Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Karate - Pra quem gosta.


Wesley Pinto

Posts Recomendados

Treino concluí do. Terei de dar uns dois dias de descanso para os nós do meio das mão, o do Ippon Ken e principalmente do Nakadaka ken. 
 

6 horas atrás, Bgz_User disse:

Aqui na minha cidade nova não tem não tem, mas ano que vem vou pra uma cidade próxima fazer faculdade e pretendo continuar lá

Enviado de meu XT1069 usando Tapatalk


Experimente treinar sozinho, o intuito deste post é além de debater e estudar o Karate é também possibilitar o treino sozinho. 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Publicidade

Transferência de energia:

nquanto o soco do boxe vem do giro da parte alta do quadril (cintura) parecendo até que o giro é no tronco, mas não é, o do Karate vem da parte baixa do quadril do Seika Tandem com impulso dos pés que sobem a energia ao Hara que projeta a energia para frente. 

Seika Tanden é o centro do corpo em todas as dimensões, seria digamos, um pouco a frente na coluna vertebral na região logo abaixo do umbigo, Hara é aquela região bem abaixo do umbigo quase no parceiro de guerra. A projeção de energia deve ser com um impulso do pé ao chão, que joga força para o Tanden e é impulsionado pelo Hara como em uma "pimbada" kkkkk. O braço por sua vez é mera peça que deve servir como um chicote, completamente relaxado, junto com o corpo também relaxado, para que no fim se contraia o corpo inteiro (KIME). A transferência de energia faz com que o golpe ultrapasse a barreira do impacto local, sendo capaz assim de ferir, por exemplo, quem está de armadura.

 

Yoi-Bereitschaftshaltung.png

 

 


SEIKA%20TANDEN.jpg


Uma boa explicação, mas ao meu ver comete dois equívocos, o primeiro é  mecânico falerei depois e o segundo é em relação a zona de alvo, o braço não deve terminar de esticar na makiwara e sim um pouco depois, deve haver uma reserva de energia, por exemplo quando for bater no peito de um adversário não visar o peito mas sim as costas, é assim que derrubavam pessoas com armadura. Vide os okinawanos, Higaonna, batendo makiwara abaixo, tem reserva de energia. 
 


Dois Scanners do livro do Nakayama:

56e9cdf886575_Screenshot2016-03-16at18.256e9ce061c094_Screenshot2016-03-16at18.2

 

 

Agora notem onde o Daniel Correa erra na reserva de energia vendo os senseis de Okinawa:
 


E o mais importante dos videos que ja postei aqui para essa lição de Zuki:
 


Reparem na distancia da garota e compara com a do Daniel. A garota fica menos distante pois o braço esticará depois do impacto, mas sem empurrar a makiwara, pois o golpe é tão rápido e o corpo relaxa tão rapidamente após a contração que parece que ela nem encostou, nem parece que ela esticou, mas ela estica após o impacto até um limite de uns 3-5 cm após a zona de impacto, suficiente para transferir a energia e visar uma lesão interna. A transferência de energia bastou para o impacto acertar o pendulo sem que a makiwara fosse empurrrada. É assim que machucavam quem estava de armadura. 

Reparem que a mecanica do soco da garota é curiosa, como falei o Daniel erra na mecanica, a garota não. Pois o chicote do braço, o esticar do cotovelo deve vir de dentro de corpo e não de fora como se tivesse abrindo uma asa. Da para ver que ela vem de dentro principalmente quando rasga o papel, bate com velocidade e como um chicote.

Vamos ver uma execução errada: 

Isso é uma execução errada, Milon é campeão no karate olimpico, o esportivo, é estético mas não marcial, seus braços abrem a energia vai para fora, não tem transferência não tem chicote. 
 



Vamos ver uma correta (para ser redundante colocarei o Asai, mas também serve o video da menina acima)

Reparem no Asai, ele não abre as asas, o colovelo mantem próximo ao tronco, o antebraço sai como um chicote:
 


Não conseguiram ver? Então coloquem em velocidade lenta, 0.5, e veja esse video no youtube no primeiro zuki que ele da no Kata já é o suficiente:
 



E isso se trata apenas de fazer o golpe mais eficiente? Não, é para fazer do golpe também indefensável, de difícil esquiva. Karate é magnifico por isso, ele tem tudo em sua simplicidade. Veja com um exemplo do boxe como a mecanica é tudo, jamais use o ombro, use seus cotovelos:
 


E aqui termino mais um post de estudo sobre o Karate, falei sobre transferência de energia, sobre a mecanica, e outras coisas mais. Lembrem-se que Zuki e Geri são o mesmo golpe, porém um usa perna e o outro braço, mas ambos começam iguais, no karate se bate com o corpo, o membro utilizado é extensão que define apenas uma coisa: distância. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Mais exemplo de estar relaxado, contrair na hora certa, não abrir as asas na hora de bater, empurrar o chão e etc. Não a toa vai ano, vem ano, e toda vez que um consagrado sensei vem para o Brasil dar um seminário 2h de aula é dando Choku Zuki pois faixas pretas as vezes com alguns Dans para defender não sabem socar da forma que o Karate ensina. 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Torf um fato curioso para você, já que entrou no assunto video game. A caverna do personagem Akuma, ou Gouki, existe em Okinawa e se chama Gangala Valley. Desde meados do século XV Okinawa era dominada pelos japoneses e as lutas e qualquer forma de defesa não era permitida, sendo assim a caverna foi usada de esconderijo para os treinos, no qual na época se baseavam apenas nos treinos de Kata. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 horas atrás, Wesley Pinto disse:

@Torf um fato curioso para você, já que entrou no assunto video game. A caverna do personagem Akuma, ou Gouki, existe em Okinawa e se chama Gangala Valley. Desde meados do século XV Okinawa era dominada pelos japoneses e as lutas e qualquer forma de defesa não era permitida, sendo assim a caverna foi usada de esconderijo para os treinos, no qual na época se baseavam apenas nos treinos de Kata. 

Videogame é coisa séria... =)

Acho legal como essas coisas säo bem pensadas e näo escolhidas ao acaso. Valeu pela informacäo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Treino de hoje (Lembrando que tenho que descansar os nós da mão da makiwara).

Hoje vai ser uma mistura de Karate, Calistenia e treino Paleo. 

Aquecimento:

 

- Cócoras

- Caminhar de cócoras (duck walk)
- Aligator Walk 
- Monkey Walk e Bear Walk
- Ficar Pendurado na barra

Kihon: 

Choku Zuki em Shizentai 
Gyaku Zuki em Kokutso com transição para Zenkutso
Nakadaka Ken Zuki em Hangetsu-Dachi
Yoko Geri em Kibadachi 
Mae Geri em Shizentai 

Kata:

Estudo do Bassai Dai
Suishu: Continuar o aprendizado.
Tekki Shodan: 1x devagar, 2x em velocidade normal

Kumite: 


Sabaki 10x cada lado
Sombra com fundamento de Deai 
(talvez venham uns amigos para treinarmos algumas projeções e sparing e luta ancestral)


Calistenia:

Barra pegada fechada 3x15 (15 primeiras com punhos fechados)
Barra pegada aperta 3x10
Flexão Militar 4x20
Paralelas
Abdominal Elevação de perna
Ombro Flexão Bananeira 3x12



Tempo estimado: 1h30 / 1h45. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

Mais um vídeo muito bacana:
 



Yoshizo Machida (Pai da família) falando de alguns conceitos de base e distância, nada muito bem explicado, mas o que deixa claro é: Karatê é antes de tudo distância.
 

 

Algumas lições de vida por Yoshizo Machida: 
 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

"Atletas de MMA que querem somar o Karate ao seu jogo". 

Sim isso é dito no vídeo, pois Karate ensina muito sobre distência e time de ataque e contra golpe. Não tenham preconceitos diz o Belfort.

Alguns meses de Karate foram suficientes para mudar o jogo do Vitor, e modificar anos de luta para um estilo hibrido (no caso dele) em que pode notar o trabalho da distancia e passadas simples e puras do Karate. 

 


Contudo um lutador de Karate tradicional, um praticante, está preparado para usar a arte pura em uma situação de combate de ringue e real. Entrentanto o karateca sempre tem que resgatar as técnicas de projeção e imobilização, se ficar no esporte de ponto não tem eficiência para finalizar e fica refém do golpe perfeito pois não desenvolve o espirito de luta para dar continuidade aos golpes. Por isso eu disse, um lutador, praticante do tradicional.

 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

RICHARD AMOS E YAHARA.

Pra quem não sabe, Richard Amos é um monstro, extremo conhecedor do Karate, palestrante e instrutor chefe da WTKF (world traditional karate federation). Contudo diante de Yahara parece alguém comum. Yahara faz o Karate parecer fácil. 
 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

FOTOS ANTIGAS DO KARATE:

Treino com pesos (japão)
 

old-school-karate-training.jpg

Aplicação de golpe "dedo no olho" rs (japão) 

Nakazato-Joen_bunkai.jpg

Espaço para treinamento de condicionamento muscular e calejamento - Hojo Undo (Okinawa)

Kenkyukai_hojo_undo_tools.jpg

Execução Hojo Undo (Okinawa) 

4282410.jpg


GIchin Funakoshi no Makiwara (Japão)

m1.JPG

Shinyu Gushi, sensei Uechi, quando novo no Hojo Undo para condicionamento dos ombros, dedos e pegada (Okinawa): 

shinyu_gushi_nigirigame.jpg

Kihon executado no primeiro dojo Shotokan (Japão)

karate.png


Egami, conhecido por seus seguidores como o Coração Perdido de Shoto, Shoto que é o pseudonimo de Funakoshi (Japão):

SHIGERU+EM+FORMA.gif 

Oyama fundador do Kyokushin em sua famosa luta contra um Touro (Japão):

oyama_bull.jpg 

Oyama, sem AEs, sem Whey, maior que 98,73% do fórum (dá pra chegar Naty?kkkkk):

sosai-masutatsu-oyama-3.jpg


 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
×
×
  • Criar Novo...