Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Avaliação de cutting


Guiga du Mel

Posts Recomendados

Altura: 177cm
Peso: 78kg
BF: (opcional): não sei, mas chuto algo próximo de 20% (+- 2%)
Medidas: cintura tem 88cm e é o que me incomoda, a minha composição corporal não me agrada nem um pouco; bíceps 36cm, peitoral 101cm (mas com muita gordura)
Objetivo da dieta: cutting

Idade: 22 anos

 

Bom, tomei vergonha na cara e, finalmente, comprei uma balança.

 

Comecei me perdendo pelo cálculo da TMB. Usei a *órmula de Mifflin-St Jeor, e encontrei meu TMB (e não meu GCD, correto?) de 1773kcal.

Trabalho o dia inteiro sentado, mas treino segunda-sexta e *aço 20 minutos de HIIT 3-4x por semana. Ao todo *ica 1:30 de treino em média. Portanto, cheguei ao GCD de 2660kcal.

 

Comecei o "cutting" com 2200kcal/dia, sendo prot 2,2g/kg e *at 1,1g/kg. Não obtive absolutamente nenhum resultado em 1 semana (simplesmente estabilizei) e, dado que estou tendo *requência cardíaca alta na academia (es*orço alto), resolvi abaixar para 1900kcal.

 

Por *avor avaliem. Também aceito ideias de como deixar mais e*iciente, to achando que to comendo muito *rango mas não sei como substituir.

 

Desjejum
Descrição qtd medida CARB PROT GORD KCAL
Leite integral Sabe 100 ml 5 3 3 58
Pão integral caseiro 40 g 19 4 2 105
Queijo Davaca Mussarela 30 g 1 7 7 95
Creme de Ricota 5 g 0 1 1 9
TOTAL 24 15 12 266
             
Lanche da manhã
Descrição qtd medida CARB PROT GORD KCAL
Castanha-do-Pará 25 g 3 4 17 176
TOTAL 3 4 17 176
             
Almoço
Descrição qtd medida CARB PROT GORD KCAL
Azeite 8 g 0 0 8 72
Arroz branco 100 g 28 3 0 126
Frango - Peito s/ pele (grelhado/assado) 200 g 0 62 7 310
TOTAL 28 64 15 508
             
Pré-Treino
Descrição qtd medida CARB PROT GORD KCAL
Banana 1 extra 19 1 0 80
Aveia 30 g 16 5 2 103
TOTAL 35 5 3 183
             
Jantar
Descrição qtd medida CARB PROT GORD KCAL
Macarrão Espaguete 100 g 30 5 0 140
Azeite 8 g 0 0 8 72
Frango - Peito s/ pele (grelhado/assado) 150 g 0 46 5 232
Ovo inteiro cozido 4 und média 2 25 21 299
TOTAL 32 76 34 744
             
TOTAL: 122,36 163,96 81,27 1876,72
      122,73 161,70 84,70 1900

 

 

Obrigado!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Publicidade

E não vai obter resultado mesmo. Se trabalha sentado seu nível de atividade é sedentário e nada mais. Assim, sua necessidade calórica não será de 2600 mas algo em torno de 2200. Com o cutting de 500cal, você deverá dimensionar a dieta para algo em torno de 1700cal dia e ajustar a partir daí.

 

Ah sim, não verá resultado em uma semana. Verá resultado ao longo das semanas. Observará sim variações diárias para mais ou para menos, que são perfeitamente naturais e não significam nada. Pode anotar a pesagem diariamente ou a cada semana mas somente avalie o desempenho da dieta a cada 2 ou 3 semanas e de preferência com resultados ponderados (a média da semana, por exemplo) e nunca sobre o valor do último dia de pesagem (repetindo: variações diárias para mais ou menos não significam nada). Somente a partir deste ponto é que você reorienta a dieta para mais ou para menos conforme o andar da carruagem.

Editado por poindexter
Corrigindo números
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

17 minutos atrás, poindexter disse:

E não vai obter resultado mesmo. Se trabalha sentado seu nível de atividade é sedentário e nada mais. Assim, sua necessidade calórica não será de 2600 mas algo em torno de 2200. Com o cutting de 500cal, você deverá dimensionar a dieta para algo em torno de 1700cal dia e ajustar a partir daí.

 

Ah sim, não verá resultado em uma semana. Verá resultado ao longo das semanas. Observará sim variações diárias para mais ou para menos, que são perfeitamente naturais e não significam nada. Pode anotar a pesagem diariamente ou a cada semana mas somente avalie o desempenho da dieta a cada 2 ou 3 semanas e de preferência com resultados ponderados (a média da semana, por exemplo) e nunca sobre o valor do último dia de pesagem (repetindo: variações diárias para mais ou menos não significam nada). Somente a partir deste ponto é que você reorienta a dieta para mais ou para menos conforme o andar da carruagem.

Só para entender, como você chegou aos 2200 de necessidade calórica? Sendo a TMB 1750, qual seria o fator de atividade? Vi por aqui que o fa deveria ser 1,55 se eu treinasse (pesado) mais de 3x na semana.

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Supermoderador
14 minutos atrás, poindexter disse:

Se trabalha sentado seu nível de atividade é sedentário e nada mais.

Exato. Pelo BF elevado (praticamente obeso), eu diria que um multiplicador de 1.2 é mais do que suficiente.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, Guiga du Mel disse:

Só para entender, como você chegou aos 2200 de necessidade calórica? Sendo a TMB 1750, qual seria o fator de atividade? Vi por aqui que o fa deveria ser 1,55 se eu treinasse (pesado) mais de 3x na semana.

 

Não se atenha a números. As fórmulas para cálculo de TMB foram elaboradas a partir de estatísticas efetuadas sobre populações as mais diversas e refletindo características genéticas e padrões típicos destas populações. Há apenas uma ou outra fórmula que mais ou menos se aproxima de nós, brasileiros, e ainda assim de forma um tanto quanto unilateral e genérica (populações latinas ou populações da américa do sul). O que você obtém destas fórmulas é apenas um número guia inicial. Algo que serve para não sair atirando no escuro. Deverá portanto sempre ajustá-las em conformidade com a sua realidade.

 

Assim, eu deixei de lado a formula e parti inicialmente de sua observação de que com 2200cal não observou qualquer resultado, apenas estabilizou. É um bom ponto de partida e é tão bom quanto o resultado dado por uma fórmula pois, ao invés de meramente refletir uma estatística qualquer, já está de fato refletindo algo peculiar do seu corpo.

 

Se por outro lado eu quizesse me ater a fórmula, eu diria então que sua necessidade calórica efetiva é de 2100cal (1750cal de TMB x Atividade Sedentária). Com um cutting de 500cal, você deveria então consumir 1600cal diárias para tentar alcançar uma redução próxima a meio-quilo por semana.

 

Por que atividade sedentária? Por que não considerar as 1 ou 2 horas de treino que realiza de segunda à sexta? Porque estas fórmulas foram projetadas para considerar a principal e dominante atividade do dia e somente ela. Se você trabalhada sentado o dia inteiro, esta é sua atividade principal e nada mais. E é nada mais porque as fórmulas não estão preparadas para considerar o seu treino de 1~2 horas diárias, não importa quão intenso ele seja. Se por outro lado, você exercesse uma atividade principal mais ativa, algo como trabalho em pé o dia inteiro, sou carteiro, faço mudança, sou atleta que treina 6 horas por dia, etc, etc, aí sim você estaria ajustando o nível de atividade para patamares maiores.

 

Você pode dar um bônus a sí mesmo e acrescentar algumas calorias adicionais relativas ao seu treino? Sim, você pode. Considerando a sua composição corporal eu diria que você poderia acrescentar algo como 100~200cal relativas ao seu treino, não muito mais que isso e somente para dias de treino. E isso supondo que você treine de fato e não faça meramente uma série de exercícios funcionais ou mesmo um treino leve. Mas vale a pena acrescentar estas calorias extras? Francamente, não. Por uma série de razões não será fácil atingir uma redução de meio-quilo por semana com um corte de 500 calorias. Então para que minimizar ainda mais esta chance?

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, Guiga du Mel disse:

20% de Bf beira a obesidade?

 

Não é querendo desconsolá-lo mas raramente se observa gordura peitoral significativa em homem com sua idade e com 20% de BF. Exceto talvez se você fosse muito gordo no passado, tivesse emagrecido rápido demais e terminado a dieta com uma grande redução de peso e consequente pele excessiva, o que não parece ser o caso pois você não fez qualquer menção a isso.

 

Assim, seu BF está mais para 25%, senão mais.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

 

Não é querendo desconsolá-lo mas raramente se observa gordura peitoral significativa em homem com sua idade e com 20% de BF. Exceto talvez se você fosse muito gordo no passado, tivesse emagrecido rápido demais e terminado a dieta com uma grande redução de peso e consequente pele excessiva, o que não parece ser o caso pois você não fez qualquer menção a isso.

 

Assim, seu BF está mais para 25%, senão mais.

Desculpe o ceticismo, você pode até ter razão, mas é que eu nunca vi dessa forma antes. Nunca fui gordo, mas também nunca fui magro... Porém, se você me pedisse pra definir em uma das duas, eu provavelmente diria gordo.

Enviado do meu iPad usando Tapatalk

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.
×
×
  • Criar Novo...