Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

O negocio é força ou saber lutar?


FMSR

Posts Recomendados

Publicidade

7 horas atrás, antigoargos disse:

o 'basicão' são esses 3...

Luvas tem as chamadas 'bate saco' específicas pra isso, se for uma loja de esportes o atendente sabe dizer o peso da luva em relação ao seu peso corporal... mas, pode comprar uma normal de boxe mesmo, que se um dia arrumar um local pra treinar vai ser útil pra sparring.

Bandagem as melhores que já vi são as da marca UFC custa 30~35R$ o par.. as outras custam 20R$ mas são piores e duram bem menos... acho que compensa sim comprar dessa marca. (só vi umas 7 marcas diferentes.. pode ser que haja melhores... )

Saco, tem alguns sacos que consegue 'mudar o peso' que pode ser útil, no geral você tem que ver o que quer exatamente, melhorar 'precisão/mobilidade' ai é melhor um saco leve (20~30 kg)... ou melhorar potência.. é melhor um saco pesado. (70~100kg) ... o leve, ele vai se mover bastante quando o acertar, te obriga a se mover mais e acertar com mais precisão, porem ele se desloca muito.. um pesado absorve muito mais seus golpes e se desloca bem menos... no geral saco não é caro.. qualquer 150~200R$ você compra um bom e pesado...pode ser interessante comprar os 2 :D

Considero um protetor bucal interessante também, por mais que não vá treinar com ninguém te acertando, é bom pra se acostumar a respirar pelo nariz e estar sempre com boca fechada/trava... um soco de boca aberta cai fácil e capaz de ir um dente junto... de boca 'travada' ... bem mais difícil de cair e os dentes ficam :D

 

Obrigado pela resposta, sua contribuição esta sendo utilíssima para um leigo na matéria como eu.

 

Hoje comprei o saco de boxe ingles, luvas de boxe ingles e bandagem. O saco pesa 25kg, achei melhor comprar um saco leve não so pelo preço mas também por ser um saco que se vai mover bastante, das para treinar mais reflexos, mobilidade, penso que reflete mais um corpo humano numa luta real.

Tem mais alguma dica para um iniciante alem das que já deu?

valeu

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, Wesley Pinto disse:



Minha opinião: Na rua em 90% dos casos esse cara levará vantagem, no Ringue ai já cai para uns 30%. Vários strongmans foram testados desde a época do Pride, assim como BobyB. e o resultado foi quase 100% de decepção para eles. Na rua outros fatores estão envolvidos, inclusive terreno de combate. Mas se for um cara tb de 2metros, mas com A .M., ai aposto no de 2M com A.M. Mas tipo eu, com meus 1,60, é 90% pra esse cara ai, se não for 99% kkkk, minhas chances se resumem em bater no Joelho, Saco, Virilha, só. E se ele se joga em cima de mim, só o peso dele, e tem uma guia atrás de mim, adeus para mim rs. 

 

Caro Wesley, alguma dica para quem comprou hoje um saco de boxe ingles e umas luvas de boxe ingles?

E quanto aos treinos de musculação, devo focar em algo em especial? Como você bem sabe (já falamos varias vezes sobre o assunto) treino principalmente powerlifting e calistenia.

valeu

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

43 minutos atrás, FMSR disse:

 

Caro Wesley, alguma dica para quem comprou hoje um saco de boxe ingles e umas luvas de boxe ingles?

E quanto aos treinos de musculação, devo focar em algo em especial? Como você bem sabe (já falamos varias vezes sobre o assunto) treino principalmente powerlifting e calistenia.

valeu


Primeira dica é esqueça luva e esqueça principalmente bandagens. Saco é para te dar punch e só com um pulso firme e sabendo fechar bem a mão. Ao socar não empurre o saco, tem que ter impacto e não empurrão. De treino, Powerlifiting bacana, mas cuidado com o supino, pode atrapalhar mais que ajudar, justamente pq força você a se condicionar a ter o empurrão, o famoso soco derruba malandro mas ele ainda fica de pé kkkk, explicando é aquele que derruba o cara mas ele volta e vem pra cima pq ó foi empurrado. 

Tensão dinamica é maravilhoso pq vc trabalha contração em todo momento e a mesma aceleração, problema de supino é a aceleração no ponto médio e desaceleração no inicio e no fim, por isso colocar LPO é muito interessante, Kettlebells e elásticos. Usar elástico por exemplo para fazer uma flexão é muito bom, pois no momento em que seu braço esta totalmente esticado é quando o elástico está fazendo a maior pressão. Tirando isso, periódicamente pode fazer pliometria. 

Eu após voltar sério ao karate só faço flexão e supino mais fechado, qualquer treino que exija empurrar com os braços muito abertos eu abandonei. 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

 

1 hora atrás, Wesley Pinto disse:



Vários strongmans foram testados desde a época do Pride, assim como BobyB. e o resultado foi quase 100% de decepção para eles.


Vou ter que discordar, o Mariuz Pudzianowsky  não foi decepção não, pra idade que estava ele até que foi bem nos ringues.

 

 

6 horas atrás, Wesley Pinto disse:




Logo o brigão ganha vantagem do praticante de A.M. de 2x por semana naquela academia fresca de franquia.

Concordo, mas se for um praticante que leva a sério a arte dele é 90% de chances do brigão se dar mal.



7 - Melhor lugar para treinar soco se chama Makiwara e bom e velho saco de pancadas, tudo sem luva, no saco vai cortar os meios do dedo, vai, mas é necessário, com luva e faixas além de não fechar a mão como deveria, o pulso se mantém reto e aprende a bater com os dois ultimos ossos da mão levando a famosa fratura boxer, que tem esse nome pois muitos boxeadores ao socar sem luva quebram esses osso.

Concordo plenamente , lutador que se preze tem que ser calejado e ter punhos bem duros assim  tendo condições de lutar com mãos nuas sem nenhum prejuízo.

8 - Resgatando o elemento 1, e isso justifica os magrelos derrubando grandões, é que a potência de um golpe esta em sua velocidade.

isso é uma faca de 2 gumes, o brigador vence fácil o oponente dele que não pratica nenhuma AM porque ele não pensa em nada e sai batendo com toda força...só que isso é uma desvantagem contra um lutador justamente porque o brigador não sabe bater de forma tecnica e certeira além do que ele costuma telegrafar MUITO os golpes que desfere e isso contra um lutador é um grande erro, conheci um cara que praticou kung fu por 2 anos que disse que a coisa mais fácil do mundo pra ele era vencer brigadores de rua e uma das coisas que ele falava era sobre como o brigador de rua telegrafa os golpes assim sendo fácil de se desviar e acertá-lo num contra golpe .

Conheci vários brigadores quando era adolescente e lembro que geralmente quando eles apanhavam era de alguém que praticava algum tipo de luta.


No atual dojo que treino ensinam muito algo que em vários dojos bostas que passei não ensinaram, a não ser com o falecido senséi Hélio que nos anos 40 era puglista e até sua morte carregava todo dia a carteirinha feita a mão da associação paulista de pugilismo. O que ambos ensinam? Soco é igual um chicote, esquece a força, esquece todo aquele treino de pliometria, bata relaxado totalmente relaxado, dai como Cassius Clay, e no fim contraia as costas e quase no impacto ai feche suas mãos com toda força. Isso no Karate se chama Kime, em outras artes não sei como chama. Reparem no video do Idoso. Mas como falei no meu textão anterior, são casos bem isolados, maioria não tem a condição mental (que falarei abaixo) para se dar bem como o velho.

interessante isso.

9 - Existe duas coisas que todo brigão tem e que um A.M. tem que desenvolver, espirito de luta e mushin (mente vazia), brigão só pensa em destruir esse é o espirito de luta é o foco, concentração no alvo, sangue nos zóio, e esta tão condicionado que não pensa no golpe que vai dar o golpe sai, isso é Mushin.

como disse anteriormente isso é que faz o brigador se dar mal também...ele só pensa em bater com toda força sem tecnica nenhuma , se o oponente for bom basta se desviar ( o que não é muito difícil pra um cara que treina sério a arte )  e POW no queixo, já era a briga , assim como vc viu nos vídeos que postei.

 


Vc treina o que e a há quanto tempo???
 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

17 horas atrás, Pedro Luftwaffe disse:

@Wesley Pinto,

 

Na condição de aficionado por artes marciais, o que você sabe exatamente sobre Frank Dux? E o que acha do ninjutsu?


Nunca pesquisei sobre o Dux, não sou muito fã das vertentes americanas, motivo: Tudo para eles antes dos anos 80 era karate e até os 90 tudo era kung fu. Por conta da própria identidade patriota deles muitos negaram os principios dos estrangeiros e americanizaram tudo. Caras como Chuck Noris lá é considerado 7x campeão mundial de Karate, balela, primeiro que jamais competiu fora dos EUA, eram competições de tudo que desse chute e soco, inclusive freestyles,

Ninjutsu, tem uma linha que é reconhecida até no Japão, o resto não sei dizer ao certo. Ao meu ver tem tudo para ser eficiente tanto como defesa em combate como fuga e recursos militares, contudo, como mencionei anteriormente nosso cérebro tem o mecanismo autonomo que condiciona pela repetições, algumas artes pecam pelo excesso de técnica, mas não aos mestres que treinam 5h por dia todo dia, mas para aquele cara comum que trabalha e mal vai 5x com 1h pra academia e treina 2 ou 3h por semana a arte, dois dias rolando são dois dias que poderia estar socando e vice e versa. Nos dias atuais a simplicidade sempre será o melhor caminho, por isso Thai e Kyokushin quer queiram quer não funciona na maioria dos casos em situação de briga e Krav Maga numa defesa contra um assaltante, pois utilizam o principio da especificidade. 



_____


@Danilo Z 

Vamos aos seus pontos.

1 - Sim ele concordo a chance dele se dar mal é maior mas não é regra, até um praticante 5x por semana 3h por dia pode ter uma personalidade frouxa e ter medo, e por isso falo do espirito mais pra frente e do Mushin (mente vazia). 

2 - Makiwara caleja por tabela, função real dele num é calejar mas sim dar profundidade de golpe, aprender a enrijecer o corpo na hora do impacto para evitar que a energia volte para você cm corpo frouxo, aprender tb a descontrair rápido para armar o próximo golpe, ter precisão e aprender a não empurrar um golpe . Saco ajuda a dar peso no golpe (punch), não dobrar o punho, ter velocidade e aguentar o peso de um corpo. 

3 - Bater sem técnica concordo, até pq usam o famoso soco helicóptero e quando falei que eles levam vantagem era somente no quesito espirito de luta e mushin (mente vazia), quando o A.M. consegue ter esse dois a técnica se sobressai muito, sem isso só com a técnica ai ele pode dar azar, mas concordo com vc.


Agora completando a parte da velocidade: Ela supera a força é um fato é fisica, inclusive velocidade supera peso tb, é fator mutiplicador muito mais relevante na potência do golpe. Soco de qualquer luta ou A.M é igual chicote, se colocar força no ombro fica lerdo e perde potência, muitos brigões de rua os mais fodas fazem exatamente o correto, principalmente chute, quem nunca tomou uma bica daquele neguinho magrelo no futebol de rua que te chuta como se chutasse uma bola não vai entender o que falo. Relaxar, bater relaxado e contrair apenas frações de segundos antes do impacto é técnica pura, e muito brigão sabe fazer automaticamente, e muito lutador profissional não sabe, soca quase como se tivesse fazendo supino. Famoso soco derruba mas não apaga, puro empurrão. 

4 - Esse bater helicoptero não é mushin, mushin é mente vazia (com raiva, querendo matar ou não) e ter foco com espirito de luta, soco helicóptero não tem foco algum, esse brigões são os que se fodem mesmo, concordo contigo. E ai discordo de você do desviar é facil para qualquer praticante sério de A.M., volto a dizer o cara sem esses dois fatores é levado pelo medo, desespero e se perde tanto quanto se não mais que o brigão pois entra em confusão mental. Por isso só treinar não faz um A.M. foda, tem o fator psicológico e genético de cada um. 

5 - Treino Karate Tradicional Japones fazem 16 anos, com algumas leves paradas, e estudo muito o Karate de Okinawa. Tives passadas por outras (Boxe, Capoeira, Hung Gar Kyokushin) que não contam, pois só aumentaram minha apreciação pelo Karate, sou azul de Jiu e Amarela de Judo não contam muito tb. Nos katas do Karate encontro todos os golpes do Jiu e Judo que conheço, e por ter essa experiência pequena e mínima me ajudam a achar os golpes la no Kata, ainda que não sejam treinados com tanta frequência no Dojo, treino por conta, e sei que estão lá.  Logo, amo Karate, mas não todos Karate, e mesmo dentro do que pratico não são todas federações, o atual Olimpico que inicia no Japão em 2020 eu não gosto, respeito, mas não gosto. Karates americanos como Kempo hawaiano, desconsidero e também não gosto. 



 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
×
×
  • Criar Novo...