Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

JUDÔ como defesa pessoal


Mr.Jow

Posts Recomendados

Bom dia, venho por esse tópico provocar o interesse por essa arte marcial que está ficando muito feia nas competições, o esporte censura demais a luta com todas as regras. Vamos

discutir sobre judô como defesa pessoal x judô competitivo.

Discussões:

 

Para ilustrar a sua eficiência na defesa pessoal :

 

Editado por Mr.Jow
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Publicidade

Concordo, não só o judô foi prejudicado, o jiu-jitsu no inicio também tinha como foco a defesa pessoal, é violentíssimo, mas nas competições é muito cheio de regras toscas e isso acaba fazendo o competidor trabalhar em cima das regras ao invés de focar na arte. Karatê eu nunca pratiquei, mas pelo video da pra ver a diferença para o que geralmente é ensinado nos dojos.

 

Por conta disso temos mais foco no krav-magá que busca a defesa pessoal, quando possuímos artes eficientíssimas como judô, jiu-jitsu, karatê.. Que estão perdendo a característica mais violenta e ficando esportiva demais..

Editado por Mr.Jow
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Por isso é importante os Katas, estudar os movimentos, entender, e através do Kata treinar a automatização através da repetição, pena no Judô o Kata precisar de um parceiro. Judô é raro encontrar um academia com a designação kodokan, se encontrar a chance de ser o tradicional é grande. Karate iden, não é oq 80% dos lugares voltam para as competições no molde olimpico que não é possível nos 20% restantes encontrar um Karate forte e marcial, e em uns 5% talvez encontre além de um karate forte e marcial um karate completo.

Pesquise sobre Carlos Rocha (mushinka), Enio Vezulli, Viniciu Antony, Machida, Roberto Santana, Hélio Arakaki, Juarez Alves, isso só no brasil, e só no Shotokan. Tem grandes nomes do Goju ryu em santos, do Shito no RJ e no Sul.  

https://www.youtube.com/watch?v=qn5I23bgCDU

Katas
 

 

Lutas num passado não muito distante:

 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Mr.Jow Outra coisa, o Judô em essencial ensina antes de derrubar a não ser derrubado. Jiu Jitsu, apesar da sua qualidade, muitas vezes o lutador quer propositadamente ser derrubado.

Na técnica é quase impossível derrubar alguém com muitos anos de judô, na força não nego que é possível tirar o veio do chão. 
 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Concordo, tive 5 anos de jiu jitsu, no jiu jitsu a gente não se importa em ser derrubado, é vantagem ir logo pro chão, ainda mais quando era competição judô x jiu-jitsu. É só defender um ippon , ir pro chão e finalizar pois a maioria dos judocas não consegue se virar no chão. Eu fui pro ensino superior e lá só tem equipe de judô, tive dificuldade de me adaptar no inicio pois são muito diferentes, e o judô realmente possui muitas técnicas no alto para facilitar a queda do adversário e se manter em pé. Mas isso é por conta da esportividade, por que no caso de uma briga de rua por exemplo, você nunca ia querer cair no chão, muito menos ter alguém por cima de você, até por que não vai ter pano pra agarrar, por isso fica bem prejudicado, mas o jiu jitsu na essência, é chave em pé, deitado, sentado, de todos os jeitos, e não se deixa derrubar, inclusive o jiu jitsu sempre possuiu técnicas para derrubar o adversário, também garanto que , meu conhecimento de judô só me beneficia na prática de jiu jitsu, pois essa mentalidade de tentar derrubar é mais rara, e te deixa em vantagem pois muitos pensam no jiu jitsu que ficar por baixo é vantajoso, porém é muito mais vulnerável e cansativo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

30 minutos atrás, Mr.Jow disse:

Concordo, tive 5 anos de jiu jitsu, no jiu jitsu a gente não se importa em ser derrubado, é vantagem ir logo pro chão, ainda mais quando era competição judô x jiu-jitsu. É só defender um ippon , ir pro chão e finalizar pois a maioria dos judocas não consegue se virar no chão. Eu fui pro ensino superior e lá só tem equipe de judô, tive dificuldade de me adaptar no inicio pois são muito diferentes, e o judô realmente possui muitas técnicas no alto para facilitar a queda do adversário e se manter em pé. Mas isso é por conta da esportividade, por que no caso de uma briga de rua por exemplo, você nunca ia querer cair no chão, muito menos ter alguém por cima de você, até por que não vai ter pano pra agarrar, por isso fica bem prejudicado, mas o jiu jitsu na essência, é chave em pé, deitado, sentado, de todos os jeitos, e não se deixa derrubar, inclusive o jiu jitsu sempre possuiu técnicas para derrubar o adversário, também garanto que , meu conhecimento de judô só me beneficia na prática de jiu jitsu, pois essa mentalidade de tentar derrubar é mais rara, e te deixa em vantagem pois muitos pensam no jiu jitsu que ficar por baixo é vantajoso, porém é muito mais vulnerável e cansativo.


Cara eu ia falar o que falou. Hélio pego uma parte do judo e focou no chão pq ele era pequeno e queria mostrar alguma superioridade em algum lugar. Mas bem verdade que todas torções são executadas em pé tb, sentado e etc., basta compreender o principio dos nós articulares e pressão que elas sofrem. Um dia Judo e Aikido estiveram juntos, era parte de uma coisa só, Jiu Jitsu é um fragmento da história do judô esquecido pelos próprios judocas. 

Hj um praticante de jiu jitsu teria dificuldade de se defender de mais de 1, um Judoca moderno dificuldade de se defender de quem o ataca com boa técnica de solo ou boa técnica de strike. Contudo o que é só solo pode se lascar se tomar um ippon e cair no asfalto. Entretanto Judo no passado, servia bem para se defender de vários com torções e projeções para todos os lados possíveis, seu antecessor ainda mais completo, contudo necessário mais tempo de dedicação devido a curva naturar de aprendizagem e automatização dos movimentos. 

Na rua muito se resume a derrubar e bater o tiro de meta com a cabeça do cara. Por isso Judo é bom nesse quesito, aprender a não ser derrubado. 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Por isso eu penso que só tem benefícios o conhecimento de ambas as artes, inclusive para a prática isolada(elas se complementam,o praticante de jiu jitsu se beneficia com os conhecimentos de judô e vice versa) de cada uma. Com a esportividade crescendo, e o conjunto de regras aumentando, nos dojos, deve-se adaptar os treinos às regras da competição. Portanto, é indispensável o conhecimento de várias artes marciais, e isso faz o MMA crescer demais.

Por isso gosto muito do jiu-jitsu e do judô voltados para a defesa pessoal, pois são mais violentos, e não oferecem essa dificuldade de se defender de mais de um, ou se defender de um striker.

 

Seguem ilustração:

 

Editado por Mr.Jow
ambiguidade
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
×
×
  • Criar Novo...