Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Jesus Não é Deus - as farsas do cristianismo


Porcolitico

Posts Recomendados

Publicidade

Jesus é Deus?

 

NA OPINIÃO de muitos, a Trindade é “a doutrina central da religião cristã”. Segundo esse ensino, o Pai, o Filho e o espírito santo são três pessoas num só Deus. O cardeal John O’Connor disse o seguinte sobre a Trindade: “Sabemos que é um mistério muito profundo, que ainda nem começamos a entender.” Por que é tão difícil entender a Trindade?

O The Illustrated Bible Dictionary (Dicionário Bíblico Ilustrado) apresenta uma razão. Falando sobre a Trindade, essa obra admite: “Não é uma doutrina bíblica no sentido de que ela não aparece textualmente na Bíblia.” Visto que a Trindade “não é uma doutrina bíblica”, os trinitários têm tentado desesperadamente achar textos bíblicos, até mesmo distorcendo-os, para apoiar seu ensino.

Um texto que ensina a Trindade?

Um exemplo de um versículo bíblico que muitas vezes é mal usado é João 1:1. Na Nova Versão Internacional esse versículo diz: “No princípio era a Palavra, e a Palavra estava com Deus [em grego, ton the·ón], e a Palavra era Deus [the·ós].” Esse versículo contém duas formas do substantivo grego the·ós (deus). A primeira é precedida deton (o), uma forma do artigo definido grego. Nesse caso a palavrathe·ón se refere ao Deus Todo-Poderoso. Mas na segunda ocorrência de the·ós, não há artigo definido. Será que ele foi incorretamente deixado de fora?

Por que é tão difícil entender a doutrina da Trindade?

O Evangelho de João foi escrito em coiné, ou grego comum, que tem regras específicas para o uso do artigo definido. O erudito bíblico A. T. Robertson reconhece que, se tanto o sujeito como o predicado tiverem artigos,  “ambos são definidos, considerados idênticos, iguais e intercambiáveis”. Robertson cita como exemplo Mateus 13:38, que diz: “O campo [em grego, ho a·grós] é o mundo [em grego, ho kósmos].” Essa estrutura gramatical permite-nos entender que o mundo também é o campo.

O que dizer, porém, se o sujeito tiver um artigo definido, mas o predicado não, como em João 1:1? Citando esse versículo como exemplo, o erudito James Allen Hewett enfatiza: “Numa construção assim, o sujeito e o predicado não são os mesmos, nem são iguais, idênticos ou algo parecido.”

Para exemplificar, Hewett usa 1 João 1:5, que diz: “Deus é luz.” Em grego, “Deus” é ho the·ós e, portanto, tem artigo definido. Mas fospara “luz” não é precedido de nenhum artigo. Hewett explica: “É sempre possível . . . identificar Deus com a luz, mas nem sempre é possível dizer que a luz é Deus.” Encontramos exemplos semelhantes em João 4:24, “Deus é Espírito” e em 1 João 4:16, “Deus é amor”. Nesses dois versículos, os sujeitos têm artigo definido, mas os predicados “Espírito” e “amor”, não têm. Portanto, os sujeitos e os predicados não são intercambiáveis. Desses versículos não se pode concluir que “Espírito é Deus” ou que “amor é Deus”.

Identidade ou característica da “Palavra”?

Muitos eruditos em grego e tradutores da Bíblia reconhecem que João 1:1 não destaca a identidade da “Palavra”, mas uma característica da “Palavra”. William Barclay, tradutor bíblico, diz: “Visto que [o apóstolo João] não usa artigo definido antes da palavra theos, ela se torna uma descrição . . . João não está aqui identificando a Palavra como sendo Deus. Expresso de modo simples, ele não diz que Jesus é Deus.” O erudito Jason David BeDuhn também declara: “Em grego, quando não se usa o artigo antes de theos numa frase como a de João 1:1c, os leitores entendem que se quer dizer ‘um deus’. . . . O fato de não ter artigo faz com que theos tenha um sentido bem diferente de ho theos,que tem artigo definido, assim como em inglês [e em português] ‘um deus’ é bem diferente de ‘Deus’.” BeDuhn acrescenta: “Em João 1:1, a Palavra não é o Deus único e exclusivo, mas é um deus, ou um ser divino.” Ou, conforme expressou Joseph Henry Thayer, um erudito que trabalhou na American Standard Version (Versão Americana Padrão), “o Logos [ou Palavra] era divino, não o próprio Ser divino”.

Jesus fez uma clara distinção entre ele e seu Pai

Será que a identidade de Deus precisa ser “um mistério muito profundo”? Para Jesus não era. Numa oração ao seu Pai, Jesus fez uma clara distinção entre ele e seu Pai, quando disse: “Isto significa vida eterna, que absorvam conhecimento de ti, o único Deus verdadeiro, e daquele que enviaste, Jesus Cristo.” (João 17:3) Se acreditarmos nessas palavras de Jesus e entendermos os ensinos claros da Bíblia, nós o respeitaremos pelo que ele realmente é: o Filho divino de Deus. E adoraremos a Jeová como “o único Deus verdadeiro”.

https://www.jw.org/pt/publicacoes/revistas/wp20090401/jesus-e-deus/#?insight[search_id]=58b5c10f-d88d-4606-be78-dd1828414acd&insight[search_result_index]=0

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não há uma parte sequer da bíblia, não ambígua, em que Jesus claramente afirme ser Deus. Em 99,99% da bíblia Jesus e Deus são tratados como seres distintos um do outro, os outros 0,01% são partes ambíguas, com vários significados. O que as pessoas que acreditam na trindade fazem, para justificar suas crenças, é escolher um destes possíveis significados (o mais conveniente) e ignorar todo o restante da bíblia.

 

Segue umas falas proferidas pelo próprio Jesus, em que se nota claramente que ele não é Deus:

 

"Disse-lhe Jesus: Não me detenhas, porque ainda não subi para meu Pai, mas vai para meus irmãos, e dize-lhes que eu subo para meu Pai e vosso Pai, meu Deus e vosso Deus."

João 20:17

 

"E Jesus lhe disse: Por que me chamas bom? Ninguém é bom, senão um, que é Deus."

Marcos 10:18

Se Jesus é Deus, então Deus é bom e também não é bom.

 

"E Jesus respondeu-lhe: O primeiro de todos os mandamentos é: Ouve, Israel, o Senhor nosso Deus é o único Senhor."
Marcos 12:29

 

"E dizia Jesus: Pai, perdoa-lhes, porque não sabem o que fazem. E, repartindo as suas vestes, lançaram sortes."
Lucas 23:34

Se Jesus é Deus, por que ele mesmo não os perdoou, mas teve que pedir a Deus para perdoar?

 

"E, à hora nona, Jesus exclamou com grande voz, dizendo: Eloí, Eloí, lamá sabactâni? que, traduzido, é: Deus meu, Deus meu, por que me desamparaste?"
Marcos 15:34

Se Jesus é Deus, ele se desamparou?

 

"Disse-lhes, pois, Jesus: Quando levantardes o Filho do homem, então conhecereis que EU SOU, e que nada faço por mim mesmo; mas isto falo como meu Pai me ensinou."
João 8:28

Jesus não faz nada por si mesmo, isto é, não tem vontade própria. Se Jesus é Deus, então Deus não tem vontade própria, não faz nada por si mesmo. Se ele não faz nada por si mesmo, a única coisa que resta é o que ele faz pelos homens, portanto Deus seria um servo dos homens e não o contrário.

 

"Eu não posso de mim mesmo fazer coisa alguma. Como ouço, assim julgo; e o meu juízo é justo, porque não busco a minha vontade, mas a vontade do Pai que me enviou."

João 5:30

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 horas atrás, Jukalp disse:

Obs : tenho muitos amigos que eram ateus e começaram a procurar e a saber sobre varias religiões e todos eles escolheram o cristianismo

Já eu tenho vários amigos que eram cristäos e que depois de adquirir conhecimento científico viraram ateus.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O cristianismo salva pessoas, o islamismo destrói. As maiores instituições de caridade existentes hoje são administradas ou fundadas por cristãos, os maiores nomes da ciência são cristãos. 

"Muitos acreditam que a ciência demonstra a inexistência de Deus, quando na verdade ela apenas comprova sua beleza e perfeição!"

 

Podem até não ter fé, mas negar que o Cristianismo moldou os valores da cultura ocidental atual é de uma extrema imbecilidade. 

 

Fora do assunto mas ta valendo, abraços...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@NewbieTrack disse tudo, e digo mais teria que existir uma ferramenta pra denunciar tópico, pois o fórum é sobre esportes em geral e não

todos tem o livre arbitrio em crer em algo ou não... o respeito é o minimo que deve existir, assimo como me senti ofendindo lendo uma tópico desse nível, outros também poderão sentir o mesmo

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 minutos atrás, costathl disse:

@NewbieTrack disse tudo, e digo mais teria que existir uma ferramenta pra denunciar tópico, pois o fórum é sobre esportes em geral e não

todos tem o livre arbitrio em crer em algo ou não... o respeito é o minimo que deve existir, assimo como me senti ofendindo lendo uma tópico desse nível, outros também poderão sentir o mesmo

 

Existe uma ferramenta chamada " Denunciar Post".

 

Ao meu ver o tópico esta em conformidade com as regras do fórum:

-----------------------

Off-Topic

 

Religião, política, teorias da conspiração, alienígenas, polêmicas, humor, filmes, séries e qualquer outro assunto que não se encaixa nas outras áreas deverão ser postados aqui. Entre por sua conta e risco.


Regras Desta Seção

Tópicos do Off-Topic não aparecem no "Atividades recentes" e não contabilizam número de posts, justamente porque os assuntos tratados aqui não tem relação com o assunto principal do site e desta forma, quando isolados, não atrapalham o andamento do fórum.

 

Com isto em mente, praticamente todos os assuntos poderão ser discutidos aqui com as exceções óbvias: não é permitido nudez, racismo, preconceito, etc. (use o bom senso para postar).

 

Se algo não lhe agrada aqui, simplesmente não entre no tópico. Tópicos também não serão fechados porque alguns membros não sabem discutir, mas as regras do fórum continuam valendo nesta área. Ofensas serão punidas normalmente.

-----------------------

 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Salmos 137

9 Feliz aquele que pegar em teus filhos e der com eles nas pedras.

 

https://www.bibliaonline.com.br/acf/sl/137

 

Deus é amor

 

--------------------------------------------

 

jesus%2Bnunca%2Bexistiu2.jpg

Editado por Faabs
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novos posts.
×
×
  • Criar Novo...