Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Tradução - Dica: Encontre sua posição ideal no agachamento


FabianaF

Posts Recomendados

  • 3 semanas depois...

Publicidade

O ângulo dos pés interfere em algo? Durante meses eu fiz agachamento com o ângulo dos pés parecido com o da foto, mas com uma largura menor. Certo dia comecei a sentir uma dor na coxa ao subir com a barra pra posição inicial e vi que mudando o ângulo dos pés pra 90 graus (reto) essa dor parava. Também tenho dúvida sobre a largura dos pés, afeta alguma coisa? (hipertroficamente por exemplo)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

4 horas atrás, Marlon Paradise disse:

O ângulo dos pés interfere em algo? Durante meses eu fiz agachamento com o ângulo dos pés parecido com o da foto, mas com uma largura menor. Certo dia comecei a sentir uma dor na coxa ao subir com a barra pra posição inicial e vi que mudando o ângulo dos pés pra 90 graus (reto) essa dor parava. Também tenho dúvida sobre a largura dos pés, afeta alguma coisa? (hipertroficamente por exemplo)

Eu gosto de fazer agachamentos com as pernas bem abertas e os pés apontando para fora. Faco isso quando quero trabalhar músculos como o pectíneo, os adutores médio e longo, bem como o grácil. 

 

Eu creio que a distância entre os dois pés bem como o posicionamento da barra influenciam consideravelmente no agachamento.

 

Sugiro uma breve olhada num livro básico, como por exemplo o Guia dos Movimentos de Musculação: Abordagem Anatômica de Frédéric Delavier, Editora Manole I.S.B.N.9788520431955

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Muito boa tradução.

 

Eu sempre fiquei meio chateado porque o meu agachamento não sai bem quando faço os pés estreitos ou na largura dos ombros. Instintivamente e naturalmente eu tenho de fazer um espaçamento um pouco maior e os pés apontado para fora. Dessa forma me sinto bem mais confortável e consigo carregar mais. Este artigo foi um alívio.

Parabéns por mais esta tradução Japa (@FabianaF)!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 horas atrás, Strong Hovia disse:

Só pra motivos de descontração:

Agachamento de powerlifters vs Levantadores Olimpicos

 

 

Esse cara do minuto 1:25, na hora de subir os joelhos dele ficam meio que bambeando, isso é prejudicial ou normal? Deve-se evitar?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 horas atrás, Strong Hovia disse:

Só pra motivos de descontração:

Agachamento de powerlifters vs Levantadores Olimpicos

 

 

Só para descontrair, vou reproduzir um texto do Denilson Costa:

 

Spoiler

O powerlifting é um esporte pluri-federativo, fato este que tem seus pros e contras... Como contras, podemos listar a existencia de recordes e campeões mundiais diversos; a grande discrepancia na amplitude de movimentos feitos em diferentes federações; enfim, regras que são diferentes...

Como "prós", podemos atestar o fato que a descentralização do poder diminui a corrupção ( alguem ja ouviu falar da "ilibada" FIFA ?), e nenhum atleta precisa ficar de mimimi porque não foi escalado por um dirigente de federação de quem não deseja puxar o saco. Se alguem na tua federação te puxa o tapete, tu vai pra outra e continua um powerlifter, simples assim! Por outro lado se alguem no "esporte olímpico" quer te derrubar, boas chances de vc ir pra geladeira até tua carreira de atleta ter acabado.... Familiar pros senhores?

No powerlifting, algumas federações também resolveram a questao do doping, uma constante nos esportes, de forma simples: "aqui não testamos"... Isso acaba com a hipocrisia, e com o resentimento dos atletas que tinham que participar de competições onde se faz anti-doping e perdem o pódio limpos, pra atletas que pegam medalha APESAR de claros sinais de virilização; padrão de calvície masculino; ginecomastia; acne gritante, etc. Por um acaso esse cenário é familiar pros senhores, particularmente em esportes olímpicos de força e velocidade?

As olimpíadas embora sejam uma linda festa, também não representam o que há necessariamente de melhor no esporte. Em algumas modalidades, os mundiais ou até regionais, possuem muito mais apelo para os fans. Podemos listar como exemplo o boxe, o basquete, e o próprio futebol. Finalmente o que dizer sobre o que pode legitimamente ser chamado de "olímpico" se agora até o "bodybuilding"; concurso que julga estética e não performance, seja mental ou atlética, foi considerado um "esporte olímpico" ?

Minha última observação é sobre o termo "funcional" que virou moda na educação física nos últimos anos. Os dois exemplos de agachamento supra citados são ambos funcionais, ambos específicos, e ambos não específicos... Confusos?

Exceto nos levantamentos olímpicos, a esmagadora maioria dos atletas não executa a tríplice extensão ( tornozelo, joelhos, quadril ) para saltar; correr; ou se deslocar lateralmente, nas amplitudesde um agachamento olímpico. Executa-lo com perfeição em amplitude máxima, requer para maioria, um tipo de calçado especial que os senhores bem conhecem, que não tem nada a ver com o tipo de calçado utilizado por atletas de diversas modalidades durante suas provas.

Estatisticamente, o LPO também produz mais lesões de joelho que o powerlifting, e como preparadores físicos, ao escolhermos nossos métodos, devemos sempre ter em mente que o que é "funcional" pra um powerlifter ou levantador, pode ser um risco DESNECESSÁRIO pra um jogador de volei ou basquete por exemplo. Atleta bom é aquele que esta LIVRE DE LESÃO pra jogar... Os campos, as arenas, ja provocam estresse o suficiente nos atletas para que nós preparadores físicos, os arrebentemos antes das competições, tentando converte-los em powerlifters ou levantadores apenas porque estes são nossos esportes de coração...

O vídeo ficou engraçado, admito... e a zueria faz parte da vida, mas que ele não sirva para acirrar disputas de ego ou descontextualizar o que constitui uma preparação geral x especial para diferentes modalidades. Sou powerlifter, mas acima de tudo um apaixonado por esportes de força, dos quais sem dúvidas o LPO é uma das mais belas expressões.

Deixo os senhores com algumas imagens da IPF, federação internacional de powerlifting, da qual não sou necessariamente pró ou contra, mas que é a mais anitiga organização mundial desse esporte. Poderão ver uma enorme diferença com os agachamentos que foram "eleitos" como representativos únicos da modalidade. Cenas do mundial classico sem equipamento de suporte.

 

 

 

 

 

 

 

@Tópico: Munto bom Fabi!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
×
×
  • Criar Novo...