Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

[Lesão] Cefaléia Primária De Esforço


SiD

Posts Recomendados

Bom, essa semana eu estava treinando agachamento livre com um peso até que pesado pra mim (39+39 kg)quando fui atacado por uma dor ABSURDA que começava atrás dos ouvidos e se estendiam por toda a nuca. Com alguma dificuldade terminei aquele treino e fui pra casa com a dor que agora estava em uma intensidade moderada.

nucalgia.JPG

Região da dor

No dia seguinte fui treinar costas, e como sempre fui fazer as séries de barra fixa como primeiro exercício e BANG, lá pela ultima repetição veio a dor de novo. Dado o tempo de descanso fui realizar a segunda série na barra fixa, tentando ignorar a dor. Não teve como, na sexta repetição a dor veio tão forte que fui obrigado a abandonar o exercicio e parar pra tentar me recompor. Dei uns 5 minutos e retomei o meu treino, que foi horrível por não conseguir me concentrar direito por causa da dor. Parecia que a cada batida do meu coração eu levava um "Pedala Robinho" dado pelo Ronnie Coleman.

Quarta foi meu dia de descanso e não fui malhar, a dor continuava mas numa intensidade bem mais baixa, chegando a sumir por algumas vezes no dia.

Pois bem, hoje (quinta-feira) seria o treino de peito, fui a academia disposto a ignorar qualquer tipo de dor que tentasse atrapalhar meu treino, afinal segundo o velho ditado "No Pain No Gain". Doce engano o meu, já na primeira série de supino reto a dor veio nas duas ultimas repetições, tentei ignorar na série seguinte mas foi em vão novamente, e pior dessa vez a dor veio tão forte que me vi obrigado a interromper o treino. Até a minha volta pra casa foi difícil devido a intensidade da dor que eu estava sentido.

dor.jpg

Como bom estudante de medicina comecei a pesquisar sobre essa dor em livros e na internet mesmo. Descobri que não era tão raro encontrar outras pessoas com o mesmo sintoma.

Pois bem, vou compartilhar aqui as informações que eu recolhi e lembrando que se você sentir esse mesmo tipo de dor PROCURE UM MÉDICO O QUANTO ANTES, pois a dor pode ser um mecanismo normal de adaptação de pressão do seu organismo ou pode ser um aneurisma cerebral pronto pra romper.

CEFALÉIA PRIMÁRIA DO ESFORÇO FÍSICO: são decorrentes de qualquer forma de esforço físico e aparecem quase sempre em clima quente ou em altitude elevada.

É predominante em homens (4:1), e caracteriza-se por dor intensa e transitória na cabeça ao levantar peso. Em geral a cefaléia é difusa mas pode lateralizar-se em um terço dos pacientes.

A cefaléia do esforço é um tipo de dor que pode ser originada do aneurisma cerebral. Na maioria das vezes a cefaléia do esforço é benigna, ou seja, uma cefaléia primária, que a própria dor de cabeça recorrente é o sintoma principal da doença. Vários tipo de cefaléia do esforço podem ocorrer como a cefaléia da atividade sexual, quando a dor aparece na hora do orgasmo ou em outros momentos da atividade sexual. A cefaléia do esforço pode ser também ocasionada pela atividade física exaustiva, pela tosse, evacuação, espirro. Não devemos confundir a cefaléia do esforço com a piora da dor da enxaqueca com atividade física, no momento que ela ocorre, se o paciente fizer algum esforço exagerado a dor pode ser agravada momentaneamente. Exercícios físicos regulares são , no entanto, importantíssimos para a prevenção da dor de cabeça recorrente, das cefaléias primárias, da enxaqueca e cefaléia tipo tensional.

Indica-se a realização de Ressonância Magnética para a maioria dos pacientes com cefaléia por esforço físico (assim como outros tipos parecidos de cefaléia).

Bom isso é um mega resumo do que eu encontrei sobre o assunto. Na minha opinião pessoal o que ocorreu comigo foi uma combinação de fatores como o fato de eu estar usando suplemento de óxido nítrico, o clima quente, a minha burrice de só soltar o ar ao término da fase concêntrica do exercício (fazendo assim uma manobra chamanda de valsalva (Manobra de Valsalva, geralmente, ocorre em exercícios isométricos com a glote fechada (não deixando o pulmão expelir o ar), acarretando aumento da pressão intra abdominal devido a contração do músculo diafragma e dos músculos abdominais. Isto resulta em diminuição do retorno do sangue venoso que volta para o coração (devido a contração do m. diafrágma). Além disso, aumentará a pressão suboccipital do seio cavernoso. Podendo afetar a circulação posterior para o cérebro.), sendo essa última o fator mais importante para o desencadeamento da dor.

Se você teve esse mesmo tipo de dor e pensou na "brilhante" idéia de tomar um analgésico e ir malhar, vale lembrar que analgésicos atrapalham a hipertrofia (vide nosso conhecimento sobre a Aspirina e seus efeitos catabólicos). Além do que você poderia estar mascarando um sério problema que pode levar até mesmo a morte súbita. Então nem cogite a idéia de se auto-medicar e vá a um médico o quanto antes.

Com isso vou me afastar durante 1 semana dos treinos e nas duas semanas consequentes vou treinar em intensidade baixa até a lesão melhorar, vou suspender o uso do Plasmajet e irei ao neurologista para pedir uma ressonância em busca de algum tipo de aneurisma ou má formação (ex. malformação de Chiari) que em pouco provável mas existe a possibilidade.

Deixo isso aqui como relato e como informação para os que tiverem o mesmo tipo de problema.

Tags: Dor, nuca, cefaléia, cabeça, exercício, agachamento, valsalva.

Editado por SiD
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Publicidade

  • Respostas 25
  • Criado
  • Última resposta

Mais Ativos no Tópico

tenso cara! quando é assim não se deve ignorar mesmo.. eu fui inventar de ignorar uns estalos no ombro e quase me fudi fazendo desenvlovimento

O que aconteceu com os seus ombros ?

Tenho esses estalos nos dois ombros e são bem fortes, em elevação lateral/frontal

em cada ombro dá uns 4/6 estalos, mas nunca senti nada, apenas estalos. :blink:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O que aconteceu com os seus ombros ?

Tenho esses estalos nos dois ombros e são bem fortes, em elevação lateral/frontal

em cada ombro dá uns 4/6 estalos, mas nunca senti nada, apenas estalos. :blink:

acho que to com o ombro esquerdo meio fudido, quando faço o movimento igual o do desenvolvimento estala direto... o direito ta normal

quarta fui ignorar isso e fiz desenvolvimento com halter, pesadão tava nem aguentando.. notei que do lado esquerdo tava mais fraco e eu tava tendo que fazer muito esforço mas ignorei, nas ultimas repetições deu uns estalos bem altos e estranhos, parecia que tinha rompido alguma coisa, na hora pensei até que fosse ter que ficar meses sem treinar..

mas foi só susto mesmo, acho que vou ficar 1 mês sem fazer desenvolvimento pra ver se melhora

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Nunca senti nada e nem pretendo ehauehauehae

Até hoje acho que nunca tive dor de cabeça uhull. Nos treinos eu SEMPRE faço manobra de valsalva, principalmente nas últimas repetições... Levantamento terra, Supino halteres (em qualquer variação), paralelas, pulley e rosca concentrada em pé não tem como eu não fazer manobra de valsalva nas duas últimas séries. Com "deltóide TRIAD" é pior, ocorre manobra nas 3 séries e eu fico parecendo um tomate, cansa monstruosamente...

Diante disso, devo me preocupar?

Editado por pedroviski
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

acho que to com o ombro esquerdo meio fudido, quando faço o movimento igual o do desenvolvimento estala direto... o direito ta normal

quarta fui ignorar isso e fiz desenvolvimento com halter, pesadão tava nem aguentando.. notei que do lado esquerdo tava mais fraco e eu tava tendo que fazer muito esforço mas ignorei, nas ultimas repetições deu uns estalos bem altos e estranhos, parecia que tinha rompido alguma coisa, na hora pensei até que fosse ter que ficar meses sem treinar..

mas foi só susto mesmo, acho que vou ficar 1 mês sem fazer desenvolvimento pra ver se melhora

Olha só o que aconteceu com meu ombro esquerdo:

Aí, fiquei 15 dias sem treinar, não sinto mais dores, tomei só anti inflamatorios.

Semana que vou procurar um ortopedista, tirar uma chapa e ver se ta tudo ok e receber um sinal

verde para voltar com os treinos, procure um ortopetista, se vc sente esses estalos e falta

e força no ombro é por que tem algo errado aí, não treine com problemas nos seus ombros, eu fiz

isso e me arrependi muito, a dor só piorou e sem falar que perdi o mes todo e a academia não vai

cobrir os dias que faltei e nem mesmo trancaram minha matricula.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Já tive isso na parte de trás do pescoço, parecia que minha cabeça ia cair, senti uma dor muito forte na parte de trás da cabeça e minha vista ficou escura, eu tava fazendo biceps femural sentado com bastante peso, exagerei muito no esforço para levantar o peso nas ultimas repetições, foi tenso, eu achei que ia desmair, eu parei um pouco e fiquei de olhos fechados, e meu coração ficou acelerado tb.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.



×
×
  • Criar Novo...