Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

[Guia] Estimando seu GCD, Turma 101


Posts Recomendados

17 horas atrás, Ricardo Queiroz disse:

Ruy, eu usava 80% do valor total do tempo de treino nas estimativas, bateu bem com os dados do fc, pouco a mais, pouco a menos, mas ficou na média

 

Rick, mas vc não acha que tempo de treino é uma variável ruim pra estimar o gasto calórico? Um treino low reps gasta mto menos calorias que um treino high reps. Além disso, um treino low reps costuma ter mais tempo de descanso, o que torna o tempo líquido treinado mto menor.

 

Sei que é complicado ficar controlando tonelagem, mas acho que é a variável mais significativa no gasto calórico. 

Spoiler

 

T= F.d.cosθ

 

onde:

 

T = trabalho realizado

F= força

d = distância percorrida (deslocamento do corpo)

cosθ = cosseno do ângulo formado pela força e o deslocamento

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Publicidade

Bom dia gente, só informando algumas mudanças no post e pdf (já disponível lá no tópico principal)

 

1 - Adição do item 2.3.1, remodelando o item de TEA e criando um índice com alguma coisa a mais sobre EPOC.
2 - Adição das referências 38 e 39;
3 - Adição do item 5.6 com dicas de slowcut e slowbulk sugeridas pelo user @Shrödinger

 

Lembrando que no pdf os itens possuem um incremento de 1.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...
14 horas atrás, Ruy de Freitas disse:

Ricardo e outros control freakers:

 

Qual a opinião de vocês em relação às smart bands e smart watchs, que dizem controlar o gasto calórico via número de passos e/ou frequência cardíaca monitorada 24 horas?

 

Um abraço!

Ruy, é uma ferramenta como qualquer outra, se isso vai te trazer conforto, melhorar sua aderência, dar sossego e paz de espírito, pq não?

 

Sobre a monitoração 24h eu acho prescindível, bem, pelo menos para meros mortais, ainda mais aqueles que possuem uma rotina muito fixa: acorda -> trabalho -> casa...

A depender do trabalho é mais jogo usar aquele multiplicador conservador (1.1 a 1.2 se for trabalho sentado - isso atende muito bem). É questão de custo x benefício, a pessoa analise e veja se vale a pena.

 

Para pessoas que andam bastante durante o dia acho uma boa usar o contador de passos por um período para ajudar a chegar em um número adequado do gasto (algum app de celular já está de ótimo tamanho), apesar de parecer bobeira andar algumas horas por dia eleva bastante o consumo calórico da pessoa, e muita gente deixa isso passar.

 

Eu uso o FC em todos os treinos que faço, pois tenho meus motivos, mas não vejo necessidade alguma de ficar 24h com ele, é ferramenta que acho ótima para treino, mas para afazeres tem outras tão boas quanto.

 

Abraços

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 horas atrás, Ricardo Queiroz disse:

Para pessoas que andam bastante durante o dia acho uma boa usar o contador de passos por um período para ajudar a chegar em um número adequado do gasto (algum app de celular já está de ótimo tamanho), apesar de parecer bobeira andar algumas horas por dia eleva bastante o consumo calórico da pessoa, e muita gente deixa isso passar.

Também acho válido nesse tipo de situação - onde me enquadro.

Para dar uma ideia, na semana passada eu tive um dia com registro de 19.500 passos(12.6km) e outro com 15.500 passos (10km). Isso só movimentação relacionada ao meu trabalho e atividade do dia-a-dia. Como ainda teve uma corrida, em um dia foram 18km...então é uma movimentação que precisa ser contabilizada.

O que acho importante é comparar diferentes medidores para ter uma ideia mais clara do quanto cada um sub/super estima o gasto calórico.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ricardo,

 

Eu quis dizer aquelas bands ou watches que dispensam o uso do FC, que fazem a monitoração 24 horas através do pulso. Pelo menos é isso que eu imagino que elas façam, para estimar o seu GCD.

O FC faz assim, correto?

 

Mootley,

 

Eu experimentei o Google Fit e apesar de ter andando quase 20.000 passos num dia, ele me estimou um GCD de menos de 2.000 calorias diárias. Isso porque ele contabiliza também as calorias "inativas" ( repouso ).

 

Vocês tem idéia de algum app ou gadget que estime o GCD de uma forma menos errônea?

 

Eu acho legal essa idéia, pois uma das variáveis que não temos controle, na hora da estimativa é o NEAT. Um gadget/app que estime o GCD de forma melhor já incluiria o NEAT, pois, quanto mais você se movimenta, maior o GCD.

 

Um abraço!

 

Ruy

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

26 minutos atrás, Ruy de Freitas disse:

Ricardo,

 

Eu quis dizer aquelas bands ou watches que dispensam o uso do FC, que fazem a monitoração 24 horas através do pulso. Pelo menos é isso que eu imagino que elas façam, para estimar o seu GCD.

O FC faz assim, correto?

Sim, todos eles funcionam baseados em sua frequência cardíaca, essas pulseiras fazem a leitura da pelo batimento lido no pulso, o fc que uso fica no peito. Se eu ficar com o FC 24h vai ser como se estivesse como uma dessas pulseiras, agora o nível de precisão de um e outro não sei. O frequencímetro funciona da mesma forma, através do seu batimento (mais uma série de configurações adicionais: peso, idade e uma gama de outros dados).

 

Ruy, independente do app ou método escolhido, todos eles vão sofrer com algum tipo de imprecisão, uma série de fatores altera essa estimativa, o máximo que pode ser controlado de forma "humana" foi exposto nos diversos comentários anteriores e muita coisa não pode nem ser estimada através dessas formas (é o caso de neat, e genética componente adaptativo - que sofrem constantes alterações), acima disso só ficando dentro de uma câmara calorimétrica 24/7 rsrsrsr. As ferramentas estão a disposição, como mencionei todas estão suscetíveis a algum tipo de falha, você precisa saber de onde começar, mas depois disso - a não ser que efetue alguma grande mudança na sua rotina ou sua rotina seja sempre muito diferente de um dia a outro - é bem fácil estimar sua necessidade, a partir daí basta ter controle do seu intake.

 

Sobre os apps para estimar passos, existem vários deles que fazem esse controle, acho que o Lucas já abordou os que ele testou em outro post (acho que foi o pedometer), a mootley também, creio ter sido o Pacer.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Então, Rick, os gadgets tem métricas diferentes.

O Mi Band II, por exemplo, tem FC, mas estima o GCD somente através de passos. Outras bands usam o FC, etc.

O que eu acho interessante nesta abordagem, é que, no dia em que você se movimentou mais, teoricamente, o seu GCD sobe, podendo comer mais e adicionar mais macros.

 

Um abraço!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu faço o seguinte:

  1. Calculo a TMB -> arredondando, dá 1800;
  2. Multiplico por 1,1 -> novamente arredondando, dá 2000;
  3. Somo um TEF médio (mas todo dia fico na psico calculando o TEF com a fórmula que postei aqui no tópico pra ver se tá ok kkk) -> +300kcal (mta proteína e sempre rola um álcool, portanto meu TEF é acima da média) -> resultado até aqui é 2300kcal.

Pronto, essa é a minha "meta" base do myfitness pal. Agora as variáveis mais variáveis:

  1. Somo o gasto do PACER (o myfitnesspal soma automaticamente o gasto calórico do PACER, basta sincronizar os apps);
  2. Somo o gasto com treino, se houver.

Depois que eu insiro todos os alimentos do dia no myfitnesspal, automaticamente fico sabendo o saldo calórico daquele dia. Dá pra puxar o relatório da semana também e saber o saldo semanal.

 

E dá certo? Na maioria das vezes, sim. Mas quase sempre tem alguma diferença... Não tem como ter uma precisão 100%. O objetivo é ter um parâmetro pra seguir.

 

Abraços

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Shrödinger, eu tive a mesma idéia que você:

Calcular a minha TMB e adicionar os passos do dia e o treino.

Não quis incluir a TEF, deixei sem calcular para abater as calorias escondidas dos alimentos.

Só não entendi porque você multiplica a sua TMB por 1,1.

 

Pode me passar o nome completo do Pacer que você usa e o desenvolvedor, se for possível? Na loja do Android, tem vários Pacers...

 

Um abraço!

 

Ruy

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • krebz trancou este tópico

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
×
×
  • Criar Novo...