Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Posts Recomendados

Ola Pessoal,

 

Bom, decidi criar esse tópico para expor minha experiência sobre obesidade, emagrecimento e minha jornada (diária) para ter o corpo que considero adequado.

 

Bom, quando criança, era magrelo e por infortúnio devo ter tido muita alteração hormonal na pré-adolescência de modo que cheguei aos 120 kg com 12 anos; a partir de então, diversas vezes tentei emagrecer, mas a falta de motivação e orientação sempre fizeram eu desistir, nunca passando, por exemplo, mais que 3 meses numa academia e fazendo dieta. Alguns anos depois (por volta dos 15 anos) eu ja estava na minha altura atual (1,89m) e acabei "afinando" um pouco, ficando em torno de 95kg.

 

Nesse mesmo período, passei por uma situação que me fez acordar para a situação que me encontrava e decidi dar um ponto final... uma amiga que tinha feito "vigilantes do peso" (da epoca que era os cardapios diarios) me cedeu os papeis e eu fiz o programa de 10 semanas e finalmente consegui emagrecer, chegando aos 74kg... Diria que fui bem-sucedido, mas meu único erro foi nao ter associado atividade física, o que acarretou flacidez generalizada e excesso de pele abdominal. Isso nao me importava muito, pois o mais dificil eu tinha conseguido que foi emagrecer, de modo que a flacidez e excesso de pele eram detalhes ínfimos.

 

O tempo passou e eu consegui manter o peso no entorno dos 80kg (já que havia me reeducado quanto alimentação), porém com a entrada na faculdade (18 anos), as noites sem dormir direito, o almoço que era trocado por um lanche para não chegar atrasado no estágio ou na aula, as bebedeiras nas calouradas... enfim, nao voltei a engordar, mas fiquei o famoso "falso magro", vestido parecia normal, mas sem camiseta tinha a pança de pai de família.

 

Mais uma vez, passei por situações da vida que me mostraram o quanto eu estava desleixado com meu corpo, dai decidi mudar mais uma vez e entrei na academia. Diferentemente das outras tentativas, fui para uma academia maior com melhor estrutura e oferta de diversas serviços (musculação, ginasticas, yoga, etc) e, por ser próxima da universidade, acabei me identificando com o público e fiz amizades... e dessa forma eu consegui incorporar a atividade física na minha rotina, desde 2005 até hoje.

 

Após 1 ano de academia (eu malhava de manha e ia a noite correr ou fazer alguma aula), melhorei a flacidez (braços e pernas), eliminei a pança, mas a tal pelanca da barriga voltou e como ja nao era mais obeso, essa questão começou a me incomodar. E mais uma vez, por falta de conhecimento e orientação, nao cuidei em ter uma dieta adequada para hipertrofia (o que poderia melhorar o visual) e no treino sempre fazia mais aeróbico e negligenciava a musculação. Enfim, ao longo desses anos eu me mantive praticamente estável de peso (80-85kg) e na academia, havendo mais foco ou menos foco, dependendo do período, como quando quando eu estava terminando o mestrado/doutorado, quando fiz intercambio, etc. No fim, sempre me importou ter saúde acima de tudo, mas claro que o fato de ter uma barriga zuada me incomodava bastante.

 

Em 2014 terminei o doutorado e consegui meu cargo público federal, mas para isso tive que me mudar de Fortaleza-Ce para uma cidade no interior de Santa Catarina... E já nos primeiros dias de trabalho uma colega solta "vamos ver quanto tempo você vai levar para engordar... todo mundo que entra aqui engorda, cedo ou tarde"... E sim, nesse momento foi lançada a maldição e mesmo fazendo academia, a vida pacata da cidade aliada a farras gastronômicas (unica coisa que se tem para fazer por aqui), em 6 meses eu ja nao precisava usar cinto e as camisetas ficavam apertadas... ou seja, era hora de tomar uma atitude.

 

Já dessa vez, eu comecei a ler mais coisas sobre o mundo do fisiculturismo, a ver os canais maromba do youtube e percebi que estava na hora de desbravar esse mundo, pois com os relatos e evoluções do pessoal, vi que era esse o caminho para atingir o corpo que eu imaginava, mas nunca tinha conseguido de fato. Então, decidi investir numa consultoria online com um dos vloggers que me passou confiança de discurso, sem fórmula mágica ou resultados milagrosos. De janeiro a dezembro de 2015 me dediquei a dieta e ao treino (inclusive hoje a musculação já me agrada tanto quanto os aerobicos); fiz um cut de 5 meses para limpar a graxa (95kg - 78kg), fiz um bulk limpo de 3 meses (78kg - 92 kg) e fiz um cut de 4 meses (92kg - 87kg).

 

É nitida minha evoluçao, sobretudo na questao de volume muscular da parte superior e reduçao de gordura na cintura, gluteos e pernas. O segundo cut tem sido mais sofrido, pois é mais brando para tentar preservar a massa (que veio com muito sofrimento rsrsrs). Meu objetivo é reduçao de BF, pois considero meu volume atual ótimo (que certamente para muitos aqui é de frango, mas cada um sabe o que é melhor pra si). Infelizmente, tem sido dificil retirar a graxa sobretudo do abs, ainda mais por ter o excesso de pele, que ajuda a acumular gordura. E tentar seca-la pode sacrificar a massa que obtive. Ao longo de 2015, pude conhecer melhor meu corpo e perceber como ele responde aos macros, ao treino e aos termogenicos. Minha maior dificuldade ao longo do ano foi platô metabolico, tanto no cut quanto no bulk, o qual acontecia praticamente todo mes. Fiz uso de termogênicos (cafeína, efedrina e clembuterol) e pra mim caf+efe se mostrou a mais eficiente para perda de peso, pena que ela leva junto a massa. Clembuterol não respondi bem, fiz 3 ciclos (com o dobro da dose do protocolo) e nada de mudança (e sem colaterais, exceto leve tremor fino nas maos que me atrapalhava no trabalho)... como disse um amigo, devo estar com os receptores beta todos queimados hahahhaha.

 

Após esse anos todos, errando e acertando, uma coisa ficou clara para mim, a pelanca da barriga vai sempre estar ali. Há quem diga que com o tempo resolve... não, não resolve. Basta procurar fotos de marombas que são ex-obesos que a barriga é zuada, a diferença que pra eles é um detalhe ter uma prega de pele frente ao resto que eles conseguiram. E também tem as questoes individuais e do tipo de pele, que pode ser mais resistente ou não. Eu tenho estrias por todo o corpo, as do braço, por exemplo, vão da axila até o antebraço; ja tem muitos foram mais obesos que eu e so tem algumas pela barriga e outras partes mais escondidas. Seria ótimo se todos respondessem as mesmas coisas da mesma forma, mas infelizmente não. Eu tomo 800mg de caf pre-treino e fico de boa, ja tenho colega que so em tomar uma xícara de café já passa mal.

 

Bom, toda essa história que contei é para dar noção do que já fiz e tenho feito para melhorar meu corpo e, principalmente, minha autoestima. Decidi, após refletir sobre tudo que já me dediquei e com base nas consultas com especialistas, em fazer a plastica de abdomen (abdominoplastia / dermolipectomia). A cirurgia será proxima semana (03.02) e estou um pouco receoso, pois terei que ficar de molho por 3 meses da academia e tenho medo que isso desande o shape, mas como já tenho noçao de como montar dieta, vou tentar focar numa que mantenha a proporção atual de macros (50%prot, 30%carbo e 20% gor) e garanta a manutenção de peso. Como há poucos relatos disso aqui no forum, decidi partilhar minha experiência para que possa ajudar alguem na mesma situação, mas também receber a ajuda durante esses desafios que estão por vir...

 

Vlw

 

panceps.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Publicidade

conheço varias pessoas que ja foram obesas(alguns nem chegaram a obesidade) e depois mesmo aparentando ter o shape mais seco que o meu, a pele da barriga ficava flacida. Acho que voce nao deve ficar receoso, isso tudo vai melhorar 100% tua auto estima com o tempo, nesses 3 meses mantenha a dieta certinha com carbo bem baixo.
Quando tudo isso passar mande um bulking manero, que com esforço necessário é questao de tempo pra atingir teu shape desejado

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, saint_anger disse:

vou tentar focar numa que mantenha a proporção atual de macros (50%prot, 30%carbo e 20% gor)

Näo gostei dessa proporcäo näo... Proteína em excesso e pouca gordura.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 horas atrás, Arnolddimenor disse:

conheço varias pessoas que ja foram obesas(alguns nem chegaram a obesidade) e depois mesmo aparentando ter o shape mais seco que o meu, a pele da barriga ficava flacida. Acho que voce nao deve ficar receoso, isso tudo vai melhorar 100% tua auto estima com o tempo, nesses 3 meses mantenha a dieta certinha com carbo bem baixo.
Quando tudo isso passar mande um bulking manero, que com esforço necessário é questao de tempo pra atingir teu shape desejado

 

vlw arnold... isso mesmo, a ideia é depois retormar um bulk de leve para continuar evoluindo...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

7 minutos atrás, saint_anger disse:

entao torf, alguma sugestao de proporção? a minha dieta de cut hj tem essa proporção...

1,8 a 2,2 gramas de proteína por quilograma de massa corporal;

0,8 a 1,2 gramas de gordura por quilograma de massa corporal e;

complete as calorias que restam com carboidratos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...

Dae Pessoal,

 

Ja fazem 10 dias que fiz a cirurgia e esperava um pos-operatorio mais sofrido de acordo com os relatos que vi por ai.

 

Foi removido uma peça de 13x30cm e lipoaspirado flancos, abs supra e obliquos para harmonizar o abs.

 

O único incomodo foram as regioes da lipo que ficaram bem doloridas, mas com 3 dias ja nao incomodava mais; a cicatriz da cirurgia é indolor.

 

Já removi os pontos e ja está bem cicatrizado; agora seguem as drenagens linfáticas para reduzir o edema.

 

Quanto a dieta, eu revi os macros e ajustei pra prot 2,0g/kg e gord 0,8g/kg e o carbo suficiente pra fechar as calorias totais considerando inatividade (com base numa calculadora online).

 

Ainda, outra coisa que fiz foi incluir glutamina (10g/dia) na dieta, tendo em vista os efeitos sobre o sistema imune... bom, pode não ter relação ao uso da glutamina, mas tanto o médico quanto a fisioterapeuta estão admirados como a minha recuperação está sendo tão rápida.

 

Enfim, resultado inicial do procedimento é com 3 meses e o final com 1 ano, mas o médico acredita que conseguirei antes do tempo devido a minha boa evolução até agora e depois que retomar a rotina de treinos.

 

Agora é aguardar... é isso... flw

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
×
×
  • Criar Novo...