Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Bioimpedância melhor custo benefício


Fran nutri

Posts Recomendados

Olá Colegas,

Meu nome é Francislene e sou nutricionista.
Preciso de uma opinião. Tenho pesquisado uma bioimpedância de melhor custo benefício, pois quero oferecer uma melhor qualidade de resultados para meus pacientes, mas não posso desembolsar 3 mil pilas agora. rsrs
Encontrei a Omron tetrapolar que é a da primeira foto. Existem comentários sobre a diferença de resultados dela em comparação com a % das dobras.
Encontrei a Tanita bc 601 tetrapolar e existem alguns comentários positivos, mas não muitos, pois ela é importada e não tão usada aqui no BR. ela também é 3x mais cara que a Omron.
Alguém aqui já usou ou sabe informações sobre elas?
Desde já agradeço.

balanca_digital_de_controle_corporal_corpo_inteiro_bioimpedancia_hbf_514c_la_omron_31526_2_20150123175023.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Publicidade

  • Supermoderador

Olá,

nenhuma balança de bioimpedância é confiável. Leia mais sobre isso aqui: 

 

Considerando o exposto acima, seria melhor você não comprar nenhuma balança para o seu consultório, e utilizar uma forma de medição de gordura corporal um pouco mais confiável, como as dobras cutâneas. Poderia utilizar o orçamento disponível para a balança com um plicômetro de melhor qualidade.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Obrigada por responder pessoal.

Então Eu pensei nisso, porém existe uma recomendação de não utilizar o adipômetro em pessoas muito obesas e nem muito magras. Sem falar que a bioimpedância reduz tempo e ganha em confiabilidade das informações se for confiável. hoje uma consulta minha sem coleta de dobras e bio demora 1 hora, com o uso do adipomêtro demoraria 1hora e meia.

Gostaria de saber a opinião de quem já utilizou e se comparou os resultados com os de um adipômetro, pois na net encontro comentários de pessoas que gostaram e outras que não.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A menos pior para os pacientes comprarem e terem em casa, haja vista as considerações que o Martin fez, é a HBF-514c.

 

http://www.cardiomed.com.br/balanca-hbf-514c-de-controle-corporal-de-corpo-inteiro-onrom?utm_source=google&gclid=CPH49ur6hM0CFVIHkQodDvYGKA

 

https://www.walmart.com.br/item/2050235/sk?utm_source=google-pla&adtype=pla&utm_medium=ppc&utm_term=2050235&utm_campaign=beleza+2050235

 

Peça pra fugirem das balanças bipolares de banheiro, mais baratas e com leituras mais absurdas.

 

Sou obeso e também estou com esses problemas envolvendo leituras de dobras por causa da minha gordura visceral.

 

O valor em si não é algo confiável, como já foi indicado. Via sete dobras estou com 29%. Via bioimpedância bipolar de mão - HBF-306 "modo sedentário" estou com 32% e "modo atleta" estou com 26%. Logo, o valor em si, é ruim de ser respeitado. 

 

Porém *** a variação da leitura que o instrumento fornece de uma avaliação para outra a cada quinze dias ***, tendo a medida sido realizada sempre sob as mesmas condições, é algo que eu uso intensamente e, para isso, a bioimpedância tem me ajudado bastante. 

Editado por Jaraqui
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu testei uma balança parecida com a da primeira foto há alguns anos, não sei te dizer se era esse mesmo modelo. Eu fiz o teste em conjunto com adipômetro e deu diferença nos resultados, eles não bateram. Se for pra usar com pacientes obesos e os resultados forem consistentes (eu acho esse o grande problema das balanças desse tipo que eu testei) não há problema em usá-la para acompanhar a evolução, pois facilita muito a realização da consulta. Eu concordo com o @Jaraqui, pra testes realizados sob as mesmas condições, acho interessante, embora não confie na precisão da medição.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Supermoderador
48 minutos atrás, Fran nutri disse:

Obrigada por responder pessoal.

Então Eu pensei nisso, porém existe uma recomendação de não utilizar o adipômetro em pessoas muito obesas e nem muito magras. Sem falar que a bioimpedância reduz tempo e ganha em confiabilidade das informações se for confiável. hoje uma consulta minha sem coleta de dobras e bio demora 1 hora, com o uso do adipomêtro demoraria 1hora e meia.

Gostaria de saber a opinião de quem já utilizou e se comparou os resultados com os de um adipômetro, pois na net encontro comentários de pessoas que gostaram e outras que não.

 

Neste caso, talvez o ideal seja estimar o percentual de gordura pelo IMC - aí basta uma balança comum.

 

Leia o tópico que eu postei, lá tem comparações com adipômetro baseadas em estudos científicos. Há comparações inclusive com o IMC, que mostram que a bioimpedância não é melhor do que o IMC para estimar o percentual de gordura corporal.

 

edit: o ponto citado pelo Jaraqui e pelo Guim - medições ao longo do tempo nas mesmas condições - também é tratado no tópico acima. Para este caso, a bioimpedância é ainda pior. Ela apresenta as maiores variações (e erros) entre todas as técnicas de medição:

 

bia-change-spread-in-bodybuilders.png

Editado por mpcosta82
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu desisti de confiar em qualquer balança ou objeto digital.


Confio no olho e na medição do adipômetro.

 

Semana passada subi na segunda-feira na balança com 90,5 kg, na mesma balança em 2 dias estava com 86,5 kg (ok, sei que é possível pela retenção/estomago cheio e etc), no outro dia estava com 89 e na sexta 91. Sendo que olhando no espelho todos os dias estou mais seco (estou em cutting).

 

Pra medir o BF não existe equipamento automático que me faça acreditar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sei que você preza pela velocidade do atendimento dos seus pacientes, mas eu, no caso se fosse em uma nutri e ela medisse meu BF por bioimpedância consideraria como dinheiro rasgado. Todo o subsequente seria duvidoso. Então, eu optaria por qualidade. Eu fui em nutri duas vezes, e nunca mais procurei justamente por que não confiei em 5% do que disseram. Tenho uma balança de bio em casa, de 4 pontos, que peguei do consultorio do meu tio quando ele desfez. Ela vale próximo dos 1000 no ML. Usei uns 2 dias só, depois que ela chegou. Se bebo água antes de dormir altera, se suo muito a noite altera, se estou de estômago cheio altera... No manual fala que até dependendo da hidratação das mãos o resultado pode alterar.

Acabo usando só o adipômetro de plástico de dez reais que tenho. 

 

Então minha recomendação (completamente leiga, pensando como paciente) seria comprar uma balança mediana e um plicômetro, e só usá-la quando necessário. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
×
×
  • Criar Novo...