Ioimbina: para que serve, como tomar e efeitos colaterais [2024]

A ioimbina é usada na musculação como um queimador de gordura; é uma das poucas ferramentas que queimam gordura localizada em locais problemáticos, como abdômen. No entanto, para usar ioimbina é preciso não só saber como tomar da forma adequada, mas aprender a administrar os efeitos colaterais.

Neste texto, veremos um guia definitivo sobre a ioimbina com toda as informações que você precisa saber sobre a substância.

Para que serve a ioimbina na musculação

A ioimbina é um estimulante natural usado na musculação por sua capacidade de facilitar a queima de gordura. Ela é um antagonista dos receptores alfa-2, o que faz com que seu corpo aumente a produção de noradrenalina.

Na prática, a ioimbina é semelhante a outros estimulantes como a cafeína, pois ativa o sistema nervoso simpático de “luta ou fuga” e aumenta o gasto energético, mas a ioimbina afeta diferentes receptores, o que confere à ioimbina algumas propriedades únicas.

No entanto, embora a ioimbina seja um suplemento “natural” extraído de uma casca de árvore, ela não é 100% segura e não é livre de efeitos colaterais. A ioimbina é mais imprevisível do que muitos outros estimulantes e não deve ser subestimada.

Em doses mais altas, ela pode gerar efeitos psicoativos que vão desde impulsividade e aumento da libido até ansiedade. Ela também apresenta mais riscos cardiovasculares, incluindo potencial aumento da frequência cardíaca e da pressão arterial, especialmente quando combinada com outros estimulantes.

Como a ioimbina queima gordura?

A queima de gordura gerada pela ioimbina se deve ao estímulo do sistema simpático nervoso, que ativa a reação de “fuga ou luta” do corpo. Isto faz com que alguns compostos químicos do nosso organismo, chamados catecolaminas, sejam liberados na corrente sanguínea, aumentando a temperatura corporal e pressão sanguínea.

Estas catecolaminas podem se ligar às células de gordura através de receptores adrenérgicos, favorecendo a queima de gordura.

As células de gorduras têm dois tipos de receptores: alfa e beta.

De forma simplista, quando as catecolaminas se ligam aos receptores beta, as células de gorduras são usadas como energia (e ocorre queima de gordura). Quando as catecolaminas se ligam aos receptores alfa, as células de gordura não são usadas como energia (e não ocorre queima de gordura).

Publicidade

É por isso que é difícil perder gordura em certas áreas do corpo que contém muitos receptores alfa, como abdômen e quadril.

As catecolaminas que deveriam estar sendo ligadas nos receptores beta (que geram queima de gordura), estão sendo roubadas, em parte, pelos receptores alfa (que não geram queima de gordura).

As moléculas da ioimbina tem uma grande afinidade pelos receptores alfa, isto significa que a ioimbina se liga mais aos receptores alfa do que beta.

Em outras palavras, quando a ioimbina se liga ao receptor alfa, ela “bloqueia” ele e agora a catecolamina está livre para se ligar apenas a receptores beta e aumentar a queima de gordura.

Em outras palavras, a ioimbina ocupa os receptores que não geram queima de gordura, enquanto deixa livre os que geram para que as catecolaminas possam se ligar a eles.

Lembre-se também que os receptores alfa ficam nas regiões mais chatas para perder gordura (como o abdômen), logo a queima poderá ser maior nestes locais quando usamos ioimbina.

Melhor ainda é que estudos sugerem que a ioimbina reduz gordura corporal, enquanto mantém a massa muscular, o que é ótimo para composição corporal.

Benefícios da ioimbina

A ioimbina é popular entre praticantes de musculação por seus vários benefícios potenciais, que incluem:

  1. Ajuda na queima de gordura.
  2. Mais desempenho em atividades físicas.
  3. Leve efeito diurético.
  4. Auxílio na disfunção erétil.
  5. Diminuir o apetite.

1 – Ajuda na queima de gordura

A ioimbina pode ajudar a aumentar a lipólise (queima de gordura), especialmente em áreas do corpo onde a gordura é mais resistente à perda, como o abdômen e as coxas em homens e mulheres, respectivamente.  Esse mecanismo torna a ioimbina um suplemento atraente para aqueles que buscam perder gordura e/ou melhorar a definição muscular.

2 – Mais desempenho em atividades físicas

Por ser um estimulante leve, a ioimbina pode aumentar o desempenho em atividades físicas, aumentando os níveis de energia e capacidade de trabalho, fazendo você ir mais longe do que iria normalmente, o que, em contrapartida, pode melhorar seus resultados.

Publicidade

3 – Leve efeito diurético

Ioimbina não é um diurético. No entanto, alguns usuários relatam efeitos diuréticos ao usar ioimbina. Esses efeitos podem ser uma consequência indireta de sua ação estimulante no corpo, que pode influenciar a regulação de fluidos e potencialmente promover uma leve diurese (aumento na excreção de urina).

4 – Auxílio na disfunção erétil

O principal uso da ioimbina, fora da musculação, é no auxílio da disfunção erétil. A ioimbina é capaz de aumentar a vasodilatação nos corpos cavernosos e pode aumentar a qualidade das ereções.

5 – Diminuir o apetite

A ioimbina pode ter um efeito supressor do apetite em algumas pessoas, embora esse não seja seu uso primário. A capacidade da ioimbina de suprimir o apetite pode ser parcialmente atribuída à sua ação como um estimulante.

Como tomar ioimbina

Com o objetivo de acelerar a queima de gordura, a recomendação geral é tomar 5 a 10 mg de ioimbina com o estômago vazio (em jejum ou longe das refeições). Para evitar efeitos colaterais, não é recomendado começar com a dose máxima.

A recomendação de tomar ioimbina com estômago vazio se deve ao fato que a ação da insulina (liberada quando nos alimentamos) pode bloquear a ação da ioimbina. Por conta disso, muitas pessoas combinam o uso de ioimbina com jejum intermitente e aeróbicos em jejum.

Onde comprar ioimbina

Existem duas formas de ioimbina disponíveis para compra:

  • Extrato de casca de ioimbina. É o pó concentrado da casca da árvore de iombina. Contém uma porção menor do composto por quantidade do pó.
  • Ioimbina HCL ou cloridrato de iombina. É a própria molécula de ioimbina que foi extraída de uma fonte natural e combinada com ácido clorídrico, é essa que devemos procurar.

O cloridrato de ioimbina pode ser encontrado em qualquer farmácia, pelo nome comercial Yomax.

Contudo uma forma muito mais econômica e simples, é comprar ioimbina em farmácias de manipulação.

Se for comparada com outros suplementos que prometem resultados parecidos, a ioimbina manipulada tem um preço custo-benefício infinitamente superior.

Efeitos colaterais da ioimbina e cuidados

Como a ioimbina aumenta a liberação de adrenalina e altera a sua resposta em situações de “luta ou fuga”, ela pode gerar todos os efeitos colaterais relacionados, o que pode incluir:

Publicidade

  • Ansiedade;
  • Tontura;
  • Irritabilidade;
  • Insônia;
  • Tremores;
  • Aumento da pressão sanguínea;
  • Aumento da frequência cardíaca;
  • Náusea;
  • Vômitos.

Ioimbina deve ser evitada por pessoas muito acima do peso, com problemas cardíacos e/ou de pressão arterial.

Esta substância não deve ser usada em conjunto de outras drogas que afetam os receptores beta-adrenérgicos, como efedrina (franol) e clembuterol.

Ioimbina também pode interferir com medicamentos para ansiedade, síndrome do pânico, depressão e outros problemas do gênero. Tome muito cuidado se você usa qualquer medicamento de uso contínuo desta categoria.

Resultados com a ioimbina

Se você chegou até aqui, é porque deve estar animado com a ideia de usar ioimbina, mas é necessário realizar uma checagem honesta de realidade.

Primeiramente, a ioimbina é uma substância natural que auxiliará seus esforços na queima de gordura, mas ela dificilmente será o divisor de águas nos seus resultados.

Os estudos científicos envolvendo a ioimbina na queima de gordura, mostram que ela definitivamente funciona, mas a quantidade de gordura perdida nesses estudos costuma ser modesta considerando a expectativa da maioria das pessoas que buscam resultados rápidos demais em um curto período de tempo.

Por exemplo, um estudo examinou os efeitos da ioimbina em 20 mulheres obesas que estavam seguindo uma dieta com 1000 calorias diárias durante três semanas. As mulheres que tomaram ioimbina perderam 3.6kg de gordura enquanto as que tomaram placebo perderam 2.2kg de gordura.

Outros estudos seguem a mesma tendência; a ioimbina funciona, mas, novamente, a perda de gordura é modesta.

Basicamente, dieta e treino continuarão sendo os principais responsáveis na mudança do seu físico. A ioimbina definitivamente pode acelerar os resultados de um plano existente para queimar gordura, mas ela não é parte integral do plano.

Se a sua intenção com ioimbina for usá-la para compensar uma dieta ruim e falta de exercícios, é provável que você não veja muitos resultados com ela.

Perguntas frequentes

Mulheres podem usar ioimbina?

Sim, mulheres podem usar ioimbina. Os efeitos na queima de gordura gerados pela ioimbina não parecem mudar por conta do gênero do usuário. A única contraindicação é para mulheres grávidas ou amamentando.

Pode misturar ioimbina com cafeína?

Sim, você pode misturar ioimbina com cafeína e isso vai potencializar os efeitos de perda de gordura. No entanto, a combinação pode aumentar o risco de efeitos colaterais, como ansiedade, palpitações, tremores e problemas de sono, devido às propriedades estimulantes de ambos.

Precisa de receita para comprar ioimbina?

Não é necessário receita para comprar ioimbina já que a substância é natural e relativamente segura para pessoas saudáveis. No entanto, ser natural não significa que a substância é livre de efeitos colaterais, especialmente se usada de forma incorreta.

Ioimbina aumenta a pressão sanguíneo?

Sim, a ioimbina pode aumentar a pressão sanguínea, especialmente em doses mais altas ou em indivíduos sensíveis a seus efeitos. Pessoas com qualquer problema cardíaco ou com pressão alta, não devem usar ioimbina.

Pode usar ioimbina antes de dormir?

Por ser um estimulante, tomar ioimbina antes de dormir pode interferir na qualidade do sono, causando dificuldade para adormecer ou manter um sono profundo e reparador.

Palavras finais

Ioimbina é um dos poucos suplementos para queima de gordura que realmente cumprem o que prometem (com as exceções já mencionadas).

Estudos mostram que ela pode acelerar o seu metabolismo, melhorar a performance no treino e ainda dar uma pequena mãozinha na queima de gordura localizada (por conta dos receptores alfa nestes locais).

Ioimbina vai funcionar ainda mais se você treinar pesado, fazer dieta e usar suplementos como cafeína.

Claro, ela não vai transformar o seu físico sozinha e fazer você ficar com 6% de gordura corporal, mas definitivamente vai ajudar você chegar lá mais rápido.

Ioimbina funciona melhor quando combinada com exercícios, já que isto aumenta a liberação de catecolaminas.

Em outras palavras, não espere muito da ioimbina se a sua intenção é usá-la para ficar sentado o dia todo no sofá vendo NetFlix.

Ver bibliografia usada
  1. Yohimbine: the effects on body composition and exercise performance in soccer players. Randomized Controlled Trial Res Sports Med. 2006 Oct-Dec;14(4):289-99. doi: 10.1080/15438620600987106.
  2. Pre-exercise administration of yohimbine may enhance the efficacy of exercise training as a fat loss strategy by boosting lipolysis. Med Hypotheses. 2002 Jun;58(6):491-5. doi: 10.1054/mehy.2001.1459.
  3. Yohimbine and rauwolscine reduce food intake of genetically obese (obob) and lean mice. Pharmacol Biochem Behav. 1984 Apr;20(4):591-9. doi: 10.1016/0091-3057(84)90309-5.
  4. Does yohimbine act as a slimming drug? Clinical Trial Isr J Med Sci. 1991 Oct;27(10):550-6.

Este texto ajudou você ?

Ainda está com dúvidas sobre alguma questão? Visite nosso fórum de discussões e compartilhe suas dúvidas com mais de 270 mil pessoas cadastradas.

×