Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Tempo de descanso entre treinos (mesmo grupo muscular).


Pherey

Posts Recomendados

Bom dia galera,

 

Antes de mais peço desculpa se já houver alguma pergunta como esta no forum (deixem o link, plz), mas só vi tópicos a dizer que o tempo ideal era 72 horas porque o músculo tinha de recuperar e etc etc etc (mais do mesmo).

 

Eu também sempre ouvi dizer que no mínimo era bom dar 72h de descanso para voltar a treinar o mesmo grupo muscular. Bem, isso é o que eu tenho feito até agora (ao todo já vão 2,5 anos). (Se treinava peito na segunda só o voltaria a treinar na quinta).

 

Contudo, depois de ler alguns estudos sobre o assunto, deparei-me que a maioria fala que o descanso adequado é entre 48 e 72 horas. Ora bem, dar um descanso de 48 horas é treinar dia sim dia não o mesmo grupo muscular.

 

Uma vez que eu treino pesado (quase sempre até à falha), pensei que as 48hr fossem realmente insuficientes, mas mesmo assim decidi avaliar a qualidade de contracção do músculo ao fim desse tempo. Então assim foi, segunda feira fiz o meu treino de peito (bem intenso) e hoje decidi voltar a treinar o mesmo músculo. A qualidade de contração foi boa, consegui até aumentar um pouco a carga em alguns exercícios.

 

Conheço pessoas que treinavam nos anos 80/90, sem grande informação, e por isso nunca tinham ouvido falar nas tais 48/72 horas. Sendo assim, quando se sentiam bem voltavam a treinar o mesmo músculo. Muitas delas relatam que treinavam dia sim dia não e mesmo assim conseguiam obter bons resultados.

 

Sendo assim 48 horas são suficientes para o músculo se recuperar? Se treino peitoral na segunda, posso voltar a treinar na quarta?

 

P.S. Durmo 10 horas por dia.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Publicidade

6 minutos atrás, Pherey disse:

Se treino peitoral na segunda, posso voltar a treinar na quarta?

Se treinar peitoral segunda, pode voltar a treinar segunda novamente. Depende do volume empregado... 

 

Porque utilizar alta frequência de treinamento

 

Estabeleça um volume por movimento e divida de acordo com a frequência desejada. 

 

Qual o volume ótimo pra hipertrofia?

 

É tudo uma questão de saber usar as variáveis de treino: volume, frequência e intensidade.

 

Como planejar a montagem do seu treino

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

13 minutos atrás, Shrödinger disse:

Se treinar peitoral segunda, pode voltar a treinar segunda novamente. Depende do volume empregado... 

 

Porque utilizar alta frequência de treinamento

 

Estabeleça um volume por movimento e divida de acordo com a frequência desejada. 

 

Qual o volume ótimo pra hipertrofia?

 

É tudo uma questão de saber usar as variáveis de treino: volume, frequência e intensidade.

 

Como planejar a montagem do seu treino

 

 

Tenho treinado Supino Reto (4xFalha (por volta de 5/6 reps), Supino Inclinado Halter (4xFalha 8-12 reps), Supino Declinado com Barra (4xFalha 8-12 reps) e Super-set de Crucifixo com halter + Peck Deck ambos até à falha (4 series). Isto no caso do peitoral, óbvio, mas a intensidade/volume dos treinos é quase sempre esta.

 

Bem intenso e com bastante volume. Tenho sentido bastante evolução com isto.

Editado por Pherey
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Vamos te colocar na situação ideal, eixo hormonal perfeito, dieta perfeita, sono perfeito.....ainda sim entra um fator, individualidade biológica. Para você 48horas é suficiente, para o zé da padoca mesmo que ele esteja na situação ideal assim como vc, pode ser que o tempo para ele seja 60horas, enquanto que para o Jorge do açougue na mesma situação perfeita seja 72horas.

 

Basicamente descubra o seu corpo. Após vários testes descobri o tempo do meu corpo e ainda existe a diferença entre os músculos, eu sei que minhas pernas se recuperam em 48horas, já meu peito eu preciso de 72horas.

Resumo: Teste e descubra.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 horas atrás, Pherey disse:

Eu também sempre ouvi dizer que no mínimo era bom dar 72h de descanso para voltar a treinar o mesmo grupo muscular. Bem, isso é o que eu tenho feito até agora (ao todo já vão 2,5 anos). (Se treinava peito na segunda só o voltaria a treinar na quinta).

 

 

Pode treinar o mesmo grupo muscular até mesmo todos os dias, isso era comum antes dos esteróides.

 

E ainda fazem isso hoje em dia com ganho de força e hipertrofia:

 

Max Out on Squats Every Day

 

Método Búlgaro

 

The Norwegian Secret for Double the Muscle

 

Train Your Calves Every Day

 

Capacidade adaptativa é nome do jogo.

Editado por Norton
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O tempo necessário pra recuperação vai depender do volume empregado. Mais volume requer mais tempo pra recuperar. 

 

Eu prefiro espalhar o volume em mais seções por semana, aumentando a frequência e o número de estímulos anabólicos. A síntese proteica não fica elevada por muito mais que 36h, então é interessante aplicar estímulos mais frequentes. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

No seu caso que faz 4 ou 5 exercicios pra um musculo com tecnicas "avançadas" e ainda busca atingir a falha, eu faria algo do Tipo ABC2x ou ABCD , ABCDE. No ABC2X ainda pode dar problema , mas ai varia de pessoa pra pessoa. Dieta , descanso e situação hormonal vão contar muito.

 

Agora Fazer um AB com esse volume é suicidio .

E veja que fazer um AB tambem vai te dar grandes resultados.

Editado por CarambolaSPFC
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Cada vez eu fico mais confuso.

Em se tratando de Naturais, aqui no fórum o pessoal fala pra treinar o mesmo músculo com mais frequencia na semana.

Porém, acabei de ler uma postagem do hipertrofia.org que diz exatamente o contrário, propos um treino push/pull/legs 1x na semana para naturais, pq nossa recuperaçao é mais lenta.

Tenho exatos 3 dias na semana pra treinar e nao sei se devo repetir ou nao o mesmo musculo na semana.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Agora, jukao disse:

Cada vez eu fico mais confuso.

Em se tratando de Naturais, aqui no fórum o pessoal fala pra treinar o mesmo músculo com mais frequencia na semana.

Porém, acabei de ler uma postagem do hipertrofia.org que diz exatamente o contrário, propos um treino push/pull/legs 1x na semana para naturais, pq nossa recuperaçao é mais lenta.

Tenho exatos 3 dias na semana pra treinar e nao sei se devo repetir ou nao o mesmo musculo na semana.

Somos dois cara. Eu leio tanta coisa controversa nesse fórum que as vezes fico em dúvida se ele me ajuda ou me atrapalha.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
×
×
  • Criar Novo...