Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Karate - Pra quem gosta.


Wesley Pinto

Posts Recomendados

Publicidade

10 horas atrás, Wesley Pinto disse:


Muito bom, Yahara é uma pedreira de dar medo. Até já velho eu teria receio de receber aqueles golpes dele. Sobre o conteúdo, eu não entendi bem esse fundamento que o  Yahara acrescentou. É um kihon, um fundamento, é o que? Apenas conceito de giro, Yahara estudou uma forma de agregar potência ao giro? Por que ele dá aquela abaixada no segundo movimento, é para fazer uma espécie de elástico? Mas não se torna um movimento exageradamente complexo e demorado demais? 

É uma pergunta honesta mesmo, não é desmerecimento ao Yahara, nunca faria isso, quem sou eu para fazer isso, é que de fato não entendi. 

 

Eu pessoalmente acho esses giros do Yahara uma bobagem sem aplicação em luta real. É uma obsessão dele com essas técnicas e ele apresentou esses movimentos em sua graduação para 8 dan, fez inovações, acho que é uma obrigação para esses dans mais elevados.

 

Se me der as costas desses jeito em uma luta assimilo o golpe agarro e levo pro mata-leão. Nunca se dá as costas, nunca.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 horas atrás, Jaraqui disse:

Quem, dentre os mestres da JKA, fora o próprio Nakayama, é mais conhecido pelo número de grandes nomes que tenha graduado do que por si próprio (árvore vs frutos)? Exemplos?


De fato, Nakayama foi quem mais formou. Mas acho que o mais importante é explicar a história para entender o que aconteceu. O Japão de fato financiou a ida dos Japoneses para vários lugares do mundo para levar o Karate e o Judo, muitos desses nem estavam formados no kenshusei (não sei se nessa época tinha esse nome), bem como muitos deles nem eram instrutor autorizado na JKA. No Brasil o único autorizado pela JKA foi o Okuda, mas outros vieram também, como o Tanaka, Ito, Harada, Sagara, Uriu, etc... Muitos deles eram Shodan, e receberam Nidan quando fizeram as malas (jogo politico Japones, isso é uma das coisas que prejudicou o Karate como já falei acima). Assim mesmo os que formaram grandes mestres são questionáveis, ao meu ver. 

Sei que essa não foi sua pergunta, mas achei válido trazer esse ponto, pois isso explica o PQ Nakayama formou tantos mestres, isso pq muitos sairam de lá e nem eram mestres ainda. 

2 horas atrás, Tadeu Jordan disse:

 

Eu pessoalmente acho esses giros do Yahara uma bobagem sem aplicação em luta real. É uma obsessão dele com essas técnicas e ele apresentou esses movimentos em sua graduação para 8 dan, fez inovações, acho que é uma obrigação para esses dans mais elevados.

 

Se me der as costas desses jeito em uma luta assimilo o golpe agarro e levo pro mata-leão. Nunca se dá as costas, nunca.


Foi o que pensei. Acho que seria mais válido ele voltar nas origens, como fez Asai, do que tentar inovar e se perder em algo pouco funcional. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Treino de hoje (hoje não tive companheiro para fazer Kihon Ippon Kumite e Jyu Ippon Kumite):


Alongamento + Aquecimento.
Cócoras -  Aligator Walk - Monkey Walk - Pendurado na barra - Abertura - Alongamento e posterior - borboleta

Kihon:
kizami + Giaku 
Age Uke + Giaku 
Uchi Uke + Giaku
MaeGeri (por cima da cadeira)
Mawashi (por cima da cadeira)
Yoko (por cima da cadeira)
Ushiro (por cima da cadeira)
TaeSabaki + Kizami
TaeSabaki + Giaku
Taesabaki + kizami tamashiwari (com dedão)


Kata

Série Heian no mesmo lugar (2x mentalizando o Ura Bunkai e Honto Bunkai)

Bassai Dai no mesmo lugar ( 3x mentalizando o Honto Bunkai) 

Teki Shoddan (3x Mentalizando Honto e Ura Bunkai)

Seisan Estudo (Versão Uechi Ryu). 


Makiwara

Gyaku zuki
Gyaku Boshi Ken
Nakadaka Ken
Tamashiwari
Shuto e Haito

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Origem e Aplicação: Meu estudo sobre o Kata BASSAI DAI, ou melhor, os "BASSAIS".

Nunca me dediquei ao aprendizado do Bassai Sho, sempre preferi o Bassai Dai por achá-lo mais agressivo, forte, em outros termos: eficiente. Erro meu. Os Bassais nasceram para se complementar, não existe eficiência de um sem o outro. Vou explicar mais para frente, mas antes vamos a uma introdução.

Introdução

Diz a lenda que os Bassais, no qual a palavra Bassai significa "quebrar a fortaleza", é o Kata que se aprende para se tornar impeto ao perigo. E supondo que um grupo de "Karatecas" estivessem andando juntos e fossem atacados por homens armados, mais fortes, ou em maior número, o Bassai serve para aquele que acabou de se formar Shodan (preta primeiro Dan) ou Marrom, se por frente ao perigo de forma a proteger os mais fracos e os mestres para que os mestres continuem a perpetuar o conhecimento. Meio suicida né? Pois é, eu achei meio Japones demais, Kamikase demais. Algo bem Budô, aliás, Karate Japones, entrar na fortaleza, ou quebrar o castelo, expõe o Karateca ao espirito Budô de enfrentar o perigo. Por isso o inicio com tantos bloqueios (porém eu não vejo bloqueios, vejo quebramentos, mas falarei disso lá na frente). Bassai ou Passai, é dividido em dois tipos. Bassai Dai e Bassai Sho. Bassai Dai como disse é mais agressivo, mais impetuoso, enquanto Bassai Sho é associado com a calma.  

Então fui olhar a aplicação OMOTE( Omote significa literamente "aquilo que pode ser observado") do Bassai Dai:
 

 


De inicio já notei algo errado, não é possível que iniciaria por várias sequências de defesa, sabendo que no primórdio lutavam com pessoas armadas, com mais de uma pessoa, e deixar alguém de pé, ou sem pelo menos dar um ataque, é contra producente. Ou seja, só serviria mesmo para a finalidade suicida dita acima. Para enobrecer o espirito, trabalhar o lado Budo da arte.

 Mas Budo é Japonês e não Okinawano, tem algo errado ai.  

O Bassai Como sabemos a origem do Karate é em Okinawa (Patsai, que remota a China Páo-Shi), e em Okinawa a base era não procurar por briga, mas se defender do ataque opressivo Japones. Portanto uma outra leitura me parece mais fiel ao propósito do Kata, uma leitura que por sinal esta nos livros de Nakayama sensei de que o Kata serve para enfrentar um adversário muito superior em força que não apresente pontos fracos ou esteja vestindo alguma armadura. Assim, fui estudar a origem do Bassai e também tentar encontrar as aplicações Ura e Honto ( Ura significa "escondido" e Honto é algo como "original") e fugir da aplicação Omote (Omote significa literamente "O que se vé é o que é"), fugir da Omote é importante por causa da reforma no Karate feita por Itosu que ocultou, de certa forma, o que tem de mais eficiente nos Katas e toda a praticidade de aplicação, e sistematizou para facilitar a mecânica e repetição em massa e não necessariamente a eficiência. 


A História

O Bassai remota aos primórdios do Karate, sua "criação" é em Shuri, quando Karate ainda era Tomari-te, Naha-te, Shuri-te, ou seja, adquiria o nome referente a cada região da ilha de Okinawa. Entender que é de Shuri é importante por dois motivos, primeiro Shuri tem um lendário Castelo, e como dito o Kata signfica quebrar a fortaleza ou o castelo, esse castelo foi dominado por "Samurais" que eram a aristocracia Militar Japonesa e estavam presente em Okinawa (lembram que Karate foi feito para enfrentar esses caras).  Shuri também foi fortemente influenciada pelo estilo Chines de luta (Chuan Fa e Hung Gar) no tempo que a China utilizava Okinawa como porto comercial, e isso é de extrema importância, pois Bassai é uma alteração do nome Passai, como expliquei em outra postagem, os percussores do Karate Moderno alteraram várias nomenclaturas para ser aceita pelos Japoneses, já que nomes com descendência Chinesa seria rejeitados com muita facildiade (Exemplo Karate, que antes era TOUDI). Sabendo que o nome então é Passai e não Bassai, podemos fazer uma engenharia reversa as origens Chinesas do Karate, Leopardo em chines tem o Kanji (em chinês é Kanji tb? rs) 豹 pronunciado como Báo, ou Páo, o "O" quase não é pronunciado, e assim os Okinawanos teriam entendido BA ou PA e Leão é Shizi, snedo então Leopardo-Leão um estilo de Boxe Chines pronuciado então como BAo-SHIZI ou PAo-SHIZI, ou melhor, PÁo-SHIzi (letras pequenas não pronuncia).

A versão do Páo-Shi teria sido então sido transformada em Bassai, ou Passai em Shuri futuramente. Para título de curiosidade em Tomari (outra região) outros Katas teriam surgido, dentre eles Jion, Jiin, Empi. Agora vem uma parte interessante, apesar da divisão Bassai/Passai Sho e Dai, de inicio, ele era treinado em Okinawa com uma unica vertente, o Patsai. 

Passai de Okinawa: 
 

 


 



Então comparei com o Bassai Dai e percebi que várias coisas estavam faltando, parecia que solução começava a dar pista. Então fui olhar o Bassai Sho e a aplicação dele, quem sabe não está no Bassai Sho a solução (novamente só encontrei o Bunkai Omote):
 


Humm, interessante quer dizer que tem defesa contra arma, tem golpes que seguram as mãos do adversário e chuta no joelho enquanto puxa o cara igual o Karate Uechi Ryu? 
 


Interessante, mas algumas coisas ainda me deixaram com duvida: Ainda tem também no Bassai Sho alguns movimentos "incompletos" em que o adversário continua de pé ou pronto para contra atacar. O que tem de errado? 

Então resolvi fazer uma montagem e coloquei o Bassai Dai e o Bassai Sho um sobre o outro:
 



Apesar do tempo não estar adequado, devido a variância de velocidade, de distancia, e das técnicas, uma coisa ao menos pra mim ficou claro, eles se completam. Como se um Kata tivesse sido divido me dois, os movimentos agem em sequência, no Bassai-Sho você pega as mãos do adversário depois quebra os braços no que no Bassai dai vemos como um Uchi Uke e Soto Uke. 

Então realmente sempre foi sobre lutar contra alguém mais forte, não é um Kata suicida, não entra na muvuca e fica defendendo esperando a morte, você na verdade quebra em curta distancia os braços e joelhos de seu adversário e o golpeia. Me foi ensinado que era um Kata para caras fortes que aguentam porrada, mas é, pelo o que percebi, exatamente o oposto e faz mais sentido pois Karate foi aprimorado por pessoas fracas para lutarem contra fortes, homens pequenos e desarmados, agricultores, contra a aristocracia militar Japonesa. É um Kata perfeito para alguém baixinho como eu. A partir de hoje dedicarei ao aprendizado do Bassai Sho e fundirei ambos em um Kata maior e em um bunkai completo.

Novamente o Kata, nesse caso os Katas, são a conexão direta com as origens marciais e letais do Karate. Esta tudo lá, só temos que procurar e filosofar sobre.

E o nome, quebrar a fortaleza, na verdade é a adaptação Japonesa, no original faz menção as mãos chinesas do Leão e Leopardo, o que faz do Kata algo nada retilíneo, mas sim de extrema movimentação em uma luta direta contra um oponente bem maior. Estou na busca do Kati (kung-fu)  que possa se assemelhar aos Bassais, talvez eu não ache, pois pode ter apenas se desenvolvido a partir das "mãos", ou seja, golpes isolados como Kihons, e não em formas, ou seja os Katis. Mas ainda vou investigar mais, espero poder trazer a vertente chinesa aqui.

Abraços. Oss. 

(relevem os erros de português, depois vou corrigir, é que hj a pressa é maior)

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Alguns dizem: Karate não é eficiente.

Pois é, quem fala isso ou é muito arrogante ou desconhecedor não só da arte marcial como de tudo o que rodeia artes marciais. Karate se provou eficiente em ringue, o que é o menos importante, mas o mais importante é que é eficiente fora dos ringues como defesa pessoal, para guerra, para salvar vidas, para segurança pessoal e de seu grupo. Dentre as mais diversas provas HISTÓRICAS do uso do Karate como instrumento que salvou toda uma população da opressão Japonesa, além disso, está Yahara Sensei, tradicional, defensor da técnica, do quadril, do KATA incondicionalmente. Yahara tem uma empresa de segurança a m ais de 30 anos, nesses anos acompanhou e protegeu governantes e diversos clientes Japoneses e não japoneses que visitavam o pais, contra bandidos, agressores e nada mais nada menos do que a Yakusa que ainda se faz presente e tenta por meio de seu poder financeiro e principalmente pela violência ganhar espaço e disputa de negócio no Japão. 
 

 

 

 


O melhor de Yahara
 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Voltando ao tema BASSAI DAI-SHO

Na minha tentativa de resgatar a versão Chinesa do Bassai/Passai acabei encontrando a versão Koreana, Pal Che Dae é o Bassai Dai e Pal Che So é o Bassai Sho. Percebam que o Bassai Sho-Dai foram alterados e tiveram muito da "marcialidade" arrancada se comparado ao Kata avô Passai de Okinawa. O Koreano por sua vez conseguiu ficar ainda pior, menos eficiente. Bassai Sho-Dai ainda prevaleceram alguns movimentos de defesa de arma, quebramento, luta em curta distancia, projeções, pontos de pressão, no Pal Che Dae (equivalente ao Bassai Dai) o chute dado na altura do joelho como quebramento é alterado para um chute alto, ou seja, menos eficiente em uma situação de curta distancia principalmente se considerar que o golpe anterior é uma pegada no pescoço ou no braço o que evidencia ainda mais que é curta distancia. O Pal Che So ainda conseguiu manter algumas das coisas do Bassai Sho, mas perde em falta de giro de quadril, profundidade dos golpes, falta de kime, falta de golpes de projeção e tem muito floreio que não servem de muita coisa. Vale lembrar como falei que mesmo o Bassai Dai e Sho precisam ser treinados juntos e interpretados de maneira onde um sobrepõe o outro pois só assim são realmente eficientes, porém o Pal Che Dae/Sho nem sobrepostos parecem garantir alguma coisa, pois ficou ainda mais, mas muito mais mesmo, distante do Passai de Okinawa (acho que os praticantes de Taekwondo nem sabem que o Kata deles vem do Karate moderno, ou seja, é uma alteração de algo que havia sido alterado para perder a marcialidade).

Pal Che Dae (Bassai Dai)
 



Pal Che So (Bassai-Sho)
 


Engraçado que o vídeo é de uns caras que se denominam Karatecas, americanos são froids desvirtuaram muito o Karate, na verdade fizeram de todas as artes com chute serem Karate, tudo era Karate, tudo podia pra eles rs (Chuck Norris é desse Karate ai rs). 

Aqui o Bassai Dai direto de um espaço de Taekwondo, com Taekwondocas: 
 


E aqui também o Bassai Dai porém com  nome de Palsek:
 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Caro Wesley, que tal postarmos os 26 katas shotokan, pro povo que fez, faz e parou em algum ponto da vida a prática da arte, poder se identificar?

 

Caso concorde, sugiro usarmos como modelo ele, Kanawaza. Há uma boa alma, cujo nick é shotokankataman que te um canal no youtube que nos brindou com esse presente.

 

Publico aqui o primeiro. O resto vai da sua vontade.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Jaraqui é válido, vou colocar em um "Spoiler" todos Katas, não vou deixar em aberto pois acho que mais importante que saber os 26, é aprender a aplicação daqueles que melhor funcionam para uma situação de defesa para cada pessoa, e se for o caso aprender até de outros estilos para melhorar o arsenal marcial. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Treino de hoje:

Bassai Dai (8x)
Bassai Sho (8x)
Seisan (4x)
Tekki Shodan (4x)

Makiwara: 
Gyaku zuki
Gyaku Boshi Ken
Nakadaka Ken
Tamashiwari
Faca do pé


Calistenia: 

BARRA 3x8-10 (pegada na largura do ombro)
Abdominal elevação de perna
Front Lever

Hojo Undo:
Exercicios para ombro e antebraço

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
×
×
  • Criar Novo...