Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

O negocio é força ou saber lutar?


FMSR

Posts Recomendados

Na época que eu praticava Muay thai percebi que a técnica muda e muito o final de uma luta, porém, altura, peso, entre outros fatores também influenciam. Eu tenho 1,80, tive um sparring com um cara da academia de nível técnico menor que o meu (eu tinha 1 ano e pouco, e o cara uns 6 meses, não lembro ao certo), porém, o cara media 2,05, a curvatura dele era muito maior, para acertar o rosto dele era quase impossível pra mim.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Publicidade

3 horas atrás, Avin1973 disse:

 

Esse argumento F = m x a é muito usado para estimar o que faz um chute ou soco mais forte, mas está longe de ser adequado fisicamente... A força empregada não é constante, a variação da área de impacto (tamanho da mão) altera o cálculo. A distância também é uma variável essencial (mais distância, mais aceleração sob a mesma força). 

 

Não é só a questão de gerar muita energia cinética (sujeito forte) e sim garantir que essa energia cinética atinja o alvo de forma correta e maximizada para gerar o maior estrago possível.

 

Significa que se o sujeito grandalhão não souber socar ele vai dissipar energia cinética na própria musculatura e cansar mais rápido como você bem disse.

 

Esse site aqui tem um cálculo em função de velocidade e massa: http://www.martiallife.com/index.php/component/content/article/4-personal-development/44-the-science-of-punching-harder-why-is-speed-more-important-than-mass.html

 

Power lifter x lutador de MMA:

 

https://www.unilad.co.uk/news/world-champion-powerlifter-killed-by-mma-fighter-after-ridiculous-argument-in-street/

 


Sim, mas em hierarquia a aceleração é oq mais gera fator de contundência, comparado a mesma região de impacto. Distancia é fato que impacta na aceleração e ponto de vibração, fato. Agora o crucial pra mim é a precisão. Queijo, mesmo que mascado é superior que acertar na bochecha. Nariz, superior que peito. Entre os olhos, melhor que no olho. Na duvida mira na garganta, se o cara levantar a cabeça é óbito, se baixar é queixo K.O.

Tamanho da mão e do membro também. E técnica óbvio para não ter desperdício de força, por isso uma boa técnica começa por se manter "relaxado".

___
 

Sobre fazer o movimento mais lento:

Fazer mais lento evita seu corpo memorizar movimentos errados, acerte a técnica depois evolua velocidade. Se começar querendo ser rápido seu sistema motor vai decorar movimento errado, visto que a intensidade ao por a velocidade é maior e forçará mais o seu sistema motor a decorar o movimento errado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sobre qual melhor arte, novamente repito:

As com mais repertórios demoram mais, treinar 2x por semana kung fu, não é igual treinar 2x boxe. Boxe vai ser mais eficiente. Tenho mais medo de um cara que treina 1000x o mesmo golpe do que aquele que treina 1x 1000 golpes.

Por exemplo, eu faço Karate, Shotokan tem 26 katas, alguns estilos mais de 30. Pra mim é muito pra uma vida conseguir decorar e armazenar toda essa informação no sistema autonomo do cerébro, de forma a reagir automaticamente. Talvez na época que foi criado que alguém treinava 5-6h por dia todo dia, fosse possível, mas eu com minhas 3h a 4h por semana, é dificil. Por isso no meu dia a dia foco em 5-6 katas e suas aplicações, principalmente aquelas que mais funcionam pra mim, cada Kata tem 3-4 bunkais diferentes que valem a pena estudar, pra mi ja é muita coisa, 2 de cada pra repetir pelo resto da vida. Os demais Katas me resumo a conhecer o bunkai e saber os movimentos, mas treinar os bunkais e mentalizar me resumo a 4. (Bassai-Dai e Sho, Tekki Nidan e Shodan, Jion e agora Sochin).

Inclusive pra mim os Tekkis compilam muita coisa boa do Wing Chun e do KravMaga, só que poucos sabem e menos ainda treinam.
 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

5 horas atrás, Avin1973 disse:

@Polemarco Não sei se já falei nesse fórum... mas se eu fosse um sujeito que precisasse de treinamento em defesa pessoal pegaria uma base de striking (boxe, muay thai) com grappling (judô, BJJ) e depois cataria um curso decente de Krav Magá para aparar as arestas (avaliar a situação, bater rápido, sair rápido).

 

É quase um consenso nos fóruns gringos que boxe é o melhor desempenho em briga de rua geral em termos de artes marciais... (só estou repassando o que li). Não vou entrar no mérito do Jiu em 1x1, é no sentido geral: bater e sair sabendo que pode ter mais gente vindo.

 

Estava conversando com um amigo viciado em artes marciais (já fez kung fu, judô, BJJ, aikidô...) e ele me disse que, o cara já tendo a base apropriada nas artes marciais, aproveita bem o KM... além de separar o joio do trigo em termos de qualidade dos instrutores.

 

A questão que eu quis colocar não é nem estilos, tanto que evitei falar do que era a tal aula que acabei vendo - e sim como lutar. (independente do estilo de luta escolhido por você, eu não curto entrar nesse tipo de debate e citar estilos até pra evitar o pessoal que acha que o seu estilo é o melhor e insuperável, eu sou totalmente contra esse tipo de pensamento). Não sou muito de me apegar a estilos, obviamente que como o @Wesley Pinto disse, a efetividade depende muito do cenário (tempo disponível do indivíduo, por exemplo).

 

Quanto as lutas de chão, não acho que sejam essa efetividade toda na questão de sair vivo de um ataque. Porque a ultima coisa que eu iria querer numa situação dessas, é ir pro chão. Até pelo fato do que você citou, @Avin1973, a questão de poder ter mais pessoas vindo. Mas ainda tem certa efetividade, pois se acontecer de você ter que levar esse conflito pro chão, você vai ter armas pra usar. Só não acho que seja essa maravilha toda, depende de bastante variáveis pra ficarmos julgando qual estilo é melhor que outro em defesa pessoal.

 

3 horas atrás, Wesley Pinto disse:

Particularmente acho Kombato mais Mkt do que outra coisa. Mas sou leigo nunca vi uma aula, e falando isso entro em contradição com meu argumento de o que vale é quem treina mais.

 

 

Também nunca pratiquei, nunca vi. Seria legal um sparring leve com um praticante pra ver os movimentos e como utilizam a economia de energia.

 

3 horas atrás, 225618_1442526771 disse:

Tudo depende de coragem, se o individuo tiver coragem de dá uma paulada na cabeça do outro, nem precisa praticar arte marcial alguma.

 

 

Que confusão, véio. kkkk

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Andrey Drachev, campeão mundial de levantamento de peso na categoria até 120 quilos em 2015, morreu neste domingo (21) aos 32 anos. O russo se envolveu em uma briga de rua com um homem identificado como Anvar Zinarov, lutador de MMA, azerbaijano de 27 anos, e não resistiu aos golpes. Zinarov fugiu do local e é procurado pela polícia.

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 5 meses depois...

Briga de rua é injusta cara, nunca acha que vai se dá bem em uma briga, treinei kickboxing e muay thai durante 3 anos, dedicado e já lutei, mas em um bloco de carnaval, aconteceu umas coisas pessoal lá e acabei dando um soco de direita em um, mas como eu estava muito bebado quase dando pt virando copos de vodka não tinha como, pois veio mais 3. eai? adianta ter feito luta? eu seria justo como se fosse em uma luta? claro que seria injusto igual eles se eu não tivesse cabeça no próximo dia, os colegas na rua tudo some nessas horas, se eu tivesse sóbrio era outros 500 pois também sei ser covarde ou talvez nem brigaria pq acabei saindo como errado, viu como briga de rua é injusto? se tem que ser ligeiro na rua, não basta só saber lutar pq quem fala que quem saber brigar na  rua, sabe mais do que quem treina com profissionais é sacanagem isso, é desmerecer o esporte e achar sabidão. O calor do momento de um brigão de rua é a coisa mais legal de se aproveitar.

Hoje em dia ninguém briga mais na rua, acabou isso, é covardia (3x1) madeirada, facada e tiro.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
×
×
  • Criar Novo...