Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Guardar energia pra depois?


Uisquesito

Posts Recomendados

Duvida juvenil que eu tinha e lembrei agora pouco que eu tinha ela kk

A questão é a seguinte, se minha meta é fazer 4x8 em determinado exercício, e eu sei que com 20kg (carga só pra exemplificar) eu consigo fazer umas 10 ~ 12 repetições na primeira série, sendo que estas vão decaindo ao longo das séries, sendo que na última série chego no máximo a 5 repetições.

Eu deveria realmente seguir a ideia de ja dar meu máximo na primeira série ( alcancei as 8 reps, mas senti q posso fazer +, então eu vou além até a falha ~12reps), ou eu deveria realmente parar la pela oitava repetição pra guardar energia pras demais séries, e assim conseguir fazer realmente as 8 repetições nas 4 séries.

 

Acredito que a resposta será que músculo não sabe contar, então eu deva seguir a primeira opção.

Se esta for a resposta, não deveria me preocupar com as repetições decaírem muito ao longo das séries, sem eu estar aumentando a carga ?

 

Valeus ^^

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Publicidade

15 minutos atrás, Uisquesito disse:

Duvida juvenil que eu tinha e lembrei agora pouco que eu tinha ela kk

A questão é a seguinte, se minha meta é fazer 4x8 em determinado exercício, e eu sei que com 20kg (carga só pra exemplificar) eu consigo fazer umas 10 ~ 12 repetições na primeira série, sendo que estas vão decaindo ao longo das séries, sendo que na última série chego no máximo a 5 repetições.

Eu deveria realmente seguir a ideia de ja dar meu máximo na primeira série ( alcancei as 8 reps, mas senti q posso fazer +, então eu vou além até a falha ~12reps), ou eu deveria realmente parar la pela oitava repetição pra guardar energia pras demais séries, e assim conseguir fazer realmente as 8 repetições nas 4 séries.

 

Acredito que a resposta será que músculo não sabe contar, então eu deva seguir a primeira opção.

Se esta for a resposta, não deveria me preocupar com as repetições decaírem muito ao longo das séries, sem eu estar aumentando a carga ?

 

Valeus ^^

então irmão eu faço assim, eu gosto de chega na oitava repetição perto da falha.., se passa da oitava esta leve,mas se chega na oitava e tiver difícil de fazer, essa e a carga ideal, assim eu faço haha, paro uma serie antes de falha 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

4 minutos atrás, rjHenrique disse:

então irmão eu faço assim, eu gosto de chega na oitava repetição perto da falha.., se passa da oitava esta leve,mas se chega na oitava e tiver difícil de fazer, essa e a carga ideal, assim eu faço haha, paro uma serie antes de falha 

 

Então, eu tenho essa ideia em mente também, mas na prática não da certo hahaha

Porque tipo, aqueles 20kg pra primeira série estão "leves", então eu deveria por uns 22kg. Mas se com 20kg eu ja me ferro todo na última série (tipo 5 reps no maximo), se aumentasse a carga pra falhar perto da oitava rep na primeira série, quando chegasse nas últimas séries eu não faria nem 4 reps kkk

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Cara, isso acontece comigo, não sei se eu faço certo ou oque mas prefiro contar o quanto eu estou fazendo, ou seja, guardar está energia que você está falando, e depois com o passar do tempo ir aumentando essas repetições, só para ter um controle mesmo, ex: Consigo fazer 12 repetições na barra fixa na 1 série, mas nas ultimas estou fazendo 4,5.. ai não consigo ter um controle, pois sempre isso vária, um dia faço 13 ai caio com 4 no final outro com 10 caio com 3 no final por ai vai.. agora estou fazendo ex:4x6, quando conseguir fazer essas 4 séries com 6 repetições completas, aumento a 1 série para 7 ou 8, tipo isso, acho que deu pra entender a ideia, ai aos poucos vai aumentando em todas séries.. se bem que não sei se isso é totalmente efetivo também, porque nas paralelas evolui fazendo até o máximo todas séries, veja o que funciona melhor para você ! se você está sentindo uma melhor evolução fazendo tal coisa continua, se você ver que está a muito tempo nessa tenta mudar !

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Recomento que "guarde energia". O músculo não sabe contar, mas você sim. Quando você faz uma quantidade exata de series e repetições fica mais fácil garantir a progressão de carga. Por exemplo: vc faz 12-10-10-8 repetições com peso x. Aí vc aumenta o peso e faz 13-10-9-6 repetições com peso x+1. Repare como é difícil saber se houve progressão de tensão, visto que o peso aumentou, mas o número de repetições por série do primeiro para o segundo treino mudou bastante. Agora compare com um treino mais "exato". Vc faz 8-8-8-8 com peso x. No treino seguinte 8-8-8-8 com peso x+1. Aqui fica nítido que houve progressão de tensão.

Além disso, não recomendo treina até a falha. Geralmente vc não consegue se recuperar pro próximo treino e acabada ficando sem progredir, além de correr o risco de se lesionar. 

Editado por Radon
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Supermoderador

Seu descanso é curto (menor do que 1 minuto)?

Se for, experimente no próximo treino aumentar o descanso, para uns 2 minutos e veja se você consegue mais repetições na séries seguintes, mantendo como você faz (quase até a falha desde a primeira série).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

7 minutos atrás, Heywere disse:

Cara, isso acontece comigo, não sei se eu faço certo ou oque mas prefiro contar o quanto eu estou fazendo, ou seja, guardar está energia que você está falando, e depois com o passar do tempo ir aumentando essas repetições, só para ter um controle mesmo, ex: Consigo fazer 12 repetições na barra fixa na 1 série, mas nas ultimas estou fazendo 4,5.. ai não consigo ter um controle, pois sempre isso vária, um dia faço 13 ai caio com 4 no final outro com 10 caio com 3 no final por ai vai.. agora estou fazendo ex:4x6, quando conseguir fazer essas 4 séries com 6 repetições completas, aumento a 1 série para 7 ou 8, tipo isso, acho que deu pra entender a ideia, ai aos poucos vai aumentando em todas séries.. se bem que não sei se isso é totalmente efetivo também, porque nas paralelas evolui fazendo até o máximo todas séries, veja o que funciona melhor para você ! se você está sentindo uma melhor evolução fazendo tal coisa continua, se você ver que está a muito tempo nessa tenta mudar !

 

Exatamente isso que rola hahah

Como eu ultrapasso as repetições desejadas, acabo me sentindo mais cansado depois e acaba resultando em menos reps. Entretando eu penso "bom, pelo menos to garantindo que to fadigando bem ...".

Ai fico na duvida do que fazer, mas acho q farei isso mesmo, ir vendo o que se encaixa melhor pra mim.

 

7 minutos atrás, Radon disse:

Recomento que "guarde energia". O músculo não sabe contar, mas você sim. Quando você faz uma quantidade exata de series e repetições, fica mais fácil garantir a progressão de carga. Por exemplo: vc faz 12-10-10-8 repetições, com peso x. Aí vc aumenta o peso e faz 13-10-9-6 repetições com peso x+1. Repare como é difícil saber se houve progressão de tensão, visto que o peso aumentou, mas o número de repetições por série do primeiro para o segundo treino mudou bastante. Agora compare com um treino mais "exato". Vc faz 8-8-8-8 com peso x. No treino seguinte 8-8-8-8 com peso x+1. Aqui fica nítido que houve progressão de tensão.

Além disso, não recomendo treina até a falha. Geralmente vc não consegue se recuperar pro próximo treino, e acabada ficando sem progredir, e correndo o risco de se lesionar. 

É então, bem difícil ahhaah

O que eu venho fazendo é ver se aumentei as repetições na primeira série com o mesmo peso X do treino passado. Se eu ver que aumentei, por mais que depois o rendimento caia, eu "aceito" que estou mais forte que treino passado.

Acho que vou manter assim mais um tempo, faz pouco tempo que voltei a treinar. Daqui uns meses vejo de começar a fazer treinos em repetições exatas, pq como vc disse, poderei ter certeza se a força ta aumentando (:

Valeu !

3 minutos atrás, mpcosta82 disse:

Seu descanso é curto (menor do que 1 minuto)?

Se for, experimente no próximo treino aumentar o descanso, para uns 2 minutos e veja se você consegue mais repetições na séries seguintes, mantendo como você faz (quase até a falha desde a primeira série).

Eu geralmente fico olhando o cronômetro do celular, quando ele chega em 50 segundos eu ja começo a me arrumar pra próxima série. Creio que seja em torno de 1 minuto de intervalo mesmo.

Eu sei que a resposta pra pergunta que vou fazer agora será tipo "Da uma pesquisada no fórum, tem bastante discussão sobre esse tema, ou passa la no blog" mas ai vai ... Eu já li que é bom dar entre 60s ~ 120s de intervalo de descanso em treinos de hipertrofia, sendo 120s para aqueles exercícios que exigem mais. Mas ainda sim, dar 2 minutos de descanso no supino me faz sentir como se tivesse "esfriando", diminuindo a intensidade hahah

Posso dar 2 minutos de descanso sem peso na consciência ?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Supermoderador
5 minutos atrás, Uisquesito disse:

 

Posso dar 2 minutos de descanso sem peso na consciência ?

Pode, sim.

 

O ideal é que cada série fique próxima da falha (mas não precisa atingi-la). Parando 1 repetição antes da falha você estará treinando de forma eficiente.

 

É bem comum ver pessoas fazendo 4x10 (por exemplo) com tempo muito curto de descanso. Na primeira série elas conseguiriam fazer talvez 20 repetições, na segunda talvez 16, na terceira talvez 13, e na última chegam à falha com as 10 repetições. 

Com isto, eles acabam treinando próximo da falha apenas na última série. Isso diminui bastante o volume realmente efetivo do treino.

Se usassem um descanso maior poderiam aumentar a carga e ficar mais próximos da falha em todas as séries, o que seria bem mais efetivo para hipertrofia.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 minutos atrás, lucasf21 disse:

se vc não treina até a falha, e seu rendimento no final não está ruim, vc não treina de verdade.

o correto é vc chegar no último exercício com uma carga extremamente baixa, e fadigado, sempre treinando até a falha.

A carga se mantém a mesma ao longo das séries, a questão é que a falha tava chegando cada vez mais cedo.

 

6 minutos atrás, mpcosta82 disse:

Pode, sim.

 

O ideal é que cada série fique próxima da falha (mas não precisa atingi-la). Parando 1 repetição antes da falha você estará treinando de forma eficiente.

 

É bem comum ver pessoas fazendo 4x10 (por exemplo) com tempo muito curto de descanso. Na primeira série elas conseguiriam fazer talvez 20 repetições, na segunda talvez 16, na terceira talvez 13, e na última chegam à falha com as 10 repetições. 

Com isto, eles acabam treinando próximo da falha apenas na última série. Isso diminui bastante o volume realmente efetivo do treino.

Se usassem um descanso maior poderiam aumentar a carga e ficar mais próximos da falha em todas as séries, o que seria bem mais efetivo para hipertrofia.

Você meio que descreveu o que acontece comigo kk

Acho que eu peguei a essência da coisa hahah

Valeu !

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
×
×
  • Criar Novo...