Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Posts Recomendados

Olá pessoal, eu tenho uma série de questionamentos a fazer aqui sobre número de refeições ao dia e o quanto essa divisão interfere na saúde em geral.

 

1. Sabemos que a necessidade de divisão de refeições em intervalos de três horas é um conceito "defasado", já que a importância está em atingir as necessidades diárias. Gostaria de saber, com base no fórum de avaliação nutricional, por que a maioria (senão todos) usuários daqui do fórum continuam elaborando dietas com divisão de 3 em 3 horas, levando-se em conta que um menor fracionamento das refeições oferece maior praticidade no dia a dia e acarreta maior saciedade. Ou o problema estaria mais associado ao "tamanho" das refeições, caso elas fossem menos frequentes?

 

2. Como ficaria um plano alimentar, para quem busca hipertrofia, com 2-3 refeições ao dia? Considerando treino a noite: almoço, pré e pós-treino? Ou somente almoço e pós-treino? Ou essa divisão é mais indicada para perda de peso?

 

3. Comer mais vezes ao dia realmente gera sobrecarga ao pâncreas? Pode levar a diabetes?

 

4. Aproveitando aqui, algum nutricionista poderia me informar se ao comer frequentemente (3-3 horas), não estaríamos respeitando o esvaziamento gástrico e, com isso, acarretando/piorando o refluxo gastroesofágico? Ou estaria o refluxo mais associado ao que/quanto se come? Ou nem isso? Eu sofro de refluxo hehehe

 

Essas foram dúvidas que fui criando ao longo do tempo lendo sobre alimentação aqui e ali... Tudo que encontrei no site foram três matérias explicando que não há obrigatoriedade em se comer cronometricamente.

 

Abraços.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Publicidade

12 horas atrás, Querobomba disse:

1. Sabemos que a necessidade de divisão de refeições em intervalos de três horas é um conceito "defasado", já que a importância está em atingir as necessidades diárias. Gostaria de saber, com base no fórum de avaliação nutricional, por que a maioria (senão todos) usuários daqui do fórum continuam elaborando dietas com divisão de 3 em 3 horas, levando-se em conta que um menor fracionamento das refeições oferece maior praticidade no dia a dia e acarreta maior saciedade. Ou o problema estaria mais associado ao "tamanho" das refeições, caso elas fossem menos frequentes?

Porque nem todo mundo sabe que esse conceito é defasado.

A maioria das pessoas (e, por que näo, dos profissionais de saúde) creêm que é-se necessário fazer várias refeicöes freqüêntes.

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Supermoderador

Este tópico foi fechado por "Falta de Pesquisa". Isto aconteceu, pois o tópico contém dúvidas repetidas e/ou que podem ser solucionadas facilmente usando a busca (independente de ser uma questão individual). Fazemos isto para evitar que muitos tópicos semelhantes se acumulem no fórum. Não sabe como usar a busca do fórum ? Veja isto: Acha que o seu tópico foi fechado injustamente e gostaria de uma revisão ? Entre em contato com um administrador através de uma mensagem particular. Lembre-se que fazemos isto exclusivamente para melhorar a organização do fórum, e não como uma forma de punição. Desde já, pedimos desculpas pelo contratempo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novos posts.
×
×
  • Criar Novo...