dos exercícios me "sugam" muito mais que os outros, são eles: coice(tríceps), elevação lateral(ombro) e agachamentos(com carga). Existem alternativas à eles?

 

Provavelmente esses exercícios são mais intensos para você, procure-os, não fuja deles, exercício tem que ser intenso para gastar bastante calorias e gerar uma adaptação no seu copo. De nada adianta fazer um exercício leve, que não gera resultado nenhum.

 

11 minutos atrás, kerplunkboy disse:

- Meu desempenho na esteira tem diminuído um pouco. Antes, fazia 4 ou 5km numa boa em coisa de 45 minutos. Agora, para fazer 3 está ficando "penoso", o que estou fazendo errado?

 

Isso é complicado, mas você perdeu capacidade aeróbica. Talvez você tenha diminuído a frequência na esteira, deve ter algum motivo pra isso acontecer.

 

12 minutos atrás, kerplunkboy disse:

- Estou notando alguns "buracos" nos meus ombros quando faço a "voadora" para peito. Bem na ligação do braço com o ombro. É alguma lesão?

 

Buraco?

 

13 minutos atrás, kerplunkboy disse:

- Quando sei que devo parar de fazer um determinado exercício? Atualmente meu limite é "não consigo mais levantar/puxar/empurrar". Para costas por exemplo, que fica sentado e puxa o ferro de cima para baixo, chega em um ponto que simplesmente "não consigo mais puxar" então sei que esse é meu limite. Estou errado nesse linha de raciocínio?

 

Exatamente, esse é o limite, é até quando você consegue suportar levantar aquele peso, também chamada de falha muscular.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Sobre as abdominais, como tu já tá fazendo um número alto, eu focaria em aumentar a intensidade, ao invés do volume.
  • No quesito esteira, se você tá fazendo pra perder gordura, por que não faz aeróbico em jejum? É um dos melhores métodos de queimar gordura. Recomendo ler o tópico:
 

 

  • Se fosse lesão você estaria sentindo dor.
  • Sobre a "hora de parar", depende do exercício que tu teja fazendo, eu acho melhor fazer o famoso 3x10~12, com o peso suficiente pra fazer a execução correta, e na 10~12 repetição tu já tar fadigando.
Editado por Williw
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

E ai blz. Sou iniciante tbm mas acho que posso contribuir e tbm percebi que tenho duvidas parecidas com as suas.

 

10 minutos atrás, kerplunkboy disse:

- Meu peso está mais ou menos estabilizado, não estou mais perdendo como perdia nos primeiros meses. Na academia, também me "medem" com uma fita, na cintura, pernas, barriga, braços e tudo mais. Quase todas essas medidas estão aumentando, com exceção da medida da barriga que está diminuindo e estão aparecendo os músculos abdominais já(faço entre 100 e 200 abdominais variados todos os dias). A pergunta é: isso é normal ou estou fazendo algo errado?

Será que vc não está ganhando massa magra e ela está expandindo a pele dando a impressão de que está engordando?

 

10 minutos atrás, kerplunkboy disse:

- Alguns dos exercícios me "sugam" muito mais que os outros, são eles: coice(tríceps), elevação lateral(ombro) e agachamentos(com carga). Existem alternativas à eles?

Essa dúvida tbm tenho. Principalmente Agachamento Hack , Leg Press (me cansam muito fácil, cerca de 5 movimentos e estou sem fôlego) e Extenssora (nessa eu fico até tremendo no movimento negativo). Acredito que é resistência, estou tendo paciência pra ver se melhoro com o tempo.

 

10 minutos atrás, kerplunkboy disse:

- Meu desempenho na esteira tem diminuído um pouco. Antes, fazia 4 ou 5km numa boa em coisa de 45 minutos. Agora, para fazer 3 está ficando "penoso", o que estou fazendo errado?

Não sei. =/

 

10 minutos atrás, kerplunkboy disse:

- Estou notando alguns "buracos" nos meus ombros quando faço a "voadora" para peito. Bem na ligação do braço com o ombro. É alguma lesão?

Não, deve ser comum do movimento da articulação.

 

10 minutos atrás, kerplunkboy disse:

- Quando sei que devo parar de fazer um determinado exercício? Atualmente meu limite é "não consigo mais levantar/puxar/empurrar". Para costas por exemplo, que fica sentado e puxa o ferro de cima para baixo, chega em um ponto que simplesmente "não consigo mais puxar" então sei que esse é meu limite. Estou errado nesse linha de raciocínio?

Cara, eu puxo até a altura do peito. Se vc não consegue deve ser algo relacionado a postura.

 

10 minutos atrás, kerplunkboy disse:

 

Desculpem pelas muitas perguntas, mas a experiência de vocês seria de grande valia para mim! Obrigado!

Como eu disse tbm sou iniciante, fiquei um tempo parado por motivos de saúde. Espero que o pessoal que tiver mais conhecimento responda pq eu tbm tenho algumas dessas dúvidas.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Obrigado à todos que responderam até aqui! Acho que seria bom eu postar também sobre os treinos:

De segunda à sábado:

  •  5 minutos de esteira para aquecer(geralmente corridinha leve 8km/h)
  • Variados treinos para músculos específicos, uma região por dia, na ordem: segunda: bíceps, terça: costas, quarta: peito e tríceps, quinta: ombro, sexta: pernas, sábado: um pouco de cada, bem mais leve que os dias de semana. Com menos carga.
  • Faço 4 séries de 15 repetições cada e na última série, procuro aumentar um pouco a carga. Alguns, não consigo aumentar um nível inteiro(costas por exemplo, cada anilha da máquina tem 10 quilos) então coloco uma anilha com menos carga(1 ou 2 quilos). E vou fazendo isso até que essa carga não é mais desafio. 
  • Após o treino, 15-20 minutos de esteira, corrida leve à moderada, entre 8 e 12km/h. Aumento e diminuo a velocidade conforme vou conseguindo.

Domingo, descanso mas faço caminhada coisa de uns 5km, bem leve, devagar, apreciando a paisagem.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Algumas perguntas quanto às respostas:

  • Ganho de massa magra é bom? Tipo é isso que faz ficar musculoso e tal?
  • Abdominais, tenho pensado em variar. Os que faço são: "curtinho"(deitado, pés o mais próximo que consigo do quadril e tento levantar o máximo possível), "normal"(pés apoiados em algo, levanto até encostar o tronco nas pernas), "perna pra cima"(deitado, levanto as pernas juntas) e "perna cruzada"(deitado, uma pé sobre a coxa, encosto o cotovelo no joelho). Basicamente são esses que faço. Me recomendaram fazer "prancha", mas não tenho idéia do que é isso. Tenho notado que além dos músculos do abdômen estarem mais à vista, também um "músculo grande" nas laterais do abdômen, de cima a baixo, também estão "mais duros". Creio seja um músculo que nem sequer sabia que possuía.
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 27/01/2017 at 02:32, kerplunkboy disse:

Então ganhar massa magra é bom, eu acho... Por que é o que parece que está acontecendo comigo. Vejo diferença à cada semana. Braços e ombros maiores músculos do abdômen e tal.

Esse é o foco. Perder gordura e ganhar massa magra.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
×
×
  • Criar Novo...