Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Relato Cirurgia Ginecomastia SUS


frangoRS

Posts Recomendados

Bom pessoal, andei olhando alguns post de usuários desse e de outros fóruns e resolvi relatar como foi a minha cirurgia de ginecomastia realizada pelo SUS.

 

No dia 26 de julho de 2015 procurei atendimento médico em um posto de saúde da família(UBS) localizado em meu bairro, neste dia relatei ao médico o desconforto e a baixo auto estima que possuía em relação aos meus mamilos um pouco maiores, pedi que ele me encaminha-se a um especialista.

 

Ele tentou fazer eu desistir, dizendo que não havia nenhum problema comigo, que meus mamilos eram normais, e se eu tinha ginecomastia era grau 1, mesmo assim pedi o encaminhamento.

 

Pelo SUS, geralmente as cirurgias de ginecomastia que são consideradas cirurgias mais simples são realizadas por ginecologistas, mastologistas e obstetras, devido a falta de cirurgiões plásticos, a consulta com o ginecologistas ficou marcada para o dia 12/08, o que eu considerei rápido, se tratando de SUS. 

 

No dia da consulta, fui ansioso falar com o médico, pois mesmo eu tendo ginecomastia desde adolescente, havia terminado um ciclo com esteróides 6 meses antes da consulta. Relatei isso ao médico, o que depois acreditei ser considerado um erro, pois mesmo que eles falam que é para passar toda a anamnese, senti que ele teve um pré-conceito em relação ao meu uso com os esteróides, e disse que não ia fazer a cirurgia pois meus mamilos eram normais. Mesmo assim eu insisti, dizendo que não me sentia bem daquele jeito. Então ele passou uns exames de sangue para eu fazer, Testosterona, GHB, Progesterona entre outros. Porém o exame mais importante, aquele que define se o paciente tem ou não ginecomastia ele não mandou fazer, que é a MAMOGRAFIA.

 

Eu, já desiludido e desesperançoso voltei para casa, triste e sem esperanças de realizar a cirurgia pelo SUS, e sem os R$ 5 ou 6 mil para realizar a cirurgia particular.

 

Conversando com alguns amigos, descobri que no hospital da minha cidade, havia um ginecologista que já havia realizado cirurgia de ginecomastia

 

Então marquei uma nova consulta com o médico da UBS do meu município, pedi um novo encaminhamento, e também pedi esse exame de MAMOGRAFIA para eu fazer, depois de muito choro eu consegui o encaminhamento e o exame eu realizei particular (paguei R$ 100), e esse exame constatou que eu tinha ginecomastia, apareceu bem direitinho no exame a glândula maior, estava descrito assim: CARACTERÍSTICA DE TECIDOS FIBROSOS, SUSPEITA DE GINECOMASTIA BILATERAL.

 

Como eu andei pesquisando em outros tópicos e relatos, descobri que com esse exame, metade da minha cirurgia estava garantida, faltava agora só o bom senso do médico do hospital para realizar o procedimento.

 

A consulta com esse médico ficou marcada para o dia 27/09/2015, e nesse dia eu resolvi reformular minha história, apresentei o resultado da MAMOGRAFIA  eu disse que nunca havia utilizado esteróides, disse que estava utilizando antidepressivos pelo fato de minha auto-estima estar muito baixa por causa dos mamilos avantajados, disse que fazia 4 meses que não saia de casa e que não tinha relações sexuais a mais de 1 ano, tudo por causa da ginecomastia, Disse também que se tivesse dinheiro não estaria apelando para o SUS para realizar o procedimento.

 

Então por fim o médico aceitou realizar o procedimento, solicitou de cara os exames pré operatórios(que foram marcados uma semana depois da consulta). Realizes o exame e uma semana depois fui marcar a cirurgia com o médico, então a cirurgia ficou marcada para 16/11/2015. Fiquei muito feliz pois depois de um mês teria meus mamilos retirados.

 

Porém imprevistos aconteceram, e de acordo com o médico, havia mulheres com problemas mais sérios que o meu, que necessitavam de urgência nos procedimentos, como minha consulta foi em outubro (mês do outubro rosa), muitas mulheres aderiram a campanha e descobriram que estavam com câncer de mama, o que acabou atrasando a minha cirurgia em alguns meses. No dia 22/02/2016 dei entrada no hospital as 6:30 da manhã e minha cirurgia foi realizada 9:10, recebi alta as 15 horas do mesmo dia, foi totalmente indolor, agora, um dia depois da cirurgia estou me recuperando bem e sem nenhuma dor. 

 

No total foram 7 meses entre exames e consultas, mas um problema foi resolvido e não precisei desembolsar 5 ou 6 mil para realizar esse procedimento, como forma de agradecimento presentearei o médico com um jaleco.

 

Este relato ajudou muito em minhas pesquisas: 

 

 

Abaixo postarei fotos do antes da cirurgia e no primeiro dia de pós operatório. 

 

 

11903276_888025137939729_1228511695_n (1).jpg

12767325_975701095838799_178013443_n.jpg

Editado por frangoRS
Correções
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Publicidade

12 minutos atrás, t disse:

Resumo: Você que quer fazer uma cirurgia no SUS seja chorão e mentiroso.

É o que eu sempre digo! tem q falar que ta broxando, que o piru não sobe, que comprou fluoxetina do amigo...

se não os médicos ficam regulando pq tem gente muito pior que vc precisando de tratamento.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sim, isso mesmo, mas lembrando que é de obrigação também do SUS realizar cirurgias de reconstrução mamária, e a cirurgia de ginecomastia é considerada uma dessas cirurgias. 

Só que no SUS, tem gente muito mais doente precisando de atendimento, e os médicos se vêem de mãos atadas, tem que atender primeiro as necessidades.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Mas é como você disse, Preconceito.

Se a pessoa fosse obesa por uso de Mc donalds, açucar e etc, e tivesse um problema de saúde ele com certeza encaminharia pras ações necessárias, mas como acha que tomou a decisão errada na vida por uso de "drogas anabolizantes" o problema é seu.

Todo caso, a cirurgia ficou boa ein? A diferença é grande.

Eu daria no máximo um chaveiro pro médico, é obrigação dele :)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O SUS é meio inviável até pra situações vitais a saúde, imagina em relação à estética... Apesar de afetar na qualidade de vida é um pensamento deles e ginecomastia vai ser por muito tempo secundario, parabéns por conseguir fazer a cirurgia.

Sobre gineco, Lucas carvalho fez uma sequência de vídeos chamado "Gineco nunca mais", se algum leigo vier até seu post e olhar os comentários, indico ver esses vídeos.

Enviado do meu iPhone usando Tapatalk

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 mês depois...

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
×
×
  • Criar Novo...