Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Devo continuar fazendo agachamento??


Rcardeal

Posts Recomendados

Gente, minha duvida é a seguinte.

Tenho joelho valgo e algumas vezes, dependendo da intensidade do treino para pernas, eu acabo sentindo o joelho.

Só que troquei de academia e o instrutor disse que eu não deveria estar agachando! 

Tentei fazer no hack mas comecei a sentir a lombar. Daí o jeito foi fazer na bola com halteres.. É a mesma coisa? Ou devo realmente cortar agachamento??

Percebo também que quando faço leg press já começa umas dorzinhas no joelho.

 

Infelizmente estou sem plano de saúde pra poder marcar ortopedista (vai ser minha prioridade qdo a empresa pagar o plano) então até lá, gostaria de tentar adaptar meu treino.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Publicidade

35 minutos atrás, Rcardeal disse:

Gente, minha duvida é a seguinte.

Tenho joelho valgo e algumas vezes, dependendo da intensidade do treino para pernas, eu acabo sentindo o joelho.

Só que troquei de academia e o instrutor disse que eu não deveria estar agachando! 

Tentei fazer no hack mas comecei a sentir a lombar. Daí o jeito foi fazer na bola com halteres.. É a mesma coisa? Ou devo realmente cortar agachamento??

Percebo também que quando faço leg press já começa umas dorzinhas no joelho.

 

Infelizmente estou sem plano de saúde pra poder marcar ortopedista (vai ser minha prioridade qdo a empresa pagar o plano) então até lá, gostaria de tentar adaptar meu treino.

 

 

Primeiramente, bom dia!  O joelho valgo é causado por uma força insuficiente do quadril ou da mobilidade reduzida do tornozelo, portanto alguns exercícios podem ser comprometidos até ser realizado o procedimento cirúrgico, porém é possível reduzir as dores fortalecendo o core, a panturrilha, os glúteos e o quádriceps. Vou citar 4 causas na ordem da mais provável a menos provável que possa estar lhe causando dores.

 

1. Falta de força no quadril
A fraqueza muscular nas nádegas (glúteo médio, glúteo pequeno, glúteo grande e rotadores laterais do quadril) juntamente com a hipertonia dos adutores impede a estabilização do fêmur.
O quadril se move para dentro e roda medialmente. Quando os abdutores são mais fortes que os rotadores externos (nádegas/piriforme), o joelho tem uma “tração” em valgo.

2. Rigidez no tornozelo
A redução da flexão dorsal do tornozelo (levantar a ponta do pé) e a fraqueza dos músculos gastrocnêmio, sóleo e tibial anterior impede a perna de estender-se (esticar) o suficiente para um caminho correto.
Isso provoca a pronação do pé (o pé gira para fora e o tornozelo roda medialmente). Isso provoca a rotação interna e adução do quadril. A conseqüência é um joelho valgo.

3. Fraqueza do quadríceps
Quando o vasto medial é fraco não estabiliza o joelho. Isso provoca o estrabismo da patela (a rótula olha para fora) e o joelho se encontra desviado para dentro, portanto é valgo.

4. Fraqueza dos ísquio-crurais
A fraqueza dos músculos mediais e posteriores da coxa não permite a adequada estabilização do joelho. A articulação se “move” medialmente (semelhante ao que ocorre ao músculo Vasto medial), mas na parte de trás da coxa.
O joelho começa de uma combinação destes fatores, mas quando a deformidade é não só um distúrbio ortopédico (força e flexibilidade muscular ), mas também um problema dos nervos.

 

Respondendo sua pergunta, o agachamento com halteres utilizando a bola de pilates não é a mesma coisa que o livre, devido ao apoio que a bola oferece a coluna, assim "limitando" o ganho de resistência do CORE, porém, EU sugiro NÃO parar com o agacho, mesmo não sendo o livre, pois é um dos principais exercícios de fortalecimento/hipertrofia não só para as pernas, mas para o corpo por inteiro independente da sua variação.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Supermoderador

Dependendo da gravidade, do quanto os joelhos apontam pra dentro, EU ACHO melhor não agachar mesmo. 

O joelho valgo faz com que a perna "aponte para dentro", justamente o que se deve evitar ao agachar.

Isso vale também para agacho no hack, leg press, agacho na bosu ball (que é ruim mesmo para quem não tem problemas).

Dá para trabalhar com máquinas (cuidando do peso e da amplitude), e exercícios em que você consiga, conscientemente, corrigir a posição do joelho. 

 

Você jã consultou algum ortopedista para ter este diagnostico?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

58 minutos atrás, Rcardeal disse:

Gente, minha duvida é a seguinte.

Tenho joelho valgo e algumas vezes, dependendo da intensidade do treino para pernas, eu acabo sentindo o joelho.

Só que troquei de academia e o instrutor disse que eu não deveria estar agachando! 

Tentei fazer no hack mas comecei a sentir a lombar. Daí o jeito foi fazer na bola com halteres.. É a mesma coisa? Ou devo realmente cortar agachamento??

Percebo também que quando faço leg press já começa umas dorzinhas no joelho.

 

Infelizmente estou sem plano de saúde pra poder marcar ortopedista (vai ser minha prioridade qdo a empresa pagar o plano) então até lá, gostaria de tentar adaptar meu treino.

Acho que fortal

 

11 minutos atrás, Pivateli disse:

 

 

Primeiramente, bom dia!  O joelho valgo é causado por uma força insuficiente do quadril ou da mobilidade reduzida do tornozelo, portanto alguns exercícios podem ser comprometidos até ser realizado o procedimento cirúrgico, porém é possível reduzir as dores fortalecendo o core, a panturrilha, os glúteos e o quádriceps. Vou citar 4 causas na ordem da mais provável a menos provável que possa estar lhe causando dores.

 

1. Falta de força no quadril
A fraqueza muscular nas nádegas (glúteo médio, glúteo pequeno, glúteo grande e rotadores laterais do quadril) juntamente com a hipertonia dos adutores impede a estabilização do fêmur.
O quadril se move para dentro e roda medialmente. Quando os abdutores são mais fortes que os rotadores externos (nádegas/piriforme), o joelho tem uma “tração” em valgo.

2. Rigidez no tornozelo
A redução da flexão dorsal do tornozelo (levantar a ponta do pé) e a fraqueza dos músculos gastrocnêmio, sóleo e tibial anterior impede a perna de estender-se (esticar) o suficiente para um caminho correto.
Isso provoca a pronação do pé (o pé gira para fora e o tornozelo roda medialmente). Isso provoca a rotação interna e adução do quadril. A conseqüência é um joelho valgo.

3. Fraqueza do quadríceps
Quando o vasto medial é fraco não estabiliza o joelho. Isso provoca o estrabismo da patela (a rótula olha para fora) e o joelho se encontra desviado para dentro, portanto é valgo.

4. Fraqueza dos ísquio-crurais
A fraqueza dos músculos mediais e posteriores da coxa não permite a adequada estabilização do joelho. A articulação se “move” medialmente (semelhante ao que ocorre ao músculo Vasto medial), mas na parte de trás da coxa.
O joelho começa de uma combinação destes fatores, mas quando a deformidade é não só um distúrbio ortopédico (força e flexibilidade muscular ), mas também um problema dos nervos.

 

Respondendo sua pergunta, o agachamento com halteres utilizando a bola de pilates não é a mesma coisa que o livre, devido ao apoio que a bola oferece a coluna, assim "limitando" o ganho de resistência do CORE, porém, EU sugiro NÃO parar com o agacho, mesmo não sendo o livre, pois é um dos principais exercícios de fortalecimento/hipertrofia não só para as pernas, mas para o corpo por inteiro independente da sua variação.

 

@Pivateli será que também não seria interessante algum tipo de fortalecimento para os joelhos? É possível que isso também esteja causando dor?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Agora, rainegoncalves disse:

 será que também não seria interessante algum tipo de fortalecimento para os joelhos? É possível que isso também esteja causando dor?

 

@rainegoncalves sim, é interessante e também pode causar dor (o que é muito provável).

Em questão do fortalecimento tem alguns exercícios fisioterapêuticos que podem ajudar, a adução com a bola (aquelas de leite) entre o joelho e tem um exercício que eu não me recordo o nome, mas é o seguinte, Começa em uma posição supina e se levanta UMA perna. É aconselhável dobrar a outra para não provocar fadiga a coluna. Com a perna levantada realizar 5-8 círculos (como se estivesse desenhando uma “O”) no sentido horário e 5-8 círculos no sentido anti-horário depois apoia a perna e realiza o mesmo exercício com a outra.

 

18 minutos atrás, busarello disse:

Dependendo da gravidade, do quanto os joelhos apontam pra dentro

2

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

4 minutos atrás, Pivateli disse:

 

@rainegoncalves sim, é interessante e também pode causar dor (o que é muito provável).

Em questão do fortalecimento tem alguns exercícios fisioterapêuticos que podem ajudar, a adução com a bola (aquelas de leite) entre o joelho e tem um exercício que eu não me recordo o nome, mas é o seguinte, Começa em uma posição supina e se levanta UMA perna. É aconselhável dobrar a outra para não provocar fadiga a coluna. Com a perna levantada realizar 5-8 círculos (como se estivesse desenhando uma “O”) no sentido horário e 5-8 círculos no sentido anti-horário depois apoia a perna e realiza o mesmo exercício com a outra.

 

2

Acho que vale a pena fazer esses exercicios de fortalecimento. Até por que nem sempre é a "doença" que causa a dor. Sei disso pois tenho escoliose e antes eu achava que era a minha escoliose que me fazia sentir dor mas dai eu descobri que escoliose não doí. O que me causava dor era atrofia dos músculos e má postura! 

Eu também tenho joelho valgo @Rcardeal e durante muito tempo me deram diagnóstico como condomalacia. Antes de fazer musculação eu não conseguia ficar em pé por mais de 30 minutos sem sentir pressão na lombar e dores nos joelhos. Há 8 meses não sinto mais nada, só dores musculares rs.

Eu ainda não faço agachamento livre, só no smith mas até agora não senti nada e espero continuar assim rs 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 minutos atrás, rainegoncalves disse:

Eu ainda não faço agachamento livre, só no smith mas até agora não senti nada e espero continuar assim rs 

 

Não faz isso contigo não.. 

 

http://www.hipertrofia.org/blog/2011/10/13/10-razoes-para-nao-usar-o-agachamento-no-smith/

 

http://www.hipertrofia.org/blog/2012/04/19/dica-rapida-fique-longe-do-agachamento-no-smith/

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

7 minutos atrás, Pivateli disse:

Foi só por 2 meses rs, eu sei que não é o melhor exercicio @Pivateli. Mas estou focando esses meses em fortalecer lombar, abdômen e joelhos pra só depois começar a fazer agachamento.

Pessoas com escoliose tem cagaço de agachamento rsrs  

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

19 minutos atrás, rainegoncalves disse:

Foi só por 2 meses rs, eu sei que não é o melhor exercicio @Pivateli. Mas estou focando esses meses em fortalecer lombar, abdômen e joelhos pra só depois começar a fazer agachamento.

Pessoas com escoliose tem cagaço de agachamento rsrs  

Eu tb tinha, até começar a fazer muito alongamento e exercicios pra fortalecer a lombar. Resultado: Já passei dos 40 kg no agachamento. Pra quem até pouco tempo não passava dos 20 Kg, é uma evolução e tanta!

 

Mais uma vez, capriche nos alongamentos e nos exercícios pra aumentar sua mobilidade. Melhor coisa! 

E só faço agachamento livre! Agachamento no smith pra mim só se for unilateral. Mesmo assim, gosto de revezar fazendo com halteres ou com a barra livre mesmo...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Supermoderador

Sobre o assunto, o post a seguir é antigo porém continua muito atual. Uma excelente análise sobre joelho valgo.

 

 

Obs: não faça agachamento na bola. Ele tem o mesmo problema no agachamento no smith com os joelhos para a frente: cria uma força de cisalhamento nos seus joelhos, o que, a médio ou longo prazo, pode detonar os ligamentos cruzados do joelho. O joelho está preparado para forças de compressão (como em um agachamento comum), não para forças de cisalhamento (como em um agachamento com os pés à frente do corpo, seja na bola ou smith).

 

compression-and-shear-stress-knee.jpg

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
×
×
  • Criar Novo...