Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Calorias do álcool contam ou magicamente desaparecem?


Lucas, o Schrödinger

Posts Recomendados

Texto do Menno Henselmans sobre álcool e ganhos:

 

https://mennohenselmans.com/the-effects-of-alcohol-on-muscle-growth/

 

Basicamente repete mto do que já foi discutido aqui: 1-3 doses não trazem danos; mais do que isso pode ser prejudicial de forma progressiva.

 

Alguns trechos abaixo.


Efeito sobre a testosterona de forma aguda:

 

Citar


 

Citar

Now, before you start mixing your post-workout whey in whiskey, higher doses of 4-8 drinks will lower testosterone levels by 18 to 40% [2, 3]. Your testosterone normally recovers within a day from this kind of cocktail party [2, 3].

 

Efeito sobre a testosterona de forma crônica:

 

Citar

Up to a few drinks a day will have a small effect on your hormones with a less than 10% decrease in testosterone. When you get into the double digits on a daily basis, testosterone drops considerably by 25-55%, but it’s safe to say you have more serious issues than your gains at that point.

 

Abaixo um resumo dos efeitos por dose e no curto e longo prazo (ingestão crônica da respectiva dose):

Screen-Shot-2018-03-12-at-16.49.30.png
 

Dá pra observar que 1-3 doses tem efeito até positivo na testo no curto prazo, mas se for feito esse padrão de ingestão diariamente haverá um pequeno efeito negativo. Quando se aumentam as doses os impactos negativos aumentam, tanto de forma aguda, quando crônica.

 

Efeitos sobre síntese proteica:

 

Citar

 

Efeitos sobre recuperação do treino:

 

 

Citar

 

 

Citar

 

 

Citar

 

Novamente: até 3 doses, zero problemas; 4 doses baixa um pouco a testo de forma aguda, mas não impacta na recuperação do treino; 6 ou mais doses reduzem significativamente os níveis de força no dia seguinte.

 

Depois Menno fala sobre os efeitos para as mulheres. Surpreendentemente, pelo fato das mulheres não terem testículos (atualmente alguém pode questionar essa afirmação rsrsrs) não sofrem os mesmos efeitos negativos do álcool que os homens e até tem aumentos de testosterona, mesmo após uma ingestão mais alta de álcool. Claro que abusar é sempre ruim, pois tem impactos em uma série de outros hormônios, entre outros problemas.

 

É isso.

 

Abraços

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 ano depois...

Publicidade

Resumo:

  1. até 3 doses não tem problema algum;
  2. 4-8 doses pode ter algum efeito negativo, mas uma alta ingestão de proteínas vai mitigar bastante isso (eu ouvi churrasco?);
  3. acima de 9-10 doses não tem mto jeito, vai ter efeitos negativos em todos os aspectos (síntese proteica, testosterona, etc.).
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Momento broscience: me parece que todo "veneno" em pequenas quantidades e sob menor frequência acaba ajudando o corpo a se aprimorar como mecanismo de defesa. Temos até o caso do tiozão Bill Haast que viveu até os 100 anos injetando veneno de cobra em si diariamente, alegando que era benéfico para si.

 

Ando lendo um pouco sobre tabaco nas suas formas mais puras tipo charuto ou cachimbo. Aparentemente é mais benéfico que maléfico, tendo moderação. Também aumenta a testosterona. O cigarro que é venenoso pelas demais substâncias.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 mês depois...
Em 19/01/2023 em 17:21, Lucas, o Schrödinger disse:

Resumo:

  1. até 3 doses não tem problema algum;
  2. 4-8 doses pode ter algum efeito negativo, mas uma alta ingestão de proteínas vai mitigar bastante isso (eu ouvi churrasco?);
  3. acima de 9-10 doses não tem mto jeito, vai ter efeitos negativos em todos os aspectos (síntese proteica, testosterona, etc.).

 

  

Em 19/01/2023 em 17:21, Lucas, o Schrödinger disse:

Resumo:

  1. até 3 doses não tem problema algum;
  2. 4-8 doses pode ter algum efeito negativo, mas uma alta ingestão de proteínas vai mitigar bastante isso (eu ouvi churrasco?);
  3. acima de 9-10 doses não tem mto jeito, vai ter efeitos negativos em todos os aspectos (síntese proteica, testosterona, etc.).

 

Estou ressuscitando o tópico pq o conteúdo é bom!

 

Quanto equivaleria uma dose? É por concentração de álcool ou posso usar a referência de dose conforme o sistema americano?

 

Eu encontrei nesse site os exemplos do que seria uma porção: https://www.niaaa.nih.gov/alcohols-effects-health/overview-alcohol-consumption/what-standard-drink

 

E aqui uma foto desse site

The percent of pure alcohol shown here as alcohol by volume, varies by beverage.

 

Então, uma porção de latinha de cerveja possui 12 ounces que daria ~355mL (pela conversão do google). Três porções seriam 1065mL, 3 latinhas de 350mL. Está certo esse raciocínio?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 07/03/2023 em 17:45, NedFlanders disse:

Então, uma porção de latinha de cerveja possui 12 ounces que daria ~355mL (pela conversão do google). Três porções seriam 1065mL, 3 latinhas de 350mL. Está certo esse raciocínio?

É por aí. 
 

Depende também do peso da pessoa.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 9 meses depois...

Muita informação sobre doses de álcool e a conclusão de que não existe dose segura ou dose que promova melhorias de saúde. Basicamente, oq acontece é q é possível ter níveis ótimos de saúde e longevidade bebendo doses moderadas, por conta de uma conjunção de fatores (dieta, atividade física, etc).
 

https://www.instagram.com/reel/C0ogN01OHUM/?igshid=MzY1NDJmNzMyNQ==

 

Eu vou continuar bebendo meu vinho e minha cerveja, mas é sempre bom ter informação de qualidade sobre o tema.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
×
×
  • Criar Novo...