Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Anilha atrás do calcanhar para agachamento


Ragonezii

Posts Recomendados

Tenho pouco tempo de treino na academia, sempre fiz agachamento guiado e nunca tive problema, recentemente migrei pro agachamento livre porém não sinto estabilidade ao fazê-lo e tenho a sensação de que vou cair pra trás na hora de subir ou se descer muito. Já li alguns textos sobre o assunto e uma das sugestões foram colocar uma anilha pequena atrás de cada calcanhar, eu testei e senti que melhorou totalmente, porém eu sei que esse método não seria o correto pra execução. Alguém pode me indicar algum tipo de alongamento ou exercício de flexibilidade pra eu corrigir isso ? Treino 5x na semana e sou ectomorfo e no caso esses exercícios de flexibilidade seriam feitos nesses dois dias que não treino.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Publicidade

Contrate um profissional capacitado para o ensinar a execução do exercício.

 

Nada contra anilhas nos calcanhares, mas quando você realmente começar a treinar agachamento livre com altas cargas (2 a 4 RM), você vai tirar a barra do suporte, a última coisa em que pensará é posicionar certinho seu pezinho em cima das duas anilhas. Você vai pegar o peso nas costas e já vai querer começar a agachar.

 

Agachamento e terra são exercícios compostos bem complexos. Não se aprende do dia para o outro e exige maturidade muscular, principalmente no core.

 

Tente jogar bastante o quadril para trás durante a descida. O segredo é o quadril. Use um peso adequado para se acostumar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu uso um sobressalto pra realizar o olympic squat, pois a minha principal dificuldade era manter o peito erguido e, quando eu fazia sempre sem o sobressalto, precisava jogar o quadril lá pra trás. Com o sobressalto foi possível não só manter o peito erguido como também consegui (com uma carga menor) realizar um BNP (Behind-the-Neck Press) enquanto estava no final da concêntrica. Comecei com 4,5 cm de altura e, através dos exercícios de mobilidade pra tornozelos, baixei pra 4,0 cm. Entrarei Janeiro experimentando 3,5 cm.

 

Eu não uso anilhas porque causam muita instabilidade. Por esse motivo eu mandei fazer uma ripa e aí eu vou controlando esses níveis pra que gradualmente comecem a baixar. A meta é baixar pra 2,0 cm de sobressalto pois, a partir deste nível, os tênis de LPO já oferecem essa altura. E aí eu dispensarei o sobressalto e utilizarei somente a altura oferecida pelo próprio calçado.

 

Pelo menos a cada 15 dias eu faço um teste pra ver o quanto melhorou a mobilidade dos tornozelos. A meta do teste, de acordo com o que eu entendi do autor, é conseguir manter o pé distante da parede algo entre 10 a 12 cm. Atualmente estou em 8 cm (comecei com pífios 6 cm) e por isso sei que ainda tem trabalho pela frente em termos de mobilidade.

 

Saliento que essa neura narrada aí em cima é para o agachamento olímpico. Se for pra fazer low-bar, com ou sem base aberta ou mesmo jogar o quadril pra trás, os exercícios de mobilidade, embora também envolvam os tornozelos, acabam gravitando em torno de mobilidade pra quadris, afim de se quebrar o nível das paralelas.

 

Só uma coisa a mais me chamou atenção no seu relato, que foi o fato de ter saído do Smitt e ido para o agachamento livre e ter dado a entender que sentiu um certo desconforto ou desequilíbrio. Geralmente a musculatura estabilizadora não está tão desenvolvida quanto estaria caso você tivesse feito o agachamento desde o início - como já mencionado por outros colegas, com a devida supervisão - e isso acaba gerando um desequilíbrio ao realizar o movimento. Isso também costuma ocorrer com quem pratica somente supino na máquina e muda pra realizá-lo com a barra livre. Talvez um remédio para adaptar-se seria, por exemplo, você incorporar avanços/passadas sem pesos, umas três séries, com as mãos na cintura até conseguir realizar o movimento sem se desequilibrar.

 

Editado por Jaraqui
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 meses depois...
Em 2016-12-27 at 12:33, Pivateli disse:

Tem um exercício excelente de mobilidade que se chama squat wall, de começo pode ser difícil, porém melhora quase 100% a execução do agachamento. pesquise sobre.

excelente exercício !

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 horas atrás, willian.donin disse:

excelente exercício !

Ressucitando tópico do ano passado para adicionar essa informacäo?

 

Mas é sim o melhor exercício para ganhar estabilidade e equilíbrio no agachamento.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

11 horas atrás, Torf disse:

Ressucitando tópico do ano passado para adicionar essa informacäo?

 

Mas é sim o melhor exercício para ganhar estabilidade e equilíbrio no agachamento.

 

mais consciência corporal na minha opinião

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pra mim o que vai te ajudar é:

Lhe falta mobilidade no quadril, falta dorsiflexão, força nos gluteos, mobilidade dos eretores de coluna e força na lombar.

Investe em ficar o mais tempo que puder de cócoras, avance nessa postura, faça terra stiff esse sim com anilha mas embaixo da ponta do pé.

E hora outra subtitua por treino de pistol squad + Agachamento com peso do corpo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
×
×
  • Criar Novo...