Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Os Dez Mandamentos da Calistenia (Paul Wade)


sanjuro

Posts Recomendados

3 horas atrás, Danilo Z disse:


Eu até hoje na minha vida NUNCA ví um treinador RENOMADO indicar treinar até a falha pra se ter bons resultados em performance em algum tipo de esporte ou movimento competitivo.( é o contrário eles PROÍBEM os atletas de ir até o máximo ou até a falha a não ser em competição , aí vale tudo pra levar o caneco pra casa) 

Também nunca ví um atleta RENOMADO treinar até a falha , cansei de ver atletas treinando e a impressão que vc tem é que eles não passam de 70% da RM em 80% dos casos.

Nem mesmo Ivan Abajiev ( que foi um dos melhores treinadores de levantamento olímpico do  mundo) que dizem a lenda utilizava um método onde se ia ''até o máximo '' parece ser algo meio fantasioso pois nos vídeos que vc vê os atletas deles treinando a velocidade da barra é considerável o que indica que não estão nem a 85% da RM real.

Leonid Taranenko também dizia que NUNCA treinava indo até o máximo e mesmo assim fazia 3 reps de agacho livre ATG com uma pausa de 2~3 segundos na parte baixa do movimento ( um monstro) .

São inúmeros os exemplos que provam que falha ou mesmo ir até o máximo em todo treino NÃO é produtivo pra se aumentar a performance, não tenho nenhuma dúvida disso.

Tá ok, mas isso é pra exercício com carga (supino, terra, agacho, etc). Mas e com o pesso corporal? Somente o BW sem adição de peso extra.

 

Creio que a mecânica de treinos calistênicos seja diferente

 

Outra coisa, eu creio que o cansaço do treino até a falha pode ser compensado com bastante descanso. Eu particularmente prefiro fazer treinos mais intensos e menos frequentes.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Publicidade

20 horas atrás, ya.augusto disse:

Enchendo o saco mais um pouco... hahahha

Quando treinar até a falha? Hipertrofia?


Nunca,  a falha é contra produtiva também pra hipertrofia .
 

20 horas atrás, lukao1993 disse:

Tá ok, mas isso é pra exercício com carga (supino, terra, agacho, etc). Mas e com o pesso corporal? Somente o BW sem adição de peso extra.

 

Creio que a mecânica de treinos calistênicos seja diferente

Existe um russo recordista em barra fixa ...o nome dele eu esqueci , que treina dessa maneira que comentei : ele trabalha VOLUME  e faz reps rápidas , e ele faz mais de 70 reps de barra fixa brincando, já postaram vídeo dele por aqui em algum lugar, chama Pavel o segundo nome não lembro como é.

 

Outra coisa, eu creio que o cansaço do treino até a falha pode ser compensado com bastante descanso.
Eu particularmente prefiro fazer treinos mais intensos e menos frequentes.


Aí entra um problema ( bem conhecido por treinadores experientes como Yuri Verkhoshansky ...Ivan Abajiev , Pavel Tsatsouline e outros) : vc por desgastar demais o SNC com treinos pesados  acaba tendo que descansar MUITOS dias entre um treino e outro e isso te faz perder : tecnica, coordenação motora e isso dificulta seu cérebro a desenvolver as conexões necessárias para que seu desempenho  continue, compreende?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

22 minutos atrás, Danilo Z disse:

Nunca,  a falha é contra produtiva também pra hipertrofia .
Aí entra um problema ( bem conhecido por treinadores experientes como Yuri Verkhoshansky ...Ivan Abajiev , Pavel Tsatsouline e outros) : vc por desgastar demais o SNC com treinos pesados  acaba tendo que descansar MUITOS dias entre um treino e outro e isso te faz perder : tecnica, coordenação motora e isso dificulta seu cérebro a desenvolver as conexões necessárias para que seu desempenho  continue, compreende?

Interessantíssimo amigo, muito obrigado pelas respostas. Arrumei uns ebooks do Yuri Verkhoshansky, e Tsatsouline mas ainda não tive tempo de ler. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

14 horas atrás, Danilo Z disse:


Nunca,  a falha é contra produtiva também pra hipertrofia .
 


Aí entra um problema ( bem conhecido por treinadores experientes como Yuri Verkhoshansky ...Ivan Abajiev , Pavel Tsatsouline e outros) : vc por desgastar demais o SNC com treinos pesados  acaba tendo que descansar MUITOS dias entre um treino e outro e isso te faz perder : tecnica, coordenação motora e isso dificulta seu cérebro a desenvolver as conexões necessárias para que seu desempenho  continue, compreende?

https://www.muscleandstrength.com/articles/is-training-to-failure-necessary

 

Você tá com um medo desnecessário de chegar até a falha. Chegar até a falha em determinados exercícios controlando o volume e a frequência dos treinos com certeza será benéfico. O que não pode é chegar até a falha em todos os exercícios e ainda por cima treinar todo dia, ai já é demais.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 20/10/2016 at 20:22, planeta disse:

eu faço calistenico e ...  passei ter muito mais resutados depois que comecei a fazer séries de 15+ com movimentos explosivos

 

do que qdo fazia 8-12 com movimento controlado


Está comprovado que movimentos rápidos e vigorosos são melhores do que movimentos lentos e controlados, apesar de que se vc não manja bem da tecnica do exercício vc pode fazer mais lento pra pegar o jeito.
 

11 horas atrás, lukao1993 disse:

https://www.muscleandstrength.com/articles/is-training-to-failure-necessary

 

Você tá com um medo desnecessário de chegar até a falha.

já treinei anos assim, e já comprovei que é inútil, eu não tive bons ganhos nem de hipertrofia nem de força, só tinha dor e PUMP passageiro, falha é péssimo , só funciona pra hormonizados e olhe lá.Insistir em algo que vc tem certeza que não funciona é perda de tempo.


Chegar até a falha em determinados exercícios controlando o volume e a frequência dos treinos com certeza será benéfico. O que não pode é chegar até a falha em todos os exercícios e ainda por cima treinar todo dia, ai já é demais.

 


Desculpe, mas eu não tive resultados treinando desta forma ( treinei quase 2 anos assim e foram 2 anos de resultados medíocres tanto em força quanto em hipertrofia ) , também NUNCA ví um natural tendo bons resultados treinando dessa forma , e por fim  NENHUM treinador de RENOME MUNDIAL indica treinar dessa forma, e eu não tenho NENHUMA dúvida de que treinar até a falha é algo inútil e improdutivo seja o objetivo : hipertrofia ou força . Esses autores que indicam a falha são treinadores que ninguém NUNCA ouviu falar...ou gente que NUNCA treinou NINGUÉM nem tampouco formou atletas de renome  , ou geralmente são treinadores que trabalham SOMENTE com gente que toma LITROS  de esteróides anabolizantes por ano, isso não se aplica a mim, não se aplica a 99% dos praticantes do fórum e nem pra 99% dos praticantes de musculação , logo a galha é INÚTIL pra 99,9% das pessoas .

Pode notar que esse negócio de ''falha'' entrou na moda entre os BBs após  o uso desenfreado de EAs pelos mesmos NENHUM BB natural da década de 30 pra trás buscava falha, eles sabiam que era inútil , era e continua sendo inútil.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

O bom da calistenia é a liberdade e é justamente isso que esses protocolos matam. Por que dentro do mesmo treino não pode ter um exercicio com foco em força, outro explosão, outro com altas séries e outro com alta rep.? Pq em um dia não pode extender o treino para duas horas e dar aquele choque, ou no outro diminuir o tempo diminuindo descanso entre as séries. Pq não adicionar peso extra, tentar com uma mão, mudar a pegada, usar fat grip, treinar com argola? 

Faça explosivos, intercale para não ter lesão, faça high reps. Vai lá e faz, tanto faz. Calistenia é liberdade e o principal para um bom treino é levantar e ir la treinar, com consistência, por anos, desenvolvendo maturidade. Uma pessoa madura na execução de um L-Sit, mesmo com 6 meses parado (meu caso) continua fazendo o L-Sit. As vezes dava a louca e calistenia mudava para um dia de empurrar carro e fazer agacho e terra com saco de pancada. Sem falar do uso constante de tensão dinâmica, que para mim é calistenia. 

Lance é sentir que foi um bom treino. Terminar o dia e concluír: Nossa o treino foi muito bom, senti no cansaço, na execução e no controle muscular (nem precisa usar dor e inchaço como métrica, ou até mesmo a falha, mas se quiser tb de boa kkk). 




 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 5 semanas depois...

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
×
×
  • Criar Novo...