Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

JUDÔ como defesa pessoal


Mr.Jow

Posts Recomendados

34 minutos atrás, Mr.Jow disse:

Por isso eu penso que só tem benefícios o conhecimento de ambas as artes, inclusive para a prática isolada de cada uma. Com a esportividade crescendo, e o conjunto de regras aumentando, nos dojos, deve-se adaptar os treinos às regras da competição. Portanto, é indispensável o conhecimento de várias artes marciais, e isso faz o MMA crescer demais.

Por isso gosto muito do jiu-jitsu e do judô voltados para a defesa pessoal, pois são mais violentos, e não oferecem essa dificuldade de se defender de mais de um, ou se defender de um striker.

 

Seguem ilustração:

 


Que video!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Publicidade

3 horas atrás, Wesley Pinto disse:

Agora uma pergunta: 

Imagine um mestre com dominio do Judo marcial, como ele treinaria sozinho em caso de falta de um parceiro? E um iniciante? 

com prática isolada quis dizer que o judô beneficia no treino do jiu jitsu e o jiu jitsu no treino do judô

 

tem muito judoca que não sabe nada no chão e chega a passar vergonha, e jiu jiteiro que cai mole. Por isso minha mentalidade de ambas serem benéficas mutualmente. 

Editado por Mr.Jow
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, Mr.Jow disse:

com prática isolada quis dizer que o judô beneficia no treino do jiu jitsu e o jiu jitsu no treino do judô

 

tem muito judoca que não sabe nada no chão e chega a passar vergonha, e jiu jiteiro que cai mole. Por isso minha mentalidade de ambas serem benéficas mutualmente. 


Isso eu entendi, minha pergunta foi exatamente COMO treinar sozinho. Pois Karate eu consigo, com alguma limitação mas consigo, mas e o Judo?

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Cara, já ouvi falar de boneco sparring.. , mas não acho usual, Acredito que mesmo no karatê você conseguindo treinar sozinho, você necessita de alguém com conhecimento das técnicas e defesas para que você possa evoluir as suas, assim funciona no judô, você aprende um golpe, que em um leigo funciona facilmente, mas a partir do momento que você começa a aplicar em alguém que se defende, você evolui as suas técnicas para que possa burlar a defesa do adversário. Acredito ser essa a limitação a que você se referiu. Dito isso, e embora tenha essas limitações você pode mentalizar os golpes e treinar as entradas, a postura correta, quando você for entrar, pode observar sua postura, a velocidade, mas acredito que isso seja difícil. E você também pode treinar a força, que influencia muito no judô. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

19 horas atrás, Wesley Pinto disse:


Isso eu entendi, minha pergunta foi exatamente COMO treinar sozinho. Pois Karate eu consigo, com alguma limitação mas consigo, mas e o Judo?

 

Se você puder improvisar um tatame e arranjar um parceiro, é o ideal, mas tendo essa dificuldade, você pode usar elástico, acabei de ver uns caras no youtube mandando bem com elástico em casa. Aqueles elásticos de fisioterapia, ou que nego usa pra malhar mesmo.

 

Segue:

 

 

 

Esses caras fizeram um aquecimento simulando as entradas antes do treino, sem o elástico:

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Então, mas ainda assim esses videos não ajudam muito. Primeiro pq os primeiros são mais treinos funcionais do que técnicos, seria como socar com elásticos, mas sem a técnica não é karate, e o ultimo é treino especifico para competição visando quem ja tem judô de competição no sangue.

Vou usar o exemplo do karate novamente, da para se treinar sozinho por meio do Kata e Kihon, vai perder para quem treina o tripé que é Kata, Kihon e Kumite, vai, mas perde pouco. Nos Katas do karate eu estudo eles para encontrar também os golpes de projeção que estão inclusive no Judô, essa é uma forma de eu treinar, (abre aspas - estou com problema no teclado) o judô (fecha aspas).  

Contudo no Judô não vejo algo especifico para isso, para esse treino sozinho. Inclusive o que postou são treinos modernos, não faziam isso nos anos 20 por exemplo. Inclusive esse é o erro de hoje, galera faz só esses treinos, ganham força em prol da técnica, na competição ganha muitas vezes o mais forte e não o melhor, saudade da época sem divisões de peso e o pequeno ganhava do grande devido a técnica. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

9 minutos atrás, Wesley Pinto disse:

 Não sei se sabe, mas o Judô tem um irmão mais velho chinês o Shuai Jiao 
 


E o pai deles é uma arte Mongol que se expandiu com a expansão mongol. Avança para os 11min.  
 

 

 

Muito show! A primeira era utilizada em guerras?

 

 

Com relação a primeira,não acredito que aqueles treinos com elásticos sejam intensos o suficiente pra serem funcionais, mas sim que os elásticos são usados como ferramentas para simular a queda na ausência de um parceiro para oferecer resistência. Acredito até ter sido essa a intenção, e nunca a de substituir um bom e velho treino rs. Mas mesmo assim não vejo muito jeito de evoluir nas técnicas sem um parceiro. Acho difícil. No entanto, acredito ser o contrário, acredito que a técnica é mais valorizada, sendo a força uma ferramenta, bem útil no judô, mas que não substitui a técnica. Pelo menos foi minha experiencia em algumas academias aqui no RJ. O problema , ao meu ver, é o jogo de regras, prefiro um judô voltado a defesa pessoal, acho que prepara mais pra vida. Como sempre, a burocracia fode tudo.

Editado por Mr.Jow
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...

Bom , vou ter que falar aqui, semana passada busquei uma academia de jiu jitsu , pra manter os conceitos durante as férias, e era SUPER ESPORTIVO, muito pano , e só chão. Nem preciso dizer que fiquei desapontado né, já que minhas aulas tinham muito alto e chão mesclados, e aprendia a defesa pessoal também!, claro que tem a maldade de competição mas isso é antes dela, o importante é frizar a arte! O que me surpreendeu é que um dos instrutores em uma conversa, explicou que tinha ido a uma academia de jiu jitsu focado em defesa pessoal, e ele fez umas demonstrações, dedo no olho e tudo mais! Sensacional! voltado pra defesa pessoal a arte fica SENSACIONAL!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 5 meses depois...

Um pouco do Judo na escola Kodokan (não olimpico). E como se não tivesse "olmpificado" a arte, talvez o Jiu Jitsu nem seria tão relevante. Em resumo, hoje por todo o mundo, se quiser sentir o que um dia foi o Judo, terá que treinar o Judo padrão e Jiu. A soma pode ser que chegue no que um dia sozinho foi o Judo.

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
×
×
  • Criar Novo...