Ir para conteúdo
  • Cadastre-se


Wesley Pinto

Posts Recomendados

Publicidade

Contudo galera, não acho que tudo se baseia na repetição de treinos, no estilo "3x12" "3x8" e por ai vai. Por isso publiquei os movimentos bases a serem dominados para que sejam competências adquiridas a partir de movimentos que devem ser naturais e performáticos. Como assim performáticos? 

Creio que a essência do paleo/primal/primitive está na performance ou expressão corporal que imita guerra, lutas, caçadas, sobrevivência e principalmente resgate o movimento/mobilidade natural e confortável do homem primitivo. 

Falo isso pois quanto mais procuro no youtube mais vejo, como já disse, as formatações para vender em academia, vira um cross fit feito no mato ou parkour do mato, vejo em muitos casos apenas bodyweigth comum com uma pitada de "dança". Entendam dança como expressão que a galera tem feito para parecer primal, o que é diferente de ser primal, a té pq a dança era comum nas tribos mas tinha o propósito de imitar uma luta ou uma caçada e não o mero propósito de vender um formato novo de fitness. De exemplo são Katas e Katis das artes marciais, quem vê de fora pensa que é dança mas o propósito é marcial e funcional e não mero exibicionismo mercadológico como vi em alguns videos do IDO Portal. 

Por isso acredito que ainda n˜ao tenha um formato adequado de primitive/paleo training. Ainda tudo e valido e por isso a criatividade é essencial. Como falei antes, o que tem são pessoas que pegaram alguns movimentos e colocar em uma proposta de fitness, onde ao meu ver não é o ideal, o ideal real é observar tribos, crianças, animais e entender como fazem a manutenção de suas capacidades físicas. 

Assim acredito que agachamento com troncos não é nada paleo, é moderno com um tronco, o homem primitivo não faria agachamentos, ele desenvolveria a habillidade a partir de movimentos necessários ao dia a dia. O carregar por terrenos uniformes e situações diversas proporcionaria a capacidade e não séries de agachamento. Se for para agachar normalmente porém com tronco ao invés da barra melhor fazer com barra mesmo rs. 

E por isso tb disse que essa filosofia, hj em dia, é principalmente um complemento de outras atividades, ainda que não impeça de alguém fazer disso sua única atividade, creio que nunca substituirá um agachamento convencional. Se complementam. 


Em resumo, para mim isso não é paleo:

11352846_1657172851181989_75933140_n.jpg

 


Escrevo isso apenas para debatermos, sair um pouco do ctrl c e ctrl v. O que acham? 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

Mais um video, Duck Walk, no vídeo é utilizado por militares, entretanto de acordo com muitos documentários que vi o Duck Walk era uma forma prática de andar em grutas e para caçar coelhos.
 



Monkey Bar (e variações):

 


 

Grau de dificuldade Extremo: Jump Monkey Bar:
 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 6 meses depois...
9 horas atrás, HeadShot disse:

Que tópico foda!

Pena que não teve muita projeção.

 

Pois é... Tinha passado batido por mim também. Mais tarde vou dedicar um tempinho pra ver os vídeos. =)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 meses depois...

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
×
×
  • Criar Novo...