Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Testosterona, estradiol e libido no homem


Boibrabo

Posts Recomendados

O QUE É A TESTOSTERONA

 

A Testosterona é o principal hormônio esteroide sexual masculino.

Ela pertence ao grupo dos andrógenos (grupo de hormônios masculinos).

A testosterona é encontrada no corpo dos homens e mulheres, mas os homens têm cerca de 10 a 15 vezes mais testosterona.

Ela estimula o crescimento do pênis, das bolas, e é fator crucial na produção de esperma, fortalece cordas vocais, aumenta a taxa de crescimento de pelos faciais e corporais, causa impactos no corpo, controla a distribuição de gordura, e simplesmente faz os homens mais viris.

A Testosterona age desde o nosso couro cabeludo, até as pontas dos nossos dedos do pé.

Ela é uma hormona esteroide de 19 carbonos produzidos principalmente pelascélulas de Leydig dos testículos (nos homens) e os ovários (em mulheres). E pequenas quantidades são produzidas nas glândulas supra-renais de ambos os sexos.

 

Nível de Testosterona

Nos homens, aproximadamente 7 mg de testo é produzida cada dia, e os níveis sanguíneos variam  entre 300 e 1.000 ng / dL.

As mulheres, por outro lado, produzem cerca de 1/15 deste valor, levando a níveis médios de testosterona no sangue que vão de 25 a 90 ng / dL.

 

 

A Libido Masculina e outras Funções da Relação Testosterona/ Estradiol no Homem

 

Um estudo publicado no New England Journal of Medicine detalha como os pesquisadores têm provocado funções fisiológicas com diferentes níveis de testosterona em homens. Além disso, os pesquisadores descobriram que alguns dos sintomas muitas vezes atribuídos à deficiência de testosterona, são realmente causados pela falta de estrogênio.

Joel Finkelstein e colaboradores, do Massachusetts General Hospital em Boston, EUA, relatam que os níveis da testosterona regulam a massa corporal magra, tamanho muscular e força, ao passo que os níveis do estrogênio regulam o acúmulo de gordura. Ambos os hormônios contribuem para a função sexual, que engloba tanto o desejo sexual quanto a função erétil.

Quando os homens atingem a meia-idade, muitas vezes experimentam mudanças na composição corporal, nos níveis de energia, força e função sexual que são comumente atribuídas a uma diminuição nos níveis de testosterona. No entanto, ninguém avaliou previamente a relação exata entre esses sintomas e os níveis de testosterona. Finkelstein et al. conceberam um estudo para induzir artificialmente a deficiência de testosterona e deficiência de estrogênio em homens saudáveis, e analisaram os níveis de hormônio no qual a disfunção fisiológica ocorreu.

Este estudo inovador forneceu novas informações sobre os níveis de testosterona necessários para diferentes funções, mas também sugeriu que a deficiência do estrogênio é responsável por alguns dos sintomas de hipogonadismo ( falta de testosterona). Os autores esperam que seus dados sejam úteis para decidir quando usar a terapia de reposição de testosterona. No entanto, eles são cuidadosos ao salientar que a verdadeira natureza da deficiência de testosterona, provavelmente, segue mais diminuição de testosterona ao longo da vida do que valores limiares e a decisão final de tratar cada paciente encontra-se com o médico.

Tradicionalmente, a testosterona e o estradiol foram considerados hormônios sexuais masculino e feminino, respectivamente. No entanto, o estradiol também desempenha um papel fundamental na função sexual masculina. Estradiol em homens é essencial para a modulação da libido, a função erétil e espermatogênese. Os receptores de estradiol, bem como da aromatase, a enzima que converte a testosterona em estradiol, são abundantes no cérebro, no pênis e testículos, órgãos importantes para a função sexual. No cérebro, o estradiol tem a síntese aumentada em áreas relacionadas para a excitação sexual. Além disso, no pênis, receptores de estradiol são encontrados em todo o corpo cavernoso com alta concentração em torno de feixes neurovasculares. Testosterona e estradiol diminuídos aumentam  a incidência de disfunção erétil, independentemente um do outro. Nos testículos, a espermatogênese é modulado pelo estradiol , começando com o eixo hipotálamo-hipófise-gónadas, seguido pelo de Leydig, de Sertoli e as células germinativas, e terminando com o epitélio ductal, epidídimo, e espermatozóides maduros.

Referências

1 - Nature Reviews Urology 10, 616 (November 2013) | doi:10.1038/nrurol.2013.223

2 - Asian J Androl. 2016 May-Jun; The role of estradiol in male reproductive function.

3 - Short-term changes in serum sex steroid levels and cardiac function in healthy young men  Maarten De Smet1,2, Bruno Lapauw1, Tine De Backer2 & Johannes Ruige1

4 - J Clin Endocrinol Metab. 2014 Jul. Serum estradiol associates with blood hemoglobin in elderly men: the MrOS Sweden study. Lewerin C1, Nilsson-Ehle H, Jacobsson S, Johansson H, Sundh V, Karlsson MK, Lorentzon M, Barrett-Connor E, Vandenput L, Ohlsson C, Mellström D.

5 - Nat Rev Neurosci 2015 Jan; 16 (1): 17-29. doi: 10.1038 / nrn3856. Epub 2014 26 de novembro.As acções neuroprotectoras de estradiol receptores e estrogénios. Arevalo MA 1 , Azcoitia I 2 , Garcia-Segura LM 1.

 

TESTOSTERONA.jpg

testosterona-por-idade.png

sinais-de-baixa-testosterona.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Publicidade

8 minutos atrás, planeta disse:

Estradiol Alto demais também atrapalha função sexual não?

 

tem que manter niveis saúdaveis de estrogeno, tanto baixo quanto alto tem colaterais, tanto baixo quanto alto afetam diretamente a função sexual geral

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
×
×
  • Criar Novo...