Ir para conteúdo
  • Cadastre-se


Wesley Pinto

Posts Recomendados

2 horas atrás, Wesley Pinto disse:

Melhor parte é a critica ao Fitness. Fitness se movimenta falso, mecânico, e pouco natural, logo é pouco funcional.

Exato, pra mim o funcional é o melhor de tudo. O problema vai ser achar um tempo pra assistir :( 

Editado por yuuuriiii
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Publicidade

@yuuuriiii uma coisa que hoje adoto: Perco um treino convencional mas não deixo de me movimentar  e fazer um uso constante dos movimentos do Ido Portal, GMB, FBA. 

Tenho um compromisso sagrado com cocoras, capacidade de ficar pendurado e brincar com meu filho de 1,5 ano (puta exercicio natural rs). Fui para a praia e não deixei de treinar um dia sequer e foi tudo em forma de brincadeira.  

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Relatar uma coisa pra vocês. Quando eu comecei a pesquisar essa metodologia eu nem sabia que existia o ido portal, galera que compartilhou comigo aqui. Denominei Ancestral /Paleo por inspiração, influenciado pela ideia de dieta Paleo, com o tempo vi que existia todo um marketing por trás desse nome. Fiquei feliz por ter muito conteúdo jogado por ai, mas triste pois tudo que vira produto de inicio ok, mas com o tempo começa vir os charlatões. Mas o fitness nos empurra paleo workout com Óxido Nitrico pré treino, Whey com dextrose, e apresentadores de youtube sempre on fire, e não falo de TRT pois se eu falasse seria hipócrita, falo de trembo todo ano com um resto da vida vivendo em um cruise.  

Pra mim se começa ganhar aspecto de ginástica, contando certinho as repetições, preocupado 100% com alinhamento, 80% dos exercícios em plano sagital, use movimentos característicos de ioga e pilates, não é ancestral, mesmo que a pessoa esteja vestida de caçador ao som de batida africana. Nada contra a mistura, eu a faço, recomendo a todos fazerem, inclusive no inicio incluo exercícios adicionais que irão ajudar. 

Mas a premissa não era essa. A premissa sempre foi, apenas se movimente, dentro do contexto natural ancestral com muito vigor que seu corpo vai evoluir muito. Brinque, se divirta, de forma natural, isso é um treino natural, sem contagem, sem nada. 

Hoje após muito tempo praticando, cócoras já não é mais treino de  nada, nem de mobilidade, de nada, é mera posição de descanso, consigo ficar tranquilamente mais de 5-10min, me movendo claro pq ficar na mesma posição é ruim, mas sempre cócoras com todo pé no chão. Ficar pendurado tem a mesma ideia, ainda não consigo, mas o exercício da barra deveria ser descansado apenas ficando pendurado.  

Como no video desse ginasta:

 

Arrastar, carregar superfícies disformes, escalar, corre descalço, são competências de trabalho que não devem ter uma ideia de contagem de séries, apenas de movimento e execução. Deve se  naturalizar e cada corpo encontrar a sua melhor mecânica para executar. A natureza não é simétrica e reconhece seus limites, não vai ter sobrecarga desnecessária se a pessoa não puder levantar, pois não tem uma máquina, polia ou barra para ajudar.

E sem esse aspecto natural da coisa, não tem como chamar de exercício ancestral, natural e etc..., sem essa naturalidade é novamente um produto fitness. 

A minha ideia aqui sempre foi de complemento, complementar para alguém do cross fit, complementar para alguém de artes marciais. Saírem um pouco da caixa de que treino tem 1h e já era. Não, a vida é movimentar, então treinou, pq não se movimentar mais durante o dia? Dança, correr, brincar com seu filho, ver um filme mas sentado de cócoras, ficar pendurado pra descansar entre o treino de barra, fazer uma trilha no FDS, e por ai vai, resumo: Brincar, se movimentar, rir, desafiar o corpo como um jogo pessoal sem pretensão estética ou com números, como um animal que escala e depois não consegue descer e precisa se superar. 

Me desculpem prelo textão, mas aqui tento registrar um conceito. O apelo não é ao fitness, ao tanquinho, ao freak, ao forte. O apelo é ao movimento natural, aquilo que a natureza nos projetou pra fazer com naturalidade.

E aqui o fim:

A falta de movimento, somada a má alimentação, é o motivo de estarmos nos tornando uma espécie doente. Não é a falta de exercício, não é a falta de conceitos dietéticos de paleo, low carb, low fat, dieta da lua, do fogo, da porta, e tantos outros. É meramente a falta de movimentação e má alimentação no geral. Movimento e alimento são relativos ao seu tempo, contexto e região, mas numa espécie saudável não devem ser deixado de lado. Até o gato mais doméstico e trancado corre, escala, se alonga, come o necessário (com exceções). O indio come mandioca e peixe sem gordura, e se movimenta: nada, caça, escala, carrega. O inuiti come peixe gordo, pedra de sal, vegetação marinha, algumas poucas carnes vermelhas, e se movimenta: carrega, corre, arrasta ele e coisas, rema seu barco, arremessa. E no meio termo disso tem centenas possibilidades, mas naturais e saudáveis.

O tópico continua :D 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Aproveitando o gancho, falando de natural, movimento, fugindo sem fugir do tópico.

Dormir também pode ser um ato de movimento. Se cócoras é o repouso natural, andar descalço é natural, ficar pendurado é o descanso da escalada, cadeira é o novo fumar (artigo ja postado aqui eu acho rs), o que o colchão é?

É uma ferramenta que nos deixa flácidos, desalinhados, fracos e psicológicamente frágeis. O chão é a superficie correta para nosso sono, questão que o chão de piso e concreto hoje é mais duro que o de terra batida e areia de nossos antepassados, os Japoneses resolvem isso com o futon, nós podemos com algum cobertor dando amortecimento.
 

Citar

Os futon (布団)  são baixos, com cerca de 5 cm de altura, e têm no interior algodão, lã ou material sintético. Vendem-se conjuntos no Japão que incluem o colchão (shikibuton), edredom (kakebuton) e a almofada (makura). Estas almofadas são enchidas com feijão verde, trigo negro ou peças de plástico.

O futon é um tipo de acolchoado ou manta flexível o suficiente para ser dobrado e guardado durante o dia e utilizado à noite, com o objetivo de se poupar espaço. É formado por um shikibuton (inferior) e um kakebuton (acolchoado grosso).
 

Pode ser um grande choque cultural aos ocidentais, eles são bem finos, e até mais duros que um colchão, mas isso é visto como beneficio. Os moradores irão dizer-lhe que uma cama macia faz com que seu corpo fique mole. Eles são projetados para fazer bem ao corpo e a mente. Você não vai pegar um monge japonês dormindo em uma cama macia.



Penso sériamente na minha próxima casa abandonar sofá e colchão, uma sala tal qual tenda árabe, com um quarto no estilo niponico.  

 

Citar

 

A noite é um dos períodos mais aguardado por muitas pessoas. Isso porque, geralmente, é o único instante que lhes restam para descansar e repor as energias para começar o outro dia. Por causa disso, a cama acaba sendo o móvel mais planejado e escolhido de toda casa, já que é onde passamos a maior parte do tempo quando estamos em casa e são usadas para um motivo importante.
 

Na hora de escolher o leito, muita gente opta pela mais macia, ou mais alta, com molas, ou sem molas, dependendo do gosto de cada um. No entanto, essa médica criou uma nova técnica na hora de dormir que é fácil, simples e gasta "nada". Além disso, segundo ela, faz muito bem a saúde.
 

Há 3 anos Katy Bowman trocou a cama pelo chão de sua casa na hora de dormir, pois acredita que, desta forma, as pessoas se sentem melhores. Você pode achar que ela é insana, mas calma, ela conseguiu comprovar que ao dormir no chão é possível descansar melhor e também aumentar a qualidade de sono.
 

Katy ainda conta que esse hábito a proporcionou acordar bem mais disposta no dia seguinte. Ela chama o método de "descanso dinâmico", que, de acordo com ela, pode deixar a estrutura muscular mais firme, robusta, e ajudar durante as atividades físicas.
 

"Vivemos uma vida superdimensionada. Nós nos sentamos em cadeiras no trabalho, em sofás quando vemos televisão e dormimos em colchões grossos à noite. Tudo isso nos torna flácidos", disse ela.
 

Ela ainda explica que os colchões de espuma que estamos acostumados nas camas e também em carros ou cadeiras nos impedem de movimentar, sendo assim, ficamos presos a apenas uma posição. "As dores que a maioria das pessoas sofrem depois de acordar são geralmente provocadas justamente pela falta de movimentação durante horas noturnas", conta Kate. A médica diz ainda que o novo hábito permite que ela receba massagens enquanto dorme.

  

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 meses depois...

Ahhh... seus textos Wesley ♥

Me identifico muito com eles, por esse motivo e outros fico feliz de ter voltado a frequentar o fórum, cheio de merda, mas ao mesmo tempo com muita informação boa. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...

Tópico interessante, não conhecia o canal da FBA, que tem inumeros videos interessantíssimos, recomendo a todos verem todos os seus videos.

Todos esses videos me fazem ter liberdade de movimentação, tentarei repetir esses movimentos.

 

Sobre o yoga baby, não vi ninguem comentar aqui, mas o Ido portal tem um post no blog dele: http://www.idoportal.com/blog só lerem a opinião dele é ótima.

o Ido é incrivel, conheci-o a partir de um coach no instagram Alexandre Castro Alves, e desde então melhorei muito nos calistenicos e nos movimentos, aprendi malabarismo o que eu achava impossivel se torno possivel em 1 mês rs.

 

Sempre me dei bem em posição de cocoras, meu recorde é 5min mas sinto formigamento nas pernas a partir, eu consigo facilmente descansar, mas também rs para quem faz pause squat(tanto front como back), ficar de cocorás com o peso do corpo é relaxante mesmo rs.

 

Mas falando do Paleo workout, é realmente impressionante a gama de movimentações que 'constituem' esse 'treino', abre um bom leque para tornar um espaço 3x3 em um verdadeiro playground, minha atual tentativa é fazer o backward kick over, já consigo fazer com 1 yogablock, mas do chão não sai nunca, tive uma adolescencia fraca e raquitica no computador, só fui gostar de atividade com 18 anos, agradeço em ter tido ainda tempo para me consertar. Com os textos do Wesley, fiquei me perguntando, acredito que o Strongman seja a versão mais ancestral possivel do treinamento competitivo. Digo, strongman usa exercicios loucos como atlas stones, totalmente 'desalinhados' que é erguer pedras, Fingal's Fingers  que é algo muito louco como erguer troncos de arvores kk. Digo, como forma desportiva e não movimentação em si. Outro cara que admiro muito é o yuen jon.

Obrigado a todos pelos conhecimentos compartilhados.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...
Em 13/02/2018 em 19:04, Andradef31 disse:

Galera, numa visão geral mais prática, a execução dessas atividades benefiaram vcs de modo muito significativo? Na parte de bem-estar? Ganhos musculares? Na parte óssea? Na mobilidade? 

Isso depende muito do tipo de atividade que você praticar, mobilidade com certeza vai melhorar, bem estar também, porém qualquer atividade física vai melhorar o seu bem-estar (a não ser que esteja fazendo algo que não goste). Quanto a parte de ganhos musculares, sim, pode ocorrer... mas nunca vai ser como a musculação. Não vai ficar marombadão.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 mês depois...

@yuuuriiii e @Brunosfg e @Andradef31 Legal ver que ainda interagem com esse tópico. 

Continuo fazendo tudo que citei mas acrescentei alguns princípios como: 

- Priorizar saúde e progressão dos tendões. 
- Priorizar agilidade e velocidade.
- Ter capacidade de fazer 1000 movimentos de forma mediana é melhor que fazer 1 com muita intensidade.


E acrescentei constantes treinos de saco de pancada todo dia. 

E tenho ouvido muito o que esse tio tem pra dizer : 


Importante. 


SOBRE O BABY, GINASTICA DINAMICA PARA BEBES: 


Meu filho está com 2 anos de idade. Apliquei tudo, girei, joguei, coloquei ele pra ficar pendurado, engatinhei muito com ele, ele brinca em tudo o que pode, balanço ele todo dia pelos braços e pernas, ele brinca nas argolas olímpicas, corre, escala, alem de eu ter feito muito e quase tudo o que a russa mostra no video, mergulhei com ele (ele chorou muito, mas mergulhei), toma banho de mar e tem o próprio saco de pancada (3kg) que ele joga pra tudo quanto é lado. Enfim, resultado:

2 anos, 15,5kilos (peso do primo dele que tem 5 anos), não é gordo (que é importante). 


 

 

E oq aprendi: apensar da minha genéfica EndoAnãoMorfo, com alimentação adequada e ambiente podemos nos transformar se começarmos de criança:

Saco de pancada do filhote: https://drive.google.com/file/d/1B7T0q7uht3UPYQSZaBikdvNimZ1Ux260/view

 

Foto 1 filhote: https://drive.google.com/open?id=1vDxfNlqnJqSSWBVlBDmpgtOUhiFe5utx

 

Foto 2 filhote: https://drive.google.com/open?id=1ZXbmv_DVPG82eQjzML5A2ZmaiXNfnlLf


Aqui video antes dele aprender a se pendurar na argola, ele tinha 1,8. Agora ele se pendura e balança e ainda grita Uiiiiiiii, vai fazer 2 anos dia 23. 

https://www.facebook.com/wesleypinto.wy/videos/2282661645093118/

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
×
×
  • Criar Novo...